As hamburguerias são uma das principais apostas de quem quer abrir um novo negócio no setor alimentício. Entretanto, existem algumas opções de modelos de hamburgueria que podem gerar dúvidas em quem está começando. Neste artigo, você vai aprender quais são os tipos e qual se adequa mais a sua realidade.
Tipos de hamburgueria
As redes de hamburguerias estão entre as que apresentam o maior faturamento percentual do mercado, com 27%, segundo pesquisa realizada em 2022, pela ABF/Galunion, com 68 redes de franquias do setor de food service.
Esse dado revela o quanto o setor está consolidado e consegue atrair uma clientela fidelizada e interessada no produto. A concorrência, todavia, também é grande e, para se sobressair, é essencial fazer uma análise do mercado de hamburgueria e enquadrar a sua entre os variados tipos existentes.
Fast Food
Como o nome mesmo diz, os fast foods são redes que servem comida menos elaborada de maneira rápida. Normalmente, fazem parte de franquias de negócio já estabelecidas há algum tempo, nacional ou internacionalmente.
Premium
Nas hamburguerias premium é preciso entregar uma experiência diferenciada para a clientela, com opções de hambúrguer vegetariano, vegano ou gourmet. Todos esses diferenciais acabam refletindo nos preços mais altos.
De bairro
As hamburguerias de bairro, geralmente, contam com receitas mais simples e preços mais em conta, funcionando em salões menores e para um público local.
Desse modo, esse tipo é ideal para quem está começando e não pode investir muito, pois dispõe de um serviço enxuto e aluguéis mais baratos.
Modelos de negócio
Assim como os tipos, há diferentes modelos de hamburgueria: atendimento na mesa, retirada no balcão e delivery para venda não presencial. Cada um possui características próprias que devem ser levadas em conta na hora de montar o seu empreendimento.
Atendimento na mesa
O atendimento presencial na mesa é clássico e preferido por muitos consumidores. Nessa opção de modelos de hamburgueria, a experiência proporcionada ao cliente é o grande diferencial. Por isso, a cordialidade e o bom atendimento são essenciais.
A tecnologia tem ajudado a garantir a satisfação da clientela com cardápios digitais que automatizam e agilizam os processos desde o pedido até o pagamento. O formato digital é preferido pelos clientes, pois, além dessas vantagens, proporciona mais interatividade comparados aos estáticos menus impressos.
Duas soluções de cardápio digital na mesa foram desenvolvidas pensando especialmente nesse tipo de operação. A primeira delas é o cardápio QR Code, no qual o cliente lê o código pelo smartphone, acessa o cardápio e já faz o pedido.
Além do QR Code, existe o tablet para atendimento. Nele, o seu cliente realiza o pedido, de forma simples e intuitiva, direto da mesa. As duas maneiras retiram a necessidade da intermediação de um garçom ou garçonete para anotar os pedidos e enviá-los para a cozinha. Tudo é centralizado no painel e encaminhado para a cozinha.
Venda em balcão para retirada
Nesse tipo de modelos de hamburgueria, a venda é realizada sem vincular o pedido a uma mesa ou comanda. O cliente solicita o que quer degustar, retira e não consome ali no estabelecimento. Trata-se de uma frente de caixa com a proposta de ser ágil e simples.
A tecnologia também pode facilitar essa alternativa de modelos de hamburgueria com a solução de pagamento online através do cardápio QR Code, na qual o cliente acessa o cardápio on-line e realiza o pagamento ali mesmo, ou seja, faz tudo em um único lugar.
Venda não presencial
O delivery é um modelo que leva a comida até o domicílio do cliente. Pode ser ideal para quem não tem condições de montar o próprio estabelecimento ou para complementar as vendas do presencial.
Esse modelo exige modernidade para conseguir dar conta, de forma ágil e com qualidade, de atendimento e entrega. Um cardápio digital é uma grande ferramenta para alcançar esses objetivos.
Com um cardápio on-line no delivery, o cliente consegue acessar o menu por meio de um link personalizado e faz o pedido por conta própria. Ainda, há a vantagem do pagamento facilitado, que pode ser feito com chave PIX ou, até mesmo, via cartão de crédito.
Além desses benefícios, existe a taxa de entrega personalizada, que calcula, automaticamente, o valor da entrega conforme a distância do endereço do estabelecimento até a casa do cliente, utilizando a função de geolocalização. Assim, o atendimento é automatizado e agilizado, o que ajuda a fechar mais pedidos.
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