Piores erros comuns anti-crescimento de padarias + antídotos

Pare de cometer estes erros – horríveis, apesar de comuns – e veja um crescimento real das vendas da sua padaria!

Por Redação Goomer 10 de Abril de 2025 - Atualizado em 14 de Abril de 2025 6 min. de leitura
Mulher com avental azul segurando um rolo de massa e colheres de madeira, expressão confusa e preocupada, ideal para temas de culinária e cozinha.

Compartilhe:

A gestão da sua padaria não vai bem? Você pode estar enfrentando erros comuns, que impedem o crescimento de negócios de panificação, como falhas no atendimento e ausência de controle do estoque e das finanças.

Também pode estar sendo resistente demais às mudanças do mercado e deixando de acompanhá-las.

É verdade que padarias são ambientes tradicionais e de aconchego, que fazem parte da cultura brasileira, mas isso não precisa lhe impedir de querer ver as mesas e os balcões sempre cheios de clientes.

Topa fazer uma análise profunda do que precisa melhorar? Fique até o final!

8 erros comuns que atrapalham o crescimento das padarias

Pouco ou nenhum controle de estoque, padrões indefinidos e o uso de tecnologias deixado em segundo plano são alguns dos erros de gestão e operação que mais prejudicam as padarias.

Falhas comuns foram trazidas nos tópicos a seguir, não para lhe chatear, mas para chamar sua atenção ao que talvez precise ser corrigido por aí.

1. Falta de controle de estoque

Se o estoque é o coração de negócios alimentícios, negligenciá-lo vai levar a prejuízos significativos, mesmo que a longo prazo.

Além do desperdício de insumos e, consequentemente, de dinheiro, um estoque sem controle atrapalha até as negociações com fornecedores.

2. Finanças desorganizadas

Por causa da imensa variedade de insumos, de processos e de pessoas ligadas a eles, uma padaria sem controle financeiro vira uma bomba-relógio para quem a administra.

Tributos e impostos devem ser pagos em dia, assim como o salário dos colaboradores e as contas feitas com fornecedores, despesas precisam ser catalogadas periodicamente e a conta pessoal dos administradores não pode estar vinculada à conta da empresa.

3. Precificação errada

Decorrentes ou não de problemas no controle financeiro, os erros de precificação costumam levar os clientes de padarias a pagarem muito menos (ou muito mais) do que deveriam por determinados produtos.

Se você não estiver considerando CMV, margem de lucro e absolutamente todas as despesas fixas e variáveis do estabelecimento para calcular o valor dos itens à venda, alguma coisa tem que mudar.

4. Ausência de padrões

Das fichas técnicas às definições de responsáveis por cada tarefa e à criação de um cronograma de produções e limpeza, apenas padrões bem definidos conseguem levar uma padaria ao verdadeiro sucesso.

Fazer receitas para venda é diferente de prepará-las para consumo em casa, e cada detalhe devidamente alinhado entre gestores e equipe vai ser fundamental para garantia de qualidade e redução de erros e desperdícios.

5. Atendimento demorado

Não é porque você controla uma padaria famosa no seu bairro que tem direito de oferecer o atendimento em ritmo de tartaruga! 

Principalmente em horários de grande movimento, um serviço demorado pode ser motivo para o cliente nunca mais voltar, por isso, é tão importante padronizar os processos – como colocado anteriormente – e contar com o apoio da tecnologia – como você verá um pouco à frente.

6. Falta de variedades

Sim, as padarias brasileiras são conhecidas por oferecer o básico com qualidade: pão quentinho e café fresco. No entanto, um cardápio muito restrito talvez acabe fazendo o público-alvo do restaurante perder o interesse e partir na busca de outro lugar.

Nem oito, nem 80: você consegue evitar esse erro da falta de variedades, por exemplo, com pesquisas de satisfação num cardápio digital em que vai descobrir o que a galera mais consome.

7. Modernização em segundo plano

Ainda, por mais tradicional que seja seu negócio, não dá para ele ficar parado no tempo.

Esse é um erro comum e prejudicial, porque os hábitos dos consumidores mudam, e resiliência e flexibilidade são chaves para acompanhá-los em prol do aumento das vendas.

Padarias sem um sistema de gestão e um cardápio digital acabam pecando em vários outros aspectos. Falaremos mais sobre esse ponto.

8. Equipe despreparada

Seja para orientar sobre o uso de tecnologias em restaurantes ou, simplesmente, para esclarecer as dúvidas dos clientes, profissionais que trabalham em padarias precisam estar sempre preparados.

Um bom atendimento muda tudo! Somado à agilidade e às variedades fresquinhas na vitrine, mais ainda! Quem quer expandir uma padaria com sucesso ou melhorar a reputação no mercado precisa investir em capacitação também.

“Não estou errando, mas quero aumentar as vendas na minha padaria. Como faço isso?”

Fora a correção de erros comuns, criar combos promocionais exclusivos e vender via delivery são algumas das melhores práticas para padarias lucrativas. A lista completa de sugestões, você encontra adiante!

  • Ofereça degustações para apresentar novos produtos a novas pessoas
  • Além de capacitar sua equipe, alinhe todo mundo às visões da empresa
  • Divulgue os produtos através de marketing offline, como banners
  • Abuse do marketing digital, marcando presença online onde o público-alvo está
  • Ofereça um ambiente limpo e confortável para os clientes ficarem
  • Analise as suas vendas e personalize o menu com base nos dados
  • Faça combos e promoções para aumentar o ticket médio estrategicamente
  • Peça feedbacks, adequando a padaria àqueles que fizerem sentido
  • Crie um programa de fidelidade (preferencialmente digital)
  • Produza brindes tanto para dar de presente quanto para colocar à venda
  • Ofereça serviços, como buffets e encomendas
  • Compartilhe um cardápio digital para delivery próprio com a freguesia

E, voltando ao uso da tecnologia: ele vai muito além da otimização da sua gestão, contribuindo para a fidelização dos consumidores e a atração de novos interessados no que você tem a oferecer.

Também é importante dizer que bons cardápios digitais integrados a sistemas de gestão ajudam na redução de custos operacionais e no aumento do faturamento, independentemente de serem alternativas para delivery, mesa ou balcão.

Tudo o que bons cardápios digitais fazem por você

Estratégicos para aumentar o crescimento de padarias, cardápios inteligentes mostram ao freguês que os gestores do negócio seguem as tendências e necessidades de consumo do mercado e se preocupam com a experiência.

Ainda:

  • Facilitam o controle de estoque
  • Aceleram e personalizam o atendimento
  • São atualizados em tempo real se falta algum produto
  • Trazem descrições que explicam cada item ao freguês
  • Incentivam vendas sugestivas
  • Organizam dados financeiros em um só lugar

Enfim, um leque de oportunidades se abre quando você ajusta falhas e segue tendências, então, coloca fermento nessa massa, já vai preaquecendo o forno e partiu usando todo o conhecimento que você detém agora para diferenciar a sua padaria da concorrência!

Deixe seu comentário ou dúvida

Insights do foodservice direto
na sua caixa de entrada

Sua assinatura foi confirmada!

Em breve, você vai começar a receber conteúdos sobre gestão de restaurantes, técnicas de otimização de cardápio e estratégias eficazes de marketing e vendas diretamente no seu e-mail.

Navegue em nosso blog por assuntos