- 1. Oferecer combos promocionais exclusivos
- 2. Estar nos principais canais de atendimento
- 3. Repaginar o ambiente
- 4. Anunciar diferenciais e novidades no offline
- 5. Fazer parcerias
- 6. Realizar sorteios
- 7. Criar conteúdos específicos para as redes sociais
- 8. Disparar um e-mail marketing especial
- 9. Orientar os garçons para serem anfitriões
- 10. Usar a tecnologia a seu favor
- 11. Estar à disposição dos atrasadinhos
Está chegando um novo mês de janeiro? Lembre-se de que, antes dele, vêm os meses de novembro e dezembro – e se apresse! Caso você precise atrair clientes para o final do ano no seu restaurante, comece a pensar em combos promocionais exclusivos, anúncios e parcerias.
Na verdade, mais do que isso, leia este artigo até o fim!
Reunimos 11 dicas para bombar um restaurante no final de ano, e o fato de elas serem valiosas não as faz custosas, muito pelo contrário: todas têm excelente custo-benefício quando devidamente planejadas.
Você vai gostar de conferi-las.
1. Oferecer combos promocionais exclusivos
Pensando no público-alvo do seu estabelecimento, a dica número um é combinar dois ou mais itens do cardápio para vender a um preço menor do que o cobrado por eles individualmente.
Dá para fazer também um cardápio com combos especiais e exclusivo específico de fim de ano ou uma venda combinada de alimentos para humanos e para pets, por exemplo, se o restaurante tiver o diferencial de ser “pet friendly”.
Outras opções são apostar em combinações para famílias com crianças ou para o happy hour.
2. Estar nos principais canais de atendimento
Uma estratégia que vale para todos os meses, mas principalmente para os últimos do ano é mostrar disponibilidade e fazer um bom atendimento não só por telefone ou WhatsApp, mas em todos os canais de comunicação com os clientes, incluindo e-mails e redes sociais.
Quanto mais rápida, completa e transparente a sua resposta para quem procurar pelo restaurante, melhor.
3. Repaginar o ambiente
Aproveite que as pessoas querem se reunir com amigos e colegas de trabalho para celebrar e ofereça a elas um espaço repaginado, ou seja, com móveis novos e mais confortáveis ou com uma decoração diferente ou com caixinhas de som melhores ou banheiros impecáveis etc.
Cada detalhe atualizado é um sinal de cuidado com a experiência do consumidor.
4. Anunciar diferenciais e novidades no offline
Na fachada (respeitando as leis da sua cidade) ou nas redondezas do estabelecimento, através da entrega de panfletos ou até nos jogos americanos usados nas mesas, informe aos clientes ou aos fregueses em potencial o que o restaurante tem a oferecer de diferente neste fim de ano.
Só evite juntar um monte de informação e de texto no mesmo espaço, sempre considerando que vale mais destacar pontos realmente chamativos. Veja uma inspiração!
No decorrer deste artigo, você vai encontrar outras ideias para fazer um anúncio de restaurante para fim de ano. Esperamos que goste.
5. Fazer parcerias
Para divulgar tanto no on quanto no offline, parcerias com outras marcas ou com influenciadores também são muito bem-vindas no final de ano.
Alie-se àquelas pessoas ou empresas que têm as mesmas visões que você e que estejam na “pegada” de ser diferentes da concorrência antes da virada. Busque relacionamentos que sejam positivos para todos os envolvidos, ou seja, tanto para os caixas quanto para equipes e a clientela.
6. Realizar sorteios
Que tal presentear um cliente com uma refeição completa de graça no mês de janeiro – que provavelmente será menos movimentado por causa das férias –, fazendo um sorteio em novembro ou dezembro?
As pessoas vão falar sobre o assunto e frequentar o estabelecimento para participar! Ainda por cima, o cliente vencedor do sorteio pode acabar convidando mais gente para acompanhá-lo na refeição, ajudando a aumentar o ticket médio já no início do novo ano.
E dá para divulgar a notícia nas redes sociais, chamando ainda mais atenção de um montão de gente!
7. Criar conteúdos específicos para as redes sociais
Todo mundo quer abrir o Instagram ou o Facebook e encontrar uma postagem de um restaurante com alguma promoção, não tem jeito.
Já pensou..?
- “Sorteio de refeição grátis”
- “Traga 10 pessoas e ganhe uma torre de chope”
- “Faça sua confraternização de fim de ano com 20% de desconto”
As possibilidades são infinitas, só não podem pesar no seu bolso!
Trabalhe junto com sua equipe para decidir quais ofertas disponibilizar para os consumidores no final do ano e as transforme em peças para as redes sociais.
Você pode publicá-las como conteúdo orgânico, usando hashtags para ganhar mais alcance e marcando a localização do estabelecimento, ou transformá-las em anúncios pagos.
Ah! E outra ideia é usar e abusar do recurso de contagem regressiva, demonstrando urgência pra galera aparecer.
8. Disparar um e-mail marketing especial
Aproveite os conteúdos criados para o online e o offline e transforme parte deles num e-mail marketing de divulgação que vai ser enviado aos clientes já cadastrados no seu CRM.
Nesse e-mail, você pode deixar um alerta ao melhor estilo “save the date” ou compartilhar depoimentos de pessoas que estiveram no seu restaurante em momentos similares dos anos anteriores – e contaram com os diferenciais oferecidos por ele.
9. Orientar os garçons para serem anfitriões
Uma excelente maneira de divulgar fim de ano num restaurante é deixar a missão de chamar pessoas para o evento na mão dos garçons, porque eles sabem com quem falar e quando fazer a abordagem, principalmente se já têm mais tempo de casa e costumam atender clientes fiéis.
Conte com a expertise que só esses representantes da sua marca têm e aumente o sucesso de tudo o que você organizar para entrar em janeiro celebrando muito sucesso, mas oriente toda a equipe para que transmitam as informações corretas ou procurem sua ajuda se precisarem esclarecer alguma dúvida.
Nada de chutômetro!
10. Usar a tecnologia a seu favor
Você ainda pode – e deve – divulgar seu evento contando com tecnologias como os cardápios digitais: as melhores soluções de autoatendimento do mercado permitem aos restaurantes transmitir anúncios e informações para os consumidores assim que eles abrem o menu de produtos, seja ao escanear um QR Code ou deslizando o dedo na tela de um tablet ou totem.
Uma divulgação de um evento de final de ano de restaurante feita num cardápio ficaria mais ou menos como você vê adiante.
Demais, não?
11. Estar à disposição dos atrasadinhos
Por último, não se esqueça da probabilidade de que algumas pessoas que nem conhecem o seu estabelecimento procurem por você ou pela sua equipe para tentarem reservas e condições especiais para confraternizações.
Essas pessoas talvez não tenham tido tempo de organizar os eventos familiares, os amigos-secretos ou os encontros de fim de ano de suas empresas e com certeza estarão precisando de ajuda, então, transforme seu restaurante no “point” que vai ajudá-las!
Oriente todo mundo a atendê-las como qualquer outro cliente, com educação e simpatia, e deixe claro ao seu time quais são as alternativas que eles podem oferecer para elas.
Além de salvar o fim de ano de muita gente, você destaca seu negócio no mercado, deixando-o guardado num cantinho especial do coração dos fregueses.
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