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A gastronomia é um dos setores mais resilientes e promissores da economia brasileira, e tá aí um motivo forte para empreender nela. Sem contar seu crescimento impulsionado pela digitalização e o fato de bares e restaurantes ficarem marcados por experiências e memórias inesquecíveis oferecidas a muita gente.
Além disso, o nicho gera empregos e movimenta bilhões de reais anualmente no mercado nacional, combinando diversidade com paixão pelos alimentos e pelo servir bem e também com lucratividade.
Quer mais? Neste artigo, estão apresentadas cinco razões para você mergulhar num novo empreendimento do setor, buscando se destacar, inovar e prosperar. Continue lendo.
Qual a importância da gastronomia no Brasil?
A gastronomia é uma parte viva da história e da cultura brasileiras, assim como uma propagadora de receitas e costumes de outros países.
Cada prato servido em restaurantes ao redor do nosso território valoriza ingredientes locais, apresenta insumos de áreas distantes do mapa a pessoas que não podem viajar até elas (e aos que podem também!), conta histórias, resgata memórias e fortalece laços – mesmo aqueles entre povos que nunca sequer se encontraram.
A gastronomia no Brasil, portanto, encanta e ensina.
No mais, não dá para esquecer de seu papel no turismo, afinal, viajar pelo Brasil provando diferentes pratos (uma moqueca no Espírito Santo, um acarajé na Bahia ou um barreado no Paraná) vira uma experiência gastronômica de primeira! Não à toa, esse é um dos motivos que levam empreendedores a escolherem o ramo.
Conheça outras razões adiante.
5 motivos para empreender na gastronomia
Quem entra para a gastronomia está investindo em um mercado vibrante, que combina tradição com inovação, registra aumento contínuo da demanda, conta com diversos modelos de negócios e ganha cada vez mais em termos de tecnologia aplicada ao cotidiano.
Listamos os motivos mais fortes para você empreender num bar ou restaurante. Confira!
1. Alta demanda e constante expansão
A reinvenção constante da alimentação representa expansão para o setor gastronômico, e tendências, como a procura pela comida “comfort”, o crescimento do delivery e do take away e a criação do hábito de comer fora de casa mostram que a procura por experiências culinárias está em alta.
Negócios bem estruturados podem aproveitar essas tendências para conquistar seu espaço.
2. Flexibilidade e inovação
Bares e restaurantes estão num mercado que permite o uso da criatividade e a adaptação de modelos na busca pela adequação do fluxo de caixa e também pela atração de um público-alvo específico, vide os food trucks com autoatendimento, as dark kitchens, os restaurantes que servem apenas menus-degustação etc.
A diversidade de modelos permite que empreendedores de diferentes perfis encontrem a melhor forma de atuar no mercado e atendam consumidores de diferentes perfis também.
3. Uso cada vez maior de tecnologias facilitadoras
As soluções de autoatendimento, como cardápios digitais e totens, ajudam a otimizar processos, reduzir erros e aumentar as vendas, o que contribui para o sucesso de empreendimentos gastronômicos, tornando a tecnologia um grande motivo para diversos empreendedores optarem pelo ramo.
Com um cardápio digital, por exemplo, os clientes fazem seus pedidos de forma prática, enquanto os garçons têm mais tempo para focar em um atendimento personalizado. O ticket médio aumenta (por mesa e até por m²!), e os custos diminuem.
A experiência de consumo se transforma – para melhor, sem dúvidas!
4. Oferta de experiências únicas
Mais um motivo para você empreender na gastronomia: o realmente a diferencia de outros setores da economia é seu impacto emocional. Cada prato servido é uma oportunidade de criar memórias e conectar pessoas, bem como de deixar um legado.
Quem não quer ser lembrado com carinho por alguém, né?
5. Possibilidade de alinhamento com tendências sustentáveis
Por último, mas não menos importante para muitos empreendedores, a sustentabilidade está no centro das atenções na gastronomia moderna e estar alinhado ao tema é mais fácil num setor em que existem recursos para isso e interessados em consumir da mesma forma.
Práticas sustentáveis, além de atrair clientes conscientes, ajudam a reduzir custos operacionais no longo prazo.
Aprenda agora mesmo como começar a empreender na gastronomia
Planejamento e pesquisa de mercado, definição do seu modelo de negócio e organização financeira são passos fundamentais para quem quer abrir um bar ou restaurante e ter sucesso na gastronomia.
Some a isso os investimentos em ferramentas tecnológicas e estratégias de marketing para aumento das vendas e não esqueça de ter consciência do seu papel.
Antes de qualquer coisa, entenda qual é o papel do empreendedor na gastronomia
O papel do empreendedor na gastronomia é trabalhar para que seu negócio ofereça uma experiência única aos clientes e estar constantemente preocupado com a união da inovação a uma gestão eficiente e a estratégias que criem diferenciação no mercado.
Empreender na gastronomia exige que você esteja atento às tendências e às novas tecnologias que ajudam a simplificar a operação e a escalar o negócio, agindo como agiram os sócios do Kato Japa ao adotarem cardápios digitais em seu restaurante.
Por último, mas não menos importante, lembre-se: um empreendedor assume o papel de um líder que guia um negócio rumo ao sucesso, com a consciência de estar em um mercado competitivo e a compreensão da busca constante por evolução.
Defina o modelo do seu negócio
Decida o formato que melhor atende ao seu público e à sua realidade financeira: restaurante tradicional, food truck, dark kitchen, apenas delivery etc. Escolher o modelo certo desde o início ajuda a direcionar investimentos e estratégias de marketing.
Pesquise o mercado e entenda o seu público-alvo
Em paralelo, compreenda o mercado em que você pretende atuar: conheça a concorrência, identifique desejos e necessidades de pessoas da região que outros bares e restaurantes não conseguem atender, converse com quem passa pelos arredores do seu ponto e assim por diante.
A chamada “pesquisa de mercado” lhe ajudará a definir como se destacar a partir do modelo de negócio escolhido por você.
Planeje as finanças e seu investimento inicial
Organize suas finanças e trace um plano de gastos detalhado, incluindo:
- custos de equipamentos e insumos (estoque inicial);
- contratação de pessoal;
- licenças e regularizações;
- aluguel e reformas; e
- adoção de tecnologias, como sistemas de gestão e cardápios digitais.
Ter uma base financeira sólida é fundamental para começar a empreender, afinal, evita surpresas e garante que o negócio se sustente enquanto espera a chegada de clientes e a entrada de dinheiro em caixa.
“E de novo esse papo de tecnologia?” Sim, senhor(a)! Para muitos empreendedores, adotar cardápios digitais é um sinônimo de ter sucesso na gastronomia através da personalização da experiência do consumidor e da redução de contratações de freelancers, por exemplo.
Estruture sua estratégia de marketing
Finalmente, engana-se quem pensa que o marketing não é importante ou é um investimento secundário na abertura de um negócio gastronômico. Trace, com prioridade, sua estratégia de marketing e atraia clientes com uma boa presença digital.
Crie perfis nas redes sociais, invista em campanhas locais e destaque os diferenciais do seu negócio. Outras dicas contidas em artigos publicados aqui no blog da Goomer podem lhe ajudar.
Atualizado! 7 tendências do empreendedorismo na gastronomia
Antes de ir, não perca: sete tendências da gastronomia mundo afora que podem representar um bom investimento para você.
1. Culinária saudável
Restaurantes que servem pratos equilibrados em termos de ingredientes e fatores nutricionais permanecem em alta. O fato de muita gente priorizá-los reflete a preocupação de parte dos consumidores com alinhar prazer e bem-estar.
2. Gastronomia experiencial
Comer não é só “matar a fome”, mas vivenciar algo único, desde o sabor até o atendimento. Apresentações criativas dos pratos, interações personalizadas com os clientes e harmonização de bebidas e comidas, eventos com temas específicos são exemplos de gastronomia experiencial.
3. Franquias
Modelos acessíveis de franquia tornam o empreendedorismo mais inclusivo no nicho e são ideais para quem quer começar investimento só o que tem, mas já contando com o suporte de uma marca consolidada.
4. Produtos regionais
A valorização dos produtos locais e da rastreabilidade dos insumos desde a colheita ou o preparo até o consumidor final estão se consolidando como uma das principais tendências na gastronomia.
Essa prática não só agrega valor aos estabelecimentos gastronômicos como também é uma forma de usar a sazonalidade a favor do restaurante.
5. Menus sazonais
Apostar em um cardápio sazonal permite que os restaurantes ofereçam pratos que variam de acordo com a época do ano, utilizando ingredientes frescos e de alta qualidade, geralmente/preferencialmente adquiridos de produtores locais.
6. Comida DIY
A comida DIY – do inglês, “do it yourself” e, no português, “faça você mesmo”, nada mais é do que uma entrega com preparos ainda pendentes, ou seja, com a finalização ficando por conta do freguês.
Restaurantes que as vendem permitem que os clientes tenham uma experiência mais interativa de personalização dos pratos. Essa tendência é especialmente popular entre a geração Z e o público mais jovem.
7. Grab and go
Ainda, para quem vive na correria, a conveniência do grab and go (pegar e levar) é irresistível, então, oferecer opções práticas, bem embaladas e de alta qualidade para consumo prático e em qualquer lugar é tendência de empreendimento no ramo de alimentos e bebidas.
Qual dessas opções você escolheria para ter como investimento hoje? Por quê? Conta pra gente através do @Goomer_BR no Instagram!
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