O que esperar da alimentação fora do lar em 2025

O crescimento de uma marca no setor de alimentação fora do lar depende da adequação a estas tendências. Você conhece todas elas?

Por Redação Goomer 25 de Março de 2025 - Atualizado em 27 de Março de 2025 7 min. de leitura
O que esperar da alimentação fora do lar em 2025

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Apesar de desafios, como a inflação e o aumento de preços, o setor de alimentação fora do lar continua crescendo, impulsionado por adequações ao comportamento dos consumidores e pela adoção de tendências e inovações.

Digitalização, sustentabilidade e personalização de experiências aparecem entre as prioridades para estabelecimentos que querem estar à frente da concorrência, mas cada passo dado por empreendedores precisa ter a ver com as visões e os valores de suas marcas para fazer sentido.

Conheça tendências, entenda as previsões e comece a traçar suas próximas estratégias a partir da leitura deste artigo!

11 tendências do mercado de alimentação fora do lar para 2025

Vários direcionamentos novos vêm surgindo no foodservice com o decorrer do tempo, mas, hoje, a dica é que você coloque seu foco em tudo aquilo que seja considerado uma inovação no setor: digitalização, sustentabilidade, personalizações etc. 

Listamos algumas das principais tendências da alimentação fora do lar para 2025, confira!

1. Modelo “fast casual”

Esse modelo combina a praticidade do fast food com a qualidade de restaurantes tradicionais e, geralmente, atrai quem busca opções tanto saudáveis quanto personalizadas e convenientes.

Para experimentá-lo, ofereça pratos rápidos, ingredientes de qualidade e conhecimento sobre a origem dos insumos. 

2. Venda de opções veganas e vegetarianas

Em pouco mais de dez anos, a quantidade de brasileiros que se consideram vegetarianos cresceu 75% (IBOPE, 2023).

Esse crescimento reforça a importância de oferecer um cardápio vegetariano ou, pelo menos, de disponibilizar opções vegetarianas e preferencialmente veganas também no menu do seu estabelecimento.

3. Receitas saudáveis

Não necessariamente veganas ou vegetarianas, mas baseadas em ingredientes orgânicos, alimentos funcionais e preparos nutricionalmente positivos, as receitas saudáveis vêm ganhando um espaço maior entre quem sai para comer.

Elas podem significar fidelização de clientes na alimentação fora do lar, a depender do tipo de negócio que as oferece.

4. Portinhas gastronômicas

Outra alternativa para seguir tendências é vender alimentos e bebidas através das chamadas “portinhas gastronômicas”, ou seja, em imóveis menores, adotando a ideia de um modelo de negócio mais simples, com serviço mais rápido e prático direcionado ao take away ou ao to go (para levar).

Cardápios enxutos, mas criativos são exigência, hein!

5. Serviço de brunch

Se fizer sentido para o seu estabelecimento e a sua marca, mais uma alternativa é experimentar servir aquela combinação deliciosa de café da manhã e almoço que a gente chama de brunch.

Esse tipo de refeição está em alta no Brasil, é flexível e descontraído e foge do horário normal de alimentação ou da rotina semanal dos consumidores. Obs.: a sazonalidade pode lhe ajudar a fazer sucesso ao servi-la!

6. Comfort foods surpreendentes

No mundo inteiro, a freguesia tem procurado comidas capazes de resgatar memórias e proporcionar boas sensações, frequentando restaurantes com pratos que têm um “quê” de nostalgia ou trazem conforto emocional.

As comfort foods, portanto, não deixam de ser alimentos tradicionais e caseiros, mas preparados com aquele amor de mãe ou de vó que cura a alma.

7. Sustentabilidade como prioridade

A sustentabilidade é uma prioridade crescente na gastronomia e só aumenta a quantidade de consumidores optando por marcas defensoras do desperdício zero, da otimização de recursos, do aproveitamento completo de insumos e da minimização de seus impactos ambientais.

Até a adoção de embalagens ecológicas entra em jogo quando o assunto é seguir tendência e se destacar no mercado de alimentação fora do lar através da sustentabilidade.

8. Produtos por assinatura

A entrega periódica de marmitas fitness, pães artesanais, cafés frescos, vinhos, queijos e embutidos etc. só crescem!

E a modalidade “por assinatura” ganha espaço na alimentação fora do lar porque conversa diretamente com a ideia de personalização, tornando-se uma novidade que provavelmente veio para ficar no foodservice.

9. Experiências inéditas

Quer passar à frente da concorrência? Capriche nas receitas, na decoração, na playlist, na embalagem das entregas, no atendimento e em tudo o que tiver a ver com a sua marca, sempre focado(a) em experiências gastronômicas que sejam:

  • Exclusivas
  • Imersivas
  • Multisensoriais

Por assinatura ou não, presencialmente ou pelo delivery, não segue tendência quem não oferece exclusividade.

10. Ticket médio impulsionado por datas específicas

A Associação Nacional de Restaurantes enfatizou, em seu site oficial, a importância de feriados prolongados e datas comemorativas para impulsionar o faturamento da alimentação fora do lar em 2025. 

Acompanhe os mencionados por ela.

Maiores oportunidades para o foodservice em 2025
Feriados
  • Carnaval (3 a 5 de março)
  • Tiradentes (21 de abril)
  • Corpus Christi (19 de junho)
  • Consciência Negra (20 de novembro)
  • Natal (25 de dezembro)
Datas comemorativas
  • Dia das Mães (10 de maio)
  • Dia dos Namorados (12 de junho)
  • Dia dos Pais (10 de agosto)

Fonte: ANR

Nesses momentos, vale ainda mais a pena criar promoções personalizadas para aumentar o ticket médio!

11. Digitalização do atendimento e de processos

Finalmente, mais uma tendência que também se destaca como uma das principais formas de crescer no setor de alimentação fora do lar atualmente é da automação digital para restaurantes, aplicada do pedido ao pagamento.

A tecnologia transforma a administração dos negócios da gastronomia, a gestão de pedidos e de estoque, o trabalho dos garçons e a experiência dos clientes. Além disso, pode contribuir com ações de marketing.

Marcam presença em bares e restaurantes: cardápios digitais, sistemas ERP, Pontos de Venda (PDVs), telas KDS e alternativas digitais de pagamento, por exemplo: você pode conhecer melhor as soluções mais inteligentes do foodservice em outro artigo aqui do blog.

Previsão de crescimento do mercado de alimentação fora do lar no Brasil

O Instituto Foodservice Brasil (IFB) aponta, num cenário otimista, mais de R$ 240 bilhões consumidos na alimentação fora do lar em todo o território nacional até o final de 2025 – e um crescimento de 6,2% em relação a 2024. Num cenário menos confiante, a previsão de se aproxima dos 2,8%.

O mercado atua impulsionado pelo acompanhamento dos hábitos de consumo ao redor do país, representando uma parcela expressiva da economia. Por outro lado, sofre impactos diretos e indiretos decorrentes de flutuações no cenário econômico nacional e internacional.

Sua relevância fica evidente no desenvolvimento de inovações para o foodservice, na geração de empregos e no crescimento de diversas indústrias, como a da agricultura, mesmo assim, donos de empresas do setor enfrentam, periodicamente, desafios que merecem cuidado.

Entenda os impactos a partir do quadro adiante!

Economia brasileira vs. alimentação fora do lar

Para uma análise rápida…

Economia brasileira vs. alimentação fora do lar
Impactos positivos da alimentação fora do lar na economia
  • Abertura de novos estabelecimentos aquece a economia
  • Consumidores têm mais variedades e opções de escolhas
  • Muitas pessoas gastam cada vez mais com a alimentação fora do lar
Desafios enfrentados pelo setor de alimentação fora do lar no Brasil
  • Cresce a inflação, sobem os preços de matérias-primas
  • O valor do dólar também tem impacto direto na aquisição de muitos insumos
  • Ainda, outro peso aparece quando aumenta a conta de energia elétrica, por exemplo
  • Dívidas em atraso ainda exercem certa influência sobre as despesas de bares e restaurantes
  • Empresários precisam equilibrar os repasses aos consumidores
  • Inevitavelmente, os produtos finais ficam mais caros e/ou há menos lucratividade para os estabelecimentos

De acordo com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), entre os principais débitos de empreendedores da alimentação fora do lar estão impostos federais (71%), impostos estaduais (48%) e empréstimos bancários (35%).

Finalmente, abrace as tendências dentro da sua realidade, atenda aos desejos do seu público-alvo e capacite a sua equipe para economizar recursos no cotidiano.

Vá adequando tanto sua precificação quanto suas expectativas, contando com essas e outras informações aqui do blog!

Até a próxima.

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