Como fazer cardápio digital para delivery sem errar

Ao fazer um cardápio digital para delivery a qualidade do seu atendimento é aprimorada com mais agilidade e simplicidade na operação. Veja como isso acontece!

Por Redação Goomer 09 de Abril de 2024 - Atualizado em 23 de Outubro de 2024 9 min. de leitura
Como fazer cardápio digital para delivery sem errar

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Para criar um cardápio para delivery, organize os pratos em categorias coerentes, utilize descrições atrativas e diretas, sem esquecer de imagens para estimular o apetite e de uma interface responsiva e customizável para facilitar e tornar agradável a navegação.

Especialmente para deliveries, o menu funciona como a “fachada”, a vitrine e, ao mesmo tempo, o “garçom” do restaurante à distância. Não dá pra bobear nesse processo, né?

Confira, neste artigo, soluções para fazer um cardápio bonito – e gostoso, claro –, unindo a fome à vontade de comer, e aproveite para saber como escolher uma plataforma de delivery eficiente. Spoiler: começa com Goo- e termina, inclusive, com -mer!

10 dicas de como fazer cardápio online para o delivery

Um cardápio digital campeão é bem organizado, funcional, com informações claras e atraentes para quem está visualizando as opções, querendo encontrar algo irresistível para comer.

Se liga em todas as dicas abaixo e siga o passo a passo completo para fazer o seu!

1. Organize os itens de forma lógica

Agrupe os itens de maneira lógica, como entradas, pratos principais, acompanhamentos e sobremesas. Isso facilita a navegação e a tomada de decisão dos clientes, que conseguem deduzir facilmente onde está o que desejam.

2. Invista em imagens atraentes

Imagens dos pratos estimulam o apetite, mas precisam ser representativas e fiéis aos produtos reais, do contrário, servirão apenas como fonte de frustração e reclamação. Nessas horas, vale até considerar a contratação de um profissional para fazer os cliques que vão fazer a clientela salivar ao abrir o cardápio.

3. Faça descrições detalhadas

Descrições claras, bem detalhadas e sem muita terminologia técnica são um ótimo atrativo para os pratos. Destaque ingredientes especiais, métodos de preparo ou características únicas, mas sem complicar. Ajude seus clientes a escolher de forma consciente.

4. Ofereça opções de personalização

Inclua a possibilidade de personalização dos pratos, desde a escolha de acompanhamentos até inclusão ou retirada de ingredientes. Isso é importante não só para atender preferências, mas também para permitir adequar os pratos a limitações como alergias ou restrições em dietas.

5. Indique a presença de ingredientes alergênicos e restrições alimentares

Destaque informações sobre alergênicos ou presença de ingredientes que não podem ser consumidos devido a algumas restrições alimentares, de preferência utilizando selos informativos para garantir a segurança e a satisfação dos clientes.

6. Apresente preços claros e transparentes

Exponha preços e taxas de forma clara e transparente no seu menu, e jamais use recursos visuais para tentar minimizá-los. Evite surpresas desagradáveis para os clientes: o valor cobrado ao final do processo não pode atrapalhar a digestão!

7. Destaque combos e promoções

Destaque promoções especiais, combos e ofertas do dia para incentivar pedidos adicionais e use elementos visuais para chamar a atenção para essas opções. Colocá-los em posição fixada no seu menu é uma ótima forma de atrair mais pedidos dos itens em questão.

8. Deixe o seu contato e peça feedbacks

Ofereça informações de contato para dúvidas ou suporte de forma destacada e incentive feedback dos clientes para melhorar continuamente o serviço, resolvendo eventuais problemas o mais rapidamente possível.

9. Atualize o menu regularmente

Mantenha o cardápio digital atualizado com preços, disponibilidade de itens e possíveis mudanças. Pratos indisponíveis devem ser retirados ou ocultados instantaneamente, evitando frustrações e confusões.

10. Olhe pelo custo-benefício na escolha da plataforma

O cardápio pode ser o primeiro contato do seu cliente com o estabelecimento, por isso, jamais considere cortar custos ou reduzir investimentos nele. 

Busque sempre alternativas que ofereçam excelência e um ótimo custo-benefício, e nem precisa buscar muito para escolher uma plataforma eficiente: a Goomer é líder de mercado quando o assunto é cardápio digital para delivery no Brasil!

O que mais analisar para escolher uma plataforma de delivery eficiente?

Ao escolher uma plataforma para seu delivery lembre-se de que a experiência do usuário deve ser a mais agradável e eficiente possível, por isso, procure opções que permitam não só customizações estéticas, mas também ajustes funcionais, possibilitando que você tenha mais controle sobre as etapas do processo relacionadas à interação com seus clientes.

Confira alguns fatores importantes a considerar na hora de decidir!

Funcionalidades

Uma experiência eficiente e agradável tanto para os usuários quanto para os estabelecimentos é essencial. Pensando nisso, escolha recursos que possuam opções de pagamento variadas, rastreamento de pedidos em tempo real, histórico de vendas e avaliações.

E isso vale também para o cliente, portanto, certifique-se de que a plataforma escolhida oferece, para o outro lado dessa relação, a customização de pedidos, acompanhamento de status de entrega e opções de interação para deixar feedbacks.

Integração

Confirme se a plataforma que está no seu radar se conecta perfeitamente aos sistemas que você já utiliza, facilitando a gestão completa do seu empreendimento. 

A integração eficiente com seu Ponto de Venda (PDV) e o gerenciamento de estoque, por exemplo, simplifica muito as operações, reduzindo erros manuais e facilitando o acompanhamento do desempenho do negócio.

Interface

Uma plataforma bem desenhada, com uma interface intuitiva e agradável para o usuário, garante uma experiência que incentiva mais pedidos, facilita a fidelização e ajuda muito a reforçar a identidade da marca. 

Atente sempre para funcionalidades como navegação simplificada, checkouts seguros e transparentes, com poucas etapas para simplificar o processo de compra.

Fidelização

Um programa de fidelidade para delivery e promoções incentivam o retorno dos clientes e fazem com que eles se tornem fiéis ao sempre escolherem seu restaurante em vez da concorrência, por isso, escolha uma plataforma que permita realizar ações de fidelização ou que permita criar cupons de descontos para beneficiar quem está sempre com você.

Quer mais? Usufrua das vantagens extras do cardápio digital delivery Goomer, que também incluem o fim das taxas abusivas como as de marketplaces e o atendimento via chatbot

Sem falar da flexibilidade e praticidade que você proporciona aos fregueses na hora de pagar! 

Métodos de pagamento seguros da Goomer

Os pagamentos online para delivery mais seguros são aqueles que oferecem verificações digitais de segurança, com transações criptografadas e certificado de segurança, ou seja, meios com reputação e validação comprovadas.

Confira os oferecidos pela Goomer!

  • Pix: é um dos métodos de pagamento mais utilizados no Brasil, com compensação instantânea, opção de código QR e estrutura regulatória rigorosa.
  • Cartão de crédito: é uma opção segura e já consolidada no mundo inteiro, permitindo que os clientes paguem pelo pedido somente no mês seguinte.
  • NuPay: esta novidade oferecida pelo Nubank permite que os clientes do banco possam pagar por seus pedidos no delivery diretamente através do aplicativo da instituição bancária.
  • Mercado Pago: bem semelhante à opção anterior, o Mercado Pago é o intermediador criado pelo Mercado Livre, um dos maiores marketplaces do Brasil, e permite que os clientes da plataforma paguem diretamente por meio do seu aplicativo.

A Goomer se preocupa, além do fator segurança, em oferecer métodos acessíveis para seu público e principalmente de fácil utilização e agilidade na conclusão do pagamento, do contrário, muitas vendas poderiam ser perdidas exatamente no momento de sua conclusão.

Gostou do que leu até aqui? Finalmente, antes de ir, descubra como criar o seu cardápio digital hoje mesmo e ainda divulgá-lo no WhatsApp para a sua clientela!

Como fazer cardápio digital pelo WhatsApp na Goomer?

O cardápio da Goomer pode ser enviado com um só clique pelo WhatsApp para os seus clientes, sem que eles tenham que instalar qualquer aplicativo, num piscar de olhos.

Veja como é simples o processo de criação à divulgação dele!

  1. Faça seu login ou cadastro no site da Goomer.
  2. Preencha alguns dos seus dados pessoais e do seu delivery.
  3. Siga um rápido tutorial para criar o essencial para sua loja, terminando com a inclusão de um primeiro produto no cardápio.
  4. Acesse seu e-mail cadastrado e clique no link que recebeu para confirmar o processo.
  5. De volta ao painel da plataforma, confira, à esquerda, a aba "Loja", abrindo o menu e preenchendo detalhes sobre a loja, horário e equipe e adicionando pessoas da sua equipe para usar a ferramenta.
  6. Complete seu menu com tudo o que seu delivery tem a oferecer clicando em "Cardápios", também no menu lateral esquerdo.
  7. Você pode acrescentar itens ao grupo inicial criado no processo de cadastro, renomeando e criando outros grupos para organizar seu cardápio, ou oferecer opcionais para os itens já cadastrados (como molho extra ou porções de acompanhamento).
  8. Acesse a aba "Solução Delivery", e defina um valor mínimo para os pedidos e até a possibilidade de retirada no balcão da loja.
  9. Não deixe de entrar em "Minha Operação" para ativar a opção de o cliente escrever observações nos pedidos, oferecer CPF na nota e principalmente se deseja que o pedido seja enviado pelo WhatsApp.
  10. Por fim, copie o link da sua loja e encaminhe aos clientes pelo WhatsApp.

Agora que você já viu como o processo é fácil e rápido, não tem por que esperar! Aumente seu ticket médio, reduza custos, ganhando agilidade no atendimento e garantindo uma experiência incrível para seus clientes.

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