Como funciona cardápio digital em tablet: saiba e venda mais

Como funciona cardápio digital em tablet: saiba e venda mais

O cardápio digital em tablet funciona assim: é só disponibilizá-lo na mesa ou no balcão do seu estabelecimento e mostrar ao consumidor como usá-lo. Por conta própria, ele vai navegar pelas opções de alimentos e bebidas, fazer o pedido e até adicionar complementos, se quiser.

E o pedido chega direto na cozinha logo em seguida!

Essa é uma das tecnologias implementadas em restaurantes, que tem sido adotada como forma de levar mais inovação e modernização para o dia a dia da equipe e dos clientes, além de direcionar os negócios rumo a mais lucratividade e à superação da concorrência.

Entenda seu funcionamento e saiba como tirar o máximo proveito dela!

Como funciona o cardápio digital em tablet?

O cardápio digital em tablet funciona de forma bem intuitiva: é só colocar o dispositivo na mesa do restaurante ou nas mãos do consumidor e aguardar que cada cliente navegue pelas opções e feche o pedido – que chega à cozinha logo em seguida.

Ele é uma solução prática e barata, ou melhor, de excelente custo-benefício, e pode ser implementado em bares e restaurantes que vão desde pequenos negócios até os maiores, incluindo franquias.

Veja detalhes nos próximos tópicos.

Pedido feito 100% pelo cliente

O uso de soluções de autoatendimento tem se tornado cada vez mais comum porque elas facilitam o processo de vendas e dão mais autonomia aos clientes. Veja só!

Quando o consumidor entrar no restaurante, o cardápio digital em tablet estará disponível na mesa ou no balcão, já com o menu aberto para que ele possa fazer o pedido quando desejar.

Em poucos minutos, esse cliente navega pelo menu de alimentos e bebidas do estabelecimento, separado por seções, para escolher sua refeição. Uma vez feita a escolha, basta ele enviar o pedido através do sistema e esperar.

Exceto se ele ainda quiser adicionar complementos ou opcionais sugeridos pelo próprio tablet antes da conclusão!

Sem complicação, simples assim: uma solução interativa, atrativa e vendável.

Registro rápido e fácil do pedido

Depois de selecionar e, se desejar, personalizar os itens do cardápio, o cliente pode clicar no botão de enviar pedido à cozinha ou, se o restaurante optar por vender através de comandas individuais, bastará aproximar da câmera do tablet à comanda para finalizar o processo.

Rapidamente, o pedido chega à cozinha e, mesmo impresso, contendo todas as observações e personalizações detalhadas.

Recebimento do pedido direto na cozinha

Uma vez os pedidos estando feitos no cardápio digital em tablet, eles saem direto na impressora da cozinha ou do bar/da copa. Isso só é possível porque, dentre as inúmeras vantagens do cardápio digital, ele pode ser integrado com o sistema de gestão do estabelecimento.

Cada pedido da mesa gera uma impressão, sem que seja necessário direcionar um garçom só para anotações. Isso evita erros de comunicação e excesso de tempo, por parte dos fregueses, esperando pelo preparo.

Preparo sem erros do prato, bebida ou sobremesa

Não custa reforçar: o pedido impresso na cozinha, no bar ou na copa é o mesmo que foi selecionado, personalizado e concluído no cardápio digital, por isso, todas as observações também saem detalhadas!

A partir daí, o próximo passo é o preparo dos pratos pela equipe – exatamente do jeitinho que o cliente solicitou –, ou seja, o momento em que a expertise da sua casa entra em jogo e a mágica acontece. Sem erros causados por má interpretação ou pelo não entendimento da letra do garçom.

Entrega do pedido pelo garçom + atuação estratégica

Quando a equipe liberar o pedido, o prato, a bebida ou a sobremesa podem ser levados à mesa pelo garçom que, com mais tempo livre, consegue se dedicar à própria montagem e organização do salão, às sugestões de harmonizações, a uma apresentação mais detalhada da história da casa, aos cuidados especiais voltados para famílias com crianças ou idosos etc..

E nunca falta mão de obra, já que os colaboradores têm uma nova ferramenta de trabalho, então, você não precisa gastar com a contratação de freelancers!

Uma vez adotada a tecnologia, portanto, o papel do garçom passa a ser o de um profissional de atendimento e não meramente de um “tirador de pedidos” que fica correndo de um lado para o outro tentando atender todas as demandas dos seus consumidores.

O tablet permite, portanto, o atendimento de ponta a ponta: da mesa para a cozinha, do sistema para o caixa, levando dinamismo para quem opera o restaurante.

Ainda com fome de benefícios? Siga em frente na leitura!

“Como o cardápio digital pode ajudar o meu negócio?”

Independência e flexibilidade para o consumidor, facilidade de envio dos pedidos ao bar e à cozinha e transformação do garçom em um verdadeiro representante da sua marca são alguns dos diferenciais proporcionados por um cardápio digital em tablet.

Se você estiver pensando em implementá-lo, com certeza vai gostar do aperitivo que vem adiante.

5 principais vantagens do cardápio digital em tablet para os clientes

Autonomia e agilidade para pedir + confiança total na hora da mordida por ter certeza de que o pedido veio devidamente personalizado: esse é o combo de duas das várias vantagens do cardápio digital em tablet para os consumidores de restaurantes.

1. Autonomia no atendimento

Os clientes têm mais tempo para avaliar e selecionar os produtos do cardápio e mais autonomia para pedirem o que quiserem, quando quiserem. Sem interrupções ou mãos levantadas a todo momento para chamar a atenção dos garçons.

E os pedidos também não demoram para chegar à mesa, aumentando a rotatividade no salão!

2. Pedido realizado e entregue em menor tempo

Os pedidos no tablet são concluídos, em média, em 1 minuto e encaminhados diretamente para a cozinha, eliminando o risco de comandas perdidas ou de confusão na comunicação – por alguém não entender o que foi escrito pelos garçons.

Pedidos feitos mais rapidamente podem ser preparados mais rapidamente, então, todo mundo sai ganhando!

A permanência no bar ou restaurante passa a ser uma experiência agradável e não traumatizante para o consumidor e ele só fica no espaço pelo tempo que desejar, não porque seu pedido atrasou, saiu errado ou foi esquecido..

E, com uma única solução, você oferece uma verdadeira experiência gastronômica para seus clientes.

3. Personalização de pedidos

As opções disponíveis no cardápio digital permitem ao consumidor customizar todos os pedidos, ou seja, fazem com que os pedidos sejam personalizados desde o ponto da carne, passando pelas bebidas com ou sem gelo, até mesmo a criação de combos ou o acréscimo de complementos (adicionais/extras).

Tudo é solicitado de forma muito intuitiva através do cardápio digital em tablet, e mesmo quem não tem familiaridade com tecnologia consegue fazer os pedidos sem problemas ou dificuldades.

Caso o cliente tenha esquecido de personalizar o prato ou a bebida antes de fechar o pedido, ainda é possível solicitar itens separadamente, como limão e gelo para a bebida ou uma porção extra de fritas.

4. Pedido recebido sem erros

Nada pior do que o cliente ficar esperando loooongos minutos por um pedido que, quando chega, chega errado, não é verdade?

Pratos errados, bebidas quentes e itens esquecidos são apenas alguns dos erros que podem acontecer por aí e que, além de deixar os clientes insatisfeitos, no fim do dia, entram pra conta do próprio restaurante, virando custos extras!

5. Pedido com comandas individuais

Mesmo que a mesa tenha mais pessoas, cada uma saberá exatamente o que consumiu e quanto pagará se você optar por implementar um cardápio digital em tablet e vender com comanda.

Outra funcionalidade é a de solicitar a conta pelo próprio tablet, sem a necessidade de levantar da mesa e sem “implorar” pela maquininha! O garçom já consegue “passar a régua” e facilitar o pagamento, reduzindo tempo de espera também na fila do caixa.

E as “consequências” da oferta de uma experiência inesquecível aos clientes através da inovação se tornam benefícios da tecnologia para o restaurante. Quer ver?

5 principais vantagens do cardápio digital em tablet para o bar ou restaurante

Alterar com o menu quando quiser, aumentar a receita com vendas sugestivas, ter um giro maior dos produtos e receber as avaliações do consumidor diretamente na ferramenta são algumas das vantagens da tecnologia.

Confira a lista e saiba como trazer diferenciação para o seu negócio!

1. Interatividade do cardápio

Cardápios impressos trazem informações relevantes, mas algumas vezes podem ficar desatualizados. Itens em falta, preços não modificados ou produtos que já saíram do estoque costumam exigir novas impressões, o que leva a mais gasto de tempo e dinheiro por parte do gestor e/ou da equipe.

Sem contar que, como, muitas vezes, o cardápio é retirado da mesa logo após o pedido, os clientes não têm tempo de explorar os pratos, as combinações e os adicionais e o estabelecimento perde as chances de aumentar o ticket médio por mesa.

Fixo ou móvel, o cardápio digital é fácil de atualizar (em tempo real!), mais atrativo, e um grande responsável pela venda comprovada de mais adicionais, o que, na prática, permite um maior faturamento com os mesmos produtos – exceto se os relatórios obtidos através da ferramenta lhe indicarem que chegou a hora de fazer algumas mudanças nas alternativas disponíveis, claro.

2. Vendas sugestivas

Já pensou em vender mais com o que você já tem? Acredite: com as vendas sugestivas, isso é possível! O próprio cardápio sugere harmonizações aos clientes antes de eles concluírem os pedidos, permitindo adicionar mais itens ao carrinho e, assim, consumir mais.

Aproveitando, você pode criar combos estratégicos de produtos que saem muito ou daqueles com menor saída. Tudo vai depender dos seus objetivos e da sua gestão de estoque, por exemplo! As possibilidades de customização são muitas, tanto para o restaurante quanto para o cliente final.

3. Experiência de atendimento única

Comer fora tem sido a opção de muitas pessoas, não somente pela correria do dia a dia, mas pelo desejo de vivenciar novas experiências gastronômicas, viver reencontrar os amigos e celebrar a vida.

Independentemente do motivo, o atendimento é parte essencial da refeição e tem o poder de arruinar o momento de alguém ou torná-lo inesquecível. Dessa forma, por que não fazer o possível para oferecê-lo de um jeito diferenciado?!

Ninguém gosta de ser mal atendido ou ter que esperar mais do que o necessário para se alimentar: um cardápio inteligente pode ser o segredo para o sucesso, complementando a experiência, reduzindo o tempo de espera e facilitando o pedido e o pagamento.

4. Maior giro de produtos

O cardápio digital em tablet é uma excelente opção para bares e restaurantes exporem a variedade de produtos que têm. Outra vantagem é poder destacar aqueles itens que são mais estratégicos para o estabelecimento, vendendo mais o que os gestores precisam vender, sejam itens com maior margem de contribuição ou produtos de baixo giro.

Promoções e destaques são apenas algumas das funcionalidades disponíveis na tecnologia.

5. Divulgação de pesquisa de satisfação

Conhecer os clientes e suas preferências é a chave do sucesso dos bares e restaurantes que mais faturam no mundo. Ao criar opções para o cardápio, pensar no horário de atendimento ou, ainda, definir a forma como os serviços serão prestados, ouvir o consumidor é essencial.

Quer fazer isso de um jeito fácil? Esqueça as pesquisas de satisfação chatas do passado e adote pesquisas interativas e digitais, disponíveis também no tablet!

Enquanto olha o cardápio ou espera o pedido ou a conta, seu cliente pode avaliar o local, o atendimento, a sonorização ou o que você precisar e julgar mais relevante para a evolução do seu estabelecimento! É só programar a ferramenta!

Todas as respostas podem ser acessadas por você através do seu painel administrativo, pelo computador ou celular, a qualquer hora ou lugar. E, ao usar os feedbacks de forma construtiva, o bar ou restaurante melhora suas vendas, bem como sua reputação – por conhecer o público-alvo que tem e se tornar especialista em responder às necessidades dos clientes.

Tudo esclarecido até aqui?

Veja como implementar um cardápio em tablet em 8 etapas simples

O primeiro passo para implementar um cardápio digital em tablet é entender as necessidades do seu negócio e da sua clientela, assim, você escolhe a melhor plataforma e contrata o melhor plano. Inclusive, um que também corresponda à capacidade de investimento da sua empresa.

As outras etapas do processo, que talvez seja muito mais simples do que você imagina, estão listadas a seguir.

  1. Conheça as necessidades e a capacidade de investimento do restaurante
  2. Pesquise pelas melhores e mais completas soluções do mercado (Obs.: outro artigo aqui do blog da Goomer ensina como escolher plataforma de cardápio digital)
  3. Peça demonstrações ou teste suas opções, se possível
  4. Contrate a solução que melhor se adeque ao negócio
  5. Implemente os tablets no salão
  6. Personalize o seu menu
  7. Busque treinar a sua equipe para tirar o melhor proveito da tecnologia, preferencialmente contando com o suporte dos especialistas desenvolvedores da solução contratada
  8. Instrua o cliente sobre o uso também
 

Tudo sem paralisar suas operações!

“E qual tablet comprar para restaurante?”

Especialistas Goomer recomendam os dispositivos Samsung Galaxy Tab A – versões SM-T280, SM-T2903 e SM-T510 –, que se destacam na lista atualizada de melhores tablets para restaurante.

Você também pode apostar no Samsung Galaxy Tab E (versão: SM-T560) e no Samsung Galaxy Tab S7 FE (versão SM-T735 ): considere o tamanho da tela, a memória RAM e o processador antes de escolher!

Comece a trabalhar, hoje mesmo, com o cardápio digital como um importante aliado na melhoria do seu atendimento, na alavancagem das vendas, na redução de custos e no aumento da eficiência do seu bar ou restaurante!

Quer saber mais? Fale com a gente.

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