Autoatendimento em food truck: modernize e aumente as vendas

Quer aumentar a satisfação do seu público e ainda reduzir o tempo de espera com o autoatendimento em food truck? Conheça essa solução prática para seu negócio!

Por Redação Goomer 12 de Outubro de 2024 - Atualizado em 17 de Outubro de 2024 4 min. de leitura
Autoatendimento em food truck: modernize e aumente as vendas

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O autoatendimento em food trucks faz toda diferença porque ajuda a otimizar o recebimento dos pedidos, reduzir filas e flexibilizar pagamentos, aumentando os lucros no fim das contas!

Essa tecnologia, consequentemente, também permite gastar menos com a contratação de funcionários e garantir uma experiência de primeira aos clientes – tudo sem você precisar fazer grandes investimentos de tempo e dinheiro.

Na prática, ao dispor de um sistema de autoatendimento, food trucks não estão apenas seguindo uma tendência muito forte de mercado, mas também se diferenciando da concorrência e ganhando mais!

Quer fazer parte disso? Continue lendo este artigo.

Como funciona o autoatendimento em food truck?

Os mesmos sistemas de autoatendimento de bares e restaurantes podem ser usados em food trucks. Eles são implementados num dispositivo digital – tablet, totem ou QR Code – e dão ao cliente a liberdade de pedir bebida e comida sem precisar de interação direta com um atendente, personalizando os itens, escolhendo extras e complementos etc.

Esses sistemas, conhecidos mundo afora como “cardápios digitais” ou “cardápios inteligentes”, mandam cada pedido diretamente para a impressora ou o sistema KDS do truck, sem eles precisarem passar por intermediários, ou seja, reduzindo erros ao mesmo tempo que melhoram a experiência do consumidor.

Para os donos de um negócio assim, isso significa não só mais agilidade, mas também a possibilidade de aumentar o número de atendimentos por hora sem contratar freelancers, por exemplo, o que impacta diretamente no ticket médio.

Confira mais benefícios do autoatendimento no próximo tópico!

9 vantagens que o autoatendimento proporciona a um food truck

O autoatendimento em food truck oferece inúmeras vantagens aos gestores, clientes e a própria equipe. Elas vão desde melhorias operacionais até o aumento da satisfação. Já tá anotando?

  1. Com cardápios digitais há uma grande redução das filas
  2. A agilidade aumenta e mais pessoas são atendidas em menos tempo
  3. Dá para cortar até 50% dos custos com atendimento
  4. Caem muito todos os tipos de erros nos pedidos
  5. O freguês personaliza o próprio lanche ou prato
  6. Extras e complementos são sugeridos automaticamente ao freguês
  7. Caem os desperdícios de insumos, tempo e dinheiro
  8. A implementação é muito fácil e não depende de grandes instalações
  9. O food truck, mesmo não sendo exatamente um restaurante, entrega uma experiência gastronômica completa e 100% satisfatória ao público-alvo

No mais, os melhores cardápios digitais do mercado ainda permitem maior controle dos donos dos trucks sobre o fluxo de suas vendas, principalmente se há integração entre os menus inteligentes e sistemas de gestão: com relatórios completos atualizados em tempo real, é possível acompanhar quais itens do cardápio são mais populares, quais precisam ser modificados, quando fazer promoções e que tipo de ofertas ou combos anunciar.

Como implementar autoatendimento em food truck? Sua modernização a 6 passos

Implementar o autoatendimento num food truck é mais fácil do que parece. Pode acreditar! Comece escolhendo uma solução adequada ao seu plano de negócio, ao comportamento dos seus consumidores e ao seu bolso. Aproveite a “deixa” para atualizar as opções do menu se achar válido.

Este passo a passo pode ajudar!

  1. Escolha a empresa fornecedora da tecnologia, avaliando opções de planos e formas de pagamento, mas também o suporte oferecido
  2. Decida se vai usar cardápio digital em QR Code, cardápio digital no tablet ou totem de autoatendimento
  3. Comece a usar a solução sem divulgá-la, fazendo testes e atualizando o menu com títulos, descrições e fotos dos pratos
  4. Treine a sua equipe tanto para usar a tecnologia quanto para apresentá-la aos fregueses
  5. Aí sim, coloque o cardápio oficialmente no ar! Garanta que ele esteja disponível e funcionando perfeitamente, com todas as opções visíveis e atualizadas
  6. Divulgue a novidade usando postagens orgânicas e até anúncios nas redes sociais, distribuindo panfletos, fixando banners ou fazendo uma “plaquinha” para colocar na parte de fora do seu caminhão

Segundo a Mordor Intelligence, companhia de pesquisas de marketing, ao redor do mundo, o mercado de food truck deve ultrapassar os US$ 4 bilhões em receita gerada até o final de 2024 e chegar a mais de US$ 6,8 bilhões até 2029, então, há espaço para crescimento, principalmente no caso de gestores dispostos a inovar e diversificar.

E aí, cê topa? Comece hoje mesmo!

Leia também: Reunimos tudo sobre quanto custa e como abrir um food truck

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