
- 1. Monte uma ficha técnica para cada prato
- 2. Considere desempenho das vendas
- 3. Pesquise o mercado
- 4. Diferencie-se da concorrência
- 5. Organize o menu por categorias
- 6. Crie os nomes e as descrições dos pratos
- 7. Defina os preços
- 8. Tire fotos e edite-as sem exageros
- 9. Escolha o tipo de cardápio
- 10. Prepare o design
- 11. Se quiser vender mais, digitalize
Fazer um cardápio estratégico é transformar seu menu numa vitrine para o restaurante, apresentando os produtos à venda de forma detalhada e caprichando na organização dos itens.
Parece complicado, mas nada que recorrer à chamada “engenharia de cardápio” não ajude, principalmente se você adicionar uma pitada de tecnologia ao processo. Seu trabalho agora tem a ver com psicologia do consumo e preferências do público-alvo, e este artigo vai lhe servir como guia.
Prepare-se para explorar um passo a passo completo!
1. Monte uma ficha técnica para cada prato
A primeira etapa – não da montagem, mas do planejamento de um cardápio para restaurante – é a elaboração de uma ficha técnica para todos os pratos e até os drinks colocados à venda. Essa ficha vai reunir as principais informações da receita do produto.
- Ingredientes
- Modo de preparo
- Tempo de preparo
- Rendimento
- Custo de produção
- Etc.
Ela ajuda a manter padrões, organizar melhor o estoque e criar um menu muito mais adequado!
2. Considere desempenho das vendas
Se já estiver na ativa, classifique os pratos da casa como “estrelas”, “burros de carga”, “quebra-cabeças” e “cães” para descobrir quais são mais pedidos, quais têm melhor margem de lucro e quais talvez nem façam sentido apresentar aos fregueses.
- Estrelas: vendem bastante e têm boa lucratividade. Devem receber destaque!
- Burros de carga: São populares, mas têm baixa lucratividade. Se receberem ajustes ou incentivos, podem até alcançar a posição de estrelas
- Quebra-cabeças: dão lucro, mas saem pouco. Faz sentido criar ofertas para eles?
- Cães: não vendem e não fazem sucesso, então, talvez valha considerar tirá-los de linha
Descobrindo “quem é quem” e estudando volume de vendas, você arranja o menu conforme a lucratividade e popularidade dos itens.
3. Pesquise o mercado
Caso esteja construindo um menu pela primeira vez, você pode substituir a etapa anterior por uma pesquisa de mercado, ou seja, uma análise de restaurantes do mesmo nicho ou bairro que o seu.
Estude:
- Ingredientes mais usados
- Descrições dos pratos
- Preços praticados
- Layouts de cada cardápio
- Melhores alternativas para anúncios e promoções
- Pratos do dia, sugestões do(a) chef e similares
- Combos e vendas sugestivas
Depois, opere a sua mágica para se diferenciar da concorrência (tem mais dicas a seguir)!
4. Diferencie-se da concorrência
Agora, encontre o tom de voz da sua marca e defina como você vai transmiti-lo através do cardápio. Pense no seu estabelecimento como uma pessoa: ele se comunicaria de que modo?
- Formal ou casual
- Sério ou irreverente
- Descolado, engraçado, cortês
- De forma prática ou entusiasmada
Um catálogo de produtos não precisa ser uma lista chata e sem graça! Faça o seu refletir a personalidade do restaurante.
5. Organize o menu por categorias
Concluídas as etapas anteriores e a partir da ideia de usar a engenharia de cardápio para vender mais, terá chegado o momento de você enumerar os itens do seu menu para, então, distribuí-los em categorias.
Restaurantes tradicionais fazem a divisão dos produtos de forma básica…
- Entradas
- Principais
- Sobremesas
- Bebidas alcoólicas
- Bebidas não alcoólicas
… Enquanto outros estabelecimentos optam por trabalhar a criatividade, inserindo suas propostas de negócios até nessa etapa da construção da “vitrine escrita”.
Você pode também criar subdivisões para as suas categorias, só não se esqueça de que a ordem em que elas aparecem vai guiar o consumo do cliente e de evitar exageros nas quantidades disponíveis em cada uma.
Oferecer entre 5 e 7 opções por sessão é suficiente!
6. Crie os nomes e as descrições dos pratos
Ainda com as opções de pratos e bebidas em mãos, trabalhe na criação de nomes e descrições para todos eles, prezando pela fácil leitura e compreensão, mas evitando que sejam “sem sal” – ninguém gosta de algo insosso, né?
Um menu de restaurante feito com estratégia, mesmo sério ou tradicional, brinca com as palavras ou com as sensações do leitor-consumidor. Inspire-se pelo exemplo do quadro!
Um hambúrguer rústico, com alma de churrasco! Pão brioche selado na manteiga, carne angus grelhada no fogo alto sem perder a suculência, queijo provolone defumado e derretido. Por cima, cebola caramelizada ao uísque e maionese especial de chimichurri.
7. Defina os preços
Use a precificação psicológica ao seu favor: evite números redondos nos valores dos seus itens e retire o cifrão que antecede os numerais. R$ 14,90 parece bem mais barato do que R$ 15, mas não é. R$ 15 aparece como uma informação bem mais enfática do que 15 e assim por diante.
Outra dica válida para um cardápio lucrativo é a do preço-isca, em que ficam posicionados um item de valor mais alto e um de valor mais baixo respectivamente acima e abaixo do produto cuja venda é realmente desejada e o valor é intermediário.
8. Tire fotos e edite-as sem exageros
Coloque todas as suas habilidades de fotógrafo(a) em jogo ou contrate um especialista em cliques de comidas para ilustrar o seu cardápio.
Monte um cenário no qual você vai posicionar seus pratos para as capturas, mas evite elementos que desviem a atenção do protagonista da imagem; use ângulos estratégicos para valorizar cada produto e evite luzes artificiais e flashes.
- Fotos de cima funcionam para bowls e pizzas
- Fotos laterais valorizam hambúrgueres e sanduíches
- Ingredientes frescos são excelentes componentes de cenários
- Superfícies neutras como fundo valorizam o prato
Madeiras, ardósia e mármore funcionam bem!
9. Escolha o tipo de cardápio
Com tudo encaminhado, escolha entre as várias opções de cardápios do mercado: impresso e tradicional, tabloide, panfleto ou folder, lousa etc. – ou agarre-se à última e mais importante dica de todo este passo a passo!
Aí, combine as cores do seu cardápio com a paleta de cores do seu restaurante, escolha as fontes dos conteúdos pesquisando por aquelas que sejam mais legíveis por todo mundo e decida o que é título e o que é subtítulo para formatá-los adequadamente.
10. Prepare o design
Finalmente, coloque as informações (categorias, nomes, descrições, preços etc.) no layout, revise a ortografia quantas vezes for necessário e experimente diferentes formas de distribuição das informações em cada página para identificar qual fica melhor no fim das contas.
Siga o padrão de leitura de cima para baixo e da esquerda para direita ao posicionar os textos do menu e não esqueça de posicionar os pratos estrelas e burros de carga em lugares de destaque ou ao menos nas primeiras opções de cada categoria.
Os itens quebra-cabeças podem vir logo em seguida.
11. Se quiser vender mais, digitalize
Ao contrário do que muita gente ainda pensa, a digitalização também é estratégia para garantir a otimização do seu menu de restaurante, afinal, traz vantagens que nenhum layout ou tipo de diagramação podem oferecer.
Você pode optar pela inovação e implementar uma dentre as melhores soluções de autoatendimento disponíveis no mercado atualmente.Explore os benefícios do cardápio digital em outro artigo do blog da Goomer e some todo o seu conhecimento atual ao que descobrir para tomar uma decisão! Boas vendas :)
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