- O que é uma campanha de tráfego pago?
- Quanto custa uma campanha de tráfego pago?
- Como campanhas de tráfego e o cardápio digital ajudam a vender no delivery?
- Qual é a melhor forma de fazer campanhas de tráfego para delivery?
- Quais são as principais mídias para fazer tráfego pago de restaurante?
- Viram seu anúncio e não compraram?
- Dentro e fora das redes e plataformas, aproveite as vantagens do cardápio digital para delivery!
As campanhas de tráfego são ferramentas importantes para aumentar as vendas via cardápio digital, principalmente de restaurantes delivery, já que direcionam clientes em potencial diretamente para a “vitrine” do estabelecimento, ampliando sua visibilidade.
Elas dizem respeito ao que vai além da criação de conteúdo orgânico na internet, ou seja, à veiculação de anúncios em diferentes plataformas, como as redes sociais e o Google mas, para fazê-las, você precisa compreender que cada canal tem características únicas e estudar um a um de forma aprofundada.
Ou melhor, estudar aqueles nos quais seu público-alvo está, pelo menos!
Quer descobrir mais e começar hoje mesmo? Abra o bloco de notas para não perder nenhuma dica e boa leitura.
O que é uma campanha de tráfego pago?
Uma campanha de tráfego pago nada mais é do que a promoção de um conteúdo feito por uma marca, na internet ou nas redes sociais, em formato de foto ou vídeo, para torná-lo uma propaganda e atrair consumidores. E, por “promoção”, entenda: o pagamento de determinado valor para que esse conteúdo se destaque dentre tantos.
Atualmente, o tráfego pago é importante estratégia de marketing adotada por restaurantes, principalmente deliveries, que buscam vender mais e/ou melhor. Campanhas assim dentro do food podem acontecer de diversas formas: você vai ler sobre isso no decorrer deste artigo.
Quanto custa uma campanha de tráfego pago?
O custo de uma campanha de tráfego varia bastante, dependendo de fatores como a plataforma escolhida, o público-alvo e o orçamento disponível. Pretende investir? Considere suas possibilidades financeiras e comece com pequenas quantias diárias.
Vá ajustando (possivelmente “para mais”) conforme o retorno, e cuidado com os ajustes “para menos” ou com começar investido muito pouco só “para testes”: siga as dicas dadas pelas próprias ferramentas de programação de anúncios para não gastar sem ter chance nenhuma de alcance.
Acima e antes de tudo, defina metas claras, segmente corretamente os “alvos” e monitore os resultados, fazendo ajustes também nas imagens, nos textos e até nos investimentos se achar necessário.
Inclusive, se o seu restaurante opera no formato delivery, as vantagens de unir uma estratégia paga à orgânica se estendem além das vendas. Olha só!
Como campanhas de tráfego e o cardápio digital ajudam a vender no delivery?
Se separadas, as duas ferramentas já são boas, imagine juntas! As campanhas de tráfego pago para delivery somadas ao cardápio digital ajudam nas vendas, principalmente, porque enquanto uma atrai o público-alvo certo, a outra facilita o acesso desse grupo aos itens do menu, suas descrições, ofertas e promoções.
Além disso, um bom cardápio digital para delivery otimiza a experiência dos consumidores, facilitando os pagamentos, a comunicação com a loja, a personalização dos itens, a aplicação de cupons de desconto personalizados etc.
Considere que uma pizzaria lance uma campanha de tráfego pago no Instagram, segmentada para pessoas do bairro que tenham entre 20 e 45 anos e costumem usar a internet das 17h às 23h quase todos os dias.
Nessa campanha, ela divulga imagens atraentes de suas pizzas e oferece 10% OFF no primeiro pedido.
Ao ser atraído pelo anúncio, aquele exato usuário que a pizzaria quer alcançar vai clicar em “Pedir”, por exemplo, e ser diretamente levado ao cardápio digital, visualizando as opções, escolhendo sua redonda meio a meio e aplicando o cupom PRIMEIROPEDIDO para concluir a compra com desconto.
De quebra, o cardápio ainda perguntará se ele quer um refrigerante para completar a refeição e, aceitando, o mesmo consumidor aumenta o ticket médio do estabelecimento através de cross-selling!
Esse tipo de interação cria um caminho mais curto entre a descoberta da marca e a decisão de compra, tornando-a rápida e assertiva. Aí vai caber à pizzaria realizar, num futuro próximo, ações de pós-vendas para fidelizar o freguês.
Nesse sentido, a própria implementação de campanhas de tráfego e do cardápio digital podem ajudar, afinal, facilitam a coleta e a organização de dados de cada consumidor.
Qual é a melhor forma de fazer campanhas de tráfego para delivery?
Arrase combinando uma segmentação precisa, a criação de conteúdos atraentes e o acompanhamento contínuo do alcance e dos retornos.
- Identifique seu público-alvo e direcione os anúncios para essas pessoas: você precisa definir um nicho que deseja atingir através de dados demográficos, comportamentos e preferências dos clientes específicos.
- Desenvolva anúncios que se destaquem: use imagens de alta qualidade dos pratos, descrições cativantes e chamadas para ação que incentivem os usuários a clicar na sua propaganda.
- Teste diferentes formatos de anúncios – vídeos curtos, carrosséis, imagens estáticas etc. – para descobrir o que “encaixa” melhor com a sua audiência.
- Explore também diferentes mídias, mas nunca investindo tempo e dinheiro naquelas em que você tem certeza de que o seu público-alvo não está.
Não pule esse processo de experimentação, pois ele é essencial para otimizar as campanhas e maximizar o retorno sobre os investimentos.
Quais são as principais mídias para fazer tráfego pago de restaurante?
O Meta Ads, pertencente ao Facebook e Instagram, o Google Ads e o YouTube Ads são os principais espaços de construção de tráfego pago para bares e restaurantes. Essas ferramentas estão em constante atualização, então, fique de olho nelas.
E todas trazem recursos muito interessantes para ajudar os empreendedores.
1. Meta Ads
O Meta Ads, que abrange anúncios no Facebook e no Instagram, é uma ferramenta importante para campanhas de tráfego pago, especialmente para restaurantes. Seu grande diferencial é a capacidade de segmentar o público de forma detalhada, com base em dados demográficos, interesses e comportamentos específicos.
Através dele dá até pra mirar – e acertar! –, por exemplo, como usuários que frequentemente pedem delivery ou seguem páginas de gastronomia. Além disso, os anúncios Meta são exibidos em formatos variados, como imagens, vídeos e carrosséis, garantindo uma apresentação atraente de pratos e promoções.
Outro recurso interessante são os chamados “anúncios dinâmicos”, que mostram diferentes produtos com base nas preferências das pessoas segmentadas, o que aumenta as chances de conversão.
Usar Meta Ads, portanto, é ideal para você alcançar clientes que passam muito tempo nas redes sociais e para promover ações pontuais, como descontos em horários de baixa demanda ou divulgação de novos itens.
2. Google Ads
O Google Ads, por sua vez, permite que os estabelecimentos apareçam nas pesquisas do Google, é claro, quando clientes em potencial – predefinidos também pela segmentação – buscam palavras e expressões de interesse.
Anúncios através desta ferramenta geralmente atingem quem está mais próximo de realizar um pedido, ou seja, usuários em fase de decisão, então, ponto positivo. Sem contar que ela ainda permite mostrar a distância entre quem pesquisa e o restaurante ou se há opções de retirada e muito mais.
Ao usar palavras-chave específicas e relevantes relacionadas ao que você vende via delivery, os bairros que atende e os horários de funcionamento, por exemplo, seu restaurante pode aparecer nas primeiras posições dos resultados de pesquisa do Google.
Experimente:
- “melhor [tipo de gastronomia ou restaurante] perto de [tal localização];
- “pizzaria delivery”, “hamburgueria delivery” e similares
- “restaurante [tipo de gastronomia] em [bairro, cidade ou estado]”;
- “restaurante delivery [especialidade] aberto segunda-feira”;
- “delivery de [tal comida] aberto agora”;
- e assim por diante.
Direcionando os cliques diretamente para o seu cardápio digital!
Use e abuse do Planejador de Palavras-Chave do Google Ads para identificar termos com alto volume de busca e baixa concorrência, garantindo que você alcance as pessoas certas, e certifique-se de fazer a segmentação geográfica dos anúncios direitinho.
Dica extra: teste diferentes tipos de correspondência de palavras-chave – as “amplas”, as em forma de frases e as “exatas” (mais específicas).
3. YouTube Ads
O YouTube Ads, igualmente válido para restaurantes a depender do plano e dos objetivos de negócios, ganha corações de gestores que desejam contar suas histórias de maneira visual, permitindo anúncios capazes de criar uma experiência imersiva.
Pense, por exemplo, numa hamburgueria que faz um vídeo curto mostrando o processo de preparo das receitas desde a escolha dos ingredientes frescos até o momento em que o hambúrguer é montado e servido…
Quando transformado num anúncio “de YouTube” exibido antes de vídeos de culinária ou tutoriais ou até mesmo durante conteúdos relacionados à gastronomia, atingindo um público já interessado no tema, esse vídeo pode ser sucesso na certa.
O YouTube Ads também permite segmentar o alcance por interesses e comportamentos e vai além, deixando os gestores incluírem nos anúncios um link direto para seus cardápios digitais exclusivos de delivery se quiserem. Tá aí uma excelente estratégia de campanha de tráfego envolvendo a tecnologia!
Viram seu anúncio e não compraram?
Faça campanhas de “retargeting” para engajar clientes que já visitaram o seu cardápio digital, mas não concluíram a compra, usando a ferramenta de anúncio ligada àquela plataforma em que esses clientes estão. Personalize as campanhas para exibí-las exclusivamente a tais pessoas.
No Google Ads, você pode configurar uma campanha assim ao criar uma “lista de remarketing” onde serão incluídos os visitantes do seu site ou cardápio digital que não realizaram a conversão.
Já no Meta Ads, a funcionalidade “Custom Audiences” permite criar públicos personalizados com base em interações anteriores no site ou nas redes sociais do restaurante, e exibir anúncios lembrando-os, por exemplo, dos pratos que visualizaram.
Dentro e fora das redes e plataformas, aproveite as vantagens do cardápio digital para delivery!
Os cardápios digitais oferecem uma série de benefícios para os restaurantes que têm ou funcionam em formato delivery, o que inclui desde a possibilidade de atualização instantânea de produtos e preços até a economia de recursos.
Implementando um, você vai ver seu ticket médio aumentar e muito mais!
Atualização instantânea de itens e valores
Um dos benefícios mais evidentes do cardápio digital é a possibilidade de atualizar produtos e preços em tempo real, o que significa que, se um ingrediente acabar ou se houver uma alteração nos custos, as informações podem ser modificadas imediatamente, evitando frustrações para os clientes.
Essa agilidade na atualização também ajuda a manter a transparência com os consumidores, que se sentem mais confiantes em suas escolhas, sabendo que estão visualizando informações precisas.
Redução de erros de pedidos
Quando os clientes fazem pedidos diretamente pelo cardápio digital, as chances de mal-entendidos e erros na comunicação diminuem consideravelmente e os níveis de personalização de cada prato e bebida aumentam muito!
Além disso, a redução de erros também impacta positivamente na satisfação do cliente, o que tende a resultar em avaliações melhores e no aumento da fidelização.
Mais interatividade e do engajamento
Os cardápios digitais são interativos, mostram fotos de alta qualidade dos pratos, descrições detalhadas e até mesmo vídeos. Essa abordagem, além de atrair a atenção do consumidor, incentiva a experimentação de novos itens do cardápio.
Upselling e cross-selling
A tecnologia é a preferida de muitos gestores porque simplifica e aumenta a venda de complementos, upgrades e extras aos clientes, oferecendo itens de upselling e cross-selling na tela anterior a de conclusão do pedido.
Melhora na análise de dados
O cardápio digital também pode ser uma rica fonte de dados sobre o comportamento dos clientes, o que possibilita que os restaurantes analisem quais pratos são mais populares e quais ações de marketing para o delivery estão funcionando.
Os dados obtidos através de relatórios completos e fáceis de interpretar ajudam até na segmentação dos anúncios nas plataformas que você conheceu neste artigo. Não bastasse, ajudam também a entender os padrões de consumo, horários de pico, preferências etc., permitindo ajustes no estoque e na operação.
Vale a pena investir.
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