
- 9 tipos de cardápios físicos e digitais mais usados
- 1. Cardápio impresso
- 2. Cardápio em panfleto
- 3. Cardápio de parede
- 4. Cardápio em cavalete
- 5. Cardápio em PDF
- 6. Cardápio em QR Code com pedidos integrados
- 7. Cardápio digital no tablet
- 8. Totem de autoatendimento
- 9. Cardápio digital para delivery
- “Como escolher o cardápio ideal para o meu negócio?”
Impresso, digital (no tablet ou totem de autoatendimento), em forma de QR Code no celular, fixado na parede do estabelecimento… Existem vários tipos de cardápio, mas todos são um dos primeiros pontos de contato entre cliente e restaurantes.
Bons menus têm o poder de influenciar escolhas e criar expectativas sobre a experiência gastronômica e, embora os físicos ainda sejam bem comuns, outras opções mais modernas tornam toda a experiência ainda mais prática e atraente.
Conheça as principais alternativas da atualidade e avalie características para escolher a melhor para o seu tipo de negócio!
9 tipos de cardápios físicos e digitais mais usados
Do mais comum à automação digital que ajuda em economia e faturamento, aqui está uma lista para você.
1. Cardápio impresso
Clássico, acessível e direto ao ponto, quando bem elaborado em termos de informações, quantidade de itens, categorias e layout, pode reforçar a identidade do restaurante. Apesar de ser menos higiênico do que um cardápio digital, ainda é querido por muita gente.
Escolher pelo cardápio impresso vai ser, de certa forma, negativo para você quando houver necessidade de atualizações ou se você sentir que precisa trocá-los sempre que estiverem sujos, rasgados ou amassados.
Ficam acumulados gastos de tempo e dinheiro.
Lembre-se ainda que, como o espaço para informações é limitados, será impossível adicionar a ele fotos de todos os produtos ou descrições detalhadas, então, sem o treinamento dos garçons, a escolha dos clientes acabam sendo menos intuitivas – e o restaurante tem menos margem para faturar com extras.
As alternativas mais comuns são a versão tradicional (foto) e em prancheta. Tem quem prefira simplificar, imprimindo panfletos.
2. Cardápio em panfleto
Esse modelo funciona bem em estabelecimentos que querem oferecer um menu simples e objetivo, sem ocupar muito espaço na mesa.
Ele costuma ser adotado por cafés e lanchonetes ou restaurantes que trabalham com um número enxuto de opções e também pode funcionar para cardápios sazonais, mas suas limitações são as mesmas de outras opções impressas.
3. Cardápio de parede
Escrito numa lousa ou afixado à parede do estabelecimento, esse menu atrai atrai o olhar do cliente assim que ele chega. Alguns modelos são mais fáceis de atualizar, outros também são impressos e dependem de renovações completas em caso de mudanças.
Novamente, aparece o problema do espaço reduzido: no cardápio de parede faltam detalhes e destaques que ajudam a vender mais. Recomenda-se o uso quando o estabelecimento vende poucos itens e o consumidor quer decisões rápidas.
4. Cardápio em cavalete
Versátil e posicionado por você no lugar desejado, o cardápio em cavalete só não pode atrapalhar a circulação de clientes e pedestres ou impedir que um carro estacione numa vaga na rua, por exemplo.
Nele, dá para destacar promoções, combos e pratos do dia, mas não dá para apresentar tantos outros itens do menu. Veja prós e contras!
- Pode ser colocado na entrada do estabelecimento
- Só é visto pelos clientes se fica posicionado no lugar certo
- É fácil de movimentar e atualizar
- Não substitui outros cardápios
- Traz destaques, mas só eles
- Custa pouco, pode ser bom para começar
Talvez faça sentido chamá-lo de um atrativo para o restaurante, não exatamente de “cardápio”.
5. Cardápio em PDF
Bastante usado, mas pouco aprovado pelo público por causa da ausência de praticidade para ler e pedir, o menu em PDF até pode ser vinculado a um QR Code, porém, nem se compara a um cardápio inteligente.
Ele é mesmo mais prático e não depende de papeis. Por outro lado, sempre que você atualizá-lo vai precisar criar um novo arquivo e fazer um novo compartilhamento desse arquivo com TODOS os clientes.
Sim, o PDF pode ficar pequeno em telas menores e dificultar a leitura. E, sim, de qualquer forma, o freguês vai precisar chamar o garçom para tirar dúvidas e pedir. Quem sabe não seja melhor investir num QR Code de verdade?
6. Cardápio em QR Code com pedidos integrados
Sem dependência do recurso de zoom, sem rolagem confusa, capaz de ajudar na experiência do consumidor da hora do pedido até o fechamento da conta, os melhores modelos de cardápio digital em QR Code estão entre as tendências de bares e restaurantes porque vêm evoluindo junto com as operações do foodservice.
Como esse menu funciona na prática?
- Navegação intuitiva, descrições completas e fotos atraentes
- Atualizações em tempo real e sinalização de itens indisponíveis
- Pedido direto da mesa para a cozinha
- Garçom focado em atividades estratégicas e na hospitalidade
Todas as funcionalidades do QR Code você explora em outro artigo do blog!
7. Cardápio digital no tablet
Pensado para atendimento em mesas e capaz de reduzir os custos com mão de obra em até 50% enquanto aumenta o ticket médio, o cardápio digital no tablet proporciona uma experiência totalmente imersiva para os clientes e acaba com as dores de cabeça dos gestores.
- Até três fotos por produtos, todas em alta definição
- Descrições detalhadas
- Botões “fechar a conta” e “chamar garçom”
- Recursos específicos para cada tipo de negócio
- Personalização do ponto da carne ao adoçante do drink
- Sucesso garantido de vendas sugestivas
Vai um upgrade no atendimento e no faturamento aí?
8. Totem de autoatendimento
Proporcionando redução de filas e esperas e, em sua versão mini (foto), até permitindo que restaurantes eliminem espaço físico direcionado exclusivamente para caixa, assim como a necessidade de contratação de uma pessoa só para cobranças das contas, o totem de autoatendimento coloca o cliente no controle total da experiência.
Essa solução recomenda acompanhamentos, combos e promoções para aumentar o ticket médio dos restaurantes e, assim como o cardápio no tablet, envia cada pedido diretamente para a cozinha.
9. Cardápio digital para delivery
Para encerrar a lista com chave de ouro, também merece destaque o cardápio moderno feito só para restaurantes que trabalham com entregas – ou, melhor dizendo, o cardápio digital para delivery.
Vender sem depender de terceiros e sem pagar taxas abusivas? Isso é possível! Fica a recomendação desse tipo de menu se você quer vantagens do tipo:
- Garantir seu lucro sem intermediários
- Receber os pedidos no se próprio sistema
- Comunicar-se instantaneamente com os clientes
- Aceitar as melhores formas de pagamento
- Fazer entregas sob medida, definido frete e área de alcance
Seu delivery, suas regras!
“Como escolher o cardápio ideal para o meu negócio?”
Tendo explorado as principais alternativas, você certamente vai perceber que não existe o melhor cardápio para restaurantes, mas alguns modelos mais rentáveis e vendedores, principalmente digitais. Sua escolha vai depender de como você quer apresentar os itens à venda, da proposta do seu negócio, do tipo de operação e do custo-benefício das opções.
Aqui estão pontos a ponderar:
- Alinhamento do cardápio ao perfil do público-alvo
- Em qual layout a identidade visual e a proposta do estabelecimento se encaixam melhor
- Como facilitar a experiência do consumidor, tornando-a única no mercado
- Personalizações oferecidas, vendas sugestivas e destaques de promoções
- Modelos que contribuem para a coleta de dados importantes
- Redução do tempo de espera e/ou de filas
- Agilidade e facilidade de atualizações
- Economia de despesas
E, se estiver em dúvida entre o físico vs. digital, beneficie-se do comparativo adiante antes de ir.
Aspecto analisado | Cardápio físico | Cardápio digital |
---|---|---|
Gastos com atualizações | Alto devido às reimpressões | Nulo |
Sustentabilidade | Impedida pelo uso de papel e tinta | Garantida |
Experiência do cliente | Limitada por menos infos e imagens | Completa e personalizada |
Atendimento | Garçons sempre à disposição | Garçons estratégicos |
Gestão e controle | Não fornece dados de vendas | Relatórios sempre atualizados |
Identidade de marca | Layout fixo e difícil de alterar | Totalmente personalizável |
Lucratividade | Depende da abordagem do garçom | Vendas sugestivas inteligentes |
Opte por uma solução que facilitará a integração do atendimento à gestão, ao controle de estoque etc. O sucesso está nos detalhes!
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