19 dicas criativas para aumentar as vendas do seu restaurante
Quem administra um restaurante sabe que existem muitas tarefas pra serem feitas até o fim do expediente. E com a chegada da pandemia, a lista de preocupações aumentou, a partir do momento que muitos hábitos também mudaram. E neste cenário muitos empresários se perguntaram: como aumentar as vendas do meu restaurante?
Por isso, enquanto você faz tudo o que pode para reduzir os custos dos pratos e mão-de-obra, considere estas 19 dicas prontas para aumentar a receita do seu restaurante.
19 dicas sobre como aumentar as vendas do seu restaurante
1. Controle o estoque
Para controlar os ganhos e perdas do seu restaurante, você precisa ter total visibilidade do que está entrando e saindo do restaurante - em todos os momentos. Contudo, um sistema de PDV com rastreamento de estoque inteligente pode fornecer essa visibilidade tão necessária. De avisos de estoque baixo a relatórios detalhados de itens de vendas, você pode ter controle de tudo.
2. Opte por cardápios digitais
Como mencionamos, a chegada da pandemia trouxeram grandes mudanças no dia a dia. Por isso, para aumentar as vendas do seu restaurante monte um cardápio online. Uma das grandes vantagens, é a sua personalização. E não esqueça de se certificar de que seja atraente e fácil de usar, além de incluir os pratos ou itens mais vendidos.
3. Organize um evento
Não faltam eventos especiais que seu restaurante pode realizar sem prejudicar seus resultados financeiros ou estressar sua equipe. Quer seja um dia dos namorados ou uma degustação de vinhos e queijos, aproveite essa estratégia para garantir o sucesso do seu evento e aumentar as vendas do seu restaurante.
4. Garanta presença nas redes sociais
Provavelmente, a maioria dos seus clientes é ativa nas redes sociais e você também deveria estar. Restaurantes com forte presença nas redes sociais acabam com sua competição “anti-social”. Esteja onde seus clientes estão: configure uma página de negócios no Facebook, uma conta no TikTok e uma conta no Instagram para promover seus especiais do dia e compartilhar fotos que fazem a concorrência sentir inveja. Antes de tudo, monte um planejamento para monitorar a atividade e o envolvimento em seus canais.
5. Venda produtos por fora que você é conhecido
Se você administra uma cafeteria e possui grãos torrados em casa, embale e venda. Ou se você possui uma microcervejaria com uma cerveja bem conhecida no cardápio, coloque-a à venda também. Por este motivo, vender algo pelo qual você é conhecido como um produto de marca é uma maneira infalível de gerar um fluxo de receita secundário.
6. Aumente a velocidade do serviço
Você sabe que quanto mais mesas realizar pedidos por hora, mais dinheiro ganhará. Então, por que não fornecer à sua equipe as ferramentas de que precisam para aumentar a velocidade e a eficiência do serviço? Por exemplo, um sistema com pagamento integrado daria aos consumidores a capacidade de enviar pedidos diretamente pra cozinha, sem ter que correr de lá para cá.
7. Invista em entregas
No cenário atual baseado em entregas sem sair de casa, a conveniência é quem manda. Considere formar parceria com serviços de entrega populares em sua área, por exemplo com empresas de motoboys. Isso pode ajudar a otimizar seu processo de pedido, atrair novos clientes e satisfazer seus clientes existentes, tudo a partir do conforto de seus smartphones, tablets ou computadores.
8. Transforme a pessoa que anota o pedido em consultor(a)
Treine seus funcionários para serem melhores vendedores, dominando a arte de vendas sugestivas. "Você gostaria de adicionar frango à sua salada Caesar?". Isso ajuda a aumentar o tamanho médio do cheque, solicitando que os servidores sugiram complementos e realcem os modificadores de preço para o cliente.
9. Organize um workshop
Você tem a melhor pizza da cidade? Os clientes estão constantemente delirando sobre seus drinks? Mostre suas habilidades e organize um workshop virtual ou interno. Estender a experiência do seu restaurante para a participação prática não apenas ajudará você a ganhar um dinheiro extra, mas também fará maravilhas pela fidelidade do cliente.
10. Faça marketing por email
O marketing por email é uma forma testada e comprovada de alcançar clientes em potencial. Crie uma oferta para fazer com que os clientes se inscrevam, como “Ganhe uma sobremesa grátis”, e comece a enviar promoções semanais para sua lista crescente de assinantes. Seus clientes ficarão ansiosos para receber essas ofertas, e você pode contar com a receita de visitas repetidas.
11. Faça ajustes no seu cardápio digital
Seu menu digital não deve ser apenas uma mistura de pratos principais e sobremesas. As delícias de suas ofertas não significam nada se não estiverem explorando todo o seu potencial. Quer seja renomeando um item de menu clássico ou situando seus itens de valor mais alto. Onde o olhar de seus clientes encontrará seu menu pela primeira vez, faça tudo o que puder para otimizar seu menu e aumentar as vendas.
12. Treine sua equipe com relação ao cardápio
Eduque sua equipe sobre o cardápio. Permita que provem o maior número de refeições possível, assim como bebidas alcoólicas. Agende um curso de treinamento sobre álcool ou uma oficina de carnes, onde eles possam se familiarizar com alimentos que talvez não tenham experimentado antes. Isso permitirá que esses funcionários façam sugestões mais confiantes e assumam o controle quando o cliente estiver hesitante ou não tiver certeza do que pedir.
13. Ofereça aos clientes a oportunidade de fazer pedidos online
Uma das melhores maneiras de aumentas as vendas do seu restaurante são os pedidos gerados na internet, ou seja, no conforto da sua casa, trabalho etc. Na Goomer, existe a solução para delivery (antigo GoomerGo). Com ela, você pode direcionar os consumidores ao seu próprio cardápio digital, personalizado apenas para o seu restaurante, e construir relacionamentos mais sólidos com os clientes, sem precisar baixar nenhum aplicativo.
14. Adapte sua cozinha
Por falar sobre a importância do delivery, é importante adaptar a sua cozinha para um novo momento. É importante que ela esteja pronta para atender os pedidos internos (no estabelecimento) e externos (online). Por exemplo, quem sabe adaptar a cozinha com um espaço de preparação para os pedidos de embalagem.
15. Crie um blog
Começar seu próprio blog é uma ótima maneira de construir uma comunidade e interagir com seus clientes de forma orgânica, ou seja, sem precisar pagar. Os blogs oferecem a oportunidade de experimentar a voz e a personalidade do seu restaurante. Compartilhe seus sucessos e lutas, histórias engraçadas, receitas e qualquer outra coisa que você acha que pode interessar seus clientes.
16. Ofereça cupons e descontos
Fornecer cupons e descontos para o seu restaurante é sempre uma maneira infalível de atrair clientes. Por ser por e-mail, mensagens de Whatsapp ou em publicações nas redes sociais. A criatividade fica por sua conta.
17. Faça anúncios online
Os restaurantes são um dos melhores candidatos para anúncios na internet, pois os usuários costumam procurar opções gastronômicas nas proximidades enquanto estão em trânsito. Ao pensar na estratégia, pense no seu público-alvo, a localização e qual a mensagem você quer passar para os clientes.
18. Jamais esqueça das datas sazonais
Existem dezenas de datas sazonais ao longo de cada mês do ano que são adequados para restaurantes. Dia da Pizza (10/08), Dia do Açaí (05/09), Dia da Cachaça (13/09), Dia do Cliente (15/09) etc. E esses são só alguns. E a lista continua. Por isso, preste a atenção para não perder essas datas.
19. Capriche nas fotos
Provavelmente, a melhor maneira de promover seu restaurante online é com fotos de alta qualidade que fazem babar. O conteúdo visual está em alta demanda atualmente, e ter fotos caprichadas em seu site, cardápio e nas redes sociais é essencial para atrair olhos famintos.
Gostou das dicas para aumentas as vendas do seu restaurante? A Goomer está aqui para ajudar. Conheça o quanto antes as soluções digitais que existem.