Tráfego pago para delivery é uma estratégia de marketing na qual você veicula seus anúncios para clientes em potencial na internet. Ao anunciar em plataformas como Google e Facebook, selecionando exatamente o público que o restaurante pretende atingir, você aumenta suas vendas e torna seu delivery mais competitivo.
Com o consumidor buscando cada vez mais praticidade, o nicho de entregas de alimentos cresceu muito nos últimos 4 anos, mas os empreendedores tiveram que se reinventar para manter as portas abertas, principalmente durante e após a pandemia.
E, com a competição cada vez mais acirrada, o patrocínio de conteúdo se mostrou uma ferramenta indispensável para quem busca aumentar a visibilidade e, claro, as vendas.
Neste artigo, você vai descobrir tudo o que precisa saber sobre tráfego pago para delivery: o que é, por que usar no seu negócio e como fazer na prática. Boa leitura!
O que é tráfego pago para delivery?
Tráfego pago é uma estratégia de marketing que visa atrair novos clientes através de anúncios em plataformas digitais. É a propaganda online na qual você “coloca dinheiro” para que ela chegue ao público-alvo.
Ao clicar na propaganda, o público pode ser direcionado para uma página ou perfil, para um cardápio digital e até para o WhatsApp da empresa.
Os ads – como também são chamados – que você vê quando assiste a vídeos no YouTube ou enquanto está rolando o feed do Instagram, por exemplo, são bons exemplos de conteúdos assim, impulsionados por alguma empresa.
Você pode saber da existência deles, ainda, através da sinalização de “patrocinado”, já que o Código de Defesa do Consumidor (CDC) exige que toda publicidade paga seja facilmente identificada.
Por que fazer tráfego pago no delivery?
O tráfego pago para delivery complementa todo o conteúdo que você gera de forma orgânica (aquele feito sem qualquer patrocínio), levando ótimos resultados para empresas de todos os tamanhos.
Ele facilita na hora de alcançar um público maior e mais assertivo e, justamente por isso, você deve usar um empurrãozinho do tráfego pago especialmente quando quiser aumentar a visibilidade da sua marca, fazer promoções ou mesmo alavancar as vendas em períodos de baixa demanda de pedidos.
Dá uma olhada nas principais razões para investir parte do seu orçamento mensal nele!
1. Para trazer mais visibilidade para o seu negócio
Sabe aquela máxima que diz que quem não é visto não é lembrado? No setor de delivery, em que a concorrência é acirrada, sua empresa deve aparecer para o cliente sempre que possível!
Garanta que seus anúncios surjam para os clientes em diferentes lugares e momentos na internet: enquanto assistem vídeos nas redes sociais ou quando pesquisam no Google por um restaurante na região, por exemplo.
2. Para atingir o público certo
Mais importante do que alcançar várias pessoas é alcançar as pessoas certas. De nada adianta você fazer um bom anúncio se, na hora de publicá-lo, ele for direcionado a um público-alvo que não se interessa pelo produto ofertado.
Um delivery de pizzas vegetarianas, por exemplo, se sairia melhor ao anunciar para quem acompanha páginas sobre vegetarianismo. Errar na segmentação seria como fazer propaganda dessas delícias em uma página de fãs de churrasco, e você não vai querer isso.
Sendo assim, na hora de definir sua audiência nas plataformas em que for anunciar, utilize critérios como idade, localização, gênero, profissão, interesses e o que mais for relevante.
Usar a segmentação por geolocalização vai ajudar muito no resultado da campanha também, já que seu anúncio será veiculado com base na localização do público.
Dessa forma, você atinge apenas quem mora na região onde você atende, otimizando a verba e tendo mais chances de retorno de investimento por mostrar seus produtos a um público com maior potencial de compra.
3. Para alavancar as vendas
Esta vantagem de usar tráfego pago para o seu delivery é, basicamente, uma junção das outras duas mencionadas logo acima, afinal, quando a visibilidade da sua empresa aumenta e você alcança o público certo, é natural que você venda mais.
Imagine uma sexta-feira à noite: um cliente em potencial procura no Google “entrega de pizza vegetariana” e dá de cara com um dos seus anúncios. Se ele clica e é direcionado para o seu cardápio de delivery, gosta dos produtos e do preço, há grandes chances de fazer um pedido!
E, com um único investimento, esse mesmo conteúdo pode alcançar milhares de pessoas com potencial de se tornarem clientes.
Tudo depende de onde você está anunciando.
São diversas as plataformas que aceitam propagar anúncios, como o Instagram, TikTok, outros mecanismos de busca – a exemplo do Yahoo, Bing etc. –, mas as principais mídias para fazer tráfego pago continuam sendo o Facebook e o Google, a rede social mais utilizada no Brasil e o maior mecanismo de busca do mundo, respectivamente.
Pronto(a) para aproveitar os benefícios que o patrocínio de publicações pode trazer? Se sim, antes de ir, veja como criar anúncios nessas duas principais plataformas!
Como vender mais no seu delivery usando o Google e o Facebook Ads?
A melhor forma de fazer tráfego pago para o seu delivery é sempre começando por pagar anúncios para aparecerem naqueles “lugares” onde o seu cliente em potencial está, além de testar seus conteúdos para saber quais peças geram os melhores resultados.
Comece suas campanhas com o pé direito agora mesmo.
No Google Ads
Primeiro, adicione as informações comerciais da sua empresa, como o nome e o site e, depois, siga as etapas apresentadas abaixo. Lembre-se de que você precisa revisar gramática e ortografia do preenchimento dos dados do início ao fim se quiser fazer bonito!
- Defina a meta principal da sua campanha, se pretende gerar mais vendas, alcançar mais pessoas, aumentar o reconhecimento da marca ou coletar clientes em potencial, também conhecidos como leads.
- Crie seu anúncio e comece sua campanha ao escolher as palavras-chave mais buscadas pelo seu público-alvo (você pode usar o próprio Google Analytics para descobrir isso), imagens ou vídeos dependendo da sua estratégia. A inteligência artificial do Google também sugere combinações para otimizar os seus resultados.
- Escolha o seu público-alvo e defina um orçamento para a campanha. A própria plataforma oferece dicas e recomendações sobre a melhor forma de usar o orçamento disponível.
- Lance sua campanha confirmando a forma de pagamento e colocando seus ads para “rodar” na internet.
Monitore as conversões constantemente para obter mais detalhes sobre os resultados da campanha e aprimorar as próximas ou repetir o que deu certo.
No Facebook Ads
Para anunciar na rede social que ainda é, sim, queridinha de muita gente, você vai precisar acompanhar as instruções do gerenciador de anúncios que fica dentro dela – o Meta Ads Manager, como é chamado atualmente.
Mas sem segredos, viu? Basta ter atenção ao público-alvo e ao objetivo e calcular direitinho os investimentos quando você chegar na aba “orçamento”, tomando cuidado para escolher entre um limite máximo de dinheiro que quer gastar ou uma quantidade determinada de dias em que deseja ter sua propaganda patrocinada.
Outro artigo publicado no blog da Abrahão Goomer mostra o passo a passo para anunciar seu restaurante no Facebook Ads de forma simples.
Abra e leia agora mesmo! Fechando essa última leitura, você terá tudo o que precisa em mãos para espalhar a palavra – e as delícias! – do seu delivery nas maiores plataformas de anúncio da internet.
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