Melhores dicas para abrir padaria delivery

Neste artigo, você descobre quando abrir padaria delivery, quais equipamentos comprar, o que precisa em termos de licença, quem contratar e mais. Leia agora.

Por Redação Goomer 01 de Outubro de 2024 - Atualizado em 17 de Outubro de 2024 7 min. de leitura
Melhores dicas para abrir padaria delivery

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Com consumidores que não abrem mão do conforto de pedir comida em casa, o mercado de delivery tem crescido a cada dia. As opções são muitas e abrir padaria delivery faz parte delas, mas quem quiser apostar nesse nicho precisa planejar bem infraestrutura e logística, por exemplo.

De acordo com o Instituto de Desenvolvimento das Empresas de Alimentação (IDEAL), o setor de panificação teve um crescimento de 7,4% no faturamento em 2023 em relação a 2022, movimentando cerca de R$ 138,5 bilhões nas mais de 274 mil empresas abertas no país.

Dados do Sebrae mostram que o famoso “pãozinho” continua a ser um bom negócio, já que, entre janeiro e junho de 2024, mais de 21 mil novas padarias foram abertas em todo o território nacional.

Se você está interessado(a) em investir nesse mercado, aproveite as dicas deste artigo!

Como funciona o delivery em padarias?

Seja a padaria criada exclusivamente para fazer entregas ou um estabelecimento já existente que decidiu expandir seus serviços, o funcionamento do delivery será o mesmo no sentido de depender de bom planejamento logístico, infraestrutura adequada e atenção à contratação de motoboys, dentre outros pontos.

Os responsáveis pelo delivery devem garantir que os produtos frescos cheguem aos clientes em perfeitas condições e, portanto, sejam produzidos nas primeiras horas de cada dia e/ou em horários nos quais é identificada maior demanda e devidamente armazenados durante o expediente.

Vale para o tradicional pão francês, mas igualmente para pães artesanais, bolos caseiros, doces e salgados típicos e outros!

Na maioria dos casos, os envios das encomendas são feitos por entregadores em motocicletas ou bicicletas, dependendo do raio definido como região de atuação da marca, e as cobranças acontecem tanto por cartões (crédito e débito) quanto via Pix e até em dinheiro.

Padarias que contam com sistemas de pedidos de delivery, além de conseguirem cobrar com tranquilidade e segurança, também permitem aos clientes fazerem o acompanhamento do status de seus pedidos em tempo real.

Por último, mas não menos importante, o funcionamento adequado do delivery também depende da escolha correta das embalagens dos alimentos. Aquelas que protegem os itens da umidade em dias de chuva e mantêm a temperatura adequada tanto no frio quanto no calor são, sem dúvida, as mais indicadas.

Outro conteúdo aqui do blog da Goomer conta mais sobre como ter um delivery de sucesso e porquê a embalagem é importante nisso. Salve para ler em seguida!

Quais são as vantagens de ter uma padaria delivery?

Investir em delivery oferece uma série de benefícios aos donos de padaria e aos consumidores. De um lado, a estratégia aumenta o alcance e as vendas e, do outro, melhora a experiência!

Confira essas e outras vantagens adiante.

Aumento do alcance e das vendas

Ao oferecer entregas, a padaria não está mais limitada à sua localização física, podendo alcançar novos clientes, inclusive em áreas mais distantes, ou atender consumidores que já a conhecem, mas, por algum motivo, não conseguem ir até ela em determinado dia ou horário.

Experiência completa para o consumidor

Quem quiser um pão na chapa quentinho, mas não tiver tempo ou disposição para sair e comprar, pode conseguí-lo em instantes, com apenas alguns cliques. Conveniência, agilidade, disponibilidade e personalização são preocupações da padaria com o freguês facilmente transmitidas através de um bom serviço delivery.

Fidelização dos clientes

Em decorrência da experiência completa e do alcance facilitado, a padaria que investe em delivery pode experimentar um aumento na fidelização dos clientes, principalmente se oferecer a possibilidade de montagem de combos e kits e de escolha dos horários de entrega.

Marketing garantido

A divulgação do estabelecimento no Google e em outros mecanismos de busca e da alternativa do delivery nas redes sociais da padaria abrem novas oportunidades de ações de marketing.

Um vídeo mostrando uma entrega do início ao fim, uma publicação com o depoimento de um consumidor satisfeito, aquela promoção de entrega grátis no primeiro pedido, um carrossel de imagens ensinando como usar o cardápio digital… Tudo “dá jogo”!

Adequação a tendências

Em muitos casos, além de tudo, investir num delivery vai possibilitar que a padaria se adapte às mudanças no comportamento dos clientes, atendendo suas demandas em um contexto no qual conveniência aliada ao conforto continuam em alta.

E você leu anteriormente, porém cabe reforçar: investir em delivery de padaria pode ser uma alternativa tanto para quem quer abrir restaurante do zero – apostando especificamente na venda de produtos de panificação no ramo gastronômico ou mudando de direção e saindo de outra área dentro do food – quanto para quem já tem o mesmo tipo de comércio em funcionamento num ponto físico.

A ideia ainda é bem-vinda se você quiser buscar um fluxo de vendas mais consistente durante todo o ano ou alcançar novos públicos-alvo. Agora, veja como colocá-la em prática.

7 passos para investir no serviço de entrega na sua padaria

Planejamento, adequação da infraestrutura e cuidado com detalhes simples, mas essenciais são as três etapas fundamentais ao se fazer um investimento desse tipo.

Aqui está um passo a passo resumido que pode ser considerado o seu “checklist” obrigatório!

  1. Planeje bem sua estrutura logística e operacional, adequando a cozinha se necessário
  2. Crie um menu só com produtos cuja qualidade seja mantida durante o transporte
  3. Opte pelo cardápio digital para delivery para divulgar a novidade de um jeito fácil e garantir rastreabilidade para você e para o cliente
  4. Defina o raio de entrega e como você vai calcular a taxa de entrega
  5. Contrate seus próprios entregadores ou integre seu cardápio digital ao “Entrega Sob Demanda” do iFood ou similar
  6. Capacite a sua equipe da cozinha e do atendimento
  7. Escolha com carinho as embalagens

Então, é só começar! Mas, calma…

E o que é necessário para começar um delivery de padaria?

Abrir uma padaria delivery exige dedicação, adequação logística, contratações de profissionais e treinamento da equipe, mas também o investimento em equipamentos e em documentos que garantam a regularidade do negócio.

Resumimos em uma tabela o que vai ser essencial na hora H!

Tudo o que você precisa para abrir padaria delivery
Equipamentos
  • Forno
  • Batedeira
  • Amassadeira
  • Laminador de massas
  • Liquidificador
  • Geladeira
  • Congelador
  • Cafeteira
  • Fermentadora
  • Balança digital
Infraestrutura
  • Estoque seco e frio
  • Cozinha para delivery
  • Móveis em aço inox
  • Equipamentos de Proteção Individual (EPIs)
  • Produtos de limpeza adequados
Licenças*
  • Para entregas
  • Para produção
  • Para comércio
*Verifique-as junto aos órgãos sanitários e ao Corpo de Bombeiros do seu município. Consulte também as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)
Tecnologias
Relacionamentos
  • Contratação de colaboradores
  • Entregadores
  • Escolha de fornecedores
Logística
  • Raio de entrega
  • Taxa de entrega
  • Embalagens adequadas
  • Horário de funcionamento de acordo com a demanda
 

Não se esqueça ainda da definição dos Procedimentos Operacionais Padrões (POPs) para todo mundo cuidar da qualidade dos alimentos, da higiene e da limpeza, evitando problemas com os clientes e a vigilância, e do estabelecimento de protocolos para quando for preciso lidar com imprevistos, como atrasos ou pedidos entregues errados.

Boa sorte e bom trabalho!

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