Metas para 2025 em restaurantes: seu incentivo está aqui

Ano-novo é sinônimo de novas metas, e no universo de restaurantes isso não muda! Vamos juntos definir objetivos alcançáveis para o seu negócio em 2025.

Por Redação Goomer 16 de Janeiro de 2025 10 min. de leitura
Metas para 2025 em restaurantes: seu incentivo está aqui

Compartilhe:

Se você quer começar 2025 tendo metas bem definidas para o seu restaurante, faça um balanço de 2024 e reserve um momento de troca de ideias com a sua equipe. Revisite o propósito do negócio e crie pequenos objetivos para cada setor. Não se esqueça também de priorizar as demandas mais urgentes.

Planejar os dias, as semanas e os meses que vêm pela frente é uma forma de você se manter com os pés no chão, mas, ao mesmo tempo, de você e todo o time ganharem um gás na busca por seus objetivos individuais e coletivos.

Por isso, a gente quer ajudar! Vamos juntos traçar um plano audacioso, mas possível? A leitura deste artigo pode ser o primeiro passo!

Como escolher boas metas para o próximo ano?

Se por aqui todo mundo tem a ver com o universo de foodservice, as metas para 2025 não seriam diferentes: aumentar a lucratividade, atrair e reter consumidores, ver a equipe trabalhando de bem com a vida, fechar o caixa sempre no azul e assim por diante! Escolha seus propósitos entendendo aonde você está e pretende chegar.

Faça um diagnóstico do ano que passou

Reúna números e feedbacks para entender ou avaliar os aspectos listados adiante.

  • Média de faturamento mensal
  • Média de custo operacional mensal
  • Margem de lucro
  • Ticket médio por pessoa ou por mesa
  • Pratos mais vendidos
  • Promoções que deram certo ou errado
  • Áreas que se destacaram e aquelas que precisam ser melhoradas
  • Resultados de ações de marketing online e offline
  • Opinião da clientela

O balanço financeiro, assim como uma noção aprofundada do desempenho dos colaboradores, da qualidade do serviço e dos alimentos e até da adequação aos padrões vão ser fundamentais para um 2025 ainda melhor sucedido.

Converse com toda a equipe

Depois do diagnóstico inicial, reúna quem passou 2024 inteiro na linha de frente do restaurante e pergunte o que cada pessoa tem a dizer sobre o negócio e a relação da freguesia com a marca, o uso de tecnologias na gastronomia, os horários e dias de funcionamento e assim por diante.

Tenha uma conversa franca com o time – ao melhor estilo “conversa de fechamento ou papo do final do ano no restaurante”! – e apure também sugestões para ciclo que começa. Isso vai lhe ajudar na definição de metas e no alinhamento de expectativas, dois fatores importantíssimos.

Reflita sobre o que move você e o funcionamento do seu negócio

Qual é a razão de o seu restaurante existir: ser referência em sustentabilidade, se tornar o primeiro negócio totalmente vegano do bairro ou da cidade, inovar no cardápio, oferecer aquilo que a concorrência não oferece para um público-alvo específico..?

Por mais que você já saiba a resposta, tire um tempo para reflexões. Se o foco da existência da sua marca estiver colocado como prioridade, entenda o que deve ser mantido para nada sair dos trilhos no ano que vem e pesquise sobre o que mais dá pra fazer, caso contrário, avalie o que falta e comece a traçar planos para chegar lá.

Estabeleça pelo menos uma meta para cada setor do restaurante

Não trace metas generalistas, como “vender mais”. Seja específico(a) e, pautado(a) pelos passos anteriores, crie objetivos a curto, médio e longo prazo, possíveis de serem alcançados, para cada setor do seu negócio.

Perseguindo-os no decorrer de 2025, no próximo mês de dezembro, você vai perceber uma melhora significativa da empresa como um todo!

Aqui estão alguns exemplos de metas para você se inspirar.

  • Reduzir o desperdício de alimentos, implementando um novo formato de controle de estoque até julho e monitorando resultados até dezembro
  • Aumentar a eficiência no uso de ingredientes, oferecendo um novo treinamento aos cozinheiros entre janeiro e março
  • Eliminar erros na tiragem de pedidos, contando com um cardápio digital integrado a um sistema de gestão com tela KDS que serão instalados no restaurante entre 1º e 15 de janeiro
  • Economizar na compra de legumes e verduras, renegociando contratos já existentes com fornecedores e fechando valores fixos com validade pelo menos até junho
  • Dobrar o número de seguidores nas redes sociais a partir da criação de um cronograma mensal de postagens para janeiro, fevereiro e março inicialmente
  • No decorrer dos primeiros seis meses do ano, substituir utensílios não recicláveis por utensílios recicláveis e, no segundo semestre, implementar novas práticas de descarte dos restos de alimentos para encerrar 2025 oficialmente como uma empresa verde  
  • Lançar dois novos pratos a cada trimestre a partir da análise dos feedbacks deixados pelos consumidores no decorrer de 2024, incentivando a criação coletiva de receitas e oferecendo a equipe pelo menos um momento de experiência gastronômica em outro restaurante no mesmo período
  • Tornar o delivery mais eficiente a partir da implementação de um cardápio digital integrado ao Entrega Sob Demanda do iFood

Pensando assim fica mais fácil agir!

Priorize o que é urgente

Não se preocupe se 2024 está acabando e algumas coisas urgentes ficaram “penduradas”: preocupe-se em solucionar tais questões o quanto antes quando 2025 chegar.

Priorize as demandas e metas mais urgentes antes de se agarrar aos próximos objetivos, afinal, o momento é de ser realista. Lembre-se de fazer contas do que você tem em caixa e do que pode gastar, converse com outros gestores de restaurantes para pedir dicas e explore mais artigos aqui do blog.

Ah, use como base também os interesses atualizados do consumidor do foodservice e as previsões do mercado para 2025.

O que esperar do ano de 2025 para o foodservice?

De acordo com o Instituto Foodservice Brasil (IFB), o mercado de alimentos e bebidas do país pode alcançar uma média de expansão anual de 6,25% em 2025, atingindo a casa de R$ 241 bilhões em consumo. Essa estatística reflete um cenário otimista para o ano.

O uso de ingredientes hiperlocais e os pratos que remetem às raízes continuarão em evidência, e a expressão “comfort food” ganha novos vieses, passando a indicar não só aquela comida gostosa de vó, mas comidas que geram identificação.

Também seguem em alta a demanda por alimentos à base de plantas e as refeições inteligentes e sustentáveis.

Várias pesquisas apontam esse caminho, incluindo um levantamento da Galunion, especialista de análises do setor, que diz ainda que sabores únicos, receitas exclusivas e – ele! – o custo-benefício continuarão sendo bastante considerados no ano que vem.

Atenção: segundo a Galunion, 55% dos consumidores priorizam produtos mais econômicos e acessíveis!

Restaurantes que adotam práticas de zero ou mínimo desperdício e aproveitam todos os ingredientes devem se destacar, junto com o seu, quando suas metas – voltadas à sustentabilidade ou outros dos pontos mencionados – forem tiradas do papel.

“Colocar minhas metas no papel é fácil, o problema é tirar!”

Si acaumi, si acaumi – já diria aquela figurinha fofinha de um hamster com a pata pra cima. As melhores dicas para aumentar as chances de você realizar suas metas em 2025 estão nos próximos tópicos. Elas vão desde usar um método de estruturação dos objetivos até pensar num plano B.

Hamster fofinho levantando a pata em saudação, com texto acima dizendo 'si acau mi, si acau mi'. Imagem divertida e expressiva.

Estruture-se usando o método SMART

“SMART” faz referência a cinco palavras do inglês: “Specific”, “Measurable”, “Achievable”, “Relevant” e “Time-Bound”, traduzidas para o português como “Específica”, “Mensurável”, “Alcançável”, “Relevante” e “Temporal”, respectivamente.

O método que leva esse nome é uma ferramenta para quem quer definir e estruturar objetivos desse jeito aí!

  • S: tenha clareza sobre o que deseja alcançar; informe as metas com clareza aos funcionários
  • M: considere objetivos que são mensuráveis, ou seja, que lhe permitem avaliar o progresso
  • A: certifique-se de que a meta é desafiadora, mas realista e alcançável
  • R: concentre-se em metas relevantes, que trazem valor ao negócio
  • T: determine um prazo para cada objetivo acontecer

Pense inteligente.

“Quebre” as metas maiores

Se você quiser, chame seus propósitos de “metas” e os passos para chegar até eles de “objetivos”, então, divida tudo o que for grande demais em etapas mais simples ou de curto prazo.

A ideia é aumentar o faturamento do restaurante em 20% dentro de um ano? Então, quais barreiras todo mundo precisa ultrapassar e quais pequenas etapas devem ser concluídas com sucesso para isso acontecer?

Seguindo o exemplo, boas ideias de objetivos seriam investir em soluções de autoatendimento com vendas sugestivas no primeiro trimestre e introduzir dois novos pratos no menu até o final do segundo.

Divida as responsabilidades entre a equipe

Você não está sozinho(a), por isso, compartilhe cada detalhe com quem faz a operação acontecer e delegue algumas tarefas para os gestores, chefes de cozinha, atendentes, garçons etc.

Certifique-se de transmitir informações com clareza, sem deixar nenhuma dúvida sobre o que fazer, até quando agir, com quem contar, quais ferramentas usar e assim por diante. Responda às perguntas que surgirem e se coloque à disposição para outros papos no futuro.

Ter todo mundo na mesma página vai diminuir seu microgerenciamento – aquela história de ter que ficar “em cima” de cada colaborador para saber se o dia a dia está fluindo bem – e liberar sua agenda para atividades mais estratégicas.

Faça reuniões de acompanhamento

O restaurante é um organismo vivo que precisa ser nutrido, cuidado e repaginado sempre que necessário. Pelo menos uma vez por mês, reúna a equipe para falar de resultados parciais e recalcular a rota se preciso. Além disso, tenha conversas individuais com cada colaborador.

Incentive a cultura do comprometimento

Mostre comprometimento com as metas estabelecidas e lidere pelo exemplo, mas usufrua da oportunidade para retribuir cada pessoa que fizer parte do alcance das metas, seja com um bônus em dinheiro, um prêmio, um happy hour diferente, uma experiência fora do espaço do restaurante ou uma folga.

Tenha um plano B – isso não é vergonha pra ninguém

Por último, se perceber que nada deu certo, crie caminhos alternativos. Tenha um plano B, um C, um D e quantos precisar ou, pelo menos, trabalhe com uma margem de erro para conseguir recalcular as rotas quando necessário.

Fazer isso não é um problema, na verdade, é uma demonstração de maturidade de mercado e de resiliência empresarial. A flexibilidade dos gestores costuma levar restaurantes muito longe! Basta você pesquisar o histórico de grandes grupos e verá.

Repete com a gente: vem, 2025! Bom trabalho!

Deixe seu comentário ou dúvida

Insights do foodservice direto
na sua caixa de entrada

Sua assinatura foi confirmada!

Em breve, você vai começar a receber conteúdos sobre gestão de restaurantes, técnicas de otimização de cardápio e estratégias eficazes de marketing e vendas diretamente no seu e-mail.

Navegue em nosso blog por assuntos