O geomarketing, também conhecido como marketing geográfico, é uma prática que combina dados de geolocalização com ações de marketing, ou seja, depende de informações coletadas via GPS ou sistemas similares para campanhas mais assertivas.
Essa prática permite aos estabelecimentos conhecer melhor seus consumidores, otimizar campanhas e aumentar as vendas. Ela acompanha as transformações globais e ajuda empresas de todos os tipos, inclusive restaurantes delivery, a se adequarem aos novos hábitos de consumo de seu público-alvo.
Quer aprender como utilizá-la para impulsionar o seu negócio? Então, siga a leitura deste post!
O que é geomarketing?
“Geomarketing” é uma estratégia ou um conjunto de estratégias de marketing usada em deliveries e outros tipos de negócios que busca otimizar a comunicação entre as marcas e os consumidores a partir da inteligência geográfica, ou seja, do uso de dados de localização para ajudar na compreensão de hábitos e interesses de determinado grupo de consumidores: o público-alvo.
Ele representa, basicamente, a aplicação de informações coletadas através de GPSs dos smartphones e outros serviços de localização geográfica (GIS) na elaboração e divulgação mais assertiva de ações de marketing que você provavelmente já conhece.
O geomarketing, portanto, pode ser usado na criação de cupons de desconto para delivery, bem como de programas de fidelidade. No mais, contribui com a eficiência dos anúncios de tráfego pago etc.
Como o geomarketing funciona na prática?
Investigando dados obtidos – dentro da Lei, sempre! – através dos smartphones e de seus serviços de localização (GPS) e de informação geográfica (GIS), donos de restaurantes e outras empresas têm conhecimento detalhado dos padrões de comportamento de seus consumidores.
Assim, conseguem aumentar as vendas, pois direcionam melhor todas as campanhas de marketing do estabelecimento.
Os serviços que coletam dados dos usuários a partir da sua navegação online, então, entregam aos empreendedores informações que viram chaves para o sucesso da estratégia.
E isso permite uma análise minuciosa do comportamento e das preferências de consumo de determinada parcela da população, em determinada região do país.
Aí, sabendo o que os clientes querem, fica muito mais fácil acertar na hora de vender, criar combos especiais, planejar ofertas, chamar a atenção nas redes sociais etc.!
Quais estratégias de geomarketing aplicar no seu negócio de delivery?
Precisa saber por onde começar a agir para segmentar e vender mais através do marketing do seu restaurante delivery? Uma ideia é implementar, no estabelecimento, um cardápio digital integrado ao Google Analytics!
Analisando dados, seja com essa ferramenta ou não, o próximo passo será criar anúncios de tráfego pago no Google Ads e/ou no Meta Ads, segmentando-os de forma bem precisa.
Para isso, será necessário também você criar uma persona que corresponda ao seu estabelecimento.
Considere faixa etária, gênero, onde mora e/ou trabalha, estado civil, escolaridade, ocupação, hábitos, quais redes sociais costuma usar, o que gosta de comer, se a persona vai sozinha ou acompanhada a um restaurante, como toma suas decisões etc.
Entre em ação, fazendo o que é chamado por especialistas de “geotargeting”!
O próprio Google aponta que as buscas em dispositivos móveis por “onde comprar” e “perto de mim” cresceram cerca de 200% de 2017 para 2019. Imagina poder direcionar um anúncio lindo para o consumidor perfeito no momento em que ele faz a fatídica busca?
O geomarketing ainda engloba outras táticas mais pontuais, e cada uma delas pode ser considerada uma estratégia diferente a experimentar! Siga adiante na leitura para conhecê-las.
4 outras estratégias de geomarketing para você conhecer
Além do direcionamento preciso de anúncios (geotargeting), várias outras iniciativas podem valer para o seu geomarketing ser transformado em realidade. Anota aí!
1. Adaptação do site do restaurante
Ao adaptar o conteúdo do seu site de acordo com a localização das pessoas que você deseja alcançar, você cria uma comunicação mais inteligente com o público-alvo e desenvolve uma relação mais efetiva, aumentando suas chances de vendas.
Imagine que, em uma região específica do país, a pizza de calabresa é a mais amada – e todo mundo goste de consumir pizza aos sábados à noite. Se uma pizzaria da região oferecer uma promoção na página inicial do site a quem pedir delivery, as vendas podem bombar!
2. Disparo de mensagens precisas (geofencing)
Através de informações precisas sobre as coordenadas do público-alvo, é possível disparar a mensagem certa no momento certo, criando uma espécie de “cerco virtual” que conecta instantaneamente o cliente ao seu negócio.
Pegando o horário do almoço como exemplo, um restaurante pode selecionar pessoas localizadas em endereços de prédios comerciais de determinado bairro e disparar, através de SMS, uma mensagem oferecendo entrega rápida do prato especial do dia.
Aparecer no lugar certo e na hora certa pode trazer muitas vantagens, e é isso que o geofencing proporciona.
3. Marcação da localização (geotagging)
Mais uma estratégia do geomarketing, como marcar o local onde o usuário está fisicamente presente virou hábito no mundo conectado, os restaurantes de delivery podem usufruir disso para ter insights de como a experiência de unboxing e consumo impactou quem pediu.
Fique de olho nos stories e use as informações captadas para diferenciar seu negócio da concorrência!
4. SEO local
Os dados de geolocalização também possibilitam um direcionamento mais preciso de todo tipo de publicidade online, especialmente artigos, anúncios e outros conteúdos publicados em mecanismos de busca, como o Google.
Utilize-os como parte da sua estratégia de construção de conteúdo otimizado (SEO), intitulado uma peça de marketing, por exemplo, com o nome do bairro ou da cidade onde estão as pessoas que você pretende atingir.
Sua peça poderá ser exibida entre os primeiros resultados de busca quando potenciais clientes pesquisarem por “delivery”, “[nome do produto vendido]” ou “[tipo de gastronomia]” na região.
Por que o geomarketing é importante no delivery? Principais benefícios
Conhecendo as estratégias de geomarketing, é possível perceber seu impacto positivo quando um dono de delivery quer otimizar a gestão de pedidos e/ou a logística de entrega. Benefícios “adicionais” envolvem um melhor relacionamento com o consumidor, mais lucratividade e destaque frente à concorrência.
Se, ao segmentar o seu público, isto é, agrupá-lo a partir de características comuns, você consegue adequar as ações de marketing às necessidades de grupo em cada localização…
- É possível criar campanhas de marketing personalizadas
- Há mais proximidade e engajamento da marca com os clientes
- Recursos valiosas como tempo e dinheiro são otimizados
- Fica mais claro “aonde” investir
- As decisões são mais estratégicas e têm maior probabilidade de retorno financeiro
- Melhora a prospecção e a conversão de leads
- Aumenta o Retorno sobre Investimento (ROI)
- Fica mais fácil integrar o físico ao digital
De acordo com a Associação Internacional das Operadoras de Telefonia e Internet Móvel (2024), o número de celulares conectados à internet deve subir de 4,7 bilhões para 5,5 bilhões até 2030.
É dado à beça para coletar e usar a favor de um negócio, não?
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