10 passos para montar um delivery de comida saudável

10 passos para montar um delivery de comida saudável

Para montar um delivery de comida saudável, não adianta fazer só o básico: acima de tudo, é preciso compreender exatamente quem é o seu público-alvo – inclusive para criar um cardápio atrativo! –, investir tempo em testes de receitas, gerir bem as entregas e ter uma cozinha bem equipada.

No mais, você precisa ficar ligado(a) porque a alimentação saudável tem algumas particularidades se comparada aos outros tipos de refeição.

Os alimentos são mais frescos, os pratos às vezes exigem mais tempero e também mais cuidado na apresentação para chamar a atenção.

Não perca a chance de contribuir com um estilo de vida de puro sucesso! Continue lendo este artigo para saber por que investir em delivery de comida saudável e conhecer alguns passos para fazer isso da maneira certa.

Vale a pena investir em delivery de comida saudável?

Tudo indica que o investimento vale a pena, sim. Quase 50% dos brasileiros diminuíram o consumo de comidas processadas, 48% passaram a consumir produtos sustentáveis sempre que possível e 70% esperam que os restaurantes disponibilizem refeições sustentáveis.

De acordo com o estudo Food Barometer de 2023, feito pela Sodexo, multinacional francesa de serviços de alimentação, em parceria com o centro de pesquisas Harris Interactive!

Dados assim demonstram que as tendências da alimentação saudável não são momentâneas e vêm se tornando, na verdade, imperativos. Ao mesmo tempo, já é sabido no mercado que mesmo as pessoas querem se alimentar melhor também querem praticidade, então, prepare-se.

Mas, afinal, o que é alimentação saudável?

É comum pensar que alimentação saudável é aquela baseada em frutas e legumes, mas não somente! As opções vão muito mais além, o que garante a restaurantes delivery um potencial ainda maior de se diferenciar.

Para quem quer servir a verdadeira comida saudável, vale seguir a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), que diz que essa alimentação precisa conter os seguintes componentes:

  • cereais – trigo, cevada, centeio, milho ou arroz – ou tubérculos – batata, inhame, taro ou mandioca;
  • leguminosas – lentilhas e feijão;
  • frutas;
  • vegetais; e
  • alimentos de origem animal – carne, peixe, ovos e leite.
 

Seu restaurante, portanto, não precisa ficar restrito a pratos simples ou previsíveis, como panqueca de banana ou purê de batata doce, afinal, é possível explorar receitas interessantes, que surpreendem o público-alvo.

Como abrir e manter um delivery de comida saudável: 10 indicações de especialistas

Para montar um delivery de comida saudável, alguns passos são necessários, e eles incluem a pesquisa do seu público e a organização da sua cozinha e da sua logística de entregas.

Abaixo, você confere 10 etapas essenciais e explicadas.

1. Entenda quem é o seu público-alvo

Por mais que o nicho de alimentação saudável seja bastante abrangente, você precisa conseguir identificar o público-alvo para o seu delivery, ou seja, quem é o seu cliente ideal, para começar a planejar o dia a dia do negócio.

Aqui embaixo estão algumas possibilidades.

  • O público formado por estudantes universitários ou jovens adultos (de 18 a 25 anos) prefere delivery por conta da rapidez e da facilidade, principalmente porque tem uma rotina social ativa, além do trabalho e do estudo que demandam atenção. Essas pessoas se interessam pela cultura fitness.
  • Os pais de crianças e adolescentes têm rotinas exaustivas por conta do trabalho e do cuidado com seus filhos, então, um delivery de alimentação saudável com opções “tamanho família” e a possibilidade de personalização dos pratos pode ser atrativo.
  • Profissionais e trabalhadores, no geral, principalmente aqueles entre 25 e 45 anos, passam muitas horas em seus ofícios, fazem viagens a trabalho e não têm muito tempo livre, então, a possibilidade de comer comidas caseiras e saudáveis a um pedido de distância provavelmente também os interesse.
 

Nenhum dos tópicos se encaixa ao perfil dos consumidores desejados por aí? Invista numa boa pesquisa de mercado! Ela vai ajudar também na criação do seu plano de negócios.

2. Crie o seu plano de negócios

Considere ter um planejamento estratégico com detalhes sobre a estrutura do delivery, os objetivos e as metas que nortearão todas as ações relacionadas ao seu empreendimento. Aceita dicas?

  • Com a sua pesquisa de mercado, defina o segmento em que o seu delivery atua, quais são as tendências de consumo, como o mercado se comporta etc.. Aproveite e faça algumas projeções para os próximos anos.
  • Organize a logística de entrega, decida em quais horários o delivery vai funcionar, quais serão as rotas utilizadas para o envio dos pedidos e se você prefere trabalhar contando com um aplicativo de entrega ou se vai contar com um sistema de autoatendimento que elimine a necessidade de pagamento das taxas abusivas de marketplaces.
  • Faça as projeções dos custos de operação, de receita e de lucro: estas são informações essenciais para angariar investimentos ou até fazer empréstimos planejados.
  • Desenvolva um plano de propagandas e campanhas focado na construção da marca, no aumento de clientes e na solidificação da confiança do mercado. Você pode seguir as dicas de outro artigo 100% sobre marketing para delivery publicado aqui no blog da Goomer se quiser saber mais!
 

O plano de negócios vai influenciar em cada decisão, cada compra, cada receita nova, cada postagem nova, ou seja, em todas as ações relacionadas ao seu negócio.

3. Estruture a sua cozinha

Primeiro, certifique-se de ter um espaço bem arejado e fácil de limpar e cuidar para instalar o seu restaurante. Em seguida, adquira e instale os equipamentos necessários para um delivery de comida saudável, que geralmente são os mesmos de outros restaurantes operando em formato similar.

Sua lista de compras precisa ter:

  • bancada com pia (em aço inox);
  • fogão;
  • freezer e/ou geladeira;
  • multiprocessador de alimentos;
  • microondas;
  • liquidificador;
  • embalagens personalizadas e adequadas às receitas que você vai vender;
  • dentre outros itens.
 

Analise as particularidades do seu negócio para saber se há a necessidade de equipamentos mais específicos.

4. Planeje o seu menu

A criação e precificação do seu cardápio de delivery não pode ser feita instintiva, muito pelo contrário: você precisa usar a estratégia e criar receitas que estejam de acordo com as preferências do cliente ideal.

Se decidir criar um delivery de alimentação saudável para pais de crianças e adolescentes, por exemplo, dificilmente vender uma porção individual de sopa vai ajudar! O seu menu pode contar com refeições completas e maiores, com porções para duas ou quatro pessoas de arroz e feijão e com proteínas diferenciadas.

Lasanhas fit tamanho família que podem ser compradas congeladas, kits de sucos e combos que podem ter diferentes combinações de pratos também caem bem.

Por outro lado, se seu público-alvo for composto por atletas, o menu será totalmente diferente e poderá conter até lanches mais simples de pré-treino e pós-treino!

5. Seja sustentável na compra de insumos

Aquele ditado “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço” jamais deve fazer parte da rotina do seu negócio, portanto, tenha orgulho em dizer que o seu delivery saudável segue práticas sustentáveis!

As pessoas prestam muita atenção no posicionamento das marcas e querem saber se há coerência entre suas ações e seu marketing, por isso, ao firmar parcerias com os fornecedores, busque comprar de pequenos agricultores locais.

Foque sempre na qualidade dos alimentos e implemente, dentro do possível, outras estratégias, como programas de reciclagem e compostagem para evitar desperdícios.

6. Escolha estrategicamente sua forma de entrega

Atualmente, as opções de entrega para delivery são diversas. Elas incluem:

  • fazer os envios por conta própria e cobrar pelo frete;
  • terceirizar um entregador, sem esquecer de contratá-lo dentro do que exige a legislação; ou
  • utilizar aplicativos de delivery pagando uma taxa a cada venda para os marketplaces.
 

Pense bem e faça a melhor escolha para sua proposta de negócio. Talvez a primeira ou a segunda opções integradas a um sistema de delivery para WhatsApp agradem bastante tanto o seu bolso quanto a clientela.

7. Invista (certo!) em tecnologia

Automação é a palavra-chave para o sucesso! Ao escolher cardápio digital para delivery, por exemplo, você elimina gastos com impressões e ainda tira da sua planilha de custos o pagamento de taxas aos marketplaces de entregas.

Além disso, consegue fazer uma gestão muito mais assertiva e rápida dos pedidos dos clientes, com menos probabilidade de erros e um robô de autoatendimento (chatbot para delivery) sempre pronto para ajudar.

Integre o cardápio digital a um PDV e toda a logística e a operação do restaurante ficarão ainda mais fáceis. Saia ganhando também na coleta e na análise de dados dos clientes, na administração de estoque e muito mais!

Alguém já lhe contou que é possível integrar seu delivery ao famoso Google Analytics?

8. Use e abuse do marketing digital

Um dos diversos pontos positivos da gestão de um delivery é a oportunidade de usar diversas formas de divulgação online, então…

  • Esteja nas redes sociais em que o seu público também está e mantenha os perfis atualizados. Mostre mais sobre o seu negócio, o tipo de comida que você vende, os depoimentos de clientes, novos pratos criados e por aí vai!
  • Você pode criar conteúdos que sejam do interesse do público-alvo, como textos e imagens com informações interessantes e postagens que eduquem o consumidor sobre o mercado.
  • A estratégia de e-mail marketing também é uma ótima ideia para se manter presente no dia a dia do cliente. Envie novidades e promoções!
 

Cada detalhe vai fazer o seu delivery ter sucesso com o passar do tempo.

9. Engaje constantemente com o seu consumidor

Não só através das publicações nas redes sociais e da resposta rápida às mensagens diretas, como com programas de fidelidade, ofertas, brindes, cupons de desconto e frete grátis, garanta a compra recorrente ligada ao engajamento.

Aproveite a análise de dados e a automação proporcionada pelas tecnologias sobre as quais você já leu anteriormente para criar ações e recomendações personalizadas de acordo com as preferências de consumidores que já fizeram pedidos!

Outro tipo de engajamento é aquele que aparece indiretamente quando você oferece atualizações em tempo real do status da entrega. Tudo para aumentar a satisfação do consumidor.

10. Inove para nunca ser esquecido

Por último, você precisa estar sempre um passo além do que é esperado, portanto, surpreenda positivamente a freguesia através da inovação aplicada a todas as outras dicas listadas.

Busque entender o que ninguém faz no seu nicho e poderia agradar o cliente, pensando que, dentro e fora do foodservice, as empresas que mais se destacam são aquelas com algo de diferente muito bem trabalhado.

E aproveite cada nova oportunidade de implementação de tecnologias para sempre melhorar sua forma de organizar os pedidos de delivery!

Não menos importante, continue acompanhando a Goomer na internet para se manter sempre atualizado(a). Aí já vai dar pra dizer que as entregas podem começar!

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