11 dicas atualizadas de marketing para hamburgueria

Explore as melhores estratégias de marketing para a sua hamburgueria atrair e fidelizar clientes, lucrando cada vez mais. Elas estão reunidas aqui!

Por Redação Goomer 26 de Março de 2025 - Atualizado em 29 de Março de 2025 10 min. de leitura
11 dicas atualizadas de marketing para hamburgueria

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Um lanche incrível, um sorriso encantador e um jeitinho de falar que me pirou o cabeção: essa adaptação de uma música que fez sucesso nos anos 2000 explica bem como devem ser as estratégias de marketing para hamburgueria atualmente.

  • A qualidade da comida é imprescindível
  • Marcas também precisam conquistar os clientes através da identidade visual, de fotos e vídeos nas redes sociais e de outras iniciativas encantadoras
  • Até o tom de voz e o posicionamento impactam na hora de fazer diferente da concorrência

O uso de um cardápio digital inteligente ainda pode influenciar de forma positiva na diferenciação, pois, além de modernizar a experiência gastronômica, essa solução facilita pedidos, permite o destaque de promoções e aumenta o ticket médio através de vendas sugestivas.

Quer dar o primeiro passo rumo a um sucesso cada vez maior, mas não sabe como? Seja bem-vindo ao seu mais novo guia! 

11 estratégias fundamentais de marketing para hamburgueria [ATUALIZADAS]

Veja como arrasar no online e no offline, aumentar a visibilidade do seu negócio e impulsionar seu lucro.

1. Marcar presença 

Por mais clichê que pareça, essa estratégia está em constante renovação – e você precisa seguir o mesmo caminho.

Hoje em dia, marcar presença significa estar nas redes sociais usadas pelo público-alvo, fazer publicações frequentes, disparar e-mails marketing e compartilhar conteúdos relevantes (dicas, bastidores, promoções, dentre outros.).

Tudo ao mesmo tempo, enquanto investe na experiência gastronômica da freguesia para conseguir uma divulgação boca a boca!

2. Garantir relevância

Somados à estratégia anterior, movimentos para ganhar relevância impactam igualmente no sucesso de uma hamburgueria. 

O segredo está em fazê-los com o objetivo de criar um relacionamento real com o seu público-alvo, despertando o interesse na marca e incentivando interações.

Pelo comportamento atual dos consumidores, a relevância torna-se ainda mais importante no digital, então, se achar válido:

  • Atualize a identidade visual da hamburgueria para torná-la marcante
  • Redefina a comunicação para que ela seja coerente e autêntica
  • Converse com especialistas em marketing de conteúdo para restaurantes
  • Use hashtags relevantes nas redes sociais
  • Peça opiniões e votos em enquetes nos seus posts
  • Crie um blog
  • Mantenha seu Google Meu Negócio devidamente atualizado
  • Crie conteúdos ligados às tendências (de imagem, vídeo, trilha sonora etc.)

Mostre que você entende do foodservice: combine criatividade e informação, mantendo sua hamburgueria no radar dos seguimores!

3. Priorizar o cardápio

Uma das principais dicas de marketing para hamburguerias é reconhecer a importância do menu como um dos primeiros pontos de contato do cliente com o negócio, investindo, por exemplo, na implementação de um cardápio digital que não seja um simples PDF.

Com menus realmente inteligentes, você garante:

  • Melhor atendimento ao cliente e melhores avaliações online
  • Apuração estratégica de dados para promoções que vão aumentar o ticket médio
  • Apresentação de combos em banners de destaque ou na capa do menu
  • Ênfase aos carros-chefes da casa com etiquetas exclusivas
  • Personalização de sugestões para upselling e cross-selling

A pesquisa “Alimentação hoje – A visão do consumidor”, feita pela Galunion em 2024, apontou: 58% dos consumidores preferem acessar o menu dos restaurantes de forma 100% automatizada, 48% preferem realizar o pedido dessa forma e 54% preferem pagar digitalmente.

Estratégia eficaz, sim ou com certeza?

4. Inovar nas alternativas do menu

Delicioso hambúrguer Goomer com queijo e bacon, em um pão azul vibrante, ideal para quem busca novidades e sabores marcantes.

Ainda em se tratando do cardápio, mais uma dica relevante é a da inovação nas receitas, bem como na apresentação e na descrição dos pratos e até das bebidas da hamburgueria. Que tal…

  • Usar ingredientes exóticos
  • Misturar sabores doces e agridoces
  • Criar hambúrgueres temáticos (foto)
  • Ter outras culturas como inspiração
  • Mudar a louça em que os hambúrgueres são servidos
  • Vender opções veganas e vegetarianas
  • Oferecer molhos exclusivos como acompanhamentos

Pense que tudo isso vai render excelentes fotos e gravações, que podem até entrar nos seus anúncios de tráfego pago – outra estratégia, por sinal.

5. Fazer anúncios online

Você sabia que as buscas pela expressão “restaurantes perto de mim” cresceram 150% nos últimos dois anos?

Fazer anúncios online nas plataformas de pesquisa, no Meta Ads (plataforma de anúncios do Facebook e Instagram) e em outras similares é sinônimo de fortalecimento da presença digital do seu negócio.

Estude sobre tráfego pago, otimização dos títulos e textos através de SEO, geomarketing e segmentação dos usuários. Comece com a leitura de outro artigo aqui do blog: como fazer seu restaurante aparecer primeiro no Google.

6. Firmar parcerias

Tem quem ache que fazer uma parceria com outras marcas ou com influenciadores é dividir o lucro da hamburgueria, mas, na verdade, relacionamentos estratégicos podem dobrar a rentabilidade dos negócios!

Alie-se a outros empreendedores numa espécie de troca de divulgações ou trabalhe com personalidades que seu público-alvo acompanha e aumente seu alcance, fidelizando quem já é freguês e atraindo novos clientes.

Nunca se esqueça: recomendações e partilhas de opiniões têm um grande impacto na decisão de consumo.

7. Promover eventos

E quem não gosta de um convite para um evento especial ou de visitar uma ativação para comer bem e produzir conteúdo para o perfil do Instagram ou do TikTok?

Refeições temáticas, desafios gastronômicos, participações em festivais, sorteios especiais e similares são mais uma estratégia de marketing continuamente em alta para hamburguerias. 

Numa dessas, você até consegue convencer muito mais gente a fazer parte do seu programa de fidelidade (que se ainda não existe, precisa existir)!

8. Personalizar as experiências

Chaveiros em formato de hambúrguer, ideal para amantes de miniaturas e itens divertidos. Perfeitos para quem adora acessórios criativos!

Também parte de ações de marketing para hamburgueria, a personalização de experiências para torná-las únicas pode estar nos detalhes e vale tanto para o salão quanto para o delivery. Anote ideias!

  • Embalagens exclusivas
  • Mensagens carinhosas
  • Cupons de desconto
  • QR Codes para playlists, vídeos ou ofertas
  • Brindes especiais (foto)
  • Cartão fidelidade digital
  • Gamificação do consumo
  • Hambúrgueres montados pelo freguês
  • Uso de ingredientes sazonais

Dentro da proposta do restaurante, o que você puder fazer para deixar a compra mais divertida, gerar maior conexão emocional com o cliente e/ou supreendê-lo, será bem-vindo.

9. Ter um delivery próprio

Finalmente, uma dica aos restaurantes que fazem entregas: com a conveniência como parte fundamental do consumo, é estrategicamente marqueteiro oferecer um serviço de delivery rápido, eficaz e preocupado com a qualidade do início ao fim.

Em vez de ingressar nos marketplaces de entrega, implemente um cardápio digital próprio, integrado aos serviços de motoboy do iFood, por exemplo, mas no qual você consiga:

  • Cobrar mais barato porque não precisa pagar taxas
  • Monitorar os envios até que cheguem ao endereço do cliente
  • Atualizar status de entrega em tempo real
  • Fazer mais vendas sugestivas
  • Calcular automaticamente as taxas de entrega

Já imaginou que propaganda boa dá pra fazer com tudo isso de benefício?

10. Contar uma história

Por último, mas não menos importante, em qualquer uma das estratégias que você adotar, certifique-se ainda de contar uma história ao público-alvo da sua hamburgueria, ou seja, de adotar o que o marketing chama de “storytelling” – tanto nas redes sociais, quanto no offline.

Em publicações e no seu site, fale da origem do negócio, dos envolvidos na produção e no atendimento, na qualidade dos ingredientes, da origem das receitas e da proposta da marca. Nos anúncios, enfatize as visões e os valores da marca, apontando-os como diferenciais.

Confira um exemplo de storytelling no marketing de uma hamburgueria criado com ajuda de IA para você se inspirar!

A história do hambúrguer artesanal da Vó Maria

Contexto

Campanha nas redes sociais para atrair clientes durante o lançamento de um novo hambúrguer especial

Objetivo

Criar conexão emocional com o público e convidar para o consumo com desconto de lançamento

Legenda para postagem do Instagram

Há muito tempo atrás, em uma pequena cozinha do [nome do bairro], acontecia a transmissão de uma receita de hambúrguer para as novas gerações da família [Sobrenome ou nome do restaurante].

Pão caseiro crocante por fora e macio por dentro, corte suculento e selecionado de carne, temperos da horta do quintal, mix de queijos artesanais e maionese feita à mão.

Esse é o Hambúrguer da Vó Maria, uma homenagem às nossas tradições e a um sabor caseiro que nunca sai de moda, que pode virar o *seu* novo prato favorito a partir de agora!

[DATA DE LANÇAMENTO + VALOR DO COMBO + INFORMAÇÕES DO RESTAURANTE]

Vídeo de divulgação

  • Imagem do hambúrguer sendo preparado
  • Foco nos ingredientes frescos, no pão dourado e na carne suculenta
  • Mix de queijos derretendo por cima do disco de carne
  • Maionese sendo colocada na finalização
  • Narrador conta a história da receita e da avó
  • A primeira cena do vídeo pode conter um título que chame atenção para o lançamento do produto, em letras de caligrafia imitando um livro de receitas antigo

Hashtags

#[NomeDoRestaurante] #HamburgueriaEm[Cidade] #HamburguerArtesanal #ReceitaDeVó #ReceitaDaVovó #ComfortFood

Resultado esperado

Aumentar a conscientização e o engajamento nas redes sociais; vender 50 unidades do novo hambúrguer em uma semana, contada a partir da data de publicação do conteúdo

E sempre fique de olho nas métricas, transformando também a mensuração de resultados em estratégia. 

11. Estar preparado(a) para ajustes

Investigue, periodicamente, taxas de conversão, crescimento no número de seguidores, acessos aos sites e perfis, vendas totais, retorno sobre investimento (ROI), custo por aquisição (CPA), Net Promoter Score, cliques em anúncios e outros dados.

Faça isso através do Google Analytics integrado ao delivery, da Meta Business Suite e do próprio painel de gestão do seu cardápio digital, ajustando as outras iniciativas conforme necessário.

As análises de dados vão facilitar novas tomadas de decisões, testes e alterações em diversos tipos de abordagens, como os que você explorou no decorrer deste artigo.

“Tenho mesmo que investir em marketing para o sucesso da minha hamburgueria?”

Aquela expressão que diz que o marketing é a alma do negócio nunca fez tanto sentido, afinal, o mercado de hamburguerias está ultra competitivo.

Propagandas, campanhas e promoções devem ser aliadas a um bom atendimento e à digitalização do seu restaurante o quanto antes se você quiser torná-lo sustentável.

Segundo a pesquisadora de mercado Kantar, quase 50% dos pedidos de hambúrguer no Brasil são feitos fora dos estabelecimentos – 33% para levar e 28% via delivery –, e o país registrou mais de 100 milhões de ocasiões de compra desse produto só entre janeiro e março de 2024.

Não precisamos falar mais nada, né?

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