
Adicionar opções plant-based no restaurante é atender uma demanda que só cresce – aquela, sabe, por alimentos mais saudáveis, sustentáveis e variados? Ofereça alternativas à base de plantas leves, nutritivas e que respeitem o meio ambiente para alcançar públicos diversos.
Se quiser dicas de como criar um cardápio diversificado, com receitas saborosas e bem preparadas, continue lendo este artigo! Aproveite e explore as tendências do mercado em questão.
Passo a passo, você vai construir uma reputação saborosa, mesmo sem carne!
Alimentação plant-based: o que é e quem procura?
A alimentação plant-based é aquela que prioriza insumos de origem vegetal, como legumes, frutas, grãos, sementes e verduras.
Nem todo mundo a considera uma obrigação de excluir totalmente o consumo de produtos de origem animal, mas todos os que consomem nesse estilo valorizam a qualidade dos alimentos, o equilíbrio nutricional e a redução de impactos ambientais.
Portanto, além do público vegano, vegetarianos e até flexitarianos podem, sim, adotar uma dieta à base de plantas.
- Veganos: não consomem nenhum produto de origem animal
- Vegetarianos: não consomem carnes, peixe ou aves, mas podem escolher consumir ovos e laticínios
- Flexitarianos: alimentam-se, principalmente, de plantas, mas consomem carne e outros produtos animais, ocasionalmente
Se você quiser ajudar o público-alvo do seu restaurante a comer bem, melhorar a saúde, em alguns casos, e experimentar novos sabores, siga as orientações que virão adiante!
10 tendências plant-based no foodservice
Ingredientes alternativos, técnicas diferentes de preparo das receitas e o já famoso foco na personalização da experiência do cliente são destaques da alimentação plant-based em restaurante, mas não estão sozinhos.
Existem, pelo menos, 10 tendências ganhado espaço no Brasil e no mundo atualmente, segundo estudos da consultoria Future Market Insights (2024), do The Good Food Institute Brasil (2024) e da empresa de pesquisa de mercado, Mintel (2024).
Vamos a elas!
- Microproteínas no lugar da carne: proteínas derivadas de fungos ganham espaço pela textura semelhante à da carne e o alto valor nutricional
- Queijos vegetais artesanais: feitos com castanhas, aveia ou amêndoas, esses queijos são produzidos de forma artesanal e com menos aditivos
- Frango à base de plantas: versões vegetais e menos processadas de nuggets, hambúrgueres e filés são feitas com ervilhas, soja e arroz
- Culinária asiática e latino-americana sem proteína animal: receitas tradicionais de países, como Japão, Vietnã e Peru, ganham releituras vegetais
- Pratos funcionais à base de plantas: opções enriquecidas com probióticos, fibras e vitaminas, voltadas à imunidade, energia e digestão, estão super em alta
- Ingredientes locais e sazonais: como parte das tendências gerais da alimentação fora do lar, a adoção de produtos regionais frescos nos pratos também aparece no plant-based
- Comida fermentada: kimchi, tempeh e kombuchas vegetais ganham espaço pelo sabor e os benefícios à saúde intestinal
- Menos ultraprocessados, mais transparência: com consumidores cada vez mais exigentes, restaurantes e até supermercados precisam rever a forma como apresentam seus produtos
- Cortes vegetais com apresentação gourmet: legumes preparados com técnicas refinadas (braseados, defumados, grelhados etc.) agregam valor às refeições
- Embalagens sustentáveis: tendência que já se tornou imperativo, as embalagens feitas com materiais biodegradáveis e compostáveis mostram a preocupação de deliveries com os novos comportamentos dos consumidores
Agora, responda rápido: quantas dessas ideias você acha que consegue adotar para o seu menu?
Como incluir pratos plant-based no cardápio? Sem segredo
Mudar radicalmente de opções com carne para um estabelecimento vegano? Não precisa! Mas é bom ter flexibilidade no cardápio para atender a maioria dos consumidores sem dores de cabeça.
Sabia que cerca de 50 milhões de brasileiros são vegetarianos ou veganos e quase 30% da população se considera flexitariana? Então…
Planeje as mudanças antes de aplicá-la
Estando por dentro das tendências do universo plant-based, planeje as mudanças do seu cardápio.
O ideal é considerar o perfil dos seus clientes e a identidade da sua cozinha nesse planejamento para, a partir disso, definir dois ou três pratos e sobremesas para testar como lançamentos e/ou pensar em adaptar receitas que já existem.
Garanta que as opções tenham sabor, apelo visual e valor nutricional.
Aposte no sazonal e converse com fornecedores
Como você vai adotar muito mais ingredientes “da terra”, como leguminosas, cogumelos, castanhas, sementes e vegetais, certifique-se de que eles sejam sempre frescos, fazendo preparos adequados para cada estação do ano e conversando com os fornecedores sobre as entregas.
Leia depois – Cardápio sazonal: saiba porque adaptar o menu do seu restaurante
Reorganize visualmente o menu
Com os novos produtos ou opcionais plant-based definidos, faça ajustes no layout e nas informações do cardápio do seu restaurante.
Lembre-se de que o cliente precisa conseguir identificar as alternativas facilmente e use recursos avançados, como ícones visuais, para sinalizar o que é vegano/vegetariano.
E, se você já estiver com tudo encaminhado, mas precisar de inspiração, que tal uma lista rápida de ideias de receitas?
Para completar, ideias rápidas de receitas plant-based
Anote as sugestões de entradas, principais e sobremesas, nessa ordem.
- Bruschetta com tomatinhos confit e tofu defumado
- Ceviche de manga com pimenta
- Bolinhos de arroz com ervas finas
- Escondidinho vegano
- Lasanha de berinjela com molho de castanha
- Estrogonofe de cogumelos.
- Pudim de leite de coco
- Bolo de banana e aveia
- Panna cotta de leite vegetal com frutas vermelhas
Mas deixe a sua criatividade, sua pesquisa e sua experiência em campo falarem também! Aí, capriche na apresentação, pois esse vai ser um fator decisivo para o consumidor na hora da compra.
Como vender mais opções vegetarianas e veganas?
Fora a apresentação dos pratos, a capacitação da equipe do restaurante para esclarecer dúvidas e as ações de marketing nas redes sociais do restaurante vão influenciar diretamente nas vendas.
Quer mais?
- Implemente um cardápio digital para facilitar a transmissão de informações sobre os pratos e os destaques com ícones e sinalizações visuais
- Analise os relatórios de vendas do seu cardápio e de seus sistemas de gestão para entender o desempenho das opções plant-based, fazendo mudanças, caso necessário
- Firme parcerias com criadores de conteúdo do nicho para divulgar novidades
- Monte combos especiais de receitas à base de plantas, caprichando no cross-selling e no upselling
- Aproveite datas comemorativas para lançar novidades ou criar promoções exclusivas
Finalmente, se você fizer entregas, não deixe de investir nas embalagens ecológicas. Tudo para reforçar o posicionamento preocupado da sua marca e a adoção de tendências a favor do meio ambiente e da comunidade!
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