Melhores dicas e tecnologias para otimização de cardápio

Melhores dicas e tecnologias para otimização de cardápio

Um cardápio otimizado e, portanto, feito com base na engenharia de cardápio e com cada detalhe pensado para o restaurante vender mais e melhor, também melhora a experiência do cliente, reduz custos operacionais e contribui com a gestão de estoque.

Hoje em dia, provavelmente a melhor forma de consegui-lo é através do uso de ferramentas específicas, como soluções de autoatendimento capazes de automatizar diversas tarefas que antes seriam feitas manualmente por você, gestor(a), e pelos garçons.

Este artigo apresenta três tecnologias que podem ser transformadoras no que diz respeito à melhoria da performance do atendimento no seu restaurante, além de dicas valiosas para você decidir se vale a pena adotá-las. Confira!

O que é e como fazer otimização de cardápio?

A otimização é a aplicação de algumas estratégias para tornar o menu mais vendedor. Ela acontece através de estudos sobre engenharia de cardápio aliados a uma análise aprofundada das vendas, de custos, de preços e até do layout do conteúdo.

Otimizar = aperfeiçoar, agregar valor, dar melhor rendimento
 

Se você pensar em maneiras de unir todos os caminhos que levam à otimização, com certeza vai chegar à conclusão de que contar com alguma tecnologia é o melhor dos mundos agora. Na lista de ferramentas e recursos mais interessantes, junto com um cardápio digital dos bons, também aparecem a IA e outras soluções de análise de dados.

3 melhores tecnologias para fazer otimização de cardápio no seu restaurante

Talvez você tenha chegado até aqui por se interessar na implementação de soluções que vão tornar realidade o seu objetivo da otimização de cardápio – e que ótimo se sim, porque nós vamos lhe ajudar agora mesmo! Anote.

1. Soluções voltadas à análise de dados

Apenas através da coleta de informações sobre as preferências dos clientes, é possível identificar os pratos mais vendidos, aqueles que geram mais lucro e os que têm menor aceitação e até horários em que há mais ou menos consumo de determinados itens, pontos fundamentais da otimização.

Insights assim podem ser extraídos de diversas ferramentas de Business Intelligence (BI), mas obtidos com ainda maior facilidade através de sistemas de gestão (ERPs e PDVs) e cardápios digitais – ou da integração entre os sistemas e os cardápios!

2. Cardápios digitais integrados a sistemas de gestão

Alguns cardápios digitais que permitem integrações voltadas à lucratividade, como os da Goomer, aliam o recurso de apuração e análise de dados mencionado acima e muitos outros recursos que impactam diretamente na otimização do menu de um restaurante.

Eles também modernizam a forma como os pratos e as bebidas são apresentados e otimizam o atendimento com botões como “chamar garçom” e com a alternativa, para os gestores, de adicionar ou remover itens em tempo real, dentre outros benefícios.

Quer saber detalhes? Aqui no blog você encontra uma explicação mais detalhada, ou melhor, um artigo contendo absolutamente tudo o que você precisa saber sobre cardápios digitais.

3. Inteligência artificial

Em terceiro lugar na nossa lista, a IA pode contribuir para a construção de recomendações de pratos baseadas em dias, horários, sazonalidade e até condições climáticas, orientações sobre como distribuir o cardápio em categorias, sugestões de precificação e elaboração de planos de marketing.

Cabe usar no dia a dia, por exemplo, o ChatGPT, desde que você evite cópias que configurem plágio, porém, sozinho ele não fará milagres, então, não ignore a importância da implementação de um cardápio inteligente ou ao menos de um sistema de gestão.

Vale a pena usar tecnologia para otimização de cardápio?

Para otimizar seu cardápio, adaptando-o às preferências dos clientes, tendências de mercado, disponibilidade de ingredientes e margem de lucro desejada, vale muito a pena usar alguns tipos de tecnologias na operação do restaurante que trabalhem baseadas em dados e permitam a automatização de processos.

Você já viu por que no decorrer deste artigo, só escolha a solução com bastante calma! Aceita algumas dicas?

Como escolher tecnologia para otimizar cardápio

O primeiro passo da sua escolha vai ser pensar nas necessidades do seu negócio e, ao mesmo tempo, nas dores e desejos do seu público-alvo.

Confira outras orientações na lista abaixo.

  • Implemente uma solução que possa ser atualizada em tempo real sem interrupção dos processos.
  • Aposte na tecnologia que lhe permita oferecer aos clientes o benefício da personalização de pedidos, do pagamento, do atendimento etc.
  • Faça questão de apresentar fotos convincentes e verdadeiras no seu cardápio otimizado, portanto, considere obter uma ferramenta que vai lhe ajudar com isso.
  • Aproveite a otimização para aumentar as chances de upselling e cross-selling do seu restaurante.
  • Certifique-se de que você vai extrair relatórios completos para identificar os itens mais populares e lucrativos do cardápio, promovendo-os com assertividade.
  • Entenda que os relatórios também devem influenciar na remoção de itens que não sejam rentáveis ou tenham um custo de produção muito alto.
 

E lembre-se de que ninguém merece passar perrengue para vender com tanta qualidade quanto produz, muito menos você! Boa sorte no processo.

Logo Goomer

Somos especialistas em soluções digitais para os restaurantes.

Quer receber conteúdos toda semana?

É só se cadastrar que vamos mandar com muito carinho para a sua caixa de entrada.

Email registrado com sucesso