Como o cardápio digital pode ajudar a reduzir filas no Restaurante?

Você enfrenta frequentemente o desfio de reduzir filas no Restaurante? Então veja como o Cardápio Digital pode ajudar com esse desafio!

Por Redação Goomer 12 de Maio de 2021 - Atualizado em 18 de Outubro de 2024 6 min. de leitura
Como o cardápio digital pode ajudar a reduzir filas no Restaurante?

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Ter o seu estabelecimento movimentado em qualquer dia da semana é um excelente sinal. Mas, será que os clientes estão sempre dispostos a esperar? O que fazer para evitar as longas filas e melhorar o fluxo e rotatividade?

Entenda como o cardápio digital pode ajudar a reduzir filas no restaurante e otimizar o seu atendimento, em dias típicos e de alta demanda.

O que é o Cardápio Digital?

O Cardápio Digital foi criado para beneficiar todo e qualquer tipo de estabelecimento de alimentação que - atende o público direta ou indiretamente.

Dentro do salão, é uma solução mais eficiente que os cardápios impressos. No delivery, takeaway ou drive thru, é uma excelente ferramenta para venda e pedidos a distância.

Mas afinal, como o cardápio pode ajudar a reduzir as filas? Veja na prática!

5 vantagens do Cardápio Digital para quem precisa reduzir filas no Restaurante

Todo restaurante conta como uma capacidade ou lotação máxima. Ou seja, é preciso respeitar esse limite para acomodar bem as pessoas.

Esse número impacta também diretamente no número de colaboradores necessários para atender a demanda. Dias mais cheios podem exigir a disponibilidade de toda a equipe, enquanto dias de menos movimento podem ser organizados em escalas.

Mas se ter a casa cheia é ainda um desafio operacional, será que apenas organizar a fila já resolveria? Talvez, mas aproveite para saber também como o cardápio digital pode otimizar sua operação, sem que você tenha que fazer modificações ou investimentos caros.

1 - Reduz o tempo de atendimento aos clientes

Um dos motivos da formação de filas na frente dos restaurantes é, sem dúvida, o tempo de atendimento.

Se o número de clientes aumenta, mas o time de atendimento é o mesmo, isso quer dizer que os clientes podem esperar mais tempo. E isso, tanto para fazer os pedidos, quanto para ter o suporte necessário: montagem do serviço, retirada dos pratos, fechamento da conta, etc.

Com o cardápio digital todos esses problemas podem ser resolvidos. A começar, que os clientes fazem os pedidos pelo autoatendimento, ou seja, não dependem de outras pessoas. Além disso, os pedidos podem ser customizados normalmente.

Os clientes ganham mais autonimia, aguardam menos tempo e os garçons podem focar naquilo que é mais importante. Sem a necessidade de ficar correndo de um lado para o outro do salão.

2 - Evita erros nos pedidos

Pedidos errados são uma das fontes mais comuns do desperdício que ocorre nos restaurantes. E acredite: isso não é "culpa" do garçom. Quando os pedidos são anotados manualmente ou em comandas, estão muito mais suscetíveis a erros.

Na recepção dos pedidos, muitas vezes também é preciso interpretar o que o garçom escreveu. E, na pressa de um dia de casa movimentada nem sempre é possível confirmar as informações.

Quando os pedidos são feitos pelos próprios clientes e digitalizados, os erros são minimizados. A comanda já é impressa direto na cozinha ou nas praças de preparo e os pedidos podem ser concluídos mais rápido.

Sem erros, o famoso "vai-e-vem" dos pedidos não acontece. Sem retrabalho e com os pedidos entregues dentro do prazo e da forma como solicitado, o tempo de permanência indevido, causado por erros operacionais, também pode ser eliminado.

3 - Melhora o giro das mesas

Quanto mais tempo você mantiver os clientes no seu restaurante, maiores serão as chances deles consumirem mais. Com tíckets médios maiores, o restaurante ganha não só no volume de pessoas atendidas diariamente, por exemplo, mas vende mais para o mesmo clientes.

Essa é uma uma excelente oportunidade de vender outros ítens do cardápio como sobremesas ou produtos de baixa saída ou sazonais. Entretanto, se os clientes passam mais tempo sentados ou com a mesa aberta, isso quer dizer que os demais interessados que estão aguardando por um lugar vão esperar mais tempo.

Aqui, mais uma vez, o cardápio digital pode simplificar e tornar mais rápido o fluxo do atendimento - do início ao fim.

4 - Facilita os pedidos e encerramento das contas

Os tótens de autoatendimento também agilizam pedidos e pagamentos, na frente do caixa ou até mesmo no balcão. Os meios de pagamentos digitais integrados a esses sistemas eliminam a necessidade de troco. O self-checkout é uma tendência que já pode ser vista em diversos locais.

Assim, os clientes não precisam pegar a fila para fazer os pedidos ou passar o cartão. Tudo é feito de forma automatizada: o cliente escolhe o que comer e beber e o método de pagamento preferido. Ao final, receberá um cupom fiscal que terá o número do seu pedido e que é também sua comanda individual.

Aí, é só aguardar o preparo e entrega, sem passar pelos atendentes para finalizar a compra.

5 - Cria uma nova experiência no Delivery

Os cardápios digitais interativos permitem a navegação e proporcionam uma nova experiência no delivery. Assim, os clientes não precisam ligar para o seu estabelecimento para fazer o pedido.

Os pedidos podem ser feitos e pagos online, e os clientes conseguem acompanhar o status do pedido até a entrega.

Mais um benefício é contar sempre com informações atualizadas como preços, pratos disponíveis ou indisponíveis no cardápio, dentre outros. Bem diferente das versões convencionais ou das artes de cardápio que podem ter informações defasadas.

Ao permitir que seus clientes peçam por outros canais, também é possível reduzir filas no restaurante. Fica a critério dos consumidores quando pedir e onde pedir, sem abrir mão de consumir seus pratos e/ou bebidas prediletos.

Como administrar melhor sua demanda e reduzir filas no Restaurante?

Em tempos onde evitar a aglormeração é um pré-requisito para manutenção da saúde, pensar em como reduzir filas no restaurante é pensar no bem-estar dos clientes.

Se o aumento repentino da demanda é um fator positivo, organizar a sua operação para atendê-la passa a ser, portanto, muito estratégico.

Por isso, investir na implementação dos cardápios digitais e em vendas pré-agendadas ou reservas, pode evitar transtornos neste sentido. Vale a pena dedicar tempo para entender o fluxo e movimento do seu estabelecimento, para propor novas alternativas de atender seus clientes.

Pense nisso e conte com a Goomer e com o expertise dos nossos especialistas para tornar sua operação ainda mais rentável!

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