5 regras de ouro para melhorar a apresentação do cardápio

Uma leitura rápida, mas fundamental para o sucesso do seu restaurante: este artigo com 5 regras de ouro para melhorar a apresentação do cardápio!

Por Redação Goomer 21 de Fevereiro de 2016 - Atualizado em 25 de Outubro de 2024 4 min. de leitura
5 regras de ouro para melhorar a apresentação do cardápio

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Em tempos de crise os clientes tendem a fugir dos restaurantes. Com a grana mais curta a tendência é cortar gastos considerados supérfluos. O grande desafio, então, é mostrar que comer fora de casa é uma experiência enriquecedora da qual não dá para abrir mão.

Um conjunto de ações deve ser tomado para dar ao cliente essa sensação de acolhimento e exclusividade, desde a ambientação até as peças de comunicação, sem esquecer o essencial: a qualidade da comida e da bebida!

O cardápio é uma importante ferramenta de comunicação do cliente. É muito mais do que uma simples lista de pratos e preços. Existem cardápios em diferentes formatos, desde os modelos tradicionais de papel até os cardápios digitais. Quer saber como melhorar a apresentação deles independente do modelo? Confira o nosso artigo de hoje.

1. Digitalização do cardápio

Cardápios digitais para tablets permitem ao garçom aumentar suas vendas ao expor de forma otimizada, informações detalhadas sobre os pratos. Permitem, ainda, que um garçom atenda, com eficiência, a um maior número de mesas ao mesmo tempo.

Este tipo de cardápio ainda permite que os clientes consultem todas as informações que julgarem necessárias e façam seus pedidos em seu próprio ritmo. Assim, o processo de decisão de compra fica mais simples.

Otimização do processamento dos pedidos

O tempo que o pedido leva para chegar à cozinha reduz drasticamente com a adoção do cardápio digital. Além disso, chega exatamente como o cliente deseja, não há riscos de interpretação incorreta. Consequentemente, o prato chega à mesa em um tempo menor e exatamente conforme o cliente deseja.

Melhor gestão do cardápio

Imagine ter que confeccionar novos cardápios toda vez que um prato for anexado ou retirado do menu! Ou fazer as alterações de preço! Com o cardápio digital esses processos ficam bem mais simples. Basta substituir as informações no sistema uma única vez! Economiza tempo e recursos preciosos.

Divulgar promoções, indicações de bebidas, criar menus especiais para determinadas ocasiões, destacar um determinado prato. Tudo isso fica bem mais simples quando se tem o cardápio digital.

2. Organização das informações

O restaurante pode disponibilizar descrições detalhadas dos pratos e outras informações sobre sua origem, procedência dos ingredientes, tabela nutricional, etc. O cliente escolhe que informações desejar, independente do cardápio ser do tipo tradicional ou digital. Por isso, cuide da apresentação visual, destaque os pratos para os quais deseja maior saída, sugira harmonizações de pratos, bebidas e sobremesas.

3. Enriquecimento da experiência do cliente

Fazer pedidos com facilidade, escolher as informações que deseja receber sobre os pratos, receber sugestões de harmonização de bebidas, receber o prato nas condições ideais em tempo recorde, são benefícios que farão da refeição em seu restaurante uma experiência valiosa para o cliente. Mas, essa experiência poderá ser ainda mais exclusiva se estas sugestões forem registradas no cardápio.

Isso, ainda aumentará a possibilidade do seu cliente querer consumir outros itens presentes no cardápio. E consequentemente, aumentará o ticket médio gasto por ele no seu estabelecimento.

4. Criação de um cardápio com design convidativo

Uma dica essencial para melhorar a apresentação do seu cardápio, independente dele ser digital ou impresso é o design. A escolha de cores, símbolos, a disposição das informações são essenciais neste processo.

5. Outros itens importantes

Além do design, é importante ter atenção redobrada com a linguagem utilizada para que ela seja clara e também esteja correta. Inove nos nomes dos pratos, explique-os bem e não se esqueça de colocar os preços dos mesmos.

É importante também manter um cardápio limpo sempre. Invista em um material que não rasgue com facilidade e também que tenham a cara do seu estabelecimento e do público que o frequenta.

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