Embalagens ecológicas para delivery: tipos e vantagens

Embalagens ecológicas são alternativas sustentáveis para deliveries, diminuem o impacto ambiental da atividade e agregam muito às marcas. Entenda aqui.

Por Redação Goomer 03 de Dezembro de 2024 - Atualizado em 13 de Dezembro de 2024 6 min. de leitura
Embalagens ecológicas para delivery: tipos e vantagens

Compartilhe:

Existem vários tipos de embalagens ecológicas, você sabia? Elas podem ser biodegradáveis, comestíveis, plantáveis, recicláveis ou reutilizáveis e todas têm o mesmo objetivo: não agredir a natureza.

Um estudo publicado no começo de 2024 por especialistas da Universidade de Toronto analisou 18 tipos de carnes e encontrou microplástico em quase 90% das amostras. O dado faz referência ao uso de embalagens não sustentáveis pela indústria, mas no armazenamento de alimentos e insumos em restaurantes os impactos também são negativos.

Ser sustentável e, portanto, tomar atitudes em prol do meio ambiente não é somente um diferencial para estabelecimentos do foodservice, mas um caminho que causa impactos reais à sociedade, então, este artigo vai trazer mais informações sobre alternativas de recipientes, caixas e sacolas.

Continue lendo!

O que são embalagens ecológicas?

São consideradas “embalagens ecológicas” aquelas que têm um processo de produção que busca minimizar o impacto ao meio ambiente e/ou aquelas feitas com matérias-primas que não agridem a natureza, ou seja, recursos sustentáveis.

Essas embalagens podem ser utilizadas pelos estabelecimentos de forma a demonstrar preocupação com o presente e o futuro do planeta e também com o descarte adequado de lixo, afinal, devem ser recicladas ou passar por algum outro processo que não agrida a natureza,

Na maioria das suas pesquisas, você vai ler ou ouvir sobre “embalagens biodegradáveis” como sinônimos de “embalagens ecológicas” – e tudo bem. Mas saiba que elas não são a mesma coisa: o próximo tópico explica melhor.

Qual a diferença entre embalagem ecológica, plástica e biodegradável?

Embalagens ecológicas são todas aquelas projetadas para uso e descarte terem impacto menor na natureza, enquanto embalagens biodegradáveis são aquelas feitas com materiais que se decompõem no meio ambiente. As embalagens plásticas, por sua vez, são aquelas que a indústria e o foodservice conscientes tentam evitar usar, feitas de derivados do petróleo.

Algumas embalagens plásticas podem até ser recicladas, mas demoram séculos para se decompor. 

Quais são os tipos e exemplos de embalagens ecológicas?

Os principais tipos de embalagens ecológicas são as biodegradáveis, as plantáveis, as comestíveis, as reutilizáveis e as recicláveis. Todas, de um jeito ou de outro, podem ser usadas, por exemplo, por restaurantes que fazem vendas via delivery ou take away, para minimizar impactos negativos causados ao meio ambiente.

Embalagem biodegradável

A profissional de panificação apresenta um pão fresco em uma padaria com uma variedade de outros produtos de confeitaria ao fundo, ela segura uma sacola biodegradável.

Para ser considerada biodegradável, a embalagem precisa se decompor rapidamente quando exposta ao meio ambiente – no máximo em 180 dias – e sempre através de processos naturais e sem deixar nenhum resíduo. 

Isso não significa que seu processo de fabricação também seja consciente.

As embalagens de papel, como caixas de hambúrgueres e pizza, são consideradas biodegradáveis, mas sua fabricação geralmente depende do desmatamento de árvores e de processos químicos prejudiciais à natureza.

Embalagem plantável

Materiais de jardinagem como vasos de papel, ferramentas e etiquetas estão organizados sobre uma superfície cinza, prontos para o cultivo de plantas.

Uma embalagem plantável é um tipo de embalagem biodegradável que além de se decompor na natureza, ajuda a recuperá-la. Na verdade, ela existe mais em forma de recipiente ou utensílio do que embalagem propriamente dita: é aquele copinho ou bowl feito com papel reciclado e sementes de alguma planta!

Depois de utilizada, essa embalagem pode ser plantada num vaso ou no solo e, além de se decompor naturalmente, contribui com a flora da cidade.

Embalagens comestíveis

Imagem de uma embalagem comestível com uma porção já consumida com canudos amarelos em seu interior, sugerindo soluções sustentáveis para utensílios descartáveis.

Além de não agredir o meio ambiente, uma embalagem comestível, como o nome diz, ainda pode ser consumida junto com o alimento, apesar disso causar estranheza para muita gente.

Bons exemplos de embalagens comestíveis são aquelas feitas com amido de milho, fécula ou algas. Obs.: alguns talheres, copos e canudos hoje em dia têm sido produzidos com a mesma lógica, vale a pena ficar de olho nessa tendência.

Embalagens reutilizáveis

A imagem mostra uma pessoa segurando uma bolsa de compras marrom e um pacote branco. Ideal para destacar a praticidade de usar sacolas reutilizáveis e sustentáveis.

Embalagens reutilizáveis são as ecobags, garrafas e outras com vida útil maior e que podem ser usadas repetidamente – para a mesma função ou não. Dentro dessa categoria, você pode encaixar também as embalagens retornáveis, recicladas quando chegam no seu limite de utilização.

Embalagens recicláveis

	 Imagem com diversos recipientes e embalagens sustentáveis em papel kraft, ideal para promover a consciência ambiental e produtos ecológicos.

O grupo das embalagens recicláveis nada mais é do que aquele que envolve sacolas, utensílios e o que mais puder ser utilizado novamente para fabricar outros recipientes ou até novos objetos.

Mas vale lembrar que só “ser reciclável” não basta, porque a embalagem precisa passar pelo processo de reciclagem para realmente contribuir com a preservação do meio ambiente, então, se for usar uma no seu restaurante, prepare uma mensagem para transmitir a informação ao freguês.

Você pode colocá-la junto com uma frase redigida ao cliente do delivery e transmitir as missões e os valores do estabelecimento no momento da entrega, além de tudo, conquistando a freguesia!

Ah, não entram na categoria os recipientes revestidos de plástico ou feitos em isopor. Ao contrário do que muita gente pensa, eles não são recicláveis (e muito menos ecológicos).

E qual a importância de usar embalagens ecológicas e/ou recicláveis no delivery?

Adotar o uso de embalagens ecológicas dentro do seu delivery vai além do benefício ambiental e para a comunidade. Iniciativas sustentáveis como um todo aumentam o valor agregado de uma marca e a aproximam do público-alvo e podem até trazer vantagens econômicas, afinal, muitos clientes estão dispostos a pagar mais para ajudar a preservar o meio ambiente.

No mais, restaurantes com essa “pegada” têm facilidade extra se precisam se adaptar a exigências nacionais e internacionais. Como cada vez mais países têm aprovado leis que incentivam a redução ou proíbem o uso de plásticos e outros materiais agressores à natureza, optar por embalagens ecológicas também é antecipar-se às obrigatoriedades.

Quais outras atitudes tomar para ganhar em sustentabilidade e faturamento?

Se você quiser ultrapassar ainda mais barreiras, diferenciar seu negócio dos concorrentes e colocar mais dinheiro no bolso, dá para investir, ainda, em outras iniciativas ecológicas, a exemplo da implementação de um cardápio digital.

Visando eliminar o uso do papel e as impressões recorrentes de novos menus enquanto aumenta o ticket médio do restaurante? Buscando ser sustentável não só nas embalagens, mas na forma de receber pedidos? A tecnologia vai lhe ajudar a acertar em cheio – seja no delivery ou no salão!

Deixe seu comentário ou dúvida

Insights do foodservice direto
na sua caixa de entrada

Sua assinatura foi confirmada!

Em breve, você vai começar a receber conteúdos sobre gestão de restaurantes, técnicas de otimização de cardápio e estratégias eficazes de marketing e vendas diretamente no seu e-mail.

Navegue em nosso blog por assuntos