
Como diferenciar uma padaria? O que faz alguém escolher o seu negócio em vez da concorrência? Para ganhar espaço e lucrar mais, invista em produtos exclusivos, implemente um bom cardápio digital, crie combos especiais e ofereça uma experiência diferenciada ao cliente.
Experimente também ampliar o menu com a venda de pães de fermentação natural e criar promoções sazonais! Este artigo traz detalhes e mais ideias.
Antes de tudo, a boa notícia: você não precisa reinventar seu negócio para o ver crescer. Pequenas mudanças já fazem toda a diferença.
Descubra agora formas práticas de inovar do atendimento ao pagamento!
“Como diferenciar minha padaria?” Dicas para ir além do básico
Toda padaria precisa ter um bom pãozinho e um café gostoso, mas obter diferenciação também é criar uma identidade única e oferecer tanto no atendimento quanto nos produtos e até na identidade visual da marca algo que faça os clientes lembrarem da experiência de consumo e voltarem outras vezes.
Aqui estão oito dicas valiosas para alcançar esse objetivo e atrair clientes!
- Repense o conceito do espaço, adequando-o à proposta da marca
- Reflita o posicionamento do negócio: padaria não é o mesmo que confeitaria
- Comunique-se com o público de igual pra igual
- Analise a concorrência através de pesquisas de mercado e avalie oportunidades
- Estude também o público-alvo do estabelecimento e o que ele busca
- Capacite os colaboradores para tornarem o momento da refeição muito mais especial
- Acompanhe tendências e venda produtos exclusivos
- Se adapte aos novos tempos, modernizando sua gestão e seu atendimento
Vale monitorar a evolução do delivery, as receitas de pães de fermentação natural que estão bombando, os ingredientes artesanais mais usados, dentre outros novos hábitos, enquanto acontece a implementação da automação comercial por aí!
Quer mais?
Como aumentar o lucro de padarias? Some estas estratégias à diferenciação
Que tal revisar alguns processos internos, personalizar suas ofertas, ampliar os níveis de sustentabilidade e dedicar mais atenção ao seu estoque e ao atendimento do início ao fim – tudo com ajuda da tecnologia?
Além de diferenciada em relação à concorrência, uma padaria bem estruturada e devidamente organizada, com certeza, fatura mais.
Revise processos
Olhe com cuidado para as suas produções e identifique onde dá para reduzir custos e economizar tempo, consequentemente, aumentando o lucro. Busque novos equipamentos para otimizar a fabricação de pães, faça novas fichas técnicas para as receitas, ofereça capacitação à equipe etc.
Cada tarefa do dia a dia impacta no caixa ao fim do mês.
Personalize ofertas
Além de vender produtos exclusivos, personalize alguns itens do cardápio para:
- Atender dietas restritivas (sem glúten, sem lactose, vegana)
- Surfar na onda da sazonalidade ou das datas comemorativas
- Vender edições limitadas ou premium
- Permitir que os clientes criem os próprios combos especiais
- Possibilitar degustações
- Oferecer aos consumidores a oportunidade de adequar suas escolhas, adicionando ou removendo insumos ou alterando o tamanho
Isso agrega valor, atrai gente e cria diferenciais competitivos e lucrativos!
Faça a diferença
Se o seu público-alvo valoriza negócios sustentáveis e que fortalecem a economia local:
- Busque comprar de produtores locais
- Planeje melhor sua produção e seu cardápio para evitar desperdícios
- Aproveite os insumos de forma criativa
- Invista em embalagens ecológicas se tiver delivery ou produtos “pra levar”
Permita-se cobrar um pouco a mais se estiver mesmo fazendo a diferença, pois quem reconhece as iniciativas positivas de uma marca está disposto a pagar por isso.
Otimize o estoque
Conte com sistemas de gestão, conhecidos como ERPs, para calcular melhor a quantidade de ingredientes que você precisa ter em estoque diariamente ou semanalmente e garantir que você nem perca vendas por falta de produtos, nem perca insumos por excesso de compras.
Quando integrados a cardápios digitais, os sistemas de gestão permitem monitorar o que entra e sai da padaria, obtendo uma melhor previsão de demanda e ampliando a rentabilidade, na certa!
Implemente um cardápio digital
Por falar neles, menus inteligentes estão no topo da lista de melhores tecnologias para padarias também por suas integrações com ERPs e PDVS, mas, ainda, por agilizarem os pedidos, reduzirem filas e melhorarem todos os processos (aqueles revisados anteriormente, sabe?).
Bons cardápios digitais representam uma digitalização do atendimento do pedido ao pagamento, permitindo que sua padaria opere com mais eficiência e criando uma experiência mais intuitiva e deliciosa para os clientes!
E você pode optar por cardápios em QR Code, no tablet, para delivery ou em forma de totem de autoatendimento que não ocupa espaço no estabelecimento e elimina a dependência de operadores de caixa, basta investigar qual atende melhor à sua demanda.
Flexibilize os pagamentos
Outras tecnologias são igualmente agregadoras na hora de lucrar mais, a exemplo daquelas que permitem aceitar outras formas de pagamento: cartões, Pix, carteiras digitais etc. Tem padaria que faz entregas recebendo até através de links, e isso deixa os consumidores mais confortáveis!
Certifique-se de garantir a segurança das transações e a transparência 100% do tempo.
Garanta uma experiência nota mil
Com tecnologia e iniciativas de diferenciação e inovação, fica fácil oferecer um atendimento personalizado e, mais do que lembrar o nome do cliente, entender as necessidades e os desejos que ele tem.
Mesmo assim, cabe lembrar: garantir uma experiência nota mil também é sinônimo de lucratividade.
Siga todas as dicas anteriores, capriche na iluminação e limpeza do seu estabelecimento, estude a engenharia de cardápio e a forma como posicionar os produtos nas vitrines e bancadas.
Música ambiente, cheirinho de pão quentinho, sorrisos nos rostos, programas de fidelidade virtuais… Cada detalhe conta!
Pautada pela tecnologia, mas envolvendo também estratégias ligadas à personalização, ao atendimento, à gestão e outras, a inovação no setor de panificação representa clientes mais fiéis e um ticket médio nas alturas, e quem não colocá-la como prioridade pode ficar para trás.
Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (ABIP), o setor cresce cerca de 6% ao ano, então, o que você está esperando para garantir um espaço privilegiado nesse mercado?
Deixe seu comentário ou dúvida