5 excelentes motivos para criar opções de cardápio infantil no Restaurante

Descubra porque o seu Restaurante deve ter um cardápio infantil, para atender as crianças e saiba quais são as oportunidades para vender mais.

Por Redação Goomer 27 de Janeiro de 2021 - Atualizado em 14 de Junho de 2024 5 min. de leitura
5 excelentes motivos para criar opções de cardápio infantil no Restaurante

Mesmo não tendo uma temática infantil ou com foco exclusivo neste tipo de público, seu restaurante pode aumentar o fluxo de clientes e a sua lucratividade explorando as possibilidades que existem para agradar as crianças – e as suas famílias, é claro!

Por isso, trazemos hoje 5 excelentes motivos para criar opções de cardápio infantil no seu restaurante, uma grande oportunidade de faturar mais, sem a necessidade de grandes investimentos. Confira!

Um mercado que não pára de crescer...

Além da preocupação constante dos pais em incluir toda a família na programação cotidiana ou de lazer, as crianças vêm ganhando cada vez mais atenção de diferentes tipos de negócios. 

Setores voltados exclusivamente para o público infantil movimentam quantias enormes de dinheiro. Mercados como o de moda kids, por exemplo, continuam em expansão, apesar da crise econômica e do cenário desfavorável para investimentos.

5 excelentes motivos para criar um cardápio infantil no seu Restaurante

Uma dúvida muito recorrente de quem empreende no ramo gastronômico é sobre o tipo de cardápio que irá servir. E isso, não só em termos de pratos e combinações, mas também em relação a diversificação.

Diversificação neste caso pode significar oferecer mais itens ou ainda variações dos mesmos pratos. Essa é uma das alternativas para quem quer criar ou servir um cardápio infantil.

Seja em pratos exclusivos ou porções menores e com outro balanceamento calórico e nutritivo, agradar o paladar das crianças é uma aposta certa!

Se você ainda não se convenceu disso, entenda definitivamente os principais motivos para investir em um cardápio infantil:

1 - Atrai famílias e mais clientes para o seu Restaurante

Você já ouviu aquela frase? "Agrade meu filho e você irá me agradar"? Acredite: quando o assunto é consumo, não muda muito.

Quando seu restaurante tem opções de cardápio kids, que facilitam bastante a vida dos pais e mães de plantão, acaba se tornando uma opção interessante para um programa em família.

Pais ou responsáveis satisfeitos com a comida e o ambiente pode ser sinônimo ainda de mais movimento no seu restaurante. É muito comum que as famílias retornem mais vezes e ainda tragam outros acompanhantes da família ou amigos.

Com isso, o fluxo de clientes em seu estebelecimento pode aumentar, somente com a recomendação ou indicação.

2 - Demonstra preocupação com o bem-estar dos clientes

Crianças adoram comida! Principalmente quando sabem que foi preparada especialmente para elas. Uma dica básica e pensar com carinho também nas imagens ilustrativas do cardápio e na apresentação dos pratos.

Caprichar na descrição do cardápio trazendo detalhes sobre a composição do prato, teor calórico e outras informações nutricionais oferece ainda mais segurança para a decisão dos pais ou responsáveis.

Se antes havia um medo exagerado de não sair de casa por não conseguir encontrar boas opções para as crianças, na alimentação fora do lar, agora, isso já não é mais uma problema.

Pensar na conveniência, na refeição balenceada e na saúde dos pequeninos é fundamental para fidelizar clientes.

3 - Aumenta o tícket médio do seu restaurante

Mesas de famílias em restaurantes costumam ficar mais cheias e movimentadas do que mesas com casais sem filhos e pequenos grupos de amigos.

Além do mais, crianças adoram guloseimas e sobremesas, o que ajuda a aumentar ainda mais o ticket médio do seu restaurante.

Outro fator interessante é que as crianças podem influenciar e muito no local que é escolhido para as refeições. Se as crianças passam mais tempo brincando nos espaços kids, por exemplo, aumentam o tempo de permanência no local. Mais tempo, mais consumo. A lógica é essa!

4 - Fideliza clientes mais exigentes

O cardápio infantil do seu restaurante não deve ser restringido apenas as famosas porções de batata-frita e hambúrgueres. Embora essa seja uma combinação muito apreciada, as famílias tem buscado por refeições mais saudáveis.

Muitas vezes, desenvolver um cardápio para o paladar infantil é muito mais trabalhoso para os chefes. Isso porque cada faixa etária tem um tipo de necessidade nutricional. Esse trabalho, no entanto, pode ser compensando quando os familiares entendem a qualidade do que é servido.

Os clientes estão mais exigentes. E acredite: as crianças também. Tem opiniões próprias, preferências e podem ainda influenciar até no que os pais consomem.

Entender e atender essas exigências pode criar um relacionamento de longo prazo.

5 - É mais lucrativo do que o cardápio comum

Basicamente, opções do menu infantil são adaptações dos pratos já existentes no cardápio. São pratos repensados em termos de tamanho das porções, apresentação e podem conter um ou outro ingrediente diferente.

Se os ingredientes não mudam tanto, as compras e itens de estoque que você deve comprar ficam mais previsíveis. Compras planejadas tendem a ser mais baratas ou ficar dentro do custo, sem muitas alterações.

Além disso, o preparo (orientados pelas fichas técnicas) já é conhecido, então a cozinha e toda equipe já fica mais organizada.

Olhando pelo outro lado, os preços de pratos especiais para crianças são mais lucrativos para o restaurante. Ao reduzir as porções, o custo pode cair até para a metade. Na prática, uma vez que os custos são proporcionalmente reduzidos e, geralmente, os preços são "padrão", sua margem pode ser maior.

Por exemplo, para um prato com 50% do peso normal, é possível cobrar de 60% a 70% do preço original.

E o seu restaurante, já oferece opções de cardápio infantil?

Em uma dinâmica de mercado que exige a cada dia a aproximação dos negócios com os anseios do público, os restauranres que atenderem às exigências dos seus consumidores de forma satisfatória, certamente vão ganhar destaque em meio à concorrência.

Então, se ainda não foca nesse público, pode se beneficiar desta oportunidade de vendas. Faça o teste e comprove!

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