Saiba escolher: marketplace ou cardápio digital delivery

Saiba escolher: marketplace ou cardápio digital delivery

Muita gente tem dúvida entre escolher usar um sistema de delivery no formato marketplace ou um cardápio digital, mas nem todo mundo sabe que dá para adotar tanto um quanto o outro a depender das necessidades do negócio.

Se você precisar escolher, a resposta para a sua pergunta estará nas vantagens das alternativas e nos seus objetivos de venda, atração e retenção de fregueses e este artigo com certeza também vai ajudar!

Restaurantes como o Donna Dorvina, em Sorocaba (SP), apostam em cardápio digital para delivery, enquanto outros estabelecimentos optam por vender, por exemplo, pelo iFood, mesmo que precisem pagar taxas por pedido nesse caso. Entenda a seguir!

Qual o melhor sistema de delivery para o seu negócio?

Se o seu bar ou restaurante for de porte pequeno ou médio, provavelmente optar pelo cardápio digital para delivery em vez do aplicativo de entregas que funciona no formato de marketplace será mais vantajoso tanto para o seu bolso quanto para a experiência dos consumidores.

O cardápio garante maior personalização das opções do menu e dos próprios pedidos, ajuda na coleta de dados importantes para a criação de promoções, pode ser compartilhado pelas redes sociais e o WhatsApp na forma de um link exclusivo e acessado sem a necessidade de download de app.

E caso o público-alvo prefira o marketplace, não tem problema!

Mesmo que o pedido seja feito por lá, você pode oferecer vantagens especiais para que o próximo aconteça via cardápio digital. Além disso, dá para optar por um cardápio que tenha integração com o “Entrega Sob Demanda” do iFood e contar com os motoboys de lá para vender “no particular”, usando isso como uma estratégia de marketing a seu favor.

De qualquer forma, antes de escolher qual caminho seguir, faça comparações, converse com outros gestores e avalie taxas, comissões e recursos. A sua prioridade é ter um sistema adequado para as operações do seu restaurante!

Por que é importante escolher um sistema de delivery adequado?

Um sistema de delivery deve ser escolhido de forma a melhorar a eficiência do seu restaurante, a experiência de seus clientes e o recebimento e gerenciamento de pedidos, reduzindo erros também.

Além disso, se ele for um cardápio digital integrado com outros sistemas, amplia o ticket médio, elimina a necessidade de freelancers e melhora a gestão operacional e financeira.

Quais as diferenças entre marketplace de entregas e cardápio digital próprio?

Enquanto o primeiro recurso é uma espécie de “shopping virtual” em que cada loja tem seu espacinho reservado para divulgar seus produtos e conta com a infraestrutura de marketplace para vendê-los, o outro é uma ferramenta mais personalizada e na qual não há cobrança de taxas por pedidos.

Nos melhores cardápios digitais para delivery, um estabelecimento pode colocar as informações sobre seus pratos – títulos, descrições, fotos etc. – e até vender contando com a ajuda de um robô de autoatendimento (chatbot), por exemplo, dentre outros diferenciais que você confere adiante.

5 vantagens sem iguais do cardápio digital para delivery

Entenda os principais benefícios oferecidos pelo cardápio digital.

1. Maior personalização

O cardápio digital permite alterar preços, adicionar ou remover itens do menu em tempo real, fazer ajustes de oferta e promoções e personalizar a forma de apresentar os itens aos consumidores.

2. Sem taxas por pedidos

Como o cardápio digital é um sistema que pertence totalmente ao restaurante, logo, não há necessidade de pagar taxas por pedidos para vender através dele. O valor pago para criar um cardápio digital para delivery e utilizá-lo representa uma mensalidade quase que simbólica.

3. Melhor experiência do cliente

Por ser mais interativo, pela possibilidade de personalização dos pedidos com extras e complementos e pela facilidade na hora de pagar e de se comunicar com o restaurante, o cardápio digital para delivery melhora a experiência dos consumidores!

4. Facilidade de navegação

A plataforma ainda tem filtros de busca que ajudam os clientes a encontrar rapidamente os itens desejados e permite a organização dos produtos por categorias definidas pelos próprios gestores dos restaurantes, simplificando cada “encomenda”.

5. Integração com o iFood

Cardápios digitais avançados permitem a integração do restaurante com o serviço de “Entrega sob demanda do iFood”. Com isso, é possível processar pedidos inclusive fora do marketplace, mas usufruindo dos entregadores dele.

Vantagens e desvantagens de marketplaces

Agora, avalie prós e contras de marketplaces de entregas para fazer suas comparações.

Vantagens Desvantagens
  • Exposição no mercado
  • Logística terceirizada
  • Ausência de personalização
  • Taxas por pedidos
  • Regras e restrições
  • Falta de controle sob a experiência do cliente
  • Rastreabilidade mínima de dados
  • Menor possibilidade de execução de estratégias pós-vendas
 

Pondere os pontos apresentados e escolha o melhor para o seu estabelecimento!

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