Como fazer seu restaurante ser o primeiro no Google?

Entenda o “Google Meu Negócio” e descubra quais estratégias utilizar para subir no ranking do buscador, fazendo seu restaurante aparecer em primeiro. Leia mais.

Por Redação Goomer 07 de Janeiro de 2025 8 min. de leitura
Como fazer seu restaurante ser o primeiro no Google?

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Para que seu restaurante apareça nas primeiras posições do Google, cadastre-o no Google Meu Negócio (Google Perfil da Empresa), aplique boas práticas de Search Engine Optimization (SEO) aos conteúdos que publicar sobre ele e incentive feedbacks positivos dos clientes.

Segundo o próprio Google, empresas com perfis completos na plataforma Meu Negócio têm clientes 2,7 vezes mais propensos a considerá-las confiáveis, o que aumenta as chances de atração e conversão.

Quer fazer parte dessa turma? Descubra agora como criar um perfil e confira outras estratégias voltadas a melhorar a visibilidade da sua empresa no ambiente digital!

Como fazer um restaurante aparecer nas pesquisas do Google?

O Google é o principal mecanismo de busca para as pessoas do Brasil e do mundo encontrarem negócios de diversos nichos. Usar as ferramentas da plataforma e aplicar estratégias de otimização de conteúdo específicas vai ser essencial para qualquer restaurante que queira aparecer por lá.

Para ranquear um restaurante no Google, garantindo que ele apareça em uma posição de destaque quando alguém realizar uma busca, será necessário deixar apresentado, online e dentro das regras do buscador, fatores como tipo de gastronomia, localização, horário de funcionamento, dentre outros.

A indicação de restaurantes no Google Maps, por exemplo, sofre impacto de informações ligadas à distância em relação a quem busca e até nível de presença na web (feedbacks positivos, fotos atualizadas, perfil ativo nas redes sociais etc.)

E há várias estratégias que podem ser adotadas! Confira!

Cadastre o restaurante no Google Meu Negócio

Ter um perfil no Google Meu Negócio, atualmente Google Perfil da Empresa, é essencial para que o seu restaurante apareça nas pesquisas e no Google Maps – solução de geolocalização da marca. Lá ficam reunidas todas as informações sobre o estabelecimento.

Realize o cadastro completo, incluindo as informações solicitadas (nome, endereço, telefone, horário de funcionamento e categoria). Revise os dados antes de concluir.

Capriche na descrição do estabelecimento

Ainda no momento do cadastro, adicione uma descrição atraente, que contenha palavras-chave ligadas a:

  • tipo de comida;
  • cidade ou bairro;
  • comportamentos de consumo;
  • dias e horários de funcionamento
  • reconhecimentos e prêmios; e
  • diferenciais.

Por exemplo: “Restaurante italiano com massas artesanais em Porto Alegre”

Fazendo isso, as chances de o seu restaurante aparecer em primeiro no Google crescem bastante. E você já estará colocando em prática a aplicação da técnica de SEO, pensada para otimizar um site ou uma página de internet, colocando-a acima de outras nas buscas no Google.

Incentive avaliações

Avaliações positivas são super importantes para ranqueamento de páginas e a atração de novos clientes, então, incentive seus clientes a fornecerem feedbacks para o seu restaurante no Google.

Vá respondendo todas as avaliações e lidando com as críticas, positivas ou negativas, de forma profissional! Dica: você pode incluir palavras-chave na sua resposta para garantir mais visibilidade para a sua página.

Publique fotos de qualidade

Ter imagens no perfil do Google para negócios é outro diferencial!

Adicione fotos profissionais dos pratos do seu restaurante, do ambiente, do cardápio e de eventos especiais. Se o restaurante fizer delivery, adicione fotos da embalagem também. Inclua a localização geográfica das imagens e as atualize com frequência para que o perfil se mostre ativo e moderno.

Se tiver um site, cuide dele

Garanta que o site do restaurante, se você tiver um, seja rápido, responsivo e compatível com dispositivos móveis, assim tanto o mecanismo de busca como os visitantes vão encontrar informações de forma eficaz.

Além disso, aplique o SEO para restaurantes que você já conheceu anteriormente: use palavras-chave, construa as chamadas “meta-descrições”, tenha URLs curtas e amigáveis e adicione textos alternativos às imagens.

Verifique como outros restaurantes bem ranqueados do seu nicho dispõem das informações no site e use isso como referência para entrar em ação.

Ainda, peça para que parceiros – fornecedores de insumos e softwares, por exemplo – que tenham um site atualizado e “potente" no Google referenciem o seu negócio na página. Que tal uma parceira ou troca pra proposta ser boa para os dois lados?

Conte com um cardápio digital que ajude no ranqueamento

Ter um bom cardápio digital vai ajudar em dois sentidos:

  1. a) se a tecnologia pertencer a uma marca reconhecida no mercado, provavelmente a reputação digital dessa marca e seu destaque no Google vão impactar positivamente no destaque do restaurante; e
  2. b) o conteúdo detalhado do menu inteligente (imagens, descrições e preços) também “pesa” no rankeamento através do SEO.

Vale a pena!

Vincule as redes do restaurante ao Google

Vincule as redes sociais do estabelecimento ao perfil que você criar no Google para Empresas e poste conteúdos interessantes e consistentes com o seu público-alvo. Essa prática também auxilia na otimização do SEO.

Lembre-se de ser ativo(a) nos @'s, ou seja, de estar sempre postando novidades, curiosidades e informações aos seguidores. Algumas ideias que valem fotos, vídeos, stories e até comunicados:

  • pratos sazonais;
  • promoções e cupons de desconto;
    datas comemorativas;
  • novos brindes ou novas parcerias; e
  • eventos especiais.

Use a criatividade.

Crie anúncios pagos

O Google tem uma plataforma em que é possível criar anúncios que aparecerão no topo dos resultados de buscas quando os usuários procurarem termos relacionados ao seu restaurante – ela recebe o nome de Google Ads. Experimente-a!

Crie anúncios destacando ofertas, horários de atendimento e pratos exclusivos e, novamente, reforçando o tipo de gastronomia e a região do estabelecimento. Informe também se o atendimento é em salão ou delivery.

Só não se esqueça de definir um orçamento diário para garantir a viabilidade da sua estratégia: o valor não pode ser muito baixo, mas também não precisa ser exageradamente alto. Comece com um cadastro na plataforma e siga em frente na sua missão até chegar aos “ads”.

Como cadastrar um restaurante no Google?

É simples, e você não precisa nem ter um perfil empresarial na plataforma – apesar de nós recomendarmos fortemente a criação de um. Cadastre-se na área empresarial (/business) do Google e busque por “Gerenciar Agora” no menu do canto superior direito.

Siga as etapas indicadas adiante!

  1. Digite o nome da sua empresa na caixa de texto e selecione a opção “Criar uma empresa com esse nome”
  2. Escolha a categoria que melhor descreve seu negócio e clique em “Próxima”
  3. Indique a modalidade do seu negócio e clique em “Próxima” novamente
  4. Se o restaurante atender presencialmente, adicione o endereço. Se fizer delivery, informe as áreas de entrega
  5. Preencha as informações de contato e clique em “Próxima” mais uma vez
  6. Marque se deseja receber atualizações e recomendações do Google e avance
  7. Informe seu endereço para verificação. Avance novamente
  8. Complete as informações adicionais, como horário de funcionamento, descrição e fotos. Volte às dicas deste artigo se precisar
  9. Finalize o processo, clicando em “Continuar”

Em até 12 dias, você receberá um código de verificação no endereço indicado.

E como fazer uma empresa ou restaurante aparecer no Google Maps?

Especificamente para cadastro no Maps, abra o aplicativo da solução ou a acesse no seu navegador, clique nele e selecione a opção “Adicione sua empresa”.

Você vai precisar seguir as mesmas etapas que conheceu anteriormente.

Tire um tempinho e siga todas essas dicas o quanto antes!

Usar o “Meu Negócio” no seu restaurante vai aumentar a visibilidade dele e a confiança por parte dos clientes.

Além disso, a ferramenta é gratuita e oferece diversos recursos para ajudar na divulgação do negócio e estatísticas detalhadas de como os clientes encontram o estabelecimento e número de buscas diárias, semanais ou mensais (via Google Analytics), o que ajuda você a tomar decisões estratégicas de marketing e vendas.

A resposta às avaliações permite que a marca interaja com os consumidores e a presença online constante – que não é só o cadastro e ponto, viu? – vai levando o restaurante ao topo das buscas. E quem dirá um cardápio integrado ao Google!

Suba um degrau de cada vez, dedicando-se à produção de conteúdo para agradar o Google. Você chega lá!

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