8 dicas e ideias para Dia das Crianças em restaurantes

Não é só a criançada que vai comemorar: você também! Este artigo traz algumas dicas valiosas para o seu restaurante vender mais no Dia das Crianças.

Por Redação Goomer 08 de Outubro de 2024 - Atualizado em 17 de Outubro de 2024 8 min. de leitura
8 dicas e ideias para Dia das Crianças em restaurantes

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O Dia das Crianças está chegando e é uma oportunidade para o seu restaurante comemorar junto com elas, mas mais especificamente por causa do aumento nas vendas! Com uma boa campanha de marketing e um cardápio especial dá para conquistar a criançada e atrair toda a família.

Outra estratégia é a ambientação caprichada, mas as possibilidades de impulsão da lucratividade na data mais lúdica do ano não param por aí.

Todas têm o foco total em proporcionar uma experiência encantadora para os pequenos e conquistar, ao mesmo tempo, pais ou responsáveis, envolvem criatividade, planejamento e alguns cuidados – que você vai conferir neste artigo.

Como vender mais em restaurantes no Dia das Crianças?

Em diferentes datas comemorativas, oferecer aos clientes alguns diferenciais na experiência voltados à temática celebrada pode ser a chave para impulsionar as vendas. No Dia das Crianças, celebrado em 12 de outubro, não é diferente!

Todo ano, muitas famílias se programam para presentear os pequenos nessa data, mas não só – ou nem sempre – com brinquedos: especificamente para 2024, as pesquisas de mercado mostram um maior interesse dos pais em buscar experiências em conjunto e momentos de descontração.

De acordo com levantamento divulgado pela Hibou, empresa especializada em insights, 57% dos brasileiros manifestaram intenção de promover atividades de entretenimento em família no Dia das Crianças. O ticket médio avaliado pelo estudo é de R$ 250.

Tal tendência é uma oportunidade para os restaurantes e, na busca por oferecer diferenciais,vai valer apostar na criatividade e no planejamento. Confira ideias no próximo tópico.

8 ideias para Dia das Crianças em restaurante

Com as famílias buscando lugares para celebrar o 12 de outubro, chegou sua hora de criar um ambiente encantador (mesmo que provisório) e uma experiência única para os pequenos – e os grandes também, claro!

Promoções específicas e campanhas de divulgação também vão contribuir para colocar o seu restaurante no topo das escolhas.

Logo adiante, veja algumas sugestões que funcionam!

1. Aquele menu kids irresistível

A primeira dica pra um Dia das Crianças de sucesso é: não pode faltar aquele cardápio infantil caprichado!

Se você não tiver um menu kids alinhado ao conceito do seu restaurante e com pratos pensados para agradar o paladar dos pequenos, aproveite a oportunidade para pensar sobre ele.

Dois ou três pratos e duas ou três bebidas diferentes são suficientes – e podem servir como um bom teste para saber se vale a pena manter o menu “pra sempre” disponível!

E esse não é o único motivo dentro dos por quês de investir em um menu kids para o Dia das Crianças. Além dele, a experiência gastronômica atrativa pra toda a família será um diferencial em relação à concorrência. Sem contar que os pratos combinados com sobremesas e bebidas podem aumentar o ticket médio!

Para montar um menu kids para o dia das crianças no seu restaurante:

  • aposte em porções menores;
  • ofereça opções saudáveis;
  • não exagere nos temperos;
  • faça uma apresentação divertida dos pratos; e
  • disponibilize também as “gostosuras” – mini-hambúrgueres, mini-pizzas, panquequinhas coloridas, batatas “smile” e sorvete, por exemplo.

Dica extra: se você apresentar essas delícias em um cardápio digital, que é muito mais amigável, 100% ilustrado e interativo, com certeza vai chamar ainda mais atenção!

2. Promoções exclusivas e limitadas

Ofereça brindes temáticos, como brinquedos, jogos ou itens colecionáveis, para quem fizer pedido do menu kids ou comprar um combo promocional especial, de descontos para mesas com 4 pessoas ou mais, presenteie crianças entre 6 e 10 anos com uma sobremesa caprichada, crie um sorteio só pros pequenos etc.

Promoções como essas ajudam a aumentar o ticket médio, bem como a procura – e a criar um senso de urgência para o restaurante.

3. Uma ambientação divertida e acolhedora

O Dia das Crianças pede um ambiente lúdico e acolhedor, então, adapte seu restaurante dentro do que fizer sentido para o público, pensando na infraestrutura do espaço e para o seu bolso, é claro.

Pondere:

  • fazer uma decoração alegre;
  • alugar brinquedos (junto a empresas confiáveis e com garantia de segurança);
  • montar uma área de pintura com livrinhos para colorir;
  • criar uma mesa de jogos;
  • dentre outras atividades.

Garanta espaço adequado para carrinhos de bebê, caldeirões e fraldário.

4. Programação especial

Pense em atividades que podem ser conduzidas dentro do seu estabelecimento, como:

  • shows com personagens;
  • oficinas de culinária;
  • sessões de música infantil ao vivo; e
  • atividades com monitores.

Crie uma programação especial para o dia 12, pois isso vai tornar o Dia das Crianças ainda mais divertido e atrair toda a galerinha para o seu restaurante!

5. Registros fotográficos e espaços instagramáveis

Para agradar os papais, vovôs e titios, faça um espaço de fotos exclusivo no qual caiba toda a família e coloque à disposição dos clientes um profissional de fotografia para fazer cliques divertidos e gratuitos.

Obs.: com certeza, se o ambiente e a comida estiverem atrativos, certamente muitos cliques vão ser feitos espontaneamente pela freguesia – que vai marcar o perfil do restaurante nas redes sociais –, mas quanto mais exclusividade, melhor!

6. Campanha especial de marketing

E, por falar em redes sociais, para garantir um bom movimento no Dia das Crianças, aposte numa campanha de marketing para restaurante específica para a data e focada não só nas crianças, mas principalmente em quem terá a responsabilidade de levá-las para comer fora.

Crie peças chamativas para usar como publicações orgânicas e de tráfego pago nas redes sociais, escreva e-mails marketing e aproveite, se tiver um bom cardápio digital, para divulgá-lo também.

Só tome cuidado com as regras de publicidade infantil!

Não use termos no imperativo para falar com os pequenos – do tipo “compre” e “peça para seus pais” –, não faça seu “merchan” em canais dirigidos às crianças e não encoraje o consumo excessivo de comidas e bebidas.

7. Reservas antecipadas com benefícios

Uma boa prática para datas especiais é incentivar as reservas online para garantir o fluxo de clientes, evitar filas na porta do restaurante e, especificamente no Dia das Crianças, ajudar na tranquilidade dos pais ou responsáveis – que vão chegar ao estabelecimento sabendo que logo serão acomodados.

Para o incentivo, vale oferecer algum benefício extra, como prioridade para escolher a mesa, brindes ou descontos. Além do mais, essa organização também ajuda você no planejamento logístico e evita superlotação, permitindo que a equipe trabalhe de forma organizada.

8. Foco no longo prazo

Por mais que essa última sugestão não seja específica para o Dia das Crianças, achamos fundamental trazê-la pensando no seu negócio: o foco das suas ações não precisa estar apenas em uma única data!

Use o Dia das Crianças como uma oportunidade para fidelizar os clientes e – você leu lá em cima sobre o menu – como chance para testes ligados às receitas, ao atendimento, ao espaço etc.

Se o seu estabelecimento fizer muito mais sucesso com famílias + crianças pequenas do que com qualquer outro nicho, experimente criar outros eventos periódicos voltados para esse grupo.

Especificamente no caso de vendas por delivery ou take away, use o 12 de outubro para divulgar a marca apostando em uma embalagem diferenciada que chame a atenção das crianças e mandar um mimo todo especial para famílias que vão receber suas delícias em casa!

Mais uma vez, aproveite a chance para testes.

Inspire-se com exemplos de ações de restaurantes no Dia das Crianças

As inspirações trazidas adiante mostram que não apenas os estabelecimentos focados no público infantil, mas qualquer restaurante pode se tornar sensação entre a galerinha – e a galerona – com boas estratégias.

McDonalds – McLanche Feliz

Talvez a referência mais famosa de ativações de marketing para as crianças no mercado de foodservice seja o McDonald's, com seu McLanche Feliz. O combo traz receitas que agradam aos pequenos, produtos mais saudáveis se comparados com os outros do menu e sempre uma lembrancinha em forma de brinquedo.

 

Mundo Animal – Personagens divertidos

A rede de lanchonetes Mundo Animal já anunciou em seu Instagram que, para comemorar o mês das crianças este ano, todos os domingos de outubro vai receber uma visita de seus personagens mais divertidos, os integrantes da “Turminha do Leonel”, leão que é símbolo da marca, com direito à pocket show e tudo!

 

Pizzaria dos Heróis – Programação especial

A Pizzaria Rodízio dos Super-Heróis anunciou uma semana inteira de programação especial com personagens em cena, mas com as crianças como protagonistas. Todos os eventos previstos para acontecer na Semana da Criança prometem muita diversão.

 

Agora é só entrar em ação!

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