O melhor restaurante fitness: dicas para montar

Este guia prático mostra tudo o que você precisa para abrir um restaurante fitness. Leia agora mesmo!

Por Redação Goomer 17 de Outubro de 2024 - Atualizado em 18 de Outubro de 2024 10 min. de leitura
O melhor restaurante fitness: dicas para montar

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Para abrir o melhor restaurante fitness do seu bairro ou até da sua cidade, você vai precisar criar uma identidade única para a marca, planejar um bom cardápio e treinar a sua equipe para oferecer um atendimento de qualidade.

Seja num espaço físico, fazendo delivery ou oferecendo serviços como o take away, o segredo do sucesso de restaurantes – fitness ou não! – está nos pequenos detalhes, e cada ajuste, desde os feitos no ambiente até aqueles na apresentação dos pratos, faz toda a diferença.

Agora, voltando ao mercado de alimentação saudável, você sabia que ele é um dos que mais crescem no Brasil e no mundo? Segundo a Euromonitor International em pesquisa analisada pelo Sebrae, ele movimenta cerca de US$ 35 bilhões por ano, colocando o país em 4º lugar dentre todas as nações!

Então, se tiver vontade de investir no nicho, usufrua das dicas deste artigo para aproveitar as oportunidades que aparecerem e se diferenciar da concorrência.

Primeiro, entenda o que é um restaurante fitness

Um restaurante fitness é aquele estabelecimento de alimentos e bebidas voltado para um público que busca uma alimentação equilibrada e rica em nutrientes. Ele oferece itens pensados para atender quem pratica atividades físicas ou simplesmente quer manter uma dieta saudável.

Num estabelecimento assim, pessoas buscando ganhar massa muscular consomem pratos em que a proteína é o elemento principal, enquanto aquelas que pretendem perder peso optam por refeições com fibras e poucas calorias, por exemplo.

Mas isso não significa que todo restaurante fitness precise ser igual ou que o cardápio tenha que ficar limitado!

O que vender em restaurante fitness?

Seu negócio pode se destacar no mercado com opções como as listadas adiante.

  • Alimentação plant-based: comida à base de plantas, sem ingredientes de origem animal, atraindo principalmente vegetarianos e veganos.
  • Receitas sem lactose e/ou sem glúten: ambas focadas em pessoas com intolerância ou dietas mais restritas.
  • Comida funcional: pratos com insumos que promovem benefícios pontuais à saúde – antioxidantes, capazes de prevenir doenças etc.
  • Restaurante orgânico: aquele que prioriza alimentos livres de agrotóxicos, alcançando um público preocupado com a origem dos ingredientes.
  • Foco em saudabilidade: com um menu mais amplo e geral, um restaurante fitness encaixado nessa categoria oferece pratos capazes de agradar quem “só” quer comer bem e tem um menu rico em proteínas, saladas, sucos naturais e até carboidratos e gorduras, mas sempre saudáveis.
 

Tudo vai depender de uma boa pesquisa de mercado, da compreensão que você tem de persona e público-alvo e do caminho seguido durante a montagem do espaço!

Como montar um restaurante fitness em 9 passos

Montar um restaurante fitness exige planejamento, estudo e definição adequada de cardápio. Antes de mais nada, comece escolhendo onde será o estabelecimento, o que ele vai vender, em quais horários pretende atender, quem quer alcançar e quanto precisa ter em caixa para começar as operações.

Ou melhor, confira os principais passos da lista a seguir para abrir seu negócio de um jeito saudável!

1. Faça uma pesquisa de mercado

Entenda o seu público-alvo, fique por dentro das tendências de consumo do mercado de foodservice como um todo e especificamente no nicho fitness e explore a concorrência local, seja conversando com os donos de outros restaurantes e se apresentando como um(a) empreendedor(a) ou visitando os espaços como “cliente oculto”.

Isso vai lhe ajudar a atender melhor às expectativas dos clientes, identificar oportunidades e planejar o posicionamento da sua marca, além de contribuir muito na hora de criar o cardápio.

2. Escolha o ponto comercial

Para restaurantes fitness, um bom ponto comercial costuma ser aquela área próxima de academias ou parques e/ou em bairros com grande fluxo de pessoas ativas, ou seja, preferencialmente caminhando a pé, que buscam, é claro, uma alimentação saudável.

Além disso, a localização do ponto deve fazer sentido para o horário de funcionamento do negócio, e o horário vai seguir os hábitos dos clientes – aqueles que você descobriu durante suas pesquisas no passo anterior!

Você pode abrir cedo para atender quem vai à academia pela manhã ou funcionar do almoço até o final da noite se a galera frequentadora do seu negócio tiver o hábito de sair do treino, do parque ou até do trabalho e ir correndo (talvez, literalmente!) jantar.

3. Defina o nome pensando nas vendas

Você pode pensar em termos que remetam à natureza, à vida saudável ou à sustentabilidade para o nome do seu restaurante combinar com a temática, e não é vergonha nenhuma buscar ajuda do ChatGPT se estiver sem criatividade: só tome muito cuidado na definição, porque a nomenclatura selecionada precisa estar liberada para registro de marca!

Tudo bem também não se limitar ao português, desde que, se você escolher uma palavra ou expressão em inglês, ela seja fácil de ler e pronunciar.

Algumas ideias de nomes para restaurantes fitness em outros idiomas costumam fazer sucesso pois transmitem uma imagem moderna e conectada com as tendências globais, mas o português também cai bem. Inspire-se!

  • Comida & Saúde
  • Eat Fit
  • Comer e Viver Bem
  • Fit Fresh
  • Saúde Gourmet
  • Direto da Horta
  • Salada & Cia
 

Lembre-se apenas de correlacionar o nome às opções do cardápio.

4. Crie um cardápio de arrasar corações

A maior dica aqui é apostar num cardápio digital para divulgar, ao mesmo tempo, as melhores imagens e descrições de todos os seus produtos, mas, independentemente do tipo de menu que você escolher, tenha muito capricho ao definir o que será colocado à venda.

  • Ofereça pratos somente com ingredientes frescos e de qualidade
  • Priorize o equilíbrio de nutrientes e o sabor
  • Trabalhe só com proteínas magras
  • Tenha opções para dietas restritas
  • Queira variedade, mas não coloque no menu mais itens do que a sua cozinha pode preparar
 

Entre tantas ideias de cardápio, você pode testar um menu semanal se o seu restaurante abrir de segunda à sexta-feira!

Exemplo de cardápio semanal para restaurante fitness
Segunda-feira Entrada: salada de folhas verdes com molho de mostarda, queijo fresco e tomate cereja.
Principal: frango grelhado, purê de batata doce e legumes cozidos.
Sobremesa: canjica saudável.
Terça-feira Entrada: mix de quinoa
Principal: omelete com espinafre e salada de alface, rúcula e tomate. Opção de acréscimo de queijo de cabra.
Sobremesa: sorbet de banana.
Quarta-feira Entrada: salada de falafel.
Principal: bife grelhado e risoto fitness de alho poró.
Sobremesa: salada de frutas.
Quinta-feira Entrada: Salada de tomate-cereja, pepino e gergelim.
Principal: arroz integral com abobrinha e chia, feijão-branco e almôndega de soja.
Sobremesa: gelatina.
Sexta-feira Entrada: salada verde.
Principal: penne integral com molho pesto e filé de tilápia grelhado.
Sobremesa: torta de amêndoas.
 

Deu água na boca, não?

5. Organize a infraestrutura e compre equipamentos

Aí, passando para a parte prática “da coisa”...

Sua cozinha precisa de equipamentos adequados para o preparo de refeições saudáveis com rapidez e eficiência, e um bom planejamento de espaço também vai ajudar.

Organize os espaços do restaurante para que todos consigam se movimentar sem problemas e distribua as áreas da cozinha pensando em praticidade: quanto mais perto o forno estiver da saída dos pratos, melhor, para tudo ficar quentinho; em contrapartida, geladeiras e freezers acabam geralmente ficando próximos das estações de preparo dos insumos.

Em relação aos equipamentos, garanta, pelo menos:

  • fogão e forno profissionais;
  • sistema de exaustão;
  • liquidificador industrial;
  • processador de alimentos;
  • grill ou chapa; e
  • balança digital.
 

Preze por bancadas, prateleiras e pias em aço inox e não se esqueça de panelas, assadeiras, formas e outros itens básicos também de boa qualidade.

6. Contrate sua equipe e treine os colaboradores

Ainda, será imprescindível tirar um tempo para escolher pessoas para a sua equipe que tenham disponibilidade para trabalhar nos dias e horários em que você pretende abrir o restaurante e cujas visões e os valores estejam de acordo com os da sua marca.

Em seguida, vai caber a você investir no treinamento da equipe montada, garantindo que todos sigam os padrões definidos para operação, o atendimento, o serviço e até a cobrança da conta – e forneçam a melhor experiência do cliente possível!

7. Decore o ambiente de um jeito leve

Assim como a essência do seu restaurante, a decoração do espaço deve ser leve, minimalista, remeter ao bem-estar e à saúde. E tudo isso sem deixar de ser também acolhedora!

Foque em um mobiliário confortável, na boa circulação de ar e no máximo aproveitamento de luz natural.

8. Obtenha as licenças necessárias

Para garantir um funcionamento tranquilo e dentro da lei, mantenha toda a documentação do negócio em dia: CNPJ, alvará de funcionamento e outros e assegure o cumprimento das normas da Vigilância Sanitária.

Isso faz parte do “como montar um restaurante” simplesmente porque é obrigatório para você não fechar as portas antes mesmo de abrí-las! Preste atenção também no controle contábil e na regularidade da emissão de Notas Fiscais.

Dica extra: cardápios digitais integrados a sistemas de gestão (ERPs e PDVs) podem ajudar bastante.

9. Planeje estratégias de marketing e finalmente comece a vender!

Com todas as burocracias e também toda a parte prática devidamente encaminhadas, ainda dentro da montagem do seu restaurante fitness e como último passo antes do início das operações, planeje estratégias de marketing que vão disseminar o nome da sua marca para quem você quer alcançar.

No digital, invista principalmente em redes sociais e no Google, divulgando fotos dos pratos, promoções para primeira compra, informações sobre alimentação saudável, o mapa com a localização do estabelecimento etc. Aposte no alcance orgânico, mas também em campanhas de tráfego pago.

No offline, panfletos distribuídos pelo bairro continuam sendo boa pedida!

Finalmente, comece a vender.

E vá falando com os fregueses para absorver feedbacks, alinhe expectativas com a equipe e busque conversar com os colaboradores sobre informações que eles vão obtendo durante o atendimento, aproveite datas comemorativas, firme parcerias com negócios similares aos seus que estejam por perto (inclusive as próprias academias!)...

Ah, aproveite também para ficar de olho em tecnologias para restaurantes que contribuam com a sua operação!

Vale a pena investir em um restaurante fitness?

Seguindo um passo a passo cauteloso de montagem do estabelecimento e direcionando direitinho suas atitudes para um público-alvo preestabelecido, investir em restaurante fitness vale a pena, sim!

Há um aumento contínuo da demanda por alimentação saudável, e a fidelidade dos clientes desse nicho tende a ser maior, uma vez que eles buscam consistência no sabor e no equilíbrio das refeições, então, preparado(a)?

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