Ideias de cardápio para restaurante que valem ouro

Ideias de cardápio para restaurante que valem ouro

As melhores ideias de cardápio para um restaurante chique nem sempre são aquelas sugestões de menus com uma enorme quantidade de itens e as melhores ideias para restaurantes simples, dentre outros, podem ser as de cardápios semanais apresentados com antecedência aos clientes.

Se você está procurando referências e inspirações para fazer o seu, veio ao lugar certo, pois este artigo foi recheado de dicas irresistíveis!

Como entrada, descubra o que é necessário para montar um cardápio assertivo e que tenha a ver com o seu modelo de negócio. Depois, aproveite o prato principal: um verdadeiro banquete de ideias para elaborar ou incrementar a sua vitrine escrita. Bom apetite.

Como montar um cardápio para restaurante? Veja 6 dicas!

Definir bem o tipo de atendimento e de comida, conhecer o público-alvo do restaurante, avaliar custos para adequar a precificação às suas metas e ao bolso do consumidor, apostar em versatilidade e tomar muito cuidado com a apresentação são algumas obrigações para fazer um bom cardápio.

Além disso, aposte na variedade sem exagerar, alterne a oferta de pratos e destaque os sucessos da casa!

1. Defina o tipo de comida a ser servido

Seu cardápio deve estar alinhado com o modelo de negócio do restaurante e à gastronomia oferecida, então, tenha ambos bem estabelecidos.

Você pode vender nos formatos... E servir comidas...
  • Caseiras
  • Chiques
  • Regionais
  • Em marmitas
  • Etc.
 

A partir das definições fica mais fácil escolher as receitas, comprar os ingredientes e planejar a gestão do seu estoque!

2. Conheça seu público

Entender as preferências do seu público-alvo vai ajudar a estruturar o cardápio ideal, principalmente para que as receitas estejam adequadas aos gostos do freguês. Para isso, faça uma pesquisa de mercado completa.

Avalie a necessidade de adaptar alguns pratos a pessoas com restrições alimentares ou para garantir aquela versão kids adorada pela criançada se o estabelecimento receber várias famílias, por exemplo.

3. Pondere custos, então precifique

Garanta que os pratos que você incluir no menu serão lucrativos e que o preparo deles será viável, preferencialmente contando com a ajuda do(a) chef para produzir fichas técnicas de todos os itens.

Só então defina os preços do cardápio para a venda de cada comida e bebida do seu restaurante, embutindo neles custos de todos os recursos envolvidos para oferecê-lo e considerando margem de lucro.

Percebeu que algum prato custa caro demais e/ou não tem preparo prático, nem ingredientes fáceis de armazenar? Elimine-o logo de cara! Outro artigo do blog da Goomer conta mais sobre como precificar cardápio: leia em seguida.

4. Destaque-se pela versatilidade

Quanto mais combinações diferentes você conseguir fazer com os mesmos ingredientes, melhor, portanto, investigue como a cozinha pode aproveitar insumos ao máximo – sem cansar o paladar do consumidor, é claro!

Isso ainda ajuda o seu negócio a se destacar da concorrência por explorar, com criatividade, ingredientes típicos ou queridinhos da casa.

Mesmo assim, não deixe de diversificar as compras também: uma boa oportunidade é aproveitar ingredientes sazonais que aparecem em maior quantidade no mercado e acabam vendidos por um preço melhor em determinada época do ano.

5. Não exagere na quantidade de opções

Faça uma lista de todas as possibilidades que você deseja inserir no menu e aplique a engenharia de cardápio para entender se vale a pena tê-las ou se o ideal seria guardar algumas para futuras oportunidades de atualização.

Cardápios muito grandes nem sempre funcionam e podem prejudicar a gestão dos seus pedidos, tome cuidado!

6. Arrase na apresentação

Ainda aproveitando a aplicação da engenharia na montagem da sua estrutura, estude como organizar os pratos estrategicamente no menu dando visibilidade para aqueles que são mais populares e lucrativos e arrase na apresentação do cardápio.

É importante caprichar no design, escolhendo fontes e formas ligadas à identidade visual do negócio, e apostar em fotos reais dos produtos, bem como em informações claras e fáceis de assimilar nas descrições contendo informações sobre receitas e ingredientes.

Quer ter certeza de que não deixou passar nada? Dica extra: adote métodos mais modernos e práticos de os clientes visualizarem os pratos, como um cardápio digital!

As ideias que você vai ver adiante podem ser transformadas em um menu físico, mas também podem ser transferidas para um menu inteligente com apenas alguns cliques e sem dor de cabeça.

Sugestão completa de cardápio semanal para restaurante

Adotar um cardápio semanal é uma boa pedida para restaurantes que trabalham com modelo self-service, afinal, ele ajuda você a:

  • traçar estratégias de marketing ligadas à divulgação das opções com antecedência (na segunda-feira pela manhã, por exemplo);
  • atrair pessoas pela curiosidade;
  • não ser repetitivo(a);
  • equilibrar diversos nutrientes importantes para o organismo; e
  • mostrar aos clientes que a experiência deles vem em primeiro lugar.
 

Para fazer o seu, selecione pelo menos duas ou três opções de carboidratos, proteínas, grãos ou leguminosas e legumes ou verduras todos os dias, seguindo as possibilidades do quadro abaixo ou pensando em outras alternativas nutricionalmente adequadas.

Opções para cardápio semanal de restaurante
Carboidratos Proteínas Grãos/Leguminosas Legumes/Verduras
- Arroz branco
- Arroz integral
- Arroz à grega
- Risoto de cogumelos
- Espaguete à bolonhesa
- Penne ao pesto
- Lasanha de queijo e espinafre
- Purê de batatas
- Batatas assadas com ervas
- Batata-doce caramelizada
- Batatas-fritas
- Quiche de alho-poró
- Creme de milho
- Peito de frango grelhado
- Sobrecoxa de frango assada
- Carne bovina assada ou grelhada
- Costela de porco na panela de pressão
- Peixe-branco grelhado
- Estrogonofe de frango, carne ou cogumelos
- Omelete de espinafre
- Ovos cozidos
- Almôndegas tradicionais ou de soja
- Feijão-preto
- Feijão-carioca
- Feijoada (tradicionalmente, às quartas-feiras e aos sábados)
- Grão-de-bico cozido e refogado
- Ervilha cozida e refogada
- Salada de grão-de-bico
- Lentilha feita na panela de pressão
- Falafel
- Homus
- Edamame
- Tofu grelhado
- Salada de soja
- Berinjela assada
- Ratatouille ou caponata de legumes
- Brócolis ao alho e óleo
- Palmito grelhado
- Couve-flor cozida ou à milanesa
- Berinjela ou abobrinha recheada
- Chuchu cozido
- Cenoura ralada
- Salada de tomate ou pepino
- Repolho refogado
 

E não se esqueça do mix de folhas verdes!

Sugestão de cardápio para restaurante chique

Caso a proposta do seu estabelecimento envolva serviço e comida mais chiques, o cardápio deve ser enxuto, trazer receitas exclusivas e encantar os clientes da primeira à última página – mesmo se for digital!

Isso vale também em bistrôs autorais e quaisquer outros restaurantes que queiram se diferenciar não só pelo sabor e pela gama de opções, mas pela experiência gastronômica como um todo.

Em vez de quantidade, variedade e preço acessível, seu menu precisa refletir a identidade da casa. Dessa forma, considere oferecer receitas únicas contendo insumos como:

  • frutos do mar (vieiras, lagostas, salmão e ostras);
  • queijos finos (Brie, Roquefort, Stilton, Mascarpone, dentre outros);
  • preparos com carnes nobres, a exemplo da vitela e do cordeiro, e pratos que levem jamón ibérico ou foie gras; e
  • trufas e cogumelos.
 

Para a sobremesa, faça questão de chocolate premium, doce de leite da melhor qualidade, insumos da moda no momento, cafés especiais e assim por diante! Aceita uma inspiração?

Ideia de cardápio para restaurante chique

Entradas
- Ostras marinadas em espumante brut
- Salada de vieiras grelhadas, folhas verdes, brie e nozes caramelizadas
- Tartare de salmão com avocado e caviar

Pratos principais
- Lagosta à Thermidor com purê-de-batatas trufado
- Medalhão de vitela com redução de vinho do Porto
- Cordeiro com crosta de ervas e risoto de cogumelos

Sobremesas
- Torta de chocolate com frutas vermelhas
- Cheesecake de queijo Roquefort com figos caramelizados
- Tiramisú de pistache

 

Percebe como as dicas trazidas no decorrer do artigo se aplicam aos mais variados modelos de negócios dentro do foodservice?

Abuse da criatividade e esteja sempre atento(a) às preferências e aos feedbacks dos seus clientes para acertar em cheio, sem ter vergonha de se inspirar no que ver e experimentar em outros restaurantes por aí!

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