Como fazer cardápio estratégico? Passo a passo completo

Aprenda como fazer um cardápio estratégico para vencer obstáculos nas vendas e faturar mais a cada dia. Este artigo ensina de forma rápida e didática.

Por Redação Goomer 19 de Março de 2025 - Atualizado em 21 de Março de 2025 7 min. de leitura
Como fazer cardápio estratégico? Passo a passo completo

Compartilhe:

Fazer um cardápio estratégico é transformar seu menu numa vitrine para o restaurante, apresentando os produtos à venda de forma detalhada e caprichando na organização dos itens.

Parece complicado, mas nada que recorrer à chamada “engenharia de cardápio” não ajude, principalmente se você adicionar uma pitada de tecnologia ao processo. Seu trabalho agora tem a ver com psicologia do consumo e preferências do público-alvo, e este artigo vai lhe servir como guia. 

Prepare-se para explorar um passo a passo completo!

1. Monte uma ficha técnica para cada prato

A primeira etapa – não da montagem, mas do planejamento de um cardápio para restaurante – é a elaboração de uma ficha técnica para todos os pratos e até os drinks colocados à venda. Essa ficha vai reunir as principais informações da receita do produto.

  • Ingredientes
  • Modo de preparo
  • Tempo de preparo
  • Rendimento
  • Custo de produção
  • Etc.

Ela ajuda a manter padrões, organizar melhor o estoque e criar um menu muito mais adequado!

2. Considere desempenho das vendas

Se já estiver na ativa, classifique os pratos da casa como “estrelas”, “burros de carga”, “quebra-cabeças” e “cães” para descobrir quais são mais pedidos, quais têm melhor margem de lucro e quais talvez nem façam sentido apresentar aos fregueses.

  • Estrelas: vendem bastante e têm boa lucratividade. Devem receber destaque!
  • Burros de carga: São populares, mas têm baixa lucratividade. Se receberem ajustes ou incentivos, podem até alcançar a posição de estrelas
  • Quebra-cabeças: dão lucro, mas saem pouco. Faz sentido criar ofertas para eles?
  • Cães: não vendem e não fazem sucesso, então, talvez valha considerar tirá-los de linha

Descobrindo “quem é quem” e estudando volume de vendas, você arranja o menu conforme a lucratividade e popularidade dos itens.

3. Pesquise o mercado

Caso esteja construindo um menu pela primeira vez, você pode substituir a etapa anterior por uma pesquisa de mercado, ou seja, uma análise de restaurantes do mesmo nicho ou bairro que o seu.

Estude:

Depois, opere a sua mágica para se diferenciar da concorrência (tem mais dicas a seguir)!

4. Diferencie-se da concorrência

Agora, encontre o tom de voz da sua marca e defina como você vai transmiti-lo através do cardápio. Pense no seu estabelecimento como uma pessoa: ele se comunicaria de que modo?

  • Formal ou casual
  • Sério ou irreverente
  • Descolado, engraçado, cortês
  • De forma prática ou entusiasmada

Um catálogo de produtos não precisa ser uma lista chata e sem graça! Faça o seu refletir a personalidade do restaurante.

5. Organize o menu por categorias

Concluídas as etapas anteriores e a partir da ideia de usar a engenharia de cardápio para vender mais, terá chegado o momento de você enumerar os itens do seu menu para, então, distribuí-los em categorias.

Restaurantes tradicionais fazem a divisão dos produtos de forma básica…

  • Entradas
  • Principais
  • Sobremesas
  • Bebidas alcoólicas
  • Bebidas não alcoólicas

… Enquanto outros estabelecimentos optam por trabalhar a criatividade, inserindo suas propostas de negócios até nessa etapa da construção da “vitrine escrita”.

Você pode também criar subdivisões para as suas categorias, só não se esqueça de que a ordem em que elas aparecem vai guiar o consumo do cliente e de evitar exageros nas quantidades disponíveis em cada uma.

Oferecer entre 5 e 7 opções por sessão é suficiente!

6. Crie os nomes e as descrições dos pratos

Ainda com as opções de pratos e bebidas em mãos, trabalhe na criação de nomes e descrições para todos eles, prezando pela fácil leitura e compreensão, mas evitando que sejam “sem sal” – ninguém gosta de algo insosso, né?

Um menu de restaurante feito com estratégia, mesmo sério ou tradicional, brinca com as palavras ou com as sensações do leitor-consumidor. Inspire-se pelo exemplo do quadro!

Brasa Burguer

Um hambúrguer rústico, com alma de churrasco! Pão brioche selado na manteiga, carne angus grelhada no fogo alto sem perder a suculência, queijo provolone defumado e derretido. Por cima, cebola caramelizada ao uísque e maionese especial de chimichurri.

7. Defina os preços

Use a precificação psicológica ao seu favor: evite números redondos nos valores dos seus itens e retire o cifrão que antecede os numerais. R$ 14,90 parece bem mais barato do que R$ 15, mas não é. R$ 15 aparece como uma informação bem mais enfática do que 15 e assim por diante.

Outra dica válida para um cardápio lucrativo é a do preço-isca, em que ficam posicionados um item de valor mais alto e um de valor mais baixo respectivamente acima e abaixo do produto cuja venda é realmente desejada e o valor é intermediário.

8. Tire fotos e edite-as sem exageros

Coloque todas as suas habilidades de fotógrafo(a) em jogo ou contrate um especialista em cliques de comidas para ilustrar o seu cardápio.

Monte um cenário no qual você vai posicionar seus pratos para as capturas, mas evite elementos que desviem a atenção do protagonista da imagem; use ângulos estratégicos para valorizar cada produto e evite luzes artificiais e flashes.

  • Fotos de cima funcionam para bowls e pizzas
  • Fotos laterais valorizam hambúrgueres e sanduíches
  • Ingredientes frescos são excelentes componentes de cenários
  • Superfícies neutras como fundo valorizam o prato

Madeiras, ardósia e mármore funcionam bem!

9. Escolha o tipo de cardápio

Com tudo encaminhado, escolha entre as várias opções de cardápios do mercado: impresso e tradicional, tabloide, panfleto ou folder, lousa etc. – ou agarre-se à última e mais importante dica de todo este passo a passo!

Aí, combine as cores do seu cardápio com a paleta de cores do seu restaurante, escolha as fontes dos conteúdos pesquisando por aquelas que sejam mais legíveis por todo mundo e decida o que é título e o que é subtítulo para formatá-los adequadamente.

10. Prepare o design

Finalmente, coloque as informações (categorias, nomes, descrições, preços etc.) no layout, revise a ortografia quantas vezes for necessário e experimente diferentes formas de distribuição das informações em cada página para identificar qual fica melhor no fim das contas.

Siga o padrão de leitura de cima para baixo e da esquerda para direita ao posicionar os textos do menu e não esqueça de posicionar os pratos estrelas e burros de carga em lugares de destaque ou ao menos nas primeiras opções de cada categoria.

Os itens quebra-cabeças podem vir logo em seguida.

11. Se quiser vender mais, digitalize

Ao contrário do que muita gente ainda pensa, a digitalização também é estratégia para garantir a otimização do seu menu de restaurante, afinal, traz vantagens que nenhum layout ou tipo de diagramação podem oferecer. 

Você pode optar pela inovação e implementar uma dentre as melhores soluções de autoatendimento disponíveis no mercado atualmente.Explore os benefícios do cardápio digital em outro artigo do blog da Goomer e some todo o seu conhecimento atual ao que descobrir para tomar uma decisão! Boas vendas :)

Deixe seu comentário ou dúvida

Insights do foodservice direto
na sua caixa de entrada

Sua assinatura foi confirmada!

Em breve, você vai começar a receber conteúdos sobre gestão de restaurantes, técnicas de otimização de cardápio e estratégias eficazes de marketing e vendas diretamente no seu e-mail.

Navegue em nosso blog por assuntos