Alguns problemas com delivery são recorrentes tanto para donos e equipes de bares e restaurantes quanto para consumidores: atrasos, erros, frustrações, falta de rastreabilidade dos pedidos, status de entrega desatualizados… Essas palavras lhe soam familiares?
Os desafios existem, e cabe principalmente aos gestores buscar maneiras de enfrentá-los, afinal, cada um causa impacto direto na satisfação dos clientes e na imagem da marca e do estabelecimento.
Para completar, a freguesia espera cada vez mais agilidade, precisão, personalização e qualidade.
Precisa de ajuda? Neste artigo, entenda a raiz dos principais problemas que afetam o delivery e, mais importante, conheça soluções práticas para superá-los. Boa leitura!
Quais são os problemas mais comuns no delivery?
O delivery traz conveniência para clientes e restaurantes, mas também vem com uma série de desafios que, se não superados, prejudicam a experiência de ambos os lados, a exemplo dos atrasos, dos erros nos pedidos, do pagamento de taxas elevadas etc.
A lista é longa!
Adiante, confira os principais problemas enfrentados por quem compra e por quem vende e entenda como cada um afeta a jornada e a experiência como um todo.
Atrasos, erros e falta de informações: principais incômodos dos clientes no delivery
Atrasos nas entregas, erros nos pedidos, falta de informações sobre o envio e o status são três problemas-chave para os consumidores de delivery no Brasil.
- Atrasos: ninguém gosta de esperar mais do que o estimado, mas isso vira e mexe acontece, e quando o prazo de entrega de um pedido de comida não é cumprido, a expectativa do cliente vira frustração.
- Erros: receber itens incorretos ou faltantes prejudica a confiança do cliente na capacidade do restaurante em atender corretamente.
- Falta de informações: ficar sem atualizações sobre o andamento da entrega gera ansiedade num consumidor com sede constante de notícias. Só o fato de um delivery não oferecer atualizações em tempo real já é motivo para o freguês torcer o nariz.
E não pára por aí.
Das altas taxas às reclamações, problemas ainda comuns em restaurantes delivery
O delivery traz uma série de complexidades operacionais que podem interferir na qualidade do serviço oferecido por um bar ou restaurante. Aqui estão alguns dos principais problemas decorrentes dessas complexidades.
- Altas taxas: as porcentagens cobradas por pedido pelos marketplaces de delivery prejudicam a margem de lucro do estabelecimento e limitam os gestores na hora de fazer a precificação do menu.
- Dependência: com a necessidade de atrair clientes, muitos estabelecimentos se tornam dependentes dos marketplaces (aplicativos) de delivery e precisam disputar com dezenas de outros restaurantes similares na tentativa de conquistar o consumidor com ações de marketing e preços muito restritos.
- Dificuldade em conseguir motoboy: a escassez de entregadores disponíveis para atender a demanda é um problema recorrente, especialmente nos horários de pico, interferindo diretamente no tempo de entrega.
- Problemas para receber pagamentos: a pouca flexibilidade dos métodos de pagamento aceitos ou instabilidades de emissoras de cartões, por exemplo, afetam diretamente o recebimento dos valores dos pedidos, prejudicando o controle do fluxo de caixa e a previsão de receitas.
- Reclamações constantes: na maioria das vezes com razão, outro problema dos deliveries são as reclamações dos clientes, seja sobre o tempo de entrega, a temperatura do pedido, o estado da comida no ato do recebimento etc.
Essas reclamações podem aparecer nas avaliações do app ou no Google, e a reputação do estabelecimento fica prejudicada.
Como lidar com problemas no delivery?
Para transformar suas entregas em uma experiência positiva, é preciso ter soluções práticas à mão, então, se quiser minimizar os problemas, não pense duas vezes antes de investir em tecnologias adequadas às necessidades do seu negócio e de atuar para “mudar a cara” da sua gestão de pedidos.
Além de tecnologias inovadoras, práticas como um bom planejamento logístico, ajustes no cardápio e escolha das embalagens certas podem representar transformações significativas.
5 melhores dicas de como solucionar problemas no delivery
Cada problema tem uma solução, pode apostar! Algumas surtirão efeito mais rapidamente, outras vão precisar de um tempo e muitos testes, mas você vai encontrá-las se procurar no lugar certo e buscando recomendações e opiniões de quem entende do assunto.
1. Repense a logística e treine o pessoal
Busque maneiras de melhorar a logística das entregas, seja replanejando rotas, mudando a forma de contratar motoboys ou repensando o seu raio de entrega e invista no treinamento da sua equipe para que todos entendam os fundamentos do delivery e a proposta da marca de entregar, mesmo à distância, a melhor experiência para o consumidor.
2. Mude as embalagens e as fotos dos produtos
Para melhorar ainda mais as práticas do seu estabelecimento no dia a dia, invista também em embalagens apropriadas, que preservem a temperatura e a qualidade da comida e da bebida, e nunca deixe de divulgar, no seu menu, fotos reais – para evitar frustrações quando o cliente abre a embalagem, né?
3. Otimize o menu
Ainda, um cardápio otimizado vai ajudar: itens que não chegam ao freguês do mesmo jeito que seriam entregues à mesa no espaço físico do restaurante ou produtos cujo preparo é complexo demais precisam ser tirados de cena, pelo menos momentaneamente.
4. Invista em tecnologia
As automações comerciais específicas para restaurantes complementam essas ações aqui de cima e entregam a tranquilidade que você procura.
A integração entre sistemas de gestão e um bom cardápio digital pode ajudar nas atualizações em tempo real do status de cada pedido, assim você deixa o cliente a par de tudo – e fica a par também! – desde o preparo até a entrega.
Se a tecnologia for integrada a um sistema KDS, os pedidos chegam diretamente à cozinha, o que reduz o tempo de espera.
5. Encontre alternativas aos aplicativos de entrega
Um menu inteligente pode funcionar como alternativa aos aplicativos de entrega, justamente para tirar de você o peso de pagar taxas altíssimas por pedidos, e simplificar a localização de motoboys por permitir integração com o “Entrega Sob Demanda” do iFood.
Mas não só isso!
O cardápio digital para delivery reduz erros nos pedidos, pois, através da inovação, o cliente escolhe o que quer pedir sempre bem servido de informações, personaliza os itens e tem a chance de revisar tudo antes de enviar.
E quem o implementa evita perder clientes por causa do tempo de espera de mensagens no WhatsApp, por exemplo, programando um robô de autoatendimento (chatbot para delivery) para esclarecer dúvidas iniciais e fornecer informações sobre o estabelecimento.
Então, esse é um investimento que leva a mais transparência no relacionamento entre marca e freguês, bem como mais tranquilidade, comodidade e máxima satisfação. Sem sair caro!
Além de tudo, ele mostra que você entendeu os problemas de um delivery e está buscando solucioná-los, diferenciando-se imediatamente dos concorrentes.
Por que é importante entender os problemas com delivery?
Quem é gestor(a) de um estabelecimento do foodservice e identifica pontos críticos do cotidiano das entregas de alimentos consegue traçar o caminho para corrigir esses erros e, acima de tudo, melhorar a experiência do consumidor e a reputação dos negócios.
Um delivery eficiente é sinônimo de menos reclamações (inclusive nas redes sociais!) e de mais satisfação para os próprios gestores, a equipe e o freguês.
Todo mundo agradece.
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