Entenda exatamente o que é overdelivery e como fazer

Entenda exatamente o que é overdelivery e como fazer

O “overdelivery” consiste em surpreender o cliente ao entregar algo a mais em relação ao que ele esperava quando fez o pedido no seu restaurante. A estratégia tem a ver com criar uma experiência única, fortalecendo o relacionamento com o consumidor e, para colocá-la em prática, você vai precisar prestar atenção aos detalhes.

Do inglês, é possível traduzir “overdelivery”, no sentido literal, como “entregar além” ou “entregar mais”. E já dá para imaginar o quanto isso pode diferenciar seu negócio da concorrência, certo?

Aprenda de que forma implementar a ideia e superar as expectativas do seu público neste artigo!

O que é “overdelivery”?

Fazer uma entrega “overdelivery” e, portanto, ultrapassar o esperado pelo consumidor que pediu um prato no seu restaurante significa proporcionar algo a mais para ele, seja na qualidade do serviço, na apresentação do prato ou em pequenas cortesias.

Essa prática pode ser a diferença entre um cliente satisfeito e um cliente encantado – aquele que não apenas volta, mas também recomenda o estabelecimento a outras pessoas.

Como fazer overdelivery em restaurante?

A dica é simples: busque surpreender o cliente com detalhes que agreguem valor à experiência dele. Você pode investir em embalagens com frases exclusivas, oferecer brindes ou itens extras e garantir que o atendimento seja sempre atencioso e ágil.

  • Embalagens exclusivas: invista em embalagens de qualidade, que mantenham a comida em perfeito estado e ainda tragam uma mensagem ou design personalizado que surpreenda o cliente. Não se esqueça de deixar um recado especial para cada pessoa.
  • Surpresas em forma de brindes: sobremesa grátis, cartão de agradecimento, cupom de desconto ou algum objeto com a sua logomarca podem fazer uma grande diferença na percepção de valor por parte do cliente.
  • Itens extras: surpreenda a galera com porções maiores, ingredientes extras enviados separadamente ou aquele molho da casa que vai deixar saudade, obrigando todo mundo a pedir de novo!
  • Atendimento rápido e cortês: vá além do básico nesse quesito e treine pessoalmente toda a equipe (incluindo motoboys contratados) para serem gentis, levarem a mensagem da marca e ajudarem na fidelização do cliente.
 

Independentemente da sua escolha, para adotar a estratégia de “overdelivery”, faça com que quem compra do seu restaurante se sinta especial e encorajado a retornar.

Quais os benefícios do overdelivery para restaurantes?

Um cliente satisfeito e encantado com o serviço de um restaurante – mesmo delivery – é mais propenso a voltar e a se tornar um embaixador da sua marca, ou seja, alguém que a recomenda para amigos e familiares. Sem falar que os detalhes fazem toda a diferença na hora de diferenciar o seu negócio de tantos outros do mercado.

Existem milhares de empresas do food fazendo entregas ao redor de todo o território nacional hoje em dia!

E mesmo que você venda produtos similares aos de outros deliveries, seu diferencial quando você adotar a estratégia poderá estar justamente no atendimento excepcional e na preocupação com a percepção de valor vinda do freguês.

A prática também promove um ambiente de trabalho positivo, no qual a equipe se sente motivada a manter um padrão elevado de qualidade sabendo que está contribuindo com momentos e sensações inéditos.

Outro impacto do overdelivery aparece nas avaliações online e na reputação digital do restaurante: clientes que recebem mais do que esperam tendem a deixar feedbacks positivos e pontuações maiores para os estabelecimentos.

Isso ainda atrai novos consumidores, aumentando as vendas, é claro!

8 motivos para você criar uma estratégia de overdelivery

Restaurantes que adotam essa prática ganham em todas as frentes.

  1. Construção de uma base de clientes mais fiel
  2. Clientes atuando como embaixadores da marca
  3. Aumento da frequência de pedidos
  4. Diferenciação da concorrência
  5. Clima organizacional positivo
  6. Feedbacks mais positivos
  7. Melhora da reputação digital
  8. Atração de novos consumidores
 

De quebra, os estabelecimentos mostram que realmente valorizam e cuidam de seu público-alvo – e abrem espaço para novas ações de marketing!

Aliás, criar uma estratégia de marketing dentro da estratégia de overdelivery pode ser legal para novos conteúdos em formato de fotos e vídeos nas redes sociais tanto quanto para aquela divulgação boca a boca que nunca desaponta.

Finalmente, como implementar overdelivery em restaurante?

Antes de qualquer coisa, identifique situações nas quais será possível surpreender o cliente. Busque por suas oportunidades, pensando em cada ponto de contato com o consumidor, desde o momento do pedido até o pós-entrega.

Não deixe de envolver toda a sua equipe nesse momento e também nas ações práticas para tornar o overdelivery uma realidade por aí. Então, com o passar do tempo, monitore os resultados e ajuste o que for necessário, garantindo que a estratégia seja sempre eficaz e sustentável.

Para facilitar tanto a análise de dados quanto a otimização do atendimento, use um cardápio digital para delivery que lhe permita personalizar ao máximo o seu serviço e a experiência do seu freguês.

Contando com uma boa tecnologia, você vai poder usufruir do “Entrega Sob Demanda” do iFood para vender por lá sem precisar pagar taxas por pedidos e/ou ter o suporte de um robô de autoatendimento (chatbot) enviando mensagens automáticas no WhatsApp para não perder clientes por causa do tempo de espera por respostas.

E esse é só o começo!

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