Entre várias ideias de delivery diferentes, você pode considerar um de smoothies e sucos naturais, um de caldos ou um exclusivo de pratos para serem finalizados em casa, cujo público-alvo seja formado por pessoas que querem viver um momento legal juntas, mas não sabem cozinhar, por exemplo.
São tantas possibilidades!
Em 2023, esse mercado em especial cresceu entre 7,5% e 8% em relação ao ano anterior, resultado que foi considerado impressionante pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), e o segmento movimentou mais de R$ 38 bilhões no país.
Dados como esses mostram que vale a pena investir para ter um delivery de sucesso, então, se você quer começar, extraia insights deste artigo! Boa leitura.
O que está em alta no delivery?
A Abrasel aponta que, de 2022 para 2023, o número de pedidos feitos via delivery aumentou cerca de 10%, com uma média de dois pedidos por mês por pessoa. Além disso, em 2023, os usuários consumiram, principalmente, marmitas, hambúrgueres e refrigerantes.
Dá uma olhada no TOP 5 do ranking!
- Marmitas
- Hambúrgueres
- Refrigerantes
- Massas
- Carnes
Mas a lista não indica que você deva se prender somente a esses produtos, muito pelo contrário: seu negócio pode bombar se for inovador e oferecer uma experiência única aos clientes. Decidimos lhe servir algumas outras ideias, confira no próximo tópico.
13 ideias de diferentes tipos de delivery para investir
As ideias diferentes listadas aqui, quando aliadas a um bom marketing para delivery, têm tudo para ser sinônimo de sucesso! Só não esqueça de priorizar a escolha das embalagens adequadas para cada tipo de produto.
1. Sopas e caldos
Opção prática especialmente para os dias frios ou para aqueles consumidores que buscam uma refeição leve e nutritiva, esse delivery pode vender desde caldos clássicos, como o de feijão e o de mandioquinha, até sopas mais sofisticadas, como de cebola gratinada ou o minestrone.
Também pode atender pessoas com restrições alimentares com versões vegetarianas, veganas e sem glúten.
2. Smoothies e sucos naturais
A entrega de smoothies e sucos naturais é outra opção diferente e que pode dar muito certo, especialmente em regiões nas quais faz calor a maior parte do ano.
Pense com carinho no planejamento estratégico do negócio e no menu: você precisa escolher bem os fornecedores e a variedade de combinações de frutas frescas, vegetais e superalimentos – como a chia, a linhaça e a spirulina.
3. Comidas étnicas
Se você abrir um delivery de comidas étnicas, tenha como objetivo principal permitir que seus fregueses experimentem sabores autênticos de diferentes partes do mundo sem sair de casa. Proporcione uma “viagem gastronômica” para eles, usando ingredientes frescos e técnicas tradicionais de preparo das receitas.
4. Pratos caseiros
Pratos que levam conforto para a barriga e o coração vão conquistar os consumidores que buscam o aconchego da comida feita em casa, mas não querem ter o trabalho de cozinhar, mas podem representar um menu maior do que o de outros estabelecimentos, então, cuidado com a gestão de estoque e dos pedidos.
Dica para acertar em cheio: usufrua de um cardápio digital para delivery. Em suas ações de marketing, destaque a praticidade da tecnologia junto com o valor que o restaurante dá à “comida que abraça” em momentos de correria ou estresse.
5. Receitas para finalizar em casa
Essa opção une praticidade e a experiência de cozinhar, permitindo que o cliente tenha uma refeição de qualidade com um toque pessoal mesmo que não entenda nada de cozinha: o restaurante entrega os pratos semi-prontos e com instruções simples, mas completas de finalização.
Gostou da ideia? Avalie o mercado dentro do seu raio de entrega para entender se faz sentido!
6. Tapas e petiscos
O delivery de tapas e petiscos é boa ideia de delivery diferente porque oferece aos consumidores opções de refeições variadas para serem compradas em maior quantidade e servidas em encontros sociais e happy hours ou consumidas em pares, por exemplo, em jantares descontraídos.
O serviço pode ser inspirado na culinária espanhola ou nos “beliscos” tradicionais brasileiros. Você que manda, ou melhor, o público-alvo que vai comprar!
7. Espetinho ou churrasco
Que tal criar promoções de espetinhos e acompanhamentos para aquelas pessoas que têm vontade de comer carne, mas não querem gastar muito ou consumir um prato tão grande? Eis aqui outra sugestão de delivery diferente e que pode bombar!
Mais uma indicação é criar um cardápio e um estabelecimento de entregas vendedores única e exclusivamente de cortes de carne e complementos que “harmonizam” com eles ou os famosos “extras” do churrasco, como farofa, vinagrete, mandioca assada e pão de alho.
8. Comida mediterrânea
Seu delivery de comida mediterrânea vai servir saladas frescas, homus, falafel, tabule, moussaka, frango com limão e ervas e outros pratos habituais dessa culinária. Ao preparar as receitas, saiba que o restaurante precisa dar ênfase ao uso do azeite de oliva, aos legumes e à carne branca.
Pesquise boas referências antes de começar!
9. Frutos do mar
Pensada para os clientes que estão querendo algo diferente das marmitas, do frango e da carne, essa opção pode vender desde camarões grelhados e mexilhões à marinara até pratos mais complexos, como paella e ceviche.
Esteja atento(a) à qualidade e ao frescor dos ingredientes e tome muito cuidado com a segurança alimentar dos seus consumidores.
10. Crepes
Os crepes doces e salgados são excelentes refeições para quem quer comer algo gostoso, mas sem exagerar, mas para servir essas delícias em delivery, você precisa garantir que elas chegarão ao endereço dos fregueses na temperatura, textura e qualidade ideais.
Calcule bem o raio de entrega e capriche no preparo da massa, diferenciando-o do da concorrência, e diversifique as opções de recheios!
11. Sorvetes artesanais
Quem tem receitas que levam ingredientes-secretos e naturais, bons fornecedores de embalagens com proteção térmica e clientes interessados em comprar uma sobremesa sem sair de casa mesmo nos dias mais quentes, pode fazer delivery de sorvetes artesanais.
Vale vender também extras, como casquinha, cobertura, farofa doce e similares, pois eles vão ajudar no aumento do ticket médio.
12. Café da manhã
Para o cardápio de uma cafeteria delivery, itens e combinações que vão ajudar os fregueses a terem um café da manhã “de hotel” em casa, são excelentes alternativas. Oferecendo pães, frutas, sucos naturais, panquecas, waffles e bowls, você pode atender a diferentes preferências e necessidades alimentares.
13. Salada no pote
Por fim, para quem quer abrir um delivery que segue tendências, vale explorar a possibilidade de vender combinações criativas de folhas + proteínas + carboidratos que não ficam tão gostosos quando misturados em casa porque sempre falta aquele molho especial, aquele crouton torradinho e assim por diante.
Disponibilize preparos mais simples – e consequentemente mais baratos – para quem quer comer bem no dia a dia e preparos mais “chiques”, com queijos artesanais e frutas secas, para quem quer ser saudável, mas sem ficar só na alface!
Monitore nas redes sociais o que a turma fitness está dizendo e fazendo em termos de alimentação e navegue num universo de possibilidades tanto na sua produção quanto no seu marketing. Dentro do que couber no bolso, claro.
O melhor tipo de delivery para abrir não atende uma ou outra gastronomia específica, mas as visões e os valores de seus responsáveis e, ao mesmo tempo, os desejos e as necessidades de quem compra.
E o que não pode faltar em um delivery?
Um sistema de pedidos de delivery eficiente e integrado a outras soluções usadas no restaurante é imprescindível para uma operação cinco estrelas.
Se você puder optar por tecnologias que ainda ajudem na análise constante de dados e feedbacks e na personalização dos itens consumidos e, com isso, inovar na sua operação, melhor ainda!
Além de tudo:
- embalagens apropriadas garantem que as entregas cheguem com qualidade até o destino;
- motoboys devidamente instruídos fazem toda a diferença na experiência do consumidor;
- uma logística de entrega adequada acelera os envios;
- formas de pagamento variáveis impactam diretamente na atração de fregueses;
- uma comunicação clara e rápida no WhatsApp e nas redes sociais é positiva para a reputação do negócio; e
- talheres descartáveis precisam ser enviados ou ao menos oferecidos.
Por último, brindes e cupons de desconto são a cereja do bolo no quesito “satisfação do cliente”. Agora, boas vendas!
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