Como aumentar o ticket médio de um restaurante? 5 dicas exclusivas

Como aumentar o ticket médio de um restaurante? 5 dicas exclusivas

Nem toda venda feita pelo seu restaurante é uma venda saudável do ponto de vista financeiro. Parece até meio contraditório, não é mesmo? Mas isso acontece porque muitas vezes a conta fica no "zero a zero" ou ainda: gera prejuízos. Para vender mais, você não precisa necessariamente ter mais pratos no seu cardápio. Aumentar o ticket médio por clientes pode ser uma solução estratégica e inteligente.

Para ajudar nesta missão, nossos especialistas selecionaram 5 dicas exclusivas para que você faça mais vendas e da forma correta. Confira!

5 dicas para aumentar o ticket médio de um restaurante

Para relembrar: ticket médio é quanto seus clientes gastam no restaurante. Para saber o seu valor médio diário, basta dividir o faturamento diário pelo número total de clientes que visitaram seu estabeleciamento ou pelo número de pedidos. Para a referência mensal faça o mesmo, mas considere os valores de determinado mês.

Outra sugestão é e subtrair outros custos para ter o "ticket médio líquido", sem a taxa do garçom ou da entrega.

Sabendo o conceito, agora fica mais fácil acompanhar as dicas. Aproveite!

Treine sua equipe para vender melhor

Você já ouviu falar na expressão "garçom vendedor"? Se ainda não, acredite: você está perdendo dinheiro. Os profissionais de atendimento, sejam eles garçons, balconistas, atendentes precisam aprender a fazer vendas sugestivas.

Mas aí existe um ponto muito importante: fazar uma venda sugestiva é bem diferente de ser insistente! Além dos combos, exercite com sua equipe outras possíveis combinações do cardápio.

Outra dica é quanto a harmonização de pratos com bebidas. Por mais que a recomendação pareço óbvia, nem sempre os clientes sabem o que é melhor. Então uma dica neste sentido, pode cair muito bem.

No balcão a pergunta que nunca quer calar é: aceita uma água para acompanhar o seu pedido? Ou então, cobertura extra por mais R$ 3? Sim, isso funciona. É só questão de comunicar e oferecer uma vantagem real.

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Monte combos e dê destaque em seu cardápio

Os combos são refeições completas que podem incluir um prato ou lanche principal, uma bebida e um acompanhamento. Essa é talvez uma das formas mais comuns para aumentar o tícket médio dos seus clientes.

Mesmo que a soma de todos os produtos seja menor que o seu valor isolado (já que os combos geralmente são promocionais), como ajudam a aumentar o gasto por cliente, seu resultado pode ser muito positivo.

Assim, um cliente que compraria somente um lanche, pode fazer o pedido completo e ainda ganhar um desconto. E o restaurante que faria apenas uma venda, ganha em volume e em receita.

Ofereça sobremesas e itens de margem maior

As sobremesas são outra excelente maneira de aumentar o ticket médio. Normalmente, seu custo é baixo e sua margem de contribuição muito maior que o dos demais itens do cardápio.

Muitas vezes, a venda sugestiva pode fazer com que o cliente conheça outros produtos do seu restaurante e faça outro pedido ou agregue ao pedido já iniciado.

Com as vendas pelo delivery, investir em opções já embaladas individualmente facilita a logística.

Se decidir trabalhar com sobremesas refrigeradas é preciso ter um cuidado maior, para que seu cliente receba o pedido em plenas condições e tenha uma experiência similar a que teria se estivesse em seu restaurante.

Incentive compras futuras

Alguns restaurantes costumam definir preços mínimos para pedidos em entregas, por exemplo. Não só por conta do frete, mas para "compensar a venda". No entanto, uma outra tática interessante é incentivar novos pedidos.

Funciona assim: o cliente que comprar determinado valor, pode ter algum benefício em uma nova compra. Dessa forma, você não só garante uma compra com ticket médio maior, como também incentiva novos pedidos.

Criar programas de fidelização ou estimular o uso de cupons de desconto pode ser uma das alternativas para colocar esse plano em ação.

Se conquistar clientes ainda é um desafio, tente vender mais para os mesmos clientes para aumentar o ticket médio. Outra dica é usar essa estratégia combinada com a dos combos (já imaginou que sucesso?)

Invista em tecnologia

Num primeiro momento isso parece não fazer sentido né? Mas basta pensar que com maior eficiência operacional, você também pode ganhar mais.

Faça as contas: quanto dinheiro você já perdeu porque o sistema, que era mais simples, falhou? E quanto você já gastou com a impressão de cardápios a cada atualização?

Com esses dois exemplos básicos você pode ter softwares específicos mais robustos e integrados e que traga ainda uma visão mais organizada dos seus pedidos, a partir do gestor de pedidos.

Mas, é claro, nada disso faz sentido, se o seu cliente não tem acesso aos seus produtos, se o seu cardápio está desatualizado ou remarcado. Outra situação bem recorrente é o tempo que se leva para atender os clientes. Para ajudar a solucionar todos esses desafios uma boa aposta é implementar cardápios digitais.

Sistemas e operação mais eficientes também contribuem para aumentar o tícket médio do seu restaurante.

Se você estava sem saída para aumentar o ticket médio do seu restaurante, aproveite para colocar em prática essas dicas. Temos certeza absoluta de que você irá se surpreender com o potencial e novas oportunidades de vendas sadias!

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