Quer saber como começar a empreender na gastronomia? Entenda desde já que isso envolve muito mais do que “só” montar e abrir um restaurante ou uma lanchonete: o processo depende de planejamento, investimento de tempo e dinheiro para a criação de uma experiência única ao consumidor etc.
O setor gastronômico é um dos mais dinâmicos e competitivos do país e do mundo, o que exige de você, empreendedor(a), uma combinação de criatividade, conhecimento de mercado e capacidade de adaptação.
Seja para ter um food truck, uma pequena cafeteria ou até mesmo gerir um grande restaurante, arregace as mangas, transforme sonhos em planos, faça muitas contas, deposite toda a sua paixão no projeto e busque resiliência para lidar com altos e baixos.
Este artigo pode ajudar!
1. Entenda a importância da gastronomia no Brasil
A culinária brasileira mistura influências indígenas, africanas, portuguesas e de outros imigrantes, o que resulta em uma enorme variedade de sabores e pratos regionais. Cada estado, cada cidade e até cada bairro tem suas próprias tradições gastronômicas, o que torna única e extremamente versátil a gastronomia do país.
Uma das características mais importantes da gastronomia do país é a sua capacidade de refletir a rica diversidade cultural, mas, além disso, o setor é um dos principais motores da economia tanto na hora de vender quanto na hora de contratar.
A indústria brasileira de alimentos e bebidas, que envolve o setor de gastronomia, representa quase 11% do PIB, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA). Só em restaurantes, no primeiro semestre de 2024, foram gerados mais de 17 mil empregos formais, segundo a Associação Nacional de Restaurantes.
E mais: a nação ainda se destaca anualmente nos rankings mundiais de turismo gastronômico.
2. Saiba qual é o papel do empreendedor na gastronomia
Quem empreende na gastronomia se torna responsável por criar e gerenciar experiências para os clientes e também por administrar equipes de funcionários, relações com fornecedores, convivência com concorrentes etc.
Seu trabalho envolve, principalmente, antecipar as necessidades dos consumidores e adaptar o negócio às tendências do mercado, além de todos os pontos listados adiante.
- Fazer o planejamento dos negócios: definir o conceito do empreendimento, descobrir o público-alvo, escolher equipamentos, criar procedimentos padrões e mais
- Analisar o mercado: estudar o setor, a concorrência, as tendências e as preferências do consumidor
- Escolher local e infraestrutura: selecionar um ponto comercial adequado e toda a estrutura necessária para o funcionamento do estabelecimento
- Desenvolver o cardápio: criar um menu alinhado ao conceito do restaurante, com receitas que atendam aos gostos e às necessidades do público
- Gerir fornecedores: estabelecer parcerias com fornecedores de restaurantes, negociar preços, prazos e condições de entrega e fazer a manutenção do relacionamento
- Contratar e treinar funcionários: selecionar profissionais qualificados e treiná-los para garantir um serviço de excelência
- Fazer a gestão financeira do negócio: monitorar o fluxo de caixa, a precificação do cardápio, o pagamento de contas fixas e variáveis e o sucesso de ofertas e promoções e planejar investimentos
- Se envolver no marketing e na divulgação: criar estratégias eficazes de marketing digital para atrair clientes e fortalecer a marca, seja fazendo isso sozinho(a) ou com o auxílio de outros profissionais
- Monitorar a qualidade: tanto dos alimentos quanto do atendimento e da experiência do cliente (de forma contínua!)
- Gerir estoque e operações: supervisionar diariamente o estoque, os processos, o alinhamento da equipe e os cuidados com o estabelecimento, garantindo que tudo esteja funcionando de acordo com os padrões previamente definidos
- Coletar e fornecer feedbacks: coletar e analisar feedbacks dos clientes para melhorar o serviço e inovar constantemente, ao mesmo tempo em que oferece feedbacks aos colaboradores
- Monitorar e implementar tecnologias: entender quais automações digitais atendem às necessidades do negócio para implementá-las na operação
Vale ressaltar também a importância de um(a) empreendedor(a) preservar as visões e os valores que a marca defende, então, nunca se esqueça do seu propósito.
3. Siga este passo a passo para começar a empreender na gastronomia
Somados ao planejamento, à dedicação e a uma abordagem estratégica, existem alguns passos fundamentais que precisam ser seguidos por quem quer entender como começar a empreender na gastronomia. Definição do conceito do negócio, escolha da localização e elaboração do cardápio são alguns deles.
Confira todos agora mesmo!
a. Defina o conceito do seu negócio
Pergunte a si mesmo(a) que tipo de comida você quer oferecer, para qual público-alvo e que estilo o seu restaurante terá. Preferencialmente, defina um nicho de atuação (culinária regional, saudável, gourmet, um delivery diferente e assim por diante), para buscar destaque mirando certo e criar uma identidade forte.
b. Analise o mercado e elabore um plano de negócios
No seu plano de negócios, você vai detalhar o conceito da sua empresa, enumerar tudo o que identificou durante uma análise de mercado feita previamente, definir objetivos financeiros, levantar possíveis estratégias de marketing e identificar os recursos necessários para “dar o start”, dinheiro, equipamentos etc.
Pense que o plano de negócios serve como um guia para orientar suas ações e também pode ser essencial caso você precise de financiamento externo.
c. Escolha a localização
A localização do ponto comercial é um dos principais fatores de sucesso no setor gastronômico, então, escolha um lugar que tenha boa visibilidade, fluxo de pessoas constante pelo menos durante algumas horas do dia e fácil acesso.
Caso seu negócio seja um food truck ou delivery, pense principalmente na operação e na logística.
d. Adeque o empreendimento às leis
Regularize sua nova empresa, obtendo todas as licenças e autorizações exigidas pelos órgãos de saúde e segurança da cidade, do estado e do país, como alvará de funcionamento, permissão para operação vinda da Vigilância Sanitária e cadastro junto à Receita Federal (CNPJ). Sem os documentos, você pode ter dores de cabeça sérias no futuro.
e. Crie um bom cardápio
As melhores ideias de cardápio devem ser colocadas no papel nessa etapa do processo!
Crie um menu que combine com o conceito do seu negócio e que atenda às necessidades do seu público e, além de garantir qualidade e sabor nas receitas, pense na apresentação dos pratos, em usar ingredientes que diferenciem o restaurante da concorrência, em harmonizar bebidas e comidas e em atender mesmo pessoas com dietas mais restritas.
Considere usar ingredientes locais e sazonais.
f. Escolha e treine sua equipe
A equipe de um restaurante é fundamental para o sucesso do empreendimento. Desde os cozinheiros até os atendentes, todos devem estar alinhados com o conceito do seu negócio e bem treinados para oferecer um serviço de qualidade.
Antes da inauguração, alinhe expectativas, depois, mantenha os conhecimentos e as habilidades do time sempre atualizados, sejam pessoas envolvidas na “parte técnica” (preparo de pratos) ou no atendimento e na cobrança.
g. Organize a gestão financeira
Desde o dia “zero”, controle o fluxo de caixa, as despesas fixas e variáveis e as receitas com rigor. Faça uma precificação adequada do seu cardápio e mantenha uma reserva financeira para imprevistos.
Dica extra: conte com um contador e um software de gestão para organizar as finanças e evitar problemas fiscais.
h. Trace ações de marketing
Desenvolva uma estratégia de marketing utilizando as redes sociais, criando um site e um blog e usando plataformas como o Google e o TripAdvisor para divulgar seu negócio e receber avaliações e, ainda, considere ações de marketing offline, como parcerias com outras empresas próximas ou que defendam os mesmos valores.
i. Acompanhe os resultados e inove sempre
Por fim, depois de encaminhada a abertura de portas, monitore os resultados constantemente, ou seja, acompanhe o desempenho financeiro do negócio, o nível de satisfação dos clientes e a adequação às tendências do mercado.
Esteja sempre disposto(a) a inovar, seja nos pratos, no atendimento ou na decoração, assim, você garante relevância e competitividade. Aí vai ficar mais fácil chegar ao máximo sucesso!
4. Aos poucos, vá trabalhando para ter sucesso na gastronomia
Como ter sucesso na gastronomia? Hoje em dia, é necessário ir além de oferecer bons pratos, já que a experiência do cliente conta muito e salta aos olhos aquele empreendimento que consegue se adequar às mudanças e novidades sem perder a qualidade.
Ofereça uma experiência única aos clientes
Invista em um ambiente acolhedor, treine sua equipe para um atendimento impecável e se preocupe com os detalhes, como a apresentação dos pratos, o conforto e a praticidade.
Personalize tudo o que for possível, mostrando atenção às necessidades específicas de cada cliente para que todos se sintam valorizados.
Inove constantemente no cardápio
Experimente novos ingredientes, crie combinações inusitadas e combos especiais, ofereça opções diferenciadas, faça promoções em dias-chave e, por favor, observe as preferências do seu público, adaptando o menu tanto conforme as demandas quanto conforme a sazonalidade.
A renovação constante do cardápio mantém os clientes curiosos e engajados, além de aumentar as chances de fidelização.
Seja rigoroso(a)
Em quê? No controle financeiro – sobre o qual você já leu anteriormente neste mesmo artigo.
Uma má gestão do dinheiro do restaurante pode comprometer sua rentabilidade e sustentabilidade, então, foco no fluxo de caixa, cuidado nos orçamentos e disposição para revisitar negociações se precisar.
Obs.: identificar rapidamente problemas financeiros vai lhe ajudar a tomar decisões em tempo para preservar a saúde do seu negócio.
Conte com a tecnologia
Para o marketing, as redes sociais e os sites de busca podem ser soluções na hora de levar um conteúdo relevante ao freguês, interagir de forma autêntica, aumentar a visibilidade online, apostar em campanhas de tráfego pago e fazer publicações com influenciadores.
Para o atendimento e a operação, por sua vez, os cardápios digitais e os sistemas de gestão e de envio de pedidos à cozinha podem representar agilidade, personalização e diferenciação, ou seja, sucesso puro!
5. Acompanhe tendências do empreendedorismo e da gastronomia
Ainda dentro do quesito “sucesso”, o mercado gastronômico está sempre evoluindo, então, analise os interesses de consumo de quem vai a restaurantes, mesmo se o seu modelo de negócio for um delivery ou take away, e fique por dentro de novas tendências tanto do setor quanto do universo empreendedor, pois isso pode ser um diferencial competitivo importante.
Que tal começar a monitorá-las neste exato momento? Seu “pulo do gato” pode estar, justamente, no estudo e na pesquisa constantes. Anota aí!
Aumento da busca por alimentos saudáveis
Os restaurantes estão, cada vez mais, oferecendo pratos com ingredientes orgânicos e locais e buscando fornecedores que pratiquem a agricultura sustentável. Em paralelo, aqueles que se diferenciam têm preocupação em reduzir o desperdício de alimentos e usar embalagens ecológicas.
Expansão do delivery e das dark kitchens
As dark kitchens e ghost kitchens são uma tendência crescente, oferecendo a possibilidade de muitos estabelecimentos otimizarem a produção de alimentos para entrega sem a necessidade de um ponto físico só para isso.
Ao mesmo tempo, cresce a busca por delivery, então, restaurantes estão buscando por alternativas aos aplicativos de entrega tradicionais – que cobram taxas por pedido.
Cardápios personalizados e dietas especiais
Atender dietas veganas, sem glúten ou low carb ou mesmo vender uma comida mais saudável é sinônimo de adaptação às tendências nos dias de hoje. Quem entende as necessidades alimentares individuais sai à frente. Procure saber mais também sobre ingredientes funcionais e superalimentos.
Automações e uso da Inteligência Artificial
A automação digital otimiza processos, melhora a experiência do cliente e cria novas formas de interação entre a marca e os fregueses, não à toa, tornou-se uma tendência que merece sua atenção.
Ferramentas com IA podem ser usadas para analisar dados de consumo e ampliar a personalização dos pedidos, enquanto robôs podem entrar em cena na cozinha para reduzir custos e melhorar a eficiência operacional.
Experiências gastronômicas imersivas
Por último, as experiências gastronômicas imersivas ganharam espaço entre as tendências e o envolvimento do cliente com o ambiente e a culinária de uma forma mais sensorial e interativa pode fazer restaurantes venderem mais.
Algumas sugestões para se adequar à novidade são:
- jantares com temas especiais;
- visualização da cozinha por parte do consumidor no salão; e
- experiências de degustação.
Outros insights valiosos você confere em mais artigos aqui, no blog da Goomer!
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