Fidelizar clientes: Veja sua importância e como fazer no seu restaurante

Fidelizar clientes: Veja sua importância e como fazer no seu restaurante

Para falar de fidelizar clientes é simples. Com certeza você deve ter uma marca preferida dentro de vários mercados: sua loja de roupa preferida, sua marca de celular queridinha, seu refrigerante do coração, e por aí vai.

Falando em refrigerantes, vamos fazer um paralelo com esse mercado. Se você é fã de refrigerante e vai a um supermercado, mesmo que a sua marca preferida esteja R$3 mais cara que as outras, provavelmente você vai comprar dela mesmo assim, não é mesmo?

Por que isso acontece? Porque você é fiel àquela marca de refrigerantes e é muito difícil você deixar de comprá-la.

A mesma coisa acontece com o mercado de restaurantes. Se uma pessoa gosta tanto do seu restaurante, dos seus pratos, do seu serviço, provavelmente vai passar a visitá-lo ou a realizar pedidos com maior frequência ao invés dos concorrentes.

O que é um cliente fidelizado em um restaurante?

Fidelizar um cliente é saber que ele vai escolher comer no seu restaurante com maior frequência ao invés de escolher a concorrência.

Quando um cliente é fiel, não vai ser influenciado pelo preço do prato. Ele estará disposto a pagar mais e receber a mesma qualidade de serviço e do produto que  já conhece e ama. Inclusive, um novo estudo mostrou que 64% dos clientes escolhem pagar mais em um restaurante que confiam, mesmo com os preços subindo.

Então, a fidelização de um cliente tem uma relação direta com a confiança que ele tem com determinada marca ou restaurante. Aqueles consumidores que compraram do seu restaurante uma vez e desenvolveram essa confiança, têm uma probabilidade maior de voltar a consumir do seu restaurante no futuro.

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Afinal, por que é importante fidelizar o cliente?

A importância de fidelizar clientes impacta praticamente em todas as métricas que envolvem gerenciar um negócio. Sem a presença de clientes felizes que continuam comprando de você, o seu restaurante pode não ir pra frente.

Clientes novos tendem a custar mais do que os antigos (vamos falar disso mais pra frente!), e também não gastam tanto quanto um cliente fidelizado. Por este e outros motivos que fazer com que sua clientela tenha recorrência no seu negócio, é muito importante pra que ele tenha sucesso.

Portanto, clientes fiéis são os melhores para um restaurante: eles te ajudam a crescer e mantém seu faturamento alto ao longo do tempo.

Fidelizar clientes ajuda os negócios crescerem

Já te contamos que o segredo pro seu negócio crescer é saber manter e fidelizar os clientes. Mas vamos te explicar de uma forma mais didática ainda, comparando essa situação com um balde cheio de água.

Imagine que um balde representa o seu restaurante e, a água, os seus clientes. A água é despejada no balde e ele é preenchido até o topo. Quando o balde está cheio, ou seja, quando o seu restaurante está repleto de clientes, você alcança o sucesso do seu negócio.

Agora imagine se esse balde começa a ficar repleto de pequenos furos, a água começa a sair por todos os lados e o balde fica vazio. Ou seja, se problemas acontecem na operação do seu negócio ao longo do tempo, os seus clientes ficam insatisfeitos, e eles começam a não voltar mais. E como consequência, o seu restaurante não consegue fechar as contas no final do mês.

Comece a realizar retenção de clientes

E como você faz para fechar esses buracos? Passa a pensar em estratégias para aumentar a retenção dos seus clientes no longo prazo. Afinal, um aumento de 5% na retenção de clientes, pode crescer o faturamento de 25-95%.

Se conquistar novos clientes fosse a solução, tudo isso seria evitado. Porém, é mais caro trazer novos consumidores para dentro do balde do que manter aqueles que você já tem. Há estudos que mostram que trazer novos clientes custa em torno de 5 vezes mais do que reter aqueles já fiéis ao seu restaurante.

Além disso, a clientela frequente do seu restaurante tem o costume de indicá-lo para amigos e família. Os estudos mostram que 83% das pessoas recomendam marcas que confiam. E melhor ainda, os amigos e a família costumam realizar a compra dessas indicações: 92% dos consumidores ao redor do mundo afirmam que confiam totalmente na indicação de um amigo ou familiar, acima de qualquer outra forma de propaganda.

Como identificar um cliente fidelizado?

Agora que você já sabe mais sobre fidelização de clientes, é importante entender como identificá-los no dia a dia.

Para reconhecer se o seu cliente possui esse perfil, você precisa ficar atento a alguns pontos importantes.

Retorno ao restaurante

Uma das características mais relevantes de um cliente fidelizado é que ele retorna outras vezes ao seu restaurante. Isso acontece porque ele ficou satisfeito com seu serviço e comida, passou a confiar no seu negócio e sentiu-se tranquilo para voltar a consumir.

Fique de olho na quantidade de vezes que seu cliente volta ao seu restaurante. Se você tem um delivery, é mais fácil identificá-los. Na solução para Delivery da Goomer, no plano Essencial, existe a funcionalidade de “CRM”.

Nessa funcionalidade, são contabilizadas todas as vezes que seu cliente faz pedidos do seu restaurante de forma automática, e você também tem acesso ao telefone desse cliente. Assim, é possível fazer ações para torná-los ainda mais especiais, como enviar recados de agradecimento junto com o pedido, ou cupons de desconto, por exemplo.

Feedbacks

Clientes satisfeitos tendem a demonstrar afeto pela marca, seja por posts em redes sociais ou por recados no WhatsApp, entre outros. Portanto, fique atento se você recebe esses sinais no seu dia a dia, e reconheça se o seu cliente é fidelizado.

Para oferecer a melhor experiência ao seu cliente fidelizado, o plano Essencial da solução Delivery da Goomer tem todas as funcionalidades que você precisa. Desde a função de “CRM” para ter acesso à todas as informações do seu cliente, até os cupons de desconto personalizados para oferecer promoções especiais à sua clientela fidelizada.

É só fazer seu cadastro e escolher o plano Essencial. Você pode começar a vender hoje mesmo e identificar seus clientes recorrentes.

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