Se antes os clientes precisavam ligar para fazer compras à distância em um restaurante, hoje eles só dependem de alguns cliques, mas comodidade e praticidade não são os únicos motivos para você adotar um sistema de pedidos delivery.
Com uma boa tecnologia, é possível aumentar o lucro do estabelecimento, melhorar a reputação da marca, gerir o estoque de forma muito mais assertiva e assim por diante!
Neste artigo, você encontra explicações mais detalhadas de como funciona a inovação e de como a implementar no seu negócio. Aproveite! Abra o bloco de notas para não perder nenhuma dica e comece a ler.
Como escolher um sistema de pedidos delivery?
Se você estiver pensando em implementar um cardápio digital para delivery integrado ao seu sistema de gestão para conseguir uma ferramenta completa de administração e controle de pedidos delivery, preocupe-se com a interface e os recursos de ambas as soluções.
Sua dúvida é “o que procurar numa plataforma de delivery online”? Anote as respostas!
- Tanto a plataforma usada pelos clientes (para pedir) quanto a usada pelos funcionários (para visualizar e “despachar” os pedidos) precisam ser fáceis de mexer e facilitar a navegação do início ao fim dos processos.
- Quanto mais detalhados os menus e as categorias de pratos e bebidas, mais agilidade e praticidade para os dois lados.
- Recursos ligados à personalização dos pedidos e múltiplas formas de pagamento representam uma experiência muito melhor para os fregueses!
- Seus sistemas precisam oferecer o rastreamento dos pedidos, pelo menos para o restaurante, mas, preferencialmente, para o consumidor também. Informações ligadas ao status do processo e ao tempo de entrega deixam a relação com o cliente mais transparente e aumentam a confiança dele no serviço.
- É fundamental que o cardápio tenha um espaço para feedbacks. Nele, você vai poder receber feedbacks negativos e administrá-los da melhor forma sem ninguém mais os ver.
- Busque uma tecnologia de restaurante capaz de enviar notificações a quem fizer cada pedido, seja por SMS, e-mail ou, preferencialmente, WhatsApp.
Some a isso os relatórios completos e a facilidade de implementação e manutenção, aí não vão faltar motivos para incentivar todo mundo a comprar!
5 razões para incentivar clientes a comprar pelo seu sistema de pedidos delivery
Entre as vantagens de incentivar os clientes a comprarem no delivery, destacam-se a agilidade e precisão dos atendimentos e até um melhor gerenciamento das informações no geral. A integração de um bom cardápio digital ao seu sistema ERP ainda aumenta a lucratividade, sem dúvidas!
- Você fica menos ou nada dependente de marketplaces de comida que cobram altas taxas e comissões sobre cada pedido.
- Melhora a sua gestão de estoque porque as tecnologias apontam exatamente o que entra e o que sai da cozinha em relatórios fáceis de ler e interpretar. Entenda em outro artigo sobre delivery Goomer aliado ao Google Analytics.
- A organização da produção e da saída das encomendas também muda para melhor, afinal, acontece toda internamente – e todo mundo é devidamente treinado para usar as soluções se você opta por contar com uma empresa especializada como a Goomer.
- Os dados coletados pelo sistema ajudam você a redefinir o perfil do público-alvo do delivery, se necessário, e criar campanhas de marketing perfeitas na busca por aumentar as vendas do delivery.
- Você dorme tranquilo(a) sabendo que não vai ter dor de cabeça nem na hora de fechar o caixa ou conciliar as contas.
E, acertando na escolha das ferramentas, ensinar a galera a usá-las vai ser mamão com açúcar (já que o assunto principal aqui é comida).
Como fazer o cliente usar seu sistema de delivery?
Comece sua movimentação em prol do uso da inovação promovendo a plataforma escolhida nas redes sociais, em campanhas de e-mail marketing e na troca de mensagens pelo WhatsApp. Use o momento para incentivar o consumidor a experimentar a inovação conquistando benefícios em retorno, como descontos ou brindes.
Em paralelo, tenha um bom time de suporte e de atendimento preparado, dentre outras dicas listadas adiante.
Promova o seu sistema
De nada adianta investir em um bom sistema de pedidos delivery se você não o promove, por isso, faça uma divulgação ativa da solução em todos os canais de comunicação do seu negócio, com foco especial nas redes sociais.
Nas comunicações, destaque os benefícios para o cliente, como a conveniência e as ofertas exclusivas.
Ofereça incentivos
Considere criar promoções exclusivas e programas de fidelidade, dar descontos no pedido atual ou nos próximos, deixar o frete por conta da casa ou enviar brindes, atrair clientes para o seu sistema próprio de pedidos através da oferta de incentivos que eles não teriam em outras situações.
Destaque a possibilidade de personalização
Pesquisas recentes comprovam que aumenta a busca dos brasileiros por refeições adaptadas às suas exigências e necessidades, então, enfatize o recurso de personalização disponível nos melhores cardápios digitais para delivery nas ações de marketing e usufrua ao máximo deles.
- Ofereça a opção de adicionar ou remover itens do prato
- Coloque complementos e extras à disposição para serem pedidos num clique
- Deixe um campo de observação em aberto
Diferencial melhor não há!
Ofereça suporte ao cliente
Ter uma equipe capaz de ajudar o freguês a resolver dúvidas e problemas também está ligado à personalização e exclusividade. Independentemente do canal de comunicação escolhido para isso, o objetivo deve ser prestar um atendimento rápido e eficiente.
Garanta a segurança das informações
A segurança dos dados e das transações preocupa muitos clientes, portanto, transmita a todos a certeza de que o sistema escolhido aplica protocolos de segurança robustos para proteger as informações pessoais e de pagamento.
Peça feedbacks e faça melhorias
Não se esqueça de pedir a opinião de seus consumidores sobre a plataforma e cada detalhezinho da sua utilização e não deixe de aplicar todos aqueles feedbacks realmente válidos, inclusive porque isso mostra que você realmente se preocupa com a experiência do cliente no cardápio digital.
As informações dadas pelos clientes serão úteis para o processo de melhoria dos seus sistemas e dos processos do delivery, que devem ser aprimorados continuamente.
Sugestão final: para facilitar o recebimento delas, conte com a Goomer, número 1 do autoatendimento para foodservice no Brasil sobre a qual você já leu no decorrer deste artigo!
Com mais de dez anos de história e uma coleção de clientes satisfeitos, a empresa pode ajudar na integração do seu cardápio ao seu ERP ou PDV, na apuração de feedbacks, no aumento do ticket médio em até 40% e na redução dos custos com atendimento em até 50%.
Aproveite o momento e teste funcionalidades gratuitas para delivery, criando o seu cardápio no site da marca ou clicando em “Quero conhecer a Goomer”, botãozinho que aparece no canto superior direito da sua página.
Siga rumo ao futuro!
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