Antigamente, uma das maiores preocupações de uma pessoa empreendedora ao pensar em abrir um restaurante era a localização do estabelecimento. Contudo, com a chegada de novas tecnologias, surgiram também novas prioridades neste mercado de food service.
Agora, ao abrir um restaurante, é fundamental pensar na experiência que o consumidor terá na sua jornada. Precisa ser vibrante, criativo e ao mesmo tempo, dinâmico.
Ao criar uma estratégia, uma ideia geral, o(a) dono(a) de restaurante consegue ter uma visão completa do seu futuro estabelecimento, o que pode ajudar na tomada de decisões no futuro.
Como montar um restaurante?
Se parar por um segundo pra pensar no cenário do Brasil, existem mais de 1 milhão de restaurantes, segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). Por isso, escolher um conceito que seja único no mercado é fundamental. Além de se criar mais e mais estratégias.
Primeiro, decida a ideia do restaurante
Seja qual for o seu sonho, pense antes pelo o que o seu negócio deve ficar conhecido. E enquanto está nesta etapa, pense na marca do seu restaurante, nos valores e na missão que deseja passar para os consumidores.
A partir desta etapa, já entra as estratégias de marketing e quais elementos serão essenciais. Por exemplo, se vai ser cardápio digital ou não, e qual vai ser a embalagem de entrega, caso o estabelecimento tenha delivery.
Não é preciso ter medo de fazer testes, eles ajudarão a entender se a ideia do restaurante vai durar. Além do que também vai contribuir no começo da construção de uma base de clientes.
Crie um plano de negócios
Sem um detalhado plano de negócios, o restaurantes corre o risco de não ir para frente. Será o plano de negócios que irá descrever toda a visão do estabelecimento. A ideia, é mostrar detalhes de como o restaurante irá funcionar quando as portas forem abertas.
Esses são os tópicos que são importantes para estarem no seu plano de negócios:
- Visão geral da empresa (qual o nome do restaurante e sua marca);
- Análise da indústria (concorrentes e público-alvo);
- Plano de marketing (como será a divulgação, planejamentos de posts nas redes sociais etc;
- Plano de operações (procedimentos de atendimento ao cliente, folha de pagamento etc);
- Análise financeira (demonstração de lucros e perdas e fluxo de caixa).
Caso você tenha dificuldades, o Sebrae, no seu portal, explica diversos detalhes sobre o assunto e até mesmo fornece um modelo de negócios para as futuras empreendedoras do mercado. Vale a pena a leitura depois daqui.
Quanto custa montar um restaurante?
Abrir um restaurante não é barato. Por isso que se planejar é essencial. Pense nos custos por funcionários, materiais, equipamentos, local e até marketing (divulgação).
E ao depender do tipo do negócio, se vai ser self service, de comida chinesa, rodízio etc, os custos também variam. Por isso, vamos te mostrar como se preparar e ter menos gastos.
Localização
Se o seu negócio for delivery ou com atendimento de mesas, é importante pensar na localização.
Se pensa no atendimento físico, é melhor gastar em um local com um melhor tráfego de pedestres ou do público-alvo, e assim, gastar menos com marketing para atrair os clientes ao restaurante.
Já se for delivery, é importante rastrear e calcular o quanto vai gastar ao apresentar seu cardápio aos consumidores.
Equipamentos
Você sabe que precisa de equipamentos para a sua cozinha. Seu restaurante também precisará de móveis e decoração para trazer o conceito para a vida de seus convidados. E não se esqueça dos requisitos que ficam por trás das paredes, como sinalização, luzes, um sistema de música, entre outros.
É fácil gastar mais nesses quesitos, então cuidado com o planejamento. Ele será essencial para controlar seus custos de abertura. O maior impulsionador da faixa de preço aqui são os equipamentos e móveis de cozinha, em grande parte dependendo do tamanho da cozinha e da sala de jantar, respectivamente.
Marketing
Esta seção depende exatamente do tipo de restaurante que você dirige. Se você abrir uma franquia, o marketing muitas vezes estará nas mãos do franqueado. Mas um novo restaurante, em um mercado recheado de novos negócios, pode exigir altos custos de publicidade e promoção em vários canais ou pontos de venda.
Como todas as outras variáveis na abertura de um restaurante, o custo de marketing depende do seu conceito, da sua concorrência e de outros fatores que só você, como dono(a) do restaurante, pode saber com certeza.
Custos com alimentação
Como este é um dos fatores mais importantes do seu restaurante, você vai querer garantir que tem tudo o que é necessário para uma abertura bem-sucedida.
A falta de alimentos, ainda mais na abertura, dá uma impressão errada aos consumidores. Além disso, um estoque bem abastecido garante que a cozinha tenha tudo o que é necessário para um serviço perfeito. Como acontece com tudo, o custo médio da alimentação por mês irá variar, dependendo do tipo de cozinha e do menu oferecido.
Tecnologia
A tecnologia no seu restaurante vai contribuir o restaurante a funcionar perfeitamente. É importante que os restaurantes tenham recursos que o ajudem a ser cada vez mais automatizados. Isso acontecendo, a experiência dos consumidores também irá melhorar, o que vai refletir nos seus lucros.
A Goomer possui soluções digitais que vão turbinar o seu negócio, tanto se você pensa em abrir um delivery, se o atendimento será presencial ou ambos em um mesmo espaço.
3 dicas que farão do seu restaurante o melhor
Agora que já contamos pontos iniciais ao abrir um restaurante, vamos te contar três dicas que farão o seu negócio se diferenciar da concorrência.
1. Escolha um conceito para o seu restaurante
Assim como na etapa do plano de negócios, é importante escolher um conceito, ou seja, motivo que você está abrindo o seu restaurante.
Por exemplo, você se dar bem com as pessoas? Você gosta de conhecer novas pessoas e fazer conexões? Então, considere escolher um conceito que permita que você interaja diretamente com os clientes no dia a dia.
Você possui empolgação em desenvolver novos pratos e focar na preparação e apresentação de alimentos? Nesse caso, você pode ser adequado para um conceito mais operacional, como uma doceria, padaria ou sorveteria.
2. Venda a experiência para os seus clientes
Seu cardápio é um aspecto muito importante do seu conceito geral, mas não é o único aspecto. Seu conceito reflete o tema e a identidade do seu restaurante. Você não está apenas servindo pratos deliciosos aos clientes, é essencial se lembrar que também está proporcionando a eles uma experiência única, e cada detalhe é importante.
O sabor da sua comida é importante, mas atente-se a fornecer os outros sentidos para entregar uma experiência sensorial completa para seus clientes.
3. Construa uma boa equipe
Depois de decidir sobre um conceito, é hora de tornar sua visão uma realidade. Pense no que o que seu restaurante fornece e também no que não traz.
Compreender seus pontos fracos ou onde há lacunas, como na experiência e conjunto de habilidades dos funcionários, pode ajudar a acabar com esses problemas.
Por isso, se você é um(a) chef de cozinha há anos, procure alguém na equipe com habilidades que você não possua, como em contabilidade ou em marketing. Isso vai ser um equilíbrio para o seu negócio.
Conclusão
Há muito em que pensar ao abrir um restaurante. Dedicar o tempo necessário para montar cuidadosamente o conceito geral e estabelecer uma visão abrangente para seu restaurante, pode ajudar a manter o seu negócio no caminho certo, enquanto você trabalha nos detalhes mais delicados.
Ou seja, ao escolher um conceito que se adapta à sua personalidade, suas estratégias proporcionarão uma experiência completa aos consumidores, além de permitir que seus pratos brilhem.
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