10 tendências plant-based para qualquer restaurante vender

Aproveite as tendências para vender mais, sendo ou não um restaurante 100% plant-based no restaurante. Este artigo as apresenta a você e mostra como segui-las!

Por Redação Goomer 08 de Junho de 2025 6 min. de leitura
Mulher idosa feliz e sorridente segurando um hambúrguer de frango, destacando a alegria de comer fast food em um fundo neutro.

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Adicionar opções plant-based no restaurante é atender uma demanda que só cresce – aquela, sabe, por alimentos mais saudáveis, sustentáveis e variados? Ofereça alternativas à base de plantas leves, nutritivas e que respeitem o meio ambiente para alcançar públicos diversos.

Se quiser dicas de como criar um cardápio diversificado, com receitas saborosas e bem preparadas, continue lendo este artigo! Aproveite e explore as tendências do mercado em questão.

Passo a passo, você vai construir uma reputação saborosa, mesmo sem carne!

Alimentação plant-based: o que é e quem procura?

A alimentação plant-based é aquela que prioriza insumos de origem vegetal, como legumes, frutas, grãos, sementes e verduras.

Nem todo mundo a considera uma obrigação de excluir totalmente o consumo de produtos de origem animal, mas todos os que consomem nesse estilo valorizam a qualidade dos alimentos, o equilíbrio nutricional e a redução de impactos ambientais.

Portanto, além do público vegano, vegetarianos e até flexitarianos podem, sim, adotar uma dieta à base de plantas.

  • Veganos: não consomem nenhum produto de origem animal
  • Vegetarianos: não consomem carnes, peixe ou aves, mas podem escolher consumir ovos e laticínios
  • Flexitarianos: alimentam-se, principalmente, de plantas, mas consomem carne e outros produtos animais, ocasionalmente

Se você quiser ajudar o público-alvo do seu restaurante a comer bem, melhorar a saúde, em alguns casos, e experimentar novos sabores, siga as orientações que virão adiante!

10 tendências plant-based no foodservice

Ingredientes alternativos, técnicas diferentes de preparo das receitas e o já famoso foco na personalização da experiência do cliente são destaques da alimentação plant-based em restaurante, mas não estão sozinhos.

Existem, pelo menos, 10 tendências ganhado espaço no Brasil e no mundo atualmente, segundo estudos da consultoria Future Market Insights (2024), do The Good Food Institute Brasil (2024) e da empresa de pesquisa de mercado, Mintel (2024).

Vamos a elas!

  1. Microproteínas no lugar da carne: proteínas derivadas de fungos ganham espaço pela textura semelhante à da carne e o alto valor nutricional
  2. Queijos vegetais artesanais: feitos com castanhas, aveia ou amêndoas, esses queijos são produzidos de forma artesanal e com menos aditivos
  3. Frango à base de plantas: versões vegetais e menos processadas de nuggets, hambúrgueres e filés são feitas com ervilhas, soja e arroz
  4. Culinária asiática e latino-americana sem proteína animal: receitas tradicionais de países, como Japão, Vietnã e Peru, ganham releituras vegetais
  5. Pratos funcionais à base de plantas: opções enriquecidas com probióticos, fibras e vitaminas, voltadas à imunidade, energia e digestão, estão super em alta
  6. Ingredientes locais e sazonais: como parte das tendências gerais da alimentação fora do lar, a adoção de produtos regionais frescos nos pratos também aparece no plant-based
  7. Comida fermentada: kimchi, tempeh e kombuchas vegetais ganham espaço pelo sabor e os benefícios à saúde intestinal
  8. Menos ultraprocessados, mais transparência: com consumidores cada vez mais exigentes, restaurantes e até supermercados precisam rever a forma como apresentam seus produtos
  9. Cortes vegetais com apresentação gourmet: legumes preparados com técnicas refinadas (braseados, defumados, grelhados etc.) agregam valor às refeições
  10. Embalagens sustentáveis: tendência que já se tornou imperativo, as embalagens feitas com materiais biodegradáveis e compostáveis mostram a preocupação de deliveries com os novos comportamentos dos consumidores

Agora, responda rápido: quantas dessas ideias você acha que consegue adotar para o seu menu?

Como incluir pratos plant-based no cardápio? Sem segredo

Mudar radicalmente de opções com carne para um estabelecimento vegano? Não precisa! Mas é bom ter flexibilidade no cardápio para atender a maioria dos consumidores sem dores de cabeça.

Sabia que cerca de 50 milhões de brasileiros são vegetarianos ou veganos e quase 30% da população se considera flexitariana? Então…

Planeje as mudanças antes de aplicá-la

Estando por dentro das tendências do universo plant-based, planeje as mudanças do seu cardápio.

O ideal é considerar o perfil dos seus clientes e a identidade da sua cozinha nesse planejamento para, a partir disso, definir dois ou três pratos e sobremesas para testar como lançamentos e/ou pensar em adaptar receitas que já existem.

Garanta que as opções tenham sabor, apelo visual e valor nutricional.

Aposte no sazonal e converse com fornecedores

Como você vai adotar muito mais ingredientes “da terra”, como leguminosas, cogumelos, castanhas, sementes e vegetais, certifique-se de que eles sejam sempre frescos, fazendo preparos adequados para cada estação do ano e conversando com os fornecedores sobre as entregas.

Leia depoisCardápio sazonal: saiba porque adaptar o menu do seu restaurante

Reorganize visualmente o menu

Com os novos produtos ou opcionais plant-based definidos, faça ajustes no layout e nas informações do cardápio do seu restaurante.

Lembre-se de que o cliente precisa conseguir identificar as alternativas facilmente e use recursos avançados, como ícones visuais, para sinalizar o que é vegano/vegetariano.

E, se você já estiver com tudo encaminhado, mas precisar de inspiração, que tal uma lista rápida de ideias de receitas?

Para completar, ideias rápidas de receitas plant-based

Anote as sugestões de entradas, principais e sobremesas, nessa ordem.

  • Bruschetta com tomatinhos confit e tofu defumado
  • Ceviche de manga com pimenta
  • Bolinhos de arroz com ervas finas
  • Escondidinho vegano
  • Lasanha de berinjela com molho de castanha
  • Estrogonofe de cogumelos.
  • Pudim de leite de coco
  • Bolo de banana e aveia
  • Panna cotta de leite vegetal com frutas vermelhas

Mas deixe a sua criatividade, sua pesquisa e sua experiência em campo falarem também! Aí, capriche na apresentação, pois esse vai ser um fator decisivo para o consumidor na hora da compra.

Como vender mais opções vegetarianas e veganas?

Fora a apresentação dos pratos, a capacitação da equipe do restaurante para esclarecer dúvidas e as ações de marketing nas redes sociais do restaurante vão influenciar diretamente nas vendas.

Quer mais?

  • Implemente um cardápio digital para facilitar a transmissão de informações sobre os pratos e os destaques com ícones e sinalizações visuais
  • Analise os relatórios de vendas do seu cardápio e de seus sistemas de gestão para entender o desempenho das opções plant-based, fazendo mudanças, caso necessário
  • Firme parcerias com criadores de conteúdo do nicho para divulgar novidades
  • Monte combos especiais de receitas à base de plantas, caprichando no cross-selling e no upselling
  • Aproveite datas comemorativas para lançar novidades ou criar promoções exclusivas

Finalmente, se você fizer entregas, não deixe de investir nas embalagens ecológicas. Tudo para reforçar o posicionamento preocupado da sua marca e a adoção de tendências a favor do meio ambiente e da comunidade!

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