A sazonalidade a favor do seu restaurante

Veja dicas para usar a sazonalidade a favor do seu restaurante, ou seja, para vender mais de acordo com cada estação do ano.

Por Redação Goomer 15 de Fevereiro de 2018 - Atualizado em 01 de Novembro de 2024 3 min. de leitura
A sazonalidade a favor do seu restaurante

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A sazonalidade no restaurante é temporal e obedece a um ciclo. Elas podem ser relacionadas ao movimento de clientes no estabelecimento e a oferta de produtos de seus fornecedores, por exemplo.

Neste artigo, falaremos sobre esses dois tipos. Por isso, separamos algumas dicas que vão te ajudar a sobreviver a esses momentos!

Planeje seu ano e controle seu fluxo de caixa

Um dos passos mais importantes para garantir o sucesso do seu negócio é planejar seu fluxo de caixa cuidadosamente.

Planeje logo no início do ano, quando as informações da sazonalidade de cada um de seus produtos estiverem bem estabelecidas. Assim, você pode definir estratégias para contornar esses momentos com preço promocional, novos produtos ou realizando uma campanha promocional, por exemplo.

Você deve ter em mente quais são suas despesas fixas e as variáveis. Isso é importante para prever a necessidade de separar um percentual da receita dos períodos de alta para criar um caixa para o período de queda nas vendas.

Além disso, manter um bom relacionamento com seu gerente do banco pode garantir uma boa linha de crédito para alimentar seu fluxo de caixa, se necessário, garantindo um lucro nos momentos de alta.

Adapte seu cardápio

Utilize produtos mais baratos, locais e da época. Escolha quais são os melhores produtos para oferecer e adapte seu cardápio a eles, lembrando também da margem de lucro, de modo que ela seja alta o suficiente para equilibrar o declínio das vendas ao longo do ano.

Em momentos de sazonalidade negativa, lance um novo prato ou destaque algumas de suas opções com promoções em determinados horários. Lembre-se de analisar a necessidade de matéria prima para garantir um estoque mínimo e preços melhores para todo o ano.

Informe seus clientes antecipadamente se não conseguir oferecer algum produto em determinado período, podendo adicionar descrição nos seus pratos dizendo que você respeita o período de reprodução dos peixes ou a safra das frutas, quando for o caso.

Fidelize seus clientes

Se você depende muito do turismo, manter um bom relacionamento com os moradores locais e atraí-los para seu estabelecimento pode ser uma medida para amenizar esse momento. Ações como diminuir o preço durante a semana ou em horário de almoço pode ser uma boa estratégia para isso.

Explore novas alternativas para melhorar seu atendimento

Existem diversos programas para automatizar o atendimento e, alguns, podem aumentar as vendas do seu restaurante. Hoje, o autoatendimento é uma tendência em expansão em todo o mundo. Conte com cardápios digitais para te ajudar na sua rotina e a aumentar sua lucratividade.

Outras medidas, como alterar o horário de funcionamento e focar em ações de marketing também são úteis nos períodos de baixa. Qualquer empreendimento que enfrenta momentos de sazonalidade exige um planejamento mais rigoroso do que outros.

O mais importante é conhecer o mercado em que você atua, para ser capaz de prever os movimentos e encontrar as melhores oportunidades. Aproveite para testar estratégias de vendas nessa época!

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