7 dicas para contratar motoboy + valores e formatos

7 dicas para contratar motoboy + valores e formatos

Se você quer contar com um motoboy para fazer suas entregas, comece pensando no melhor formato de contratação do funcionário, avalie os custos, faça entrevistas, contrate e crie um documento formalizando o vínculo, treine o profissional.

O dia a dia de um delivery é uma correria e tanto: receber os pedidos por aplicativo ou cardápio digital, atender telefone, preparar tudo, conferir, separar o troco ou a maquininha ou confirmar a transferência do Pix, enviar, coletar feedbacks… Ufa!

E ter bons motoboys pode ser a cereja do bolo no quesito “experiência do consumidor”, já que são eles os responsáveis por levar cada encomenda dentro prazo e, claro, com máxima qualidade.

Aprenda como aumentar as chances de sucesso do seu delivery neste artigo!

Quais as formas de contratação de um motoboy para delivery?

Para contratar, antes de qualquer coisa é fundamental você decidir qual tipo de vínculo quer que a sua empresa tenha com o profissional motoboy: CLT (com carteira assinada), freelancer ou pessoa jurídica (no caso de funcionários que são MEIs – Microempreendedores Individuais).

Outras alternativas são terceirizar a contratação para outra empresa ou usar aplicativos como iFood ou um cardápio digital integrado ao serviço de Entrega Sob Demanda do marketplace.

Abaixo, conheça as particularidades de cada opção e escolha a mais conveniente para o planejamento estratégico do seu negócio delivery.

Com carteira assinada (CLT)

Nesse formato, a empresa abre uma vaga e seleciona um funcionário que será contratado para trabalhar com carteira assinada e todos os benefícios que ela traz e passará por um período de experiência antes de se tornar colaborador fixo. Motoboys CLT cumprem com carga horária integral.

Prestador de serviço (MEI)

Alguns motoboys possuem o próprio CNPJ e prestam serviços para outras empresas como Microempreendedores individuais (MEIs). Ao contratá-los, você não terá vínculo empregatício com eles pois eles são considerados pessoas jurídicas.

Em contrapartida, por serem prestadores de serviços, os motoboys podem optar – mediante combinado transparente com você – por não cumprir horário integral e não trabalhar em determinados dias, por exemplo.

Freelancer

Motoboys freelancers costumam realizar trabalhos mais esporádicos e ser contratados para trabalhar somente um ou dois dias numa empresa. A baixa frequência de prestação de serviço faz com que eles não criem vínculo com o restaurante, mas é preciso ficar atento(a) ao que diz a legislação trabalhista!

Mesmo os negócios que têm seus próprios entregadores às vezes contam com freelancers em dias de maior movimento para dar conta da demanda e aumentar as vendas no delivery sem perder qualidade.

Nesse caso, o pagamento é feito por entrega, quilômetro rodado ou hora trabalhada.

Profissional terceirizado

Hoje em dia, existem empresas através das quais os donos de restaurante e outros negócios podem terceirizar o serviço de entregas de seus produtos.

Ao contratá-las, os gestores dos estabelecimentos “combinam” com elas quantos profissionais vão precisar ter, em quais períodos eles vão trabalhar e qual será o pagamento direcionado a elas e posteriormente repassado pelas próprias empresas aos colaboradores.

Outra alternativa: marketplaces de entregas

Não exatamente uma forma de contratação de motoboys, mas uma alternativa para restaurantes que não querem ou não podem se comprometer com outras formas de contar com profissionais do setor, os marketplaces de entregas, como o iFood, disponibilizam colaboradores para prestar serviços a quem está cadastrado neles.

Só que cobram taxas por pedido para isso!

Quem quiser usufruir dos entregadores do iFood sem precisar gastar tanto dinheiro pode pesquisar por cardápios digitais para delivery que tenham integração com a plataforma.

Quanto custa contratar um motoboy?

O valor de contratação de motoboys pode variar de acordo com a região e a modalidade escolhida para que o restaurante possa contar com o profissional: CLT, freelancer, PJ etc. Em média, estabelecimentos em cidades médias ou grandes gastam R$ 2 mil por mês para cada motoboy MEI ou de R$ 3 a 4 mil para motoboys com carteira assinada, considerando o salário e encargos.

Ao contar com aplicativos, podem arcar com taxas de serviço que levam as despesas a R$ 5 a R$ 6 mil mensais, então, faça as contas antes de decidir!

Quanto custa contratar motoboy: média mensal
CLT R$ 2 mil de salário + encargos
MEI R$ 3 a 4 mil
Freelancer Valor por hora, quilômetro rodado ou entrega
Terceirizado Valor por entrega calculado pela empresa responsável
Marketplace delivery R$ 5 a R$ 6 mil a depender da taxa cobrada por pedido pelo app
 

Especificamente para a contratação de CLTs, considere férias, vales, FGTS, dentre outros. Pense que você deverá desembolsar entre 70% e 100% do salário pago ao funcionário no total das suas contas.

Despesas com empresas terceirizadas também mudam de acordo com o tipo de parceria firmado, mas, seja qual for a sua escolha, outros fatores além do salário têm um peso enorme na hora de acertar ao contratar. Continue lendo.

7 dicas essenciais para acertar na contratação de um motoboy

Além de ponderar opções de contratação e custos, aqui estão listadas 10 dicas para você contratar um motoboy para fazer as entregas do seu delivery que são quase exigências obrigatórias. Confira!

1. Avalie o perfil e a experiência

Se possível, considere fazer uma entrevista com alguns profissionais previamente selecionados para descobrir quais têm o perfil mais adequado com o da empresa e o quão experientes eles são.

Nunca esqueça: é o motoboy que garante a entrega dos itens em bom estado de consumo, ou melhor, exatamente do jeitinho que eles saem da cozinha – de preferência! 

Caso ainda precise de mais certeza antes de contratar, peça referências anteriores.

2. Verifique a documentação

Antes de fechar a contratação, verifique se a documentação da moto está em dia e se a Carteira Nacional de Habilitação do motoboy não está vencida ou próxima do vencimento. 

3. Faça um contrato

Formalize sua relação de trabalho com o motoboy, detalhando, num documento assinado por vocês dois, tarefas, horários, valores, compromissos das duas partes, possíveis sanções e forma de pagamento da remuneração.

Busque uma assessoria jurídica para a elaboração do contrato caso achar necessário.

4. Certifique-se de que o entregador tem ferramentas de trabalho adequadas

Os motoboys costumam ter seus equipamentos de uso próprio, como jaqueta, capacete e luvas, no entanto, você não só pode como deve verificar as condições de todos eles e contribuir para que o colaborador trabalhe em máxima segurança.

Além disso, seu estabelecimento será responsável por fornecer o aparato necessário para que as entregas sejam realizadas: bolsa térmica, maquininha de cartão e outros.

5. Prepare um bom treinamento

Uma vez tendo contratado algum profissional com experiência e boa reputação, que saiba dirigir de forma defensiva, ninguém melhor do que você mesmo(a) para treiná-lo para agir com excelência na hora de entregar o pedido ao consumidor!

O motoboy é o último contato do cliente com o atendimento da sua empresa – pelo menos naquele momento –, por isso, capacite-o para ser empático, usar frases que agradem ao cliente do delivery, lidar da melhor forma com qualquer problema, fazer cobranças corretas etc.

6. Crie protocolos de segurança

Antes mesmo de contratar, deixe bem claro aos possíveis novos entregadores que o seu restaurante tem alguns protocolos de segurança a serem seguidos: isso vai lhe ajudar a escolher pessoas com mais chances de serem realmente comprometidas.

No seu protocolo, registre, por exemplo:

  • limites de velocidade a serem seguidos;
  • leis de trânsito válidas na sua cidade; e
  • contatos e providências em casos de emergência ou problemas na entrega.
 

Preocupe-se em proteger a integridade do profissional e, ao mesmo tempo, a reputação do restaurante.

7. Deixe claro que haverão avaliações

Depois de contratar, fique de olho no desempenho do colaborador em relação à produtividade, pontualidade e atendimento.

Avalie o feedback dos clientes para identificar o que pode ser melhorado e, claro, elogiar quando for o momento. Separe alguns feedbacks da sua parte, fornecendo-os numa conversa franca preferencialmente depois de um dia de expediente não tão cansativo. 

Ah, e mostre que você está igualmente aberto(a) para receber comentários e sugestões!

Para manter por perto quem for bom, ofereça benefícios: eles ajudam até na hora de contratar, quando o motoboy descobre que terá com quem partilhar gastos com refeições, gasolina etc. No mais, mantenha na agenda o contato de alguns bons freelancers. Imprevistos podem acontecer, então, esteja preparado(a).

As dicas deste artigo servem para selecioná-los também!

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