12 dicas de gestão de padaria: saiba como administrar a sua

Descubra aqui como administrar a sua padaria com máximo sucesso. Veja 12 dicas de gestão que abrangem todas as áreas do negócio, do cardápio à fidelização.

Por Redação Goomer 04 de Fevereiro de 2025 - Atualizado em 07 de Fevereiro de 2025 9 min. de leitura
12 dicas de gestão de padaria: saiba como administrar a sua

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Administrar uma padaria de sucesso depende de muito planejamento: decisões tomadas em cima da hora geralmente dão dor de cabeça. Organização e eficiência também são importantes, além de estratégias para criar uma experiência única para o cliente. 

Se você for uma pessoa administradora de padaria ou pretende abrir um negócio no ramo, precisa garantir que os processos internos estejam alinhados. Isso vai desde o controle de estoque até a produção dos itens vendidos.

E precisa buscar fornecedores confiáveis e escolher ingredientes frescos na busca por assegurar a qualidade do seu negócio!

Quer ir além? Para conquistar clientes e se tornar referência da panificação, coloque a mão na massa (literalmente, mas figurativamente também), a partir da leitura deste artigo!  Aprenda tudo sobre como gerenciar uma padaria agora mesmo.

Como administrar uma padaria?

Além de se dedicar ao negócio e fazer uma boa pesquisa de mercado antes da abertura e sempre que surgir a necessidade de novas estratégias de preços, promoções e marketing, um gestor de padaria deve desenvolver um bom cardápio e o manter atualizado, adequar o negócio às leis e treinar sua equipe. 

Essas e outras orientações foram explicadas adiante.

12 dicas para uma gestão de sucesso em padarias

Experiência do cliente, serviço de qualidade, atenção aos detalhes e investimento em tecnologias são algumas palavras-chave que se tornam o foco da vida de quem busca aumentar vendas numa padaria e arrasar na gestão.

Elas se somam às dicas que você conheceu, mesmo de forma breve, no tópico anterior. Agora, mais detalhes valiosos virão à tona! Preparado(a)?

1. Conheça o seu público e sua concorrência

Conhecer seu público-alvo e pesquisar o mercado para explorar o modus operandi da concorrência vai permitir que você defina seus produtos, o estilo do seu serviço e outras ações de acordo com as necessidades do setor e as preferências do consumidor.

Como resultado, você aumenta as chances de atrair e fidelizar clientes, reduz desperdícios e organiza a produção de acordo com a demanda de dias e horários.

Ainda não abriu uma padaria, mas já está pensando à frente? Dica: ao saber para quem você vai vender, é possível montar o espaço de acordo com o perfil do freguês e se destacar por isso.

2. Deixe claro de que tipo é o seu negócio

Hoje em dia, prevalecem pelo menos quatro tipos diferentes de padarias em várias cidades ao redor do país: boutique, de serviços, de conveniência e tradicional. Qual é ou será a sua?

Transpareça a escolha aos clientes – até porque, eles terão influência direta na sua decisão!

Padaria boutique

A padaria boutique é aquela mais “gourmetizada”, geralmente localizada em bairros nobres e na qual são vendidos produtos premium, importados, artesanais e/ou de pequenos produtores, todos de alta qualidade.

Padaria de serviços

Nesse tipo de padaria são comercializados itens convencionais de panificação e confeitaria, mas também acontece o serviço de refeições completas, como café-da-manhã e almoço, através da venda de pratos feitos, sanduíches ou similares.

Padaria de conveniência

Comum em bairros residenciais, a padaria de conveniência vende pão e salgados e, ao mesmo tempo, comercializa produtos de necessidade imediata, como frios, ovos, refrigerantes e café em pó. 

Padaria tradicional

Famosa pelo pão na chapa e o café coado, essa é a padaria raiz, e quase toda cidade tem pelo menos uma pra chamar de sua. Seu foco é oferecer pães de vários tipos e outros itens tradicionais de confeitaria, sempre fresquinhos e de qualidade.

A padaria tradicional pode ser considerada o famoso “básico que dá certo”. 

3. Adeque o layout à proposta

A disposição dos produtos na sua loja também impacta na decisão do consumidor, e um layout bem planejado e intuitivo promove uma experiência visual e sensorial muito positiva. Cabe a você, gestor(a), caprichar nesse aspecto!

Garanta iluminação adequada, escolha com carinho a música ambiente, climatize o espaço e organize a forma como você vai apresentar os itens à venda, inclusive aqueles que podem ser comprados por impulso.

Busque organizar os produtos por categoria e preço, expondo os que você deseja vender em maior quantidade,por exemplo, próximos ao caixa.

4. Acompanhe as tendências

Conhecendo seu público, sua concorrência e seu tipo de negócio, fica muito mais fácil para você acompanhar tendências do Brasil e do mundo e se antecipar tanto a elas quanto às mudanças do mercado, ganhando mais um ponto como gestor(a)!

Aqui estão ideias que podem aumentar o fluxo de clientes em horários variados e tornar um negócio mais dinâmico e competitivo:

  • Produtos diferentões
  • Combos especiais
  • Mistura de café com almoço (brunch)
  • Self-service
  • Eventos fechados
  • Espaço de coworking
  • Encomendas

Deixe a criatividade e a observação agirem juntas! Administrar bem um negócio também significa inovar de forma estratégica e atender as expectativas de quem compra e de quem trabalha nele.  

5. Invista em treinamento para a sua equipe 

Todos os colaboradores da sua padaria devem estar alinhados em relação às suas funções e expectativas e bem treinados para oferecer um serviço de qualidade, demonstrar ao consumidor a essência do seu negócio, produzir alimentos e bebidas de qualidade etc.

Invista em treinamentos e capacitações para si mesmo(a) e para o seu pessoal mesmo antes de inaugurar o estabelecimento. Isso ainda vai reduzir falhas operacionais, erros no atendimento e desperdícios de ingredientes e aumentar a felicidade no ambiente de trabalho e a produtividade. 

Outra coisa que vai ajudar: um bom planejamento de produção! Siga em frente na leitura.

6. Faça o planejamento adequado da sua produção 

A administração de padarias também está muito ligada à produção do que é vendido todos os dias, por isso, planeje-se.

Comprar insumos, preservar os equipamentos, controlar o consumo de água e luz, fazer fichas técnicas… Tudo vai impactar diretamente no seu bolso!

  1. Analise a demanda
  2. Converse com a equipe
  3. Decida o que vai ser produzido no dia, na semana ou no mês
  4. Calcule a quantidade de ingredientes
  5. Negocie com fornecedores
  6. Garanta entregas frescas e de qualidade aos clientes

Com isso, você e sua equipe saem ganhando em dobro, pois vão saber exatamente o que fazer até quando rolar algum imprevisto, evitando desalinhamentos e sobrecargas. 

7. Organize constantemente as finanças

Já deu pra perceber que o controle financeiro é outro ponto fundamental da administração de uma padaria, certo? De nada adianta fazer planejamentos, treinar funcionários e conhecer os clientes se você sabe quanto de dinheiro entra e sai do seu caixa.

  • Comece determinando os preços dos pratos ou produtos
  • Catalogue suas despesas fixas e variáveis
  • Faça o seu cálculo de CMV do restaurante
  • Com as informações em mãos, estude maneiras de controlar o fluxo de caixa
  • Vá construindo uma reserva para emergências
  • Use a automação digital para lhe ajudar na organização

A gestão financeira adequada garante que sua padaria se torne sustentável e lucrativa, além de ajudar na identificação de oportunidades de investimentos e de possíveis cortes de despesas.

“E como realizar a precificação de cardápio sem saber o que vender?”. Bem lembrado! Próxima dica.

8. Crie um cardápio diversificado 

Não tem problema sua padaria concentrar as vendas em pães, cafés e derivados, mas cabe a você, como visto anteriormente, acompanhar as mudanças de mercado e refleti-las num cardápio diversificado.

Ofereça opções veganas, de baixa caloria (low carb), sem glúten e sem lactose para atender demandas crescentes. Outro artigo, que traz ideias de cardápios de cafeteria, pode servir como inspiração.

Você ainda deve atualizar seu menu de tempos em tempos, mesmo que opte por manter nele os itens mais vendidos ou opções tradicionais de padarias.

A partir dos feedbacks dos consumidores, retire ou adicione produtos no menu. Faça o mesmo quando organizar eventos especiais e colocar em destaque algumas datas comemorativas.

Vá aumentando seu ticket médio e fortalecendo sua marca!

9. Adeque a empresa às leis 

Por último, mas não menos importante, adeque seu negócio às normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), obtendo todas as licenças e autorizações para funcionar sem impedimentos, renovando-as quando exigido e cumprindo com obrigações ligadas à higiene do ambiente e de utensílios, dos colaboradores e dos próprios alimentos.

Garantindo a legalidade da sua padaria com licenças sanitárias, alvarás de funcionamento e regulamentações trabalhistas, você evita multas e problemas judiciais, protege a reputação da empresa e ainda demonstra operar de forma ética e responsável.

10. Ofereça a melhor experiência que seu cliente já teve 

Cada passo dado até aqui vai impactar nisso! Quem vive uma boa experiência gastronômica, volta outras vezes, se torna promotor da padaria e chama a atenção de amigos e familiares para irem consumir nela.

Novamente, os feedbacks importam! Escutar o que o cliente tem a dizer pode ajudar na identificação de pontos de melhoria e oportunidades de inovação.

11. Seja marketeiro(a)

O marketing para padarias usa e abusa das redes sociais, é pensado para o restaurante ficar em primeiro no Google e pode até contar com parcerias firmadas com influenciadores que tenham a ver com o público-alvo e/ou com outras marcas dos arredores do estabelecimento.

Ainda, programas de fidelidade, promoções em dias comemorativos e brindes personalizados também entram no jogo. E, como quem quer uma gestão cinco estrelas acompanha tudo de perto, com o marketing não seria diferente.

12. Tenha a tecnologia como aliada 

Ferramentas tecnológicas, como o cardápio digital e sistemas ERP e PDV, vieram para ficar quando o assunto é a boa administração de padarias, restaurantes etc. 

Muitas dessas soluções ajudam até na fidelização dos clientes, já que permitem uma visualização mais clara, para os gestores, do que está funcionando e do que pode melhorar.

Implementando as alternativas condizentes com as necessidades do seu negócio, você ainda vai fazer sucesso como o(a) responsável pela gestão de uma padaria que conseguiu cortar quase pela metade os custos operacionais e aumentar em até 40% o ticket médio! Que tal?

“Gerenciamento é substituir músculos por pensamentos, superstição por conhecimento e força por cooperação.” – Peter Drucker, pai da administração moderna

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