O que é bistrô? Saiba tudo sobre esse estilo de restaurante

O que é bistrô? Saiba tudo sobre esse estilo de restaurante

Existem diversos tipos de restaurantes pelo Brasil, cada um com as próprias vantagens e pontos exclusivos de venda. Nesse universo, a melhor definição sobre o que é bistrô é um grupo de estabelecimentos mais populares.

Hoje, esse tipo de restaurante surge cada vez mais em várias ruas movimentadas das maiores cidades do mundo. Isso porque é um dos mais bem-sucedidos do mundo. Neste artigo, você vai aprender o que é bistrô e como ele funciona.

O que é um bistrô?

O bistrô originou-se como um tipo de restaurante que funcionava no porão de uma pousada ou um apartamento, onde os inquilinos pagavam tanto pelo quarto quanto pela alimentação. 

Os proprietários poderiam aumentar a renda abrindo a cozinha ao público pagante. As refeições eram simples e feitas com ingredientes que podiam ser guardados facilmente. 

Hoje, a versão moderna sobre o que é um bistrô é caracterizada por várias coisas: a comida servida, o preço e a formalidade da experiência gastronômica. 

Que tipo de comida é servida em um bistrô?

O tipo de comida servida costuma definir o que é um bistrô no Brasil. Geralmente, esse restaurante tende a servir a cozinha tradicional francesa ou pratos de inspiração local. O cardápio tem alimentos mais práticos.

Os locais mais tradicionais são relativamente pequenos. Como resultado, a maioria dos bistrôs não serve mais que grupos de quatro a seis pessoas. 

Qual é a diferença do bistrô para outros estabelecimentos?

Ao se perguntar o que é bistrô, pode ser muito fácil se confundir com outros tipos de estabelecimentos. É muito comum ver “bistrôs”, “restaurantes” e “cafés” usados na mesma frase. No entanto, essas palavras podem ter significados muito diferentes. 

Bistrô e restaurante

O termo “restaurante” é genérico para descrever um estabelecimento que serve comida. Há muitos subtipos diferentes, incluindo os estabelecimentos a seguir:

  • cafeteria;
  • bistrô;
  • cervejaria;
  • churrascaria;
  • bar;
  • restaurante fast food.

Bistrô e cafeteria

Bistrô e cafeteria pequena são muito parecidos. Ambos tendem a servir comida e bebidas em um espaço limitado, mas sofisticado. O cardápio oferece comida simples e com preços moderados. Em ambos, a experiência do cliente é praticamente igual. 

No entanto, existem diferenças importantes. Por exemplo, o bistrô tende a servir refeições completas, a cafeteria pode servir apenas lanches, bolos ou sobremesas.

Bistrô e bar

Tanto o bistrô quanto o bar servem bebidas alcoólicas. Porém, enquanto o bistrô também oferece refeições completas, o bar possui opções muito limitadas, como lanches e salgadinhos. 

O bistrô é pensado para refeições à mesa, enquanto o bar é tido como um lugar para beber e socializar. Essa é uma característica muito própria, por isso, costuma oferecer mais conforto e privacidade.

Afinal, por que escolher um bistrô em vez de outro tipo de restaurante?

Há uma série de razões pelas quais você deve aprender mais sobre o que é bistrô e considerar abrir um em vez de outro tipo restaurante. Talvez você goste da natureza flexível e variada da comida do lugar ou simplesmente prefira a atmosfera informal. Aqui, estão os principais benefícios de montar um bistrô.

Menu flexível e variedade de alimentos

Enquanto a maioria dos restaurantes se especializa em um tipo específico de cozinha, o bistrô não precisa existir sob as mesmas limitações. Isso significa que você pode oferecer uma variedade de alimentos e bebidas, garantindo que as refeições sejam servidas independentemente da estação ou da hora do dia.

Essa flexibilidade também se estende às ofertas do cardápio, que podem mudar ao longo do ano para refletir tanto a sazonalidade quanto a demanda dos clientes. Esse cuidado tende a conquistar as pessoas e ser um diferencial frente a outros estabelecimentos.

Horário de funcionamento

Os restaurantes tradicionais costumam abrir apenas à tarde e à noite, predominantemente para servir refeições principais. Isso significa que os donos precisam trabalhar em um período específico.

No entanto, o bistrô é muito mais casual e, geralmente, fica aberto o dia todo. Por isso, existe a oportunidade de servir café da manhã, almoço, lanche leve entre as refeições principais e jantar.

Atmosfera informal

Parece haver um estigma associado a jantar sozinho. Como resultado, a maioria dos clientes do restaurante prefere jantar com pelo menos outra pessoa.

Isso não se aplica ao bistrô, onde não é incomum ver clientes jantando sozinhos, lendo jornal, navegando na internet ou apenas observando o mundo enquanto comem um hambúrguer ou um lanche com café.

Preço e disponibilidade

O bistrô não costuma ser apenas mais barato que um restaurante tradicional, como também tem maior movimentação de clientes. Por isso, os valores tendem a ser mais em conta, o que beneficia moradores locais e viajantes.

Se você já conhece de perto o que é bistrô ou pensa em abrir um, precisa das melhores soluções disponíveis para torná-lo um sucesso. O preço já é uma carta na manga para que tudo dê certo.

Invista no seu bistrô junto da Goomer

Com a Goomer, você pode levar seu estabelecimento para o próximo nível. São diversas vantagens para tornar a gestão do seu negócio mais fácil e eficiente, basta buscar pelos serviços.

Acesse o site e confira os diversos modelos de cardápios voltados para estabelecimentos ímpares, entre eles, o bistrô delivery. Já pensou em ter o seu próprio canal delivery, livre das taxas dos marketplaces? Com a Goomer, isso é possível. Venha conferir!

Logo Goomer

Somos especialistas em soluções digitais para os restaurantes.

Quer receber conteúdos toda semana?

É só se cadastrar que vamos mandar com muito carinho para a sua caixa de entrada.

Email registrado com sucesso