
Vender açaí tem tudo a ver com lucrar no foodservice, mas, para seus rendimentos serem significativos, é essencial ter um plano de negócios bem estruturado e organizar bem o local de preparo dos produtos, independentemente de você ter um estabelecimento físico ou delivery.
Complementando tudo isso, dedique-se para montar um cardápio irresistível e colocar em prática estratégias eficazes de marketing e divulgação.
O açaí é um fruto versátil e querido por diferentes perfis de consumidores, então, faça com que a sua açaiteria seja tudo isso também! Venda o produto em creme na tigela, em suco ou no copo, adaptando-o às preferências do freguês!
Para você ter uma ideia do potencial desse mercado, o Pará, que responde por cerca de 90% da produção nacional do insumo, exportou mais de 8 mil toneladas da fruta em 2022. Esse volume gerou um movimento de mais de R$ 133 milhões para a economia, de acordo com a Federação das Indústrias do estado. E o mercado continua crescendo, viu?
Este guia completo vai ser a base do seu destaque frente à concorrência. Leia agora!
Do zero: o que é preciso para começar a vender açaí?
Para dar o start na sua empreitada, você precisa, primeiramente, se organizar através de um plano de negócios bem estruturado. Além disso, será necessário pesquisar bastante o mercado.
No plano, estarão descritas todas as suas ideias e previstas as despesas fixas e variáveis ligadas ao pontapé inicial do empreendimento. Outros registros vão ser:
- sua decisão sobre o modelo de negócio – se loja física ou delivery de açaí;
- detalhes da logística de entregas no caso do delivery ou do ponto comercial no caso de loja física; e
- definição de margem de lucro, inclusive para criar promoções e montar combos exclusivos, por exemplo.
Volte a esse documento sempre que precisar refrescar a memória e entender se tudo está saindo conforme o esperado!
Em paralelo, na sua pesquisa de mercado de restaurantes e açaiterias, será necessário responder algumas perguntas específicas, como qual é o tipo de demanda de quem circula pela região do estabelecimento ou pede dentro do raio de entrega do delivery e o que você pode fazer com a intenção de conseguir destaque em relação aos concorrentes.
Feito isso, você inclusive terá mais certeza de que escolheu o lugar certo para começar.
9 passos fundamentais para vender açaí e lucrar muito
Mais alguns detalhes também merecem a sua atenção. Confira-os!
1. Garanta ter escolhido o lugar certo para a sua açaiteria
No caso de açaiterias com atendimento em salão (espaço físico), para ter certeza de que seu ponto comercial é bom, analise o fluxo de pessoas e os horários em que há mais circulação de carros e pedestres.
Descubra se tem lugar por perto para quem quiser estacionar e opte por imóveis próximos de academias e instituições de ensino, por exemplo.
Caso a sua ideia seja trabalhar com entregas, você pode começar até fazendo delivery em casa, mesmo, desde que siga as normas da Vigilância Sanitária e atenda um raio de entrega em que fiquem localizados prédios e casas comerciais e residenciais.
2. Monte uma estrutura completa
Comece acertando: não deixe para depois os equipamentos e utensílios que serão estritamente necessários a partir do primeiro dia de operação. E mais!
Como montar uma açaiteria sem errar?
- Planeje onde acontecerá cada etapa da produção dos itens vendidos
- Nas áreas definidas para cada etapa de produção, instale móveis em aço inox que sejam necessários às respectivas etapas
- Organize o fluxo de circulação de pessoas (mesmo que seja só você!) e a própria disposição de móveis e equipamentos da melhor forma possível para acelerar o atendimento
- Pesquise e compre liquidificadores industriais capazes de garantir que o açaí esteja sempre na textura ideal
- Tenha os melhores freezers e geladeiras, afinal, você trabalha com um alimento cuja qualidade depende disso
- Providencie vários tipos de colheres, copos e embalagens e faça alguns testes até descobrir quais atendem melhor o seu público
- Caso opte por abrir uma loja física, invista em um ambiente agradável e convidativo, com mesas e cadeiras confortáveis
Tudo conta para criar uma experiência gastronômica de dar água na boca!
3. Capriche nas embalagens
Se você quer vender açaí no formato delivery ou take-away, escolha embalagens práticas e resistentes para manter a temperatura e a textura do produto até ele chegar ao destino final. Certamente será necessário testar alguns fornecedores e modelos antes de selecionar o melhor, mas faz parte.
Pesquise:
- Potes térmicos ou isotérmicos
- Recipientes com tampas bem vedadas
- Talheres descartáveis
- Guardanapos
- Sacolas resistentes
Outro artigo do blog traz ideias de frases para você gravar nas embalagens. Salve e consulte quando precisar.
4. Escolha os melhores fornecedores do insumo-base
Se os ingredientes frescos e de qualidade, regulamentados e preferencialmente rastreados do início ao fim da cadeia são a base para um açaí delicioso e seguro, essa dica não podia ficar de fora.
Entenda:
- Em qual formato cada fornecedor de açaí comercializa o produto
- Quais componentes são misturados ao insumo além do fruto
- De onde vem o produto e se há rastreabilidade desde o plantio
Trabalhar com bons vendedores faz toda a diferença para garantir os diferenciais de uma açaiteria, portanto, pesquise bem cada alternativa certificada, converse bastante com quem estiver disponível para negociar, entenda o produto por completo e ajuste prazos e valores antes de assinar qualquer contrato.
5. Negocie com os fornecedores de toppings
Os chamados “toppings” – que vão em cima do açaí ou formam as camadas quando o produto é servido em copo – também podem e devem ser negociados! Escolha-os de fornecedores que garantam entregas frequentes, qualidade e variedade.
O que colocar no açaí para vender?
- Leite em pó
- Granola
- Frutas frescas (banana, morango, kiwi, manga, uva, abacaxi etc.)
- Nibs de cacau
- Coco ralado
- Paçoca
- Gotas de chocolate
- Confete de chocolate
- Farinha de tapioca
- Mel
- Leite condensado
- Iogurte natural
- Caldas de frutas
- Creme de avelã
A maioria das pessoas amam essas opções, mas são infinitas as possibilidades!
Antes de escolher um conjunto de toppings e fechar com um fornecedor, teste os produtos e analise o custo-benefício considerando, em média, quantos gramas de cada um você vai vender por dia, semana ou mês. Volte à pesquisa de mercado (e da concorrência) se ainda não tiver esse dado.
6. Organize seu estoque
Um controle de estoque eficiente ajuda a evitar desperdícios, garantir a qualidade dos produtos e otimizar os custos da operação. O mesmo vale para a organização dos insumos armazenados tanto dentro quanto fora de freezers e geladeiras.
Anote algumas dicas!
- Itens com um vencimento mais próximo da data atual vão à frente das prateleiras ou freezers
- Toppings podem ser separados por categorias: coberturas, frutas, crocantes etc.
- Os potes em que os toppings ficam armazenados precisam ter etiqueta com nome do produto, data de armazenamento e data de validade da embalagem original
- Para armazenar o açaí, os freezers do estabelecimento devem ser mantidos a -18ºC
- Imprima um aviso para fixar nos freezeres: “evite abrir com frequência”
- Guarde o açaí e os toppings separadamente! Nada de colocá-los na mesma geladeira que carnes com cheiro forte, por exemplo
Se possível, estude mais sobre a realização de “inventário” e o faça regularmente, usando a automação digital para monitorar entradas e saídas dos insumos, garantindo que nunca falte nada essencial.
7. Crie um cardápio capaz de atender expectativas
Capriche nas opções, varie as combinações e aposte em um menu que agrade diferentes paladares e necessidades.
Como montar um cardápio de açaí?
- Se quiser destaque pela variedade, sirva o produto de diferentes formas (copo, tigela, picolé etc.)
- Pense em combos especiais de açaí + bebida, como suco de laranja ou de cupuaçu. As combinações refrescantes que podem conquistar novos fãs!
- Ofereça pelo menos dois diferentes tamanhos de cada opção
- Permita que o cliente pague por um, dois, três ou mais toppings
- Avalie o CMV do restaurante e pondere cobrar ou não por porções extras de complemento ou calda
- Não se esqueça de alternativas zero açúcar e zero lactose
- Inclua água com e sem gás no menu
- Para um atendimento mais rápido e completo, conte com um cardápio digital integrado ao seu sistema de gestão
De quebra, você corta custos operacionais antes mesmo de começar a contabilizá-los e o que sobra vai direto pro seu bolso!
“Posso vender salgados na minha açaiteria?”
A venda de salgados, sejam saudáveis ou ao estilo “fast food” é opcional. Sugerimos que você avalie os desejos dos consumidores antes de considerar a alternativa: ter comida no cardápio vai depender de adequação do estoque e do espaço de produção, mudanças no atendimento e novas negociações com fornecedores.
8. Precifique corretamente os seus produtos
Somado à montagem adequada do menu, o segredo para lucrar vendendo açaí também está em acertar no cálculo do preço de venda de cada produto disponível, afinal, se o custo da matéria-prima for maior que o valor de venda, o prejuízo é certo.
Antes de precificar seu cardápio, saiba exatamente todos os gastos fixos e variáveis envolvidos na produção e defina a margem de lucro desejada para o negócio, buscando um equilíbrio entre gerar um retorno saudável e seguir competitivo no mercado.
Como calcular preço de venda de açaí?
A margem de lucro de quem vende açaí costuma girar entre 15% e 35%, podendo ser ajustada para mais ou para menos pode conforme o público-alvo, a concorrência, a reputação da marca e até a localização.
Como calcular preço de venda de açaí?
Se o lucro desejado corresponder a 25% do faturamento bruto e o custo total para preparo de uma tigela completa do produto for R$ 15, a venda dessa mesma tigela ao consumidor final deverá sair por aproximadamente R$ 19.
9. Faça um marketing açaízifero!
Conheceu sua persona, entendeu seu público-alvo e sabe o que a galera busca ao consumir seu açaí? Replique todo o conhecimento nas ações de marketing do seu negócio!
- Invista em ações nas redes sociais para atrair os mais jovens
- Firme parcerias com outras marcas do bairro para atrair quem compra nas redondezas ou pede delivery
- Compartilhe e-mails marketing anunciando ofertas urgentes e informando mais sobre o seu produto
- Crie itens promocionais para cada dia da semana ou seguindo um calendário de datas comemorativas
E não se esqueça de criar um programa fidelidade personalizado se quiser aumentar as chances de uma boa parcela de fregueses fiéis retornar à sua loja e garantir lucro extra no fim do mês.
São vários os benefícios de vender açaí e agora você tem todas as informações que precisa para usufruir deles! Agrade todas as idades, celebre uma boa demanda o ano todo, lucre muito e desperdice pouco ou nada (preferencialmente): comece hoje mesmo!
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