O “overdelivery” consiste em surpreender o cliente ao entregar algo a mais em relação ao que ele esperava quando fez o pedido no seu restaurante. A estratégia tem a ver com criar uma experiência única, fortalecendo o relacionamento com o consumidor e, para colocá-la em prática, você vai precisar prestar atenção aos detalhes.
Do inglês, é possível traduzir “overdelivery”, no sentido literal, como “entregar além” ou “entregar mais”. E já dá para imaginar o quanto isso pode diferenciar seu negócio da concorrência, certo?
Aprenda de que forma implementar a ideia e superar as expectativas do seu público neste artigo!
O que é “overdelivery”?
Fazer uma entrega “overdelivery” e, portanto, ultrapassar o esperado pelo consumidor que pediu um prato no seu restaurante significa proporcionar algo a mais para ele, seja na qualidade do serviço, na apresentação do prato ou em pequenas cortesias.
Essa prática pode ser a diferença entre um cliente satisfeito e um cliente encantado – aquele que não apenas volta, mas também recomenda o estabelecimento a outras pessoas.
Como fazer overdelivery em restaurante?
A dica é simples: busque surpreender o cliente com detalhes que agreguem valor à experiência dele. Você pode investir em embalagens com frases exclusivas, oferecer brindes ou itens extras e garantir que o atendimento seja sempre atencioso e ágil.
- Embalagens exclusivas: invista em embalagens de qualidade, que mantenham a comida em perfeito estado e ainda tragam uma mensagem ou design personalizado que surpreenda o cliente. Não se esqueça de deixar um recado especial para cada pessoa.
- Surpresas em forma de brindes: sobremesa grátis, cartão de agradecimento, cupom de desconto ou algum objeto com a sua logomarca podem fazer uma grande diferença na percepção de valor por parte do cliente.
- Itens extras: surpreenda a galera com porções maiores, ingredientes extras enviados separadamente ou aquele molho da casa que vai deixar saudade, obrigando todo mundo a pedir de novo!
- Atendimento rápido e cortês: vá além do básico nesse quesito e treine pessoalmente toda a equipe (incluindo motoboys contratados) para serem gentis, levarem a mensagem da marca e ajudarem na fidelização do cliente.
Independentemente da sua escolha, para adotar a estratégia de “overdelivery”, faça com que quem compra do seu restaurante se sinta especial e encorajado a retornar.
Quais os benefícios do overdelivery para restaurantes?
Um cliente satisfeito e encantado com o serviço de um restaurante – mesmo delivery – é mais propenso a voltar e a se tornar um embaixador da sua marca, ou seja, alguém que a recomenda para amigos e familiares. Sem falar que os detalhes fazem toda a diferença na hora de diferenciar o seu negócio de tantos outros do mercado.
Existem milhares de empresas do food fazendo entregas ao redor de todo o território nacional hoje em dia!
E mesmo que você venda produtos similares aos de outros deliveries, seu diferencial quando você adotar a estratégia poderá estar justamente no atendimento excepcional e na preocupação com a percepção de valor vinda do freguês.
A prática também promove um ambiente de trabalho positivo, no qual a equipe se sente motivada a manter um padrão elevado de qualidade sabendo que está contribuindo com momentos e sensações inéditos.
Outro impacto do overdelivery aparece nas avaliações online e na reputação digital do restaurante: clientes que recebem mais do que esperam tendem a deixar feedbacks positivos e pontuações maiores para os estabelecimentos.
Isso ainda atrai novos consumidores, aumentando as vendas, é claro!
8 motivos para você criar uma estratégia de overdelivery
Restaurantes que adotam essa prática ganham em todas as frentes.
- Construção de uma base de clientes mais fiel
- Clientes atuando como embaixadores da marca
- Aumento da frequência de pedidos
- Diferenciação da concorrência
- Clima organizacional positivo
- Feedbacks mais positivos
- Melhora da reputação digital
- Atração de novos consumidores
De quebra, os estabelecimentos mostram que realmente valorizam e cuidam de seu público-alvo – e abrem espaço para novas ações de marketing!
Aliás, criar uma estratégia de marketing dentro da estratégia de overdelivery pode ser legal para novos conteúdos em formato de fotos e vídeos nas redes sociais tanto quanto para aquela divulgação boca a boca que nunca desaponta.
Finalmente, como implementar overdelivery em restaurante?
Antes de qualquer coisa, identifique situações nas quais será possível surpreender o cliente. Busque por suas oportunidades, pensando em cada ponto de contato com o consumidor, desde o momento do pedido até o pós-entrega.
Não deixe de envolver toda a sua equipe nesse momento e também nas ações práticas para tornar o overdelivery uma realidade por aí. Então, com o passar do tempo, monitore os resultados e ajuste o que for necessário, garantindo que a estratégia seja sempre eficaz e sustentável.
Para facilitar tanto a análise de dados quanto a otimização do atendimento, use um cardápio digital para delivery que lhe permita personalizar ao máximo o seu serviço e a experiência do seu freguês.
Contando com uma boa tecnologia, você vai poder usufruir do “Entrega Sob Demanda” do iFood para vender por lá sem precisar pagar taxas por pedidos e/ou ter o suporte de um robô de autoatendimento (chatbot) enviando mensagens automáticas no WhatsApp para não perder clientes por causa do tempo de espera por respostas.
E esse é só o começo!
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