Entenda como fazer uma gestão de delivery com eficiência

Entenda como fazer uma gestão de delivery com eficiência

Para fazer uma gestão de delivery que dá inveja na concorrência, monte um bom cardápio, conte com um sistema de pedidos, estruture bem as rotas de entregas, invista em embalagens adequadas e tenha uma equipe só para esse tipo de operação.

Que o formato estourou em 2020, durante a pandemia, muita gente sabe, mas você sabia que, de acordo com uma pesquisa desenvolvida pela consultoria Kantar, o nicho apresentou aumento de 9% em 2022?

E outro estudo, desenvolvido pelo Instituto Foodservice Brasil (IFB) aponta ainda crescimento esperado de 7,5% ainda este ano! O resultado disso tudo indica que o consumidor médio brasileiro pede delivery cerca de uma a três vezes por mês.

Só que, para surfar na onda desse sucesso e aumentar os seus lucros também, você precisa seguir as dicas deste artigo.

Qual é a importância de uma boa gestão de delivery?

Já pensou se você recebe tantos pedidos em um curto espaço de tempo que a sua cozinha vira uma loucura e, na hora de despachar os pratos para entrega, tudo acaba sendo trocado e cada cliente recebe algo diferente do que queria? Pois é! Uma boa gestão de delivery serve para evitar confusões assim.

E não pense que essa é uma realidade distante de muitos negócios por aí.

Desde pedidos chegando frios por um problema de logística ou pela má organização da rota de entregas até clientes recebendo pratos com ingredientes que pediram para retirar: tudo isso gera frustração na freguesia e, consequentemente, se acontecer no seu restaurante, diminui sua carteira de clientes, trazendo prejuízo para o negócio.

Fuja desses B.O.s com ajuda da tecnologia!

Como um sistema de delivery pode ajudar na gestão?

Um sistema como um cardápio digital para delivery automatiza o processo de pedidos e proporciona benefícios para todos os envolvidos na relação: o cliente faz a encomenda com calma e sem esperar um atendente respondê-lo, e sua cozinha fica tranquila, pois recebe um resumo do que foi pedido de forma organizada e direto do sistema, sem ruídos na comunicação.

Sem contar que uma plataforma como essa profissionaliza muito a sua marca, né? Nada como um link de acesso rápido, intuitivo e funcional para deixar, no cliente, a memória de um delivery bem organizado e preocupado com a experiência dele.

E por falar em organização… Tem mais dicas que podem ajudar!

5 dicas para realizar a gestão de um delivery

Para fazer uma boa gestão de delivery, crie um cardápio enxuto, mas vendedor, escolha um gestor de pedidos eficiente, pense na embalagem a ser utilizada, monte boas rotas de entrega e treine sua equipe.

1. Monte um bom cardápio

Um bom cardápio não significa uma lista infinita de opções que, no fim das contas, só deixam o cliente mais confuso e aumentam as chances de ele procurar outro estabelecimento, pelo contrário!

Procure focar em itens que têm mais saída, nos carros-chefes do restaurante, pratos do dia e algumas opções variadas para os mais exigentes, mas sem inflar o menu desnecessariamente.

Uma boa descrição de cardápio com detalhes do modo de preparo ou dos ingredientes pode ajudar na decisão da clientela, mantendo-os informados sobre alergias e restrições, e sem confundi-los, por isso, tenha muita atenção aos detalhes nessa etapa. Capriche!

2. Estruture bem as rotas de entregas

Não tem nada mais frustrante do que receber um pedido frio e que demorou mais do que o previsto para chegar, não é mesmo? Coloque-se no lugar do consumidor e planeje rotas que possibilitem a entrega de forma mais ágil, garantindo que a comida chegue quentinha – e apresentável! –, mas sem deixar de se colocar no lugar dos entregadores também.

Para acertar em cheio, considere fatores como estes aqui debaixo.

  • Raio (em quilômetros): até onde você consegue entregar sem que o tempo de entrega seja muito alto e a comida não esfrie até chegar ao destino?
  • Número de semáforos no caminho: muita gente nem considera as sinaleiras como possível fator de atraso, mas, se você quiser otimizar o tempo de entrega dos pedidos, leve-as em consideração e pense também em rotas alternativas para evitá-las.
  • Trânsito: já pensou se o lanche chega frio porque seus entregadores enfrentaram um engarrafamento brabo? Considere o estado do trânsito nos horários de pico e seja transparente com o cliente quanto a um possível aumento no tempo de espera.
  • Número de entregadores: avalie sua demanda e contrate motoboys adicionais para os dias de maior movimento para não deixar ninguém esperando.
 

Até buracos e lombadas precisam ser ponderados na hora de traçar o caminho ideal entre o seu restaurante e a casa do freguês!

Uma alternativa comum na gestão de delivery é agrupar os pedidos por zonas de entrega: enquanto um motoboy faz o caminho dos bairros A, B e C, outro pode se encarregar das regiões D, E e F, e você envia tudo o que precisar sem ter que esperar o primeiro entregador retornar da viagem.

3. Invista em embalagens adequadas

Uma embalagem específica para cada um dos pratos que serão vendidos será a cereja no topo do bolo da apresentação do produto final ao consumidor.

Faça a escolha pensando em preservar o alimento exatamente como ele sai da cozinha e evitar problemas daqueles de torcer o nariz, como um molho todo derramado, afinal, esse cuidado permite que a comida chegue na temperatura certa e com a melhor aparência possível na casa do cliente.

Embalagens térmicas, como as usadas hamburguerias, feitas em isopor ou forradas de papel-alumínio, são bastante recomendadas, enquanto bebidas prontas, como café ou drinks, precisam de copos com tampas e também de um bom suporte para que não virem na mochila do entregador.

Entrega perfeita = ainda mais pontos positivos na hora das avaliações.

4. Tenha uma equipe só para o delivery

Dica clássica, mas indispensável, ainda mais em se tratando de algo tão trabalhoso e que exige tanta atenção, como o delivery: se o seu restaurante opera em outros formatos – atendimento ao salão ou take away –, considere montar um time de cozinha somente focado nas entregas via delivery, com pessoas designadas especificamente para a parte do atendimento, do embalo e das entregas, por exemplo.

Isso garante velocidade e qualidade na entrega dos produtos, desde que os envolvidos sejam constantemente treinados e capacitados, claro.

5. Conte com um sistema de pedidos

Contar com um gestor de pedidos para delivery ajuda na organização da demanda, permite alinhar prioridades de entrega e ajustar a rota da sua frota quando necessário. Sem contar que a tecnologia é a mais apropriada para evitar retrabalhos e problemas maiores, como o cliente receber um pedido errado e acabar falando mal do restaurante na internet.

Algumas soluções digitais para restaurantes permitem até mesmo que você tenha seu canal de vendas próprio, recebendo pedidos via sistema ou WhatsApp – nesse último caso, com o auxílio de um chatbot para delivery para que o cliente nunca fique falando sozinho quando você não puder responder de imediato!

Assim, seu negócio não fica dependente de grandes marketplaces que acabam cobrando taxas abusivas para que você opere dentro da plataforma.

É verdade que você já leu sobre isso lá em cima, mas não custava reforçar! Agora, mão na massa e bons negócios!

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