Planejando ter um food truck? Comece definindo o cardápio e escolhendo o veículo adequado! Você também tem que saber que o investimento inicial para o seu negócio, apesar de ser menor do que o feito em um restaurante tradicional, pode ficar perto dos R$ 50 mil ou acima.
O formato é adaptável, pode acompanhar as mudanças nas preferências dos consumidores e se adaptar a diferentes ambientes, então, se você tem interesse em vender comida rodando pelas ruas da sua cidade, do estado ou até do país, vamos aos primeiros passos!
Neste artigo, você encontra dicas e orientações essenciais para a sua jornada como um(a) “food trucker”.
Por que montar um food truck e quanto custa?
Montar um food truck pode ser alternativa para quem busca uma maneira mais flexível e/ou acessível de entrar no setor alimentício. A opção vale quando não é possível fazer grandes investimentos na compra ou locação de imóveis, bem como quando o(a) gestor(a) quer experimentar trabalhar com comida, mas tendo mobilidade, ou seja, levando seu negócio para diferentes locais e eventos.
O custo de um food truck pode variar entre R$ 50 mil e R$ 200 mil. Esse valor vai depender do automóvel adquirido, da infraestrutura que você quer ter dentro dele, de reformas e personalizações e da compra dos equipamentos necessários.
Dá uma olhada na tabela adiante para saber o que esperar!
Quanto custa montar um food truck no Brasil | |
Média total | R$ 50 mil a R$ 200 mil |
Veículo | R$ 35 mil (usado) a R$ 120 mil (novo) |
Reforma/ Adequação/ Personalização | R$ 15 mil a R$ 50 mil |
Equipamentos | R$ 10 mil a R$ 30 mil |
Licenças | R$ 3 mil a R$ 5 mil |
Marketing | R$ 5 mil a R$ 10 mil |
Estoque inicial | R$ 2 mil a R$ 7 mil |
Como exatamente funciona um food truck?
A expressão “food truck” pode ser traduzida para o português como “caminhão de comida”, ou seja, este é um veículo que funciona como uma cozinha móvel, especificamente voltado à venda de alimentos sob demanda.
Ele pode ficar estacionado sempre no mesmo ponto ou “passear” por diferentes locais de um bairro ou de uma cidade – desde que todas as áreas sejam estratégicas para as vendas. Atualmente, a maioria dos food trucks participam sobretudo de eventos temáticos, feiras e festivais de gastronomia.
E existem vários formatos do modelo que funcionam! Quer ver?
- Hamburgueria
- Comida mexicana
- Massas
- Cachorro-quente
- Comida fitness
- Comida japonesa
- Pizzas individuais ou em fatias
- Cervejas ou drinks
- Tapiocas, crepes e/ou waffles
- Comida baiana
Após escolher o seu caminho, faça um bom plano de negócios antes de agir e #partiu escolher o carro!
Como escolher um carro para um food truck?
Converse com outros donos de food trucks e com pessoas especializadas em reformar automóveis que vão virar cozinha. Depois disso, baseado(a) no seu plano de negócios e no seu orçamento, é claro, faça uma pesquisa de alternativas de carros para transformar no seu food truck.
Escolha aquele carro que melhor vai lhe atender e cuidado também com a parte mecânica do veículo – não adianta pagar barato se você não consegue chegar no local das vendas porque o motor deu problema ou a gasolina vazou!
São quatro tipos mais comuns de food trucks: kombi, van, trailer e caminhão (VUC).
Kombi
Perfeita para quem quer um restaurante retrô ambulante ou planeja vender chopp e tem que ter espaço para os barris, a kombi só não é recomendada a food trucks que precisam de muitos equipamentos ou utensílios no dia a dia por causa do tamanho, mas como seus modelos oficiais pararam de ser fabricados em 2013, talvez fique difícil adquirir uma.
Van
Oferece mais espaço do que a kombi e é mais econômica em termos de combustível, o que pode diminuir os custos operacionais a longo prazo! É ideal para quem quer fazer adaptações e personalizações, atendendo seus clientes lá de dentro.
Trailer
Oferece um bom espaço interno, então, abriga vários tipos de equipamentos maiores, por outro lado, não dá para dirigi-lo, então, se você quiser comprar um vai precisar de outro veículo para deslocá-lo entre os lugares ou optar por deixá-lo em locais fixos por longos períodos.
Caminhão VUC
Boa escolha para quem precisa de mais espaço e queira personalizar em grande escala, os VUCs (veículos urbanos de carga) podem até ser equipados com os próprios sistemas de energia e água, porém custam mais caro e consomem mais combustível.
Para doces e drinks ou comidinhas mais simples de preparar e servir, outra opção legal é a food bike, ou seja, a bicicleta com um baú adequado para o serviço de alimentos e/ou bebidas. Ela é ideal se você planeja começar com um investimento menor.
Agora veja o que será imprescindível em termos de planejamento e infraestrutura por aí!
O que é necessário para abrir um food truck?
Além da vontade de empreender e da paixão pela culinária, abrir um food truck exige a obtenção ou atualização de licenças – inclusive do veículo! –, a compra de equipamentos de cozinha e limpeza e ações de marketing previamente definidas.
Anote tudo o que achar importante depois de conferir a lista a seguir.
Criar um bom plano de negócios
Antes mesmo da escolha do carro, você precisa ter seu plano de negócios encaminhado para saber quem será o seu público-alvo, quais são os principais concorrentes do seu truck, quais tendências de mercado monitorar, quanto investir, qual a previsão de faturamento, que tipo de cardápio implementar etc.
Estar em conformidade com a lei
Seu food truck deve ser aprovado tanto no sentido de funcionar como uma cozinha quanto no sentido de ser um veículo, ou seja, você vai precisar descobrir a quais legislações tem que se adequar para trabalhar do jeito certo.
Busque informações junto à prefeitura do seu município e também em órgãos estaduais e federais. Em São Paulo, por exemplo, é obrigatório tirar o chamado “Termo de Permissão de Uso” (TPU), enquanto no Rio de Janeiro os trucks precisam da e uma Autorização para Comércio Ambulante da Vigilância Sanitária.
Em Minas Gerais, a prefeitura emite alvarás de funcionamento para donos de negócios assim e no Paraná não basta só ter a aprovação, também é obrigatório atender aos requisitos do Instituto Ambiental (IAP).
Não se esqueça de incluir nos cálculos dos custos da sua nova empreitada todo o encaminhamento da papelada. Até rimou!
Traçar estratégias de marketing
Use as redes sociais para ter uma boa presença online, criando um @ exclusivo para o seu turck em cada uma delas (nas quais os consumidores estiverem presentes!), o WhatsApp para divulgar notícias a sua base mais sólida de clientes e até anúncios em jornais ou revistas se fizer sentido dentro do seu plano de negócios.
Além disso, implemente um programa ou cartão de fidelidade, faça promoções para aumentar o ticket médio e atrair curiosos, desenvolva brindes, firme parcerias com outras marcas… Deixe a criatividade mandar! Dentro do que couber no bolso, tá?
Cabe inclusive investir em cardápios digitais: eles são excelentes justificativas para fotos e vídeos que costumam bombar online. Você vai ler mais sobre implementar tecnologia no seu restaurante móvel um pouco mais à frente neste mesmo artigo.
Escolher bons fornecedores
Busque garantir, através dos seus fornecedores:
- ingredientes de alta qualidade;
- preços justos e negociações plausíveis;
- rastreabilidade e sustentabilidade; e
- insumos que diferenciem seu negócio da concorrência.
Independentemente do tamanho ou formato do seu negócio de alimentação, um bom relacionamento com quem vende para você é fundamental.
Comprar equipamentos adequados
Nem sempre os mesmos equipamentos e utensílios necessários para montar um food truck são os necessários para montar outro tipo de restaurante, então, leve em conta o espaço do veículo escolhido, que tipos de bebidas e comidas você vai vender, o que será preparado na hora e o que já será “pré-pronto”, se as viagens até os pontos de venda serão mais longas ou mais curtas etc.
Cada detalhe conta na hora de escolher o que comprar! Um food truck de comida italiana talvez precise de panelas específicas para que as massas cozinhem da melhor forma, enquanto um com espetinhos no menu precisa ter uma chapa maior.
Comece investigando opções dentro desta lista:
Equipamentos e utensílios básicos para food truck | |
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Você vai ver: não é à toa que soluções de automatização entram como utensílios básicos para a abertura do seu negócio.
Automatizar o que der
Seu food truck é uma empresa, portanto, manter as finanças em dia e o estoque organizado, dentre outros processos, são coisas que estão diretamente ligadas à saúde financeira dele. E nada melhor do que contar com um sistema de gestão integrado, por exemplo, a um cardápio digital para ver tudo funcionando “redondinho”!
Com ERPs e PDVs, você emite Nota Fiscal de forma automatizada, estuda melhor o comportamento do seu consumidor e toma decisões muito mais assertivas sobre as vendas. Com o cardápio digital, você reduz filas e acelera os pedidos, levando mais rentabilidade para o seu caixa e unindo o melhor dos dois mundos.
Aproveite a oportunidade de abrir as “portas” do seu food truck já apostando no que existe de melhor e mais moderno, vá ganhando reconhecimento no mercado, e, então, quem sabe em algum momento você não decide ter o seu restaurante próprio fixo em algum lugar – com portas que não estejam entre aspas!
No decorrer da sua jornada, priorize sempre a oferta da melhor experiência gastronômica para os seus clientes. Isso faz toda a diferença.
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