Restaurante simples dá lucro? 10 estratégias vendedoras

Aprenda agora como agir para o seu restaurante simples dar o lucro que você espera ou até mais.

Por Redação Goomer 29 de Abril de 2025 - Atualizado em 30 de Abril de 2025 9 min. de leitura
Mulher sorridente usando avental azul segurando um caderno vermelho e uma caneta, em um fundo neutro, representando o dia a dia de um trabalhador. Ideal para conteúdos sobre trabalho e organização.

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Está começando no food e não têm muito dinheiro? Seu sonho é abrir um restaurante simples, com cara de casa de vó? De um jeito ou de outro, será que a sua empreitada vai dar lucro? É tanta pergunta! Mas se acalme, pois, um restaurante simples pode ser lucrativo, sim.

O sucesso no mercado de alimentos e bebidas não está necessariamente relacionado à sofisticação: o lucro vem de uma gestão eficiente e do que o estabelecimento entrega em termos de atendimento, hospitalidade, qualidade e custo-benefício.

Um serviço de excelência, ingredientes fresquinhos, um cardápio variado e, no caso do atendimento presencial, móveis que fazem o freguês querer ficar levam, mesmo o restaurante mais simples, a uma posição de destaque frente à concorrência. 

Este artigo vai fazer seus planos se concretizarem da melhor forma possível, vem ler!

Abrir um restaurante pequeno vale a pena?

Seja um restaurante pequeno no tamanho ou simples na forma de servir e receber o consumidor, abrí-lo vai valer a pena se os pratos, apesar de caseiros ou menos elaborados, tiverem sabor, padrão e qualidade e se a ambientação oferecer aconchego.

Só não se esqueça de que não é só porque você vai abrir um restaurante enxuto que ele não precisa ser absolutamente limpo e o atendimento de primeira, viu? 

Esse tipo de estabelecimento permite uma gestão tranquila, mas que, como qualquer outra, vai depender de organização e investimentos assertivos de tempo e dinheiro para dar um lucro líquido que fica entre 10% e 20% do faturamento.

O que levar em conta para abrir um restaurante pequeno ou simples?

A lista de pontos de atenção é longa, e você não vai querer deixar passar nenhum deles, a começar pelo rigoroso controle de custos, por exemplo, essencial para o caixa não acabar o mês no vermelho.

Vamos a ela!

  • Para investir pouco, invista certo
  • As pesquisas de mercado são fundamentais
  • Gestão fácil não é o mesmo que gestão desorganizada
  • Faça testes e modifique, com agilidade, o que não funcionar
  • Atenda a demanda do mercado antes de “inventar moda”
  • Tenha certeza de que você sabe quem é seu público
  • Aprenda tudo sobre cálculo de CMV para não se prejudicar

Restaurantes simples costumam ter margem de lucro mais apertada e ticket médio menor. Aí, entram as estratégias de vendas que aparecem adiante.

10 melhores estratégias para restaurante pequeno vender mais

Do plano e modelo de negócios e da criação de um cardápio enxuto e irresistível às estratégias de fidelização online e offline, lucrar com um restaurante simples depende de esforço e dedicação.

Prepare-se para agir, com estas dicas:

1. Definir bem o plano de negócios

Coloque no papel o modelo e o objetivo do empreendimento, o público-alvo do restaurante, seus diferenciais competitivos, produtos oferecidos, investimento inicial, estimativa de faturamento e retorno do investimento (ROI), localização do ponto, infraestrutura necessária, agenda de fornecedores etc.

Então, perceba que você tem, em mãos, uma espécie de guia estratégico para operar: tome suas decisões e faça eventuais ajustes a partir dele para aumentar as vendas e a lucratividade. Sabe aquela história de agir conforme o plano? Pois é!

2. Ter um cardápio enxuto, mas irresistível

Também a partir do seu guia de negócios e quando já estiver colocando a mão na massa, defina o menu do estabelecimento pensando em oferecer poucas opções, mas todas muito saborosas e entregues dentro de um mesmo padrão. Isso ajuda nas vendas!

Você pode vender receitas de família, um cardápio sazonal, marmitas etc. Quase sempre, restaurantes simples dão dinheiro quando despertam algum tipo de nostalgia ou uma sensação de abraço através da comida.

3. Oferecer um atendimento excepcional

Parece óbvio, mas não é: pessoas que frequentam espaços pequenos em busca de comida boa prezam por um atendimento primoroso. 

Se quiser ver o faturamento subir, crie uma cultura organizacional focada no cliente, oriente garçons e garçonetes a chamarem as pessoas pelo nome, descobrirem suas preferências e restrições e apresentarem os pratos contando histórias.

Além disso, colete opiniões sobre o espaço, as refeições e o atendimento e mostre que você se preocupa com elas, sempre deixando algum retorno. 

Obs.: usar a automação digital tanto na tiragem dos pedidos quanto nos feedbacks não exclui o lado humano do serviço, tá bom? Pelo contrário!

4. Dar destaque a itens com alta margem de lucro

Massas caseiras, aquele escondidinho com tempero secreto e até o tradicional PF costumam ter baixo custo de produção e alto valor percebido pelo consumidor, além de agradar a maioria das pessoas – de todas as idades.

Destaque esses pratos no seu cardápio, através do marketing gastronômico e na apresentação da casa aos fregueses, garantindo lucro para o seu negócio. De quebra, facilite a produção da cozinha.

5. Manter ambiente e fachada sempre impecáveis

A harmonia e a limpeza da fachada, do ambiente e dos móveis também fazem a diferença para um estabelecimento vender mais, seja porque ele está sempre cheio, seja porque muita gente prefere passar horas consumindo, já que se sente à vontade no local.

Bem-estar e aconchego precisam ser transmitidos constantemente através do seu espaço físico se você quer que a freguesia contribua com a lucratividade. Essas palavras são sinônimo de um bom restaurante simples.

6. Fazer delivery e/ou take away

Por outro lado, quem consegue transmitir bem-estar e aconchego através das entregas e garante um delivery eficiente de comida caseira ou similar – com embalagens que preservam a textura e a temperatura dos pratos e combos especiais caprichados – também tende a colocar mais dinheiro no bolso, principalmente oferecendo descontos, cupons e frete grátis.

Fez as contas e viu que esse formato de operação pode ajudar? Experimente-o!

7. Digitalizar operação e atendimento

E seja no delivery, no salão ou no balcão, a estratégia de automatizar o atendimento é rentabilidade na certa.

Você não precisa sair implementando todas as tecnologias do mercado de uma vez, mas pode começar suas pesquisas de recursos avançados e valores, conversar com outros donos de bares e restaurantes, frequentar lugares que gosta com o olhar de quem quer modernizar…

Use este quadro como guia:

Melhores tecnologias para restaurante pequeno
Tecnologia Aplicação
PDVs
(Sistemas de frente de caixa)
Facilitam o fechamento das contas e da caixa ao final da operação, automatizam a emissão de Notas Fiscais e contribuem para melhor controle do fluxo de caixa do restaurante
ERPs
(Sistemas de gestão)
Facilitam o dia a dia da operação, evitam erros que levam a desperdícios e impactam positivamente na gestão de estoque, financeira e de pessoal
Cardápios digitais Principalmente quando integrados a sistemas de gestão, otimizam a operação do pedido ao pagamento, aumentando o ticket médio e reduzindo despesas de atendimento
Ferramentas CRM
(Customer Relationship Management)
Automatizam a captação de leads, a divulgação de promoções, a atração de aniversariantes e o uso dos programas de fidelidade
WhatsApp Pode ser usado para disparo de mensagens e pedidos (nesse caso, se o restaurante tiver um cardápio digital com chatbot para delivery)

Leia também: Aprenda a aumentar a margem de lucro de um restaurante

8. Apostar nas vendas sugestivas

Mais dicas!

  • A abordagem pode ser fator decisivo para o cliente pedir mais, então, capacite sua equipe para oferecer o produto certo da maneira certa
  • Se optar pela modernização, você consegue fazer vendas sugestivas de forma automatizada e contando com uma inteligência de mesa

#VemLucro

9. Investir em ações de marketing digital

Sabe a frase que diz que as pessoas comem primeiro com os olhos? Agarre-se a ela para gravar vídeos e tirar fotos dos seus pratos e até dos drinks do restaurante.

Publique os conteúdos nas redes sociais (num perfil comercial, tá?), use hashtags coerentes, mantenha uma frequência de postagens e interaja com os seguidores! Mantenha seu Google Meu Negócio sempre atualizado também, cadastre o ponto no Google Maps e Uber e assim por diante.

Apareça e cresça, fazendo o contrário do que diz o ditado!

10. Criar promoções e combos

Desde que você não prejudique seu caixa e seu estoque, dê brindes ou crie promoções e combos especiais, como:

  • Sobremesa grátis
  • Desconto para acompanhante
  • Almoço executivo (entrada + principal)
  • Cafézinho na faixa

Mesmo ao consumir num restaurante simples, se o cliente consegue sentir que está gastando um pouco menos ou que está ganhando em quantidade ou qualidade dos produtos, as chances de fidelizá-lo (e ganhar mais a cada retorno) são enormes.

Aliás, outra técnica para lucrar pode ser o incentivo à fidelização, através de um cartão fidelidade ou de um e-mail marketing promocional no dia ou mês do aniversário, por exemplo.

Ao investir no aumento das vendas através de estratégias testadas e aprovadas, as vantagens de um restaurante simples vão além do baixo investimento inicial ou do menor risco, e você realiza o sonho de ter um negócio conhecido por todo mundo do bairro ou da cidade.

Aproveite as chances de, com uma operação pequena, ter mais agilidade nas adaptações para atender às mudanças do mercado e corresponder aos desejos da clientela: a concorrência não vai ter nem chances!

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