Tudo sobre como montar delivery de açaí

O delivery de açaí é uma excelente alternativa para quem quer entrar no ramo de foodservice e pode sair do papel já fazendo sucesso se você abraçar as orientações trazidas aqui. Confira cada uma delas agora mesmo!

Por Redação Goomer 06 de Fevereiro de 2024 - Atualizado em 18 de Outubro de 2024 13 min. de leitura
Tudo sobre como montar delivery de açaí

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Para montar um delivery de açaí de sucesso, o passo primordial é ter um bom plano de negócios. A partir desse ponto, você pode pensar em quais equipamentos precisa comprar, tirar as licenças necessárias, investir no marketing e, é claro, começar a vender.

O comércio do fruto é um nicho que, segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), cresceu 15% entre 2019 e 2022, gerando uma receita de mais de 50 bilhões de reais para o país, com franquias no foodservice que cresceram 200% no mesmo período, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF)!

Esse mercado em expansão representa oportunidades para quem empreende e, se você chegou até este artigo, só pode ser por um motivo: quer saber tudo sobre ele para, talvez, abrir seu próprio delivery, certo?

Não precisa esperar mais, é só continuar lendo e aprender tudo que você precisa para tirar os planos do papel. 

Como montar um delivery de açaí?

A estruturação da sua loja deve começar com um plano de negócios. Em seguida, você vai precisar tirar as licenças necessárias, adquirir os equipamentos adequados, pensar na propaganda e no marketing e, por fim, implementar o melhor modelo de cardápio para facilitar o seu serviço e atendimento.

Lembre-se sempre de que, além de seguir os passos corretamente, garantir a qualidade do que você oferecer vai ser essencial, então, busque maneiras de se tornar excelente desde o preparo das tigelas, dos copos, dos sucos etc. até o tratamento com os clientes.

6 passos para planejar um negócio de açaí delivery

As principais etapas para a montagem do seu delivery estão listadas adiante!

1. Comece pelo plano de negócios

Um plano de negócios funciona como um guia do desenvolvimento da empresa e deve conter descrição de seus produtos e serviços, avaliação detalhada do mercado, estratégias principais de marketing, plano operacional e de expansão, detalhes sobre a equipe, dentre outras informações.

Se quiser, oriente-se pelo checklist abaixo.

  • Descrição da empresa, dos produtos e/ou dos serviços: história, estrutura legal, localização, missão e visão, valores fundamentais, objetivos de curto, médio e longo prazos, proposta de valor e diferenciais competitivos.
  • Análise de mercado: tamanho, segmentação, tendências, concorrência e oportunidades.
  • Plano de marketing: posicionamento, estratégias de promoção, precificação e distribuição, dentre outros aspectos.
  • Plano operacional: processos cotidianos, instalações, fornecedores, logística, tecnologia e tudo o que estiver ligado à operação do delivery.
  • Equipe necessária: quantidades de funcionários, cargos e funções, responsabilidades, treinamento e desenvolvimento e estratégias de retenção de talentos.
  • Projeções financeiras: demonstrações de resultados, fluxo de caixa, balanço patrimonial, análise de ponto de equilíbrio e indicadores financeiros relevantes.
  • Estrutura de custos: gastos fixos e variáveis detalhados, proporcionando uma compreensão clara das despesas pretendidas e dos investimentos necessários.
  • Plano de crescimento e expansão: estratégias para o crescimento futuro da empresa.

Pode parecer trabalhoso desenvolver um material assim, mas, quanto mais critério e carinho você tiver ao fazê-lo, mais simples se tornarão todos os outros passos. E não só isso!

Qual a importância de um plano de negócios para delivery de açaí?

Um plano de negócios funciona como um guia escrito com todos os objetivos de quem empreende, detalhes de como deve funcionar a empresa e as fases que precisam ser seguidas para alcançar os resultados finais, por isso ele é tão importante.

Esse documento é uma ferramenta fundamental para orientar desde a ideia inicial até o cotidiano e, portanto, a gestão da empresa já funcionando, além de auxiliar nas tomadas de decisões estratégicas já que, se surgirem desafios ou oportunidades inesperadas durante o processo de abertura do negócio, é possível obter informações mais estruturadas através dele.

A elaboração do plano de negócios incentiva uma análise detalhada do mercado de açaí, contribuindo para identificação de oportunidades, concorrentes e potenciais desafios, compreender o mercado e definição, com clareza, das missões, visões, valores e público-alvo, por exemplo, bem como de estratégias de marketing online e offline.

Esse guia também define como o negócio vai gerar receita, incluindo estratégias de precificação e possíveis fontes adicionais de lucros, como parcerias. Se o(a) empreendedor(a) precisar de financiamento externo, ele entra em cena como uma ferramenta valiosa para atrair investidores, fornecendo uma visão clara do potencial da ideia.

Aliás, vale incluir nele as chamadas “fontes de financiamento” do delivery, ou seja, se haverão possíveis participantes da sociedade que dará origem à empresa, se serão necessários empréstimos para o plano virar realidade, se apenas dinheiro tirado do próprio bolso já bastará etc.

Próximo passo!

2. Tire as licenças necessárias para o seu delivery de açaí

O segundo passo antes de começar a receber pedidos do delivery vai ser conseguir toda a documentação necessária para seu negócio poder operar sem pendências legais.

Aqui está uma listinha das principais! Algumas devem ser obtidas antes mesmo da abertura do espaço e outras têm a ver, justamente, com o funcionamento dele:

  • Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ);
  • Inscrição Estadual que autorize a venda e entrega de alimentos e torne a empresa contribuinte do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS);
  • alvará de funcionamento obrigatório para operação do delivery;
  • Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), garantindo que o espaço atende às normas de segurança contra incêndios e para contenção e prevenção de acidentes; e
  • licença concedida pela Vigilância Sanitária após vistoria, para assegurar que o delivery mantém padrões adequados de higiene.

Os Procedimentos Operacionais Padronizados (POPs), mesmo não sendo exatamente um documento exigido por lei, são muito bem-vindos também, afinal, servem para registrar os padrões de produção, armazenamento, limpeza e envio dos pedidos no delivery, o que vai contribuir muito com a logística das entregas.

Papelada em mãos? Siga em frente.

3. Adquira os equipamentos para montar um delivery de açaí

A compra de equipamentos é um momento importantíssimo para quem vai abrir um restaurante e, como o assunto aqui é delivery de açaí, algumas coisas não precisam entrar na conta, a exemplo de tudo aquilo relacionado ao atendimento local de clientes: mesas, cadeiras e assim por diante.

Você vai precisar de um freezer para armazenar os potes do seu produto principal e de uma geladeira para guardar insumos que precisam de refrigeração, além do chamado “estoque seco”, um armário ou várias prateleiras de aço inox nos quais serão armazenadas suas embalagens, as deliciosas coberturas e os complementos do seu açaí que não precisam de refrigeração.

Fizemos outra listinha para ajudá-lo(a)!

  • Freezer
  • Refrigerador ou geladeira
  • Liquidificador
  • Balança eletrônica
  • Computador (para organizar as finanças)
  • Utensílios de cozinha no geral (potes, facas, pratos, tábuas de corte, colheres específicas para sorvetes e açaí etc.)
  • Balcões de manipulação dos alimentos e pias para lavagem das mãos também precisam ser de aço inox ou, pelo menos, feitos em um material cujo uso em restaurantes seja permitido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Além disso, certifique-se de que somente pessoas envolvidas com o preparo e a venda dos produtos e devidamente protegidas com seus Equipamentos de Proteção Pessoal (EPIs) descartáveis circulem pelo espaço.

4. Tenha um cuidado especial com as embalagens

As embalagens têm um papel fundamental quando a conversa é entrega de comida, afinal, elas que vão manter tudo “nos conformes” durante o caminho da sua cozinha até cada cliente.

Só que elas não podem ser as mesmas para todos os alimentos, e especificamente o açaí precisa do transporte garantido em uma embalagem na qual ele vá chegar gelado, sem vazar e sem virar uma mistureba de coisas – amendoim, paçoca, calda, leite condensado, leite ninho, tudo na mesma camada.

Pensando dessa forma, pondere entre algumas opções disponíveis hoje em dia para você escolher: as plásticas, as de isopor e as de papel.

  • Embalagens feitas de plástico transparente permitem que o cliente veja o conteúdo dentro delas, só que não preservam a temperatura dos alimentos. Além disso, não são a opção mais sustentável, já que o plástico demora muuuuuito tempo para se decompor.
  • Copos, potes e marmitas de isopor são bem baratos e leves e conservam a temperatura dos alimentos, mas não podem ser descartados como materiais recicláveis depois de o cliente consumir o que tem dentro.
  • Embalagens de papel servem como outra opção para o açaí, além das mencionadas logo aqui em cima, e já existem opções de copos e potes com uma cobertura impermeável, ideal para transportar esse tipo de alimento, que ajudam a conservar a temperatura, apesar de não tão bem quanto o isopor.

Ao contrário de outros materiais, o papel é fácil de reciclar e, com as opções biodegradáveis disponíveis no mercado, se a sustentabilidade for uma bandeira do seu negócio, vale a pena investir nesse tipo de modelo.

Como escolher embalagem para delivery?

Simples: faça um teste! Compre uma unidade de cada tipo, coloque o açaí e dê uma volta com ele por aí, simulando a entrega. Depois, é só checar qual se saiu melhor em deixar o açaí geladinho e sem vazar.

Considere também qual valeria mais a pena para o seu bolso e o do freguês. 

Também não dá para esquecer do quesito propaganda, já que a embalagem pode e deve carregar sua marca para dentro da casa de cada cliente! O papel e o plástico são mais fáceis de personalizar, mas nada impede que você coloque adesivos nos copos de isopor.

E por falar em propaganda…

5. Pense na propaganda e no marketing do seu delivery de açaí

Antes de começar a fazer uma campanha, por mais simples que ela seja, você precisa definir uma identidade de marca forte e atraente para o seu delivery de açaí. Isso inclui escolher um nome fácil de lembrar, um logotipo atraente e uma paleta de cores que tenha a cara do produto.

Não pense duas vezes se puder contar com um especialista em design gráfico e não sinta vergonha de conversar com outros empreendedores para buscar inspiração, está bem?

Com o resultado em mãos, você consegue criar suas redes sociais e começar a compartilhar imagens atraentes dos itens do seu cardápio, a promover ofertas especiais, a interagir com os clientes e a criar toda uma comunidade em torno da sua marca.

Consegue também voltar à etapa de personalização das embalagens e arrasar nesse quesito!

Quando suas vendas deslancharem e sobrar uma grana, vale rever as estratégias de marketing para ir direcionando-as para buscar uma visibilidade maior, já pensando na expansão do seu negócio de delivery de açaí.

Outra dica: expansão, marketing e cardápio digital também têm tudo a ver.

6. Implemente um cardápio digital para delivery de açaí

Ao criar seu cardápio digital para delivery, você consegue personalizá-lo de acordo com a identidade da sua marca, fazer descrições detalhadas de cada montagem, combo,  promoção e assim por diante, trazer imagens de alta definição que dão água na boca dos clientes e até destacar ofertas.

Sem contar que dá para divulgar o menu de um jeito muito mais fácil e econômico voltando ao tópico da propaganda e do marketing, bem como à parte de decorar as embalagens.

Os melhores cardápios digitais para delivery do mercado são soluções inteligentes, pensadas para melhorar a experiência do consumidor mesmo naqueles momentos em que ele está com muita fome ou em que está chovendo e ele não quer sair de casa! Acredite.

Calcule incluir o valor do investimento logo de cara, quando começar a estudar seus gastos com a montagem do negócio: você poderá se surpreender ao descobrir que a conta fecha e que as vantagens de dar início às operações já surpreendendo através da tecnologia vão muito além do lucro.

Quanto custa montar um delivery de açaí?

O custo para montar um delivery de açaí pode variar de R$ 2 mil para quem pretende apenas cobrir os insumos iniciais e a estrutura adequada às normas da Anvisa, mas já tem alguns equipamentos em casa com os quais pode contar, até R$ 8 mil ou mais.

Aqui embaixo, você confere uma tabela com alguns valores que precisam entrar na conta.

Cálculo médio do investimento para abrir um delivery de açaí
(Para 200 vendas/mês de copos de açaí de 350 ml)
Produto Investimento inicial
Polpa congelada de açaí R$ 20/kg
R$ 1.200 total
Acompanhamentos (granola, frutas, mel, coco ralado, granulados etc.) R$ 200*
Embalagens R$ 1,50/un.
R$ 300 total
Entregas Considerar mensalidade + taxas de aplicativo delivery, valor do motoboy ou valor do cardápio digital para delivery
Equipamentos R$ 3.000
Despesas operacionais fixas (luz, água, internet etc.) e licenças iniciais (alvarás e autorizações) R$ 500
Reserva para emergências O suficiente para cobrir pelo menos três meses da sua despesa total mensal
 

*Quanto aos acompanhamentos, de início, compre o que couber no valor delimitado no orçamento. Você pode optar por gastar mais comprando maior quantidade de um mesmo insumo ou gastar menos comprando um pouquinho de cada para testar a preferência do público-alvo.

E os gastos com marketing e publicidade? Comece trabalhando com ferramentas gratuitas, criando e movimentando o perfil do delivery nas redes sociais!

Os valores sinalizados na tabela podem variar para mais ou para menos, a depender da localização do seu estabelecimento, da situação da economia do país e de diversos outros fatores.

E o valor da polpa do açaí – que vem do Norte do Brasil – também pode acabar sendo maior ou menor, o que quer dizer que você vai ter que dar uma pesquisadinha dentre alguns fornecedores para saber, com mais precisão, quanto a inauguração vai custar.

Mesmo depois de dar a largada por aí, continue acompanhando as publicações aqui do blog da Goomer: quanto melhor e mais preparado(a) você estiver, maiores são as chances de o seu empreendimento chegar ao topo! Boas vendas.

 

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