
Apesar de desafios, como a inflação e o aumento de preços, o setor de alimentação fora do lar continua crescendo, impulsionado por adequações ao comportamento dos consumidores e pela adoção de tendências e inovações.
Digitalização, sustentabilidade e personalização de experiências aparecem entre as prioridades para estabelecimentos que querem estar à frente da concorrência, mas cada passo dado por empreendedores precisa ter a ver com as visões e os valores de suas marcas para fazer sentido.
Conheça tendências, entenda as previsões e comece a traçar suas próximas estratégias a partir da leitura deste artigo!
11 tendências do mercado de alimentação fora do lar para 2025
Vários direcionamentos novos vêm surgindo no foodservice com o decorrer do tempo, mas, hoje, a dica é que você coloque seu foco em tudo aquilo que seja considerado uma inovação no setor: digitalização, sustentabilidade, personalizações etc.
Listamos algumas das principais tendências da alimentação fora do lar para 2025, confira!
1. Modelo “fast casual”
Esse modelo combina a praticidade do fast food com a qualidade de restaurantes tradicionais e, geralmente, atrai quem busca opções tanto saudáveis quanto personalizadas e convenientes.
Para experimentá-lo, ofereça pratos rápidos, ingredientes de qualidade e conhecimento sobre a origem dos insumos.
2. Venda de opções veganas e vegetarianas
Em pouco mais de dez anos, a quantidade de brasileiros que se consideram vegetarianos cresceu 75% (IBOPE, 2023).
Esse crescimento reforça a importância de oferecer um cardápio vegetariano ou, pelo menos, de disponibilizar opções vegetarianas e preferencialmente veganas também no menu do seu estabelecimento.
3. Receitas saudáveis
Não necessariamente veganas ou vegetarianas, mas baseadas em ingredientes orgânicos, alimentos funcionais e preparos nutricionalmente positivos, as receitas saudáveis vêm ganhando um espaço maior entre quem sai para comer.
Elas podem significar fidelização de clientes na alimentação fora do lar, a depender do tipo de negócio que as oferece.
4. Portinhas gastronômicas
Outra alternativa para seguir tendências é vender alimentos e bebidas através das chamadas “portinhas gastronômicas”, ou seja, em imóveis menores, adotando a ideia de um modelo de negócio mais simples, com serviço mais rápido e prático direcionado ao take away ou ao to go (para levar).
Cardápios enxutos, mas criativos são exigência, hein!
5. Serviço de brunch
Se fizer sentido para o seu estabelecimento e a sua marca, mais uma alternativa é experimentar servir aquela combinação deliciosa de café da manhã e almoço que a gente chama de brunch.
Esse tipo de refeição está em alta no Brasil, é flexível e descontraído e foge do horário normal de alimentação ou da rotina semanal dos consumidores. Obs.: a sazonalidade pode lhe ajudar a fazer sucesso ao servi-la!
6. Comfort foods surpreendentes
No mundo inteiro, a freguesia tem procurado comidas capazes de resgatar memórias e proporcionar boas sensações, frequentando restaurantes com pratos que têm um “quê” de nostalgia ou trazem conforto emocional.
As comfort foods, portanto, não deixam de ser alimentos tradicionais e caseiros, mas preparados com aquele amor de mãe ou de vó que cura a alma.
7. Sustentabilidade como prioridade
A sustentabilidade é uma prioridade crescente na gastronomia e só aumenta a quantidade de consumidores optando por marcas defensoras do desperdício zero, da otimização de recursos, do aproveitamento completo de insumos e da minimização de seus impactos ambientais.
Até a adoção de embalagens ecológicas entra em jogo quando o assunto é seguir tendência e se destacar no mercado de alimentação fora do lar através da sustentabilidade.
8. Produtos por assinatura
A entrega periódica de marmitas fitness, pães artesanais, cafés frescos, vinhos, queijos e embutidos etc. só crescem!
E a modalidade “por assinatura” ganha espaço na alimentação fora do lar porque conversa diretamente com a ideia de personalização, tornando-se uma novidade que provavelmente veio para ficar no foodservice.
9. Experiências inéditas
Quer passar à frente da concorrência? Capriche nas receitas, na decoração, na playlist, na embalagem das entregas, no atendimento e em tudo o que tiver a ver com a sua marca, sempre focado(a) em experiências gastronômicas que sejam:
- Exclusivas
- Imersivas
- Multisensoriais
Por assinatura ou não, presencialmente ou pelo delivery, não segue tendência quem não oferece exclusividade.
10. Ticket médio impulsionado por datas específicas
A Associação Nacional de Restaurantes enfatizou, em seu site oficial, a importância de feriados prolongados e datas comemorativas para impulsionar o faturamento da alimentação fora do lar em 2025.
Acompanhe os mencionados por ela.
Maiores oportunidades para o foodservice em 2025 | |
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Feriados |
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Datas comemorativas |
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Fonte: ANR
Nesses momentos, vale ainda mais a pena criar promoções personalizadas para aumentar o ticket médio!
11. Digitalização do atendimento e de processos
Finalmente, mais uma tendência que também se destaca como uma das principais formas de crescer no setor de alimentação fora do lar atualmente é da automação digital para restaurantes, aplicada do pedido ao pagamento.
A tecnologia transforma a administração dos negócios da gastronomia, a gestão de pedidos e de estoque, o trabalho dos garçons e a experiência dos clientes. Além disso, pode contribuir com ações de marketing.
Marcam presença em bares e restaurantes: cardápios digitais, sistemas ERP, Pontos de Venda (PDVs), telas KDS e alternativas digitais de pagamento, por exemplo: você pode conhecer melhor as soluções mais inteligentes do foodservice em outro artigo aqui do blog.
Previsão de crescimento do mercado de alimentação fora do lar no Brasil
O Instituto Foodservice Brasil (IFB) aponta, num cenário otimista, mais de R$ 240 bilhões consumidos na alimentação fora do lar em todo o território nacional até o final de 2025 – e um crescimento de 6,2% em relação a 2024. Num cenário menos confiante, a previsão de se aproxima dos 2,8%.
O mercado atua impulsionado pelo acompanhamento dos hábitos de consumo ao redor do país, representando uma parcela expressiva da economia. Por outro lado, sofre impactos diretos e indiretos decorrentes de flutuações no cenário econômico nacional e internacional.
Sua relevância fica evidente no desenvolvimento de inovações para o foodservice, na geração de empregos e no crescimento de diversas indústrias, como a da agricultura, mesmo assim, donos de empresas do setor enfrentam, periodicamente, desafios que merecem cuidado.
Entenda os impactos a partir do quadro adiante!
Economia brasileira vs. alimentação fora do lar
Para uma análise rápida…
Economia brasileira vs. alimentação fora do lar | |
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Impactos positivos da alimentação fora do lar na economia |
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Desafios enfrentados pelo setor de alimentação fora do lar no Brasil |
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De acordo com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), entre os principais débitos de empreendedores da alimentação fora do lar estão impostos federais (71%), impostos estaduais (48%) e empréstimos bancários (35%).
Finalmente, abrace as tendências dentro da sua realidade, atenda aos desejos do seu público-alvo e capacite a sua equipe para economizar recursos no cotidiano.
Vá adequando tanto sua precificação quanto suas expectativas, contando com essas e outras informações aqui do blog!
Até a próxima.
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