12 promoções certeiras para o Dia do Cliente em restaurante

12 promoções certeiras para o Dia do Cliente em restaurante

O Dia do Cliente é comemorado em 15 de setembro no Brasil, e você pode usar a data a favor do seu restaurante para atrair novos consumidores ou para aumentar o ticket médio, por exemplo. Se quiser, pode usar a semana toda ou até o mês como forma de comemoração, oferecendo promoções e brindes.

São ideias de iniciativas para celebrar o Dia do Cliente em bares e restaurantes do país: uma degustação exclusiva, um prato especial ou um cardápio surpresa, algum tipo de brincadeira divertida para quem quiser ser premiado além de degustar os pratos deliciosos etc.

Veja detalhes e outras dicas neste artigo, escolha aquela alternativa que mais combina com o perfil do seu negócio e arrase!

Como comemorar Dia do Cliente em restaurante? 12 dicas atraentes para qualquer freguês

Antes de qualquer coisa, pense que esse será o momento de você mostrar para os seus fregueses o quanto eles são valorizados e essenciais para o funcionamento do estabelecimento.

No atendimento, no serviço e na comida, você deve transmitir uma mensagem assim todos os dias, mas no famoso 15 de setembro vale dar ainda mais ênfase nela.

Aqui estão as ideias que nossos especialistas escolheram como as melhores de todas! Você também pode coletar referências de outras dicas criativas para aumentar as vendas em restaurantes já catalogadas no blog.

1. Prato novo na casa

Converse com o(a) chef e, coletando dados de pesquisas de satisfação feitas com os consumidores mais fiéis, entenda o que está faltando no menu da casa.

Aproveite a oportunidade para criar aquele prato exclusivo muito pedido, divulgá-lo como um presente aos consumidores pelo Dia do Cliente e testar para ver se vale a pena mantê-lo para sempre à venda.

2. Menu exclusivo

Também junto com o(a) chef e a equipe do restaurante, você pode montar um pequeno menu-surpresa com opções disponíveis somente na semana do dia 15 de setembro ou no próprio Dia do Cliente.

Aqui, o segredo pode ser vender entrada + prato principal + sobremesa por um bom custo-benefício.

3. Roda de prêmios

Inspirado(a) pelo imortal dono do Sistema Brasileiro de Televisão, construa a sua própria roda de prêmios e a disponibilize na entrada do restaurante anunciando que, quem consumir determinada quantidade mínima no estabelecimento terá direito a um giro e, consequentemente, um brinde.

Maoê!

4. Bebida grátis

Se você tiver um modelo de hamburgueria ou lanchonete, talvez uma excelente forma de agradar o consumidor no dia que é dedicado a ele seja oferecer “refil” de refrigerante e chá ou um copão de cerveja grátis a todos os que pedirem algum item salgado do menu.

5. Sorteio de refeição completa

Antecipe-se através do marketing feito nas redes sociais, anuncie um sorteio com algumas semanas de antecedência e, antes da abertura do restaurante no dia 15 de setembro, faça uma transmissão ao vivo para sortear alguém que vai ganhar uma refeição completa naquele mesmo dia.

Lembre-se de criar um “post oficial” para todos se inscreverem e participarem, marcando, por exemplo, o perfil de um ou mais amigos na publicação. Não se esqueça também de deixar bem claras todas as regras do processo.

6. “Convide e ganhe”

É cliente que você quer? Outra alternativa de propaganda pelas redes sociais está na divulgação de uma promoção do tipo “convite e ganhe”.

Anuncie online que quanto mais amigos ou familiares um consumidor levar para comer no restaurante, maior o desconto que ele vai ter! Apenas se certifique de que a oferta seja vantajosa tanto para você quanto para o freguês.

7. Combo promocional

Essa não tem erro! O combo promocional está entre as melhores promoções de Dia do Cliente em restaurantes e bares. Na verdade, ele cai bem na esmagadora maioria de estabelecimentos do food em qualquer dia e horário, imagine então numa data tão especial.

Você pode criá-los somando entradinha ou prato principal + bebida, prato principal + sobremesa ou dois ou mais itens da mesma categoria do cardápio. Pense em combinações para atrair quem estiver em dupla tanto quanto quem estiver em família ou grupo!

8. Música ao vivo

Fator de atração até dos pedestres que passam desavisados pela porta do estabelecimento, a música ao vivo adequada aos gostos do público-alvo com certeza é uma forma de aproximá-lo da marca através de uma experiência gastronômica completa e de, ao mesmo tempo, manter a galera consumindo por mais tempo.

9. Degustação especial

Para os consumidores mais fiéis cadastrados no seu sistema, você pode criar um e-mail marketing com um convite para uma degustação especial das suas melhores receitas ou de drinks exclusivos. Informe sobre o que é pago e o que é oferecido pelo restaurante. Faça as contas antes!

10. Cupons de desconto

Nesse quesito cabem cupons de desconto para delivery – primeiro pedido, frete grátis e similares –, bem como vouchers especiais para quem estiver no restaurante no Dia do Cliente e quiser voltar em breve.

11. Welcome drink

E que tal orientar um garçom do seu restaurante a distribuir um “shot” de algum tipo de bebida especial para todo mundo que estiver se acomodando no estabelecimento como forma de boas-vindas? Converse com ele para que seja transmitida a mensagem de “Feliz Dia do Cliente”.

12. Declaração sincera

Se você não puder ou quiser tomar nenhuma outra iniciativa, tenha como base a ideia da transmissão de mensagem e, ao menos, declare sua gratidão nas frases das embalagens do seu delivery ou em uma publicação online – que também pode ser compartilhada pelo WhatsApp.

Aqui vão algumas sugestões para lhe ajudar.

Lista com as melhores frases de “Feliz Dia do Cliente” para restaurante

Use as expressões como aparecem na lista ou as adeque conforme o tom de voz do seu restaurante.

  • Você é o motivo pelo qual a gente vem trabalhar todos os dias! Obrigado.
  • Hoje queremos celebrar a sua existência. Feliz Dia do Cliente e obrigado!
  • Você é o ingrediente-secreto da nossa receita de sucesso. Feliz Dia do Cliente.
  • Feliz Dia do Cliente, nosso tempero mais-do-que-especial!
  • O nosso serviço é inspirado na sua felicidade. Um excelente Dia do Cliente!
  • Aqui, a gente serve gratidão a você. Feliz Dia do Cliente!
  • Um prato especial para alguém especial: você. Feliz Dia do Cliente!
  • Obrigado por ser parte da história do [Nome do restaurante]!
  • Você faz tudo valer a pena! Obrigado e Feliz Dia do Cliente.
  • Um brinde para você comemorar o Dia do Cliente como deve ser!
  • Sem você e o seu feedback, não teríamos chegado tão longe. Obrigado!
  • Toda vez que você vem é uma alegria! Feliz Dia do Cliente!
  • Que bom receber você nesta data tão especial. Feliz Dia do Cliente!
  • Vamos brindar a sua existência! Tim-tim! Feliz Dia do Cliente!
  • Que o seu Dia do Cliente seja doce. Você merece!
  • Você é o nosso melhor tempero. Feliz Dia do Cliente!
 

Sua frase pode ficar boa até numa ideia de post de celebração, como este:

Ilustração exclusiva da Goomer com mensagem de celebração de dia do cliente em restaurantes. Fundo da imagem com quatro copos de cerveja em posição de brinde.

Ou na página principal do seu cardápio digital!

Mesmo assim, você não se sente pronto(a)?

Como se preparar para o Dia do Cliente em restaurante? Anote estas dicas!

Mesmo que esteja perto da data comemorativa, com um planejamento organizado dá para ganhar destaque frente à concorrência fazendo algum tipo de homenagem! Comece com a definição de pelo menos um objetivo claro e a criação de um plano de ação para alcançá-lo.

Aí, comunique sua estratégia nos perfis do restaurante nas redes sociais através de publicações chamativas e adequadas à identidade visual do negócio, oriente a equipe para todos agirem de acordo com o plano e confirme se cozinha e estoque também estão preparados.

Providencie mais mesas e cadeiras caso considere necessário e, tendo tempo, decore o espaço. Quando chegar a hora, entre em ação tomando os cuidados apresentados no quadro a seguir.

Quais cuidados é preciso tomar no Dia do Cliente em restaurante?
  • Abrir a casa na hora
  • Administrar corretamente as reservas
  • Evitar filas e superlotação
  • Orientar a equipe
  • Monitorar o trabalho de todo o time
  • Garantir a higiene dos funcionários e do espaço
  • Monitorar também a qualidade dos pratos e das bebidas
  • Gerenciar expectativas dos clientes através de uma comunicação transparente
  • Solucionar problemas de forma imediata e com empatia
  • Responder mensagens do WhatsApp e das redes sociais em tempo real
  • Se possível, usar um sistema de gestão integrado a um cardápio digital para aumentar lucratividade
  • agilizar o atendimento e reduzir erros que causam desperdícios
 

No mais, buscar coletar feedbacks e entender o que pode ser melhorado no ano seguinte são ações fundamentais. Bom trabalho a todos!

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