Gestão de restaurantes: 4 erros de atendimento e como evitá-los

Alguns erros passam desapercebidos, mas outros causam prejuízos tremendos. Aprenda a evitar todos eles – no atendimento do seu restaurante – com este artigo!

Por Redação Goomer 10 de Maio de 2017 - Atualizado em 25 de Outubro de 2024 7 min. de leitura
Gestão de restaurantes: 4 erros de atendimento e como evitá-los

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Depois de abrir o restaurante, é preciso atrair clientes e deixá-los satisfeitos. E para uma gestão de restaurantes eficiente, é necessário prestar atenção em detalhes que fazem a diferença. Afinal, preocupar-se verdadeiramente com a experiência do cliente e deixá-los satisfeitos vai além muito do paladar: existem uma série de fatores que são importantes e fazem seu restaurante ficar famoso e atrativo.

Por isso mesmo, é essencial conhecer o mercado e entender o que não se deve fazer. Pensando em ajudá-lo com essa tarefa, listamos os principais erros de atendimento e as informações que você precisa saber para evitá-los.

Continue acompanhando e confira quais são eles.

1. Entregar a refeição fora do ponto

Um dos principais fatores para a conquista de um cliente em um restaurante é o paladar. Portanto, é preciso oferecer exatamente aquilo que você mostrou na descrição, além de entregar a refeição no ponto correto pedido pelo cliente.

Por isso, assim que receber o pedido, pergunte ao cliente sobre as preferências dele. Se for uma carne, por exemplo, questione se ele prefere bem passada, ao ponto ou mal passada, entre outros cuidados nesse sentido.

Com isso, o seu cliente valorizará o atendimento e poderá se tornar fiel.

Como evitar isso na gestão de restaurante?

É importante que os garçons tenham por hábito anotar na comanda - ou registrar no sistema - o ponto das carnes e outros alimentos, conforme solicitado pelo cliente. Dessa forma, a equipe da cozinha estará consciente das preferências de cada um e os erros serão evitados.

Com o uso de um cardápio digital você pode até mesmo incluir isso como etapa obrigatória no processo do pedido.

Uma última conferida antes do prato sair da cozinha também é essencial para o sucesso do mesmo. Para isso, uma análise rápida do prato pelo chefe, checando os ingredientes e se o ele está no ponto ideal pode ser a chave para que, por meio do paladar, o cliente se identifique e volte outras vezes ao seu restaurante.

2. Trabalhar com funcionários despreparados

Outro fator relevante para um cliente sentir-se aconchegado — ou não — em um restaurante é o tipo de tratamento que ele recebe. Os garçons “grudentos”, ou seja, aqueles que ficam muito “em cima” do cliente, podem tirar a privacidade dele e afastá-lo.

Por outro lado, os garçons “desligados” demais, que não prestam atenção no desejo do cliente de fazer um pedido, podem levar o cliente a desistir de pedir seu prato por demora no atendimento.

Como evitar isso na gestão de restaurante?

Uma inspeção do dono do restaurante durante o expediente é a solução para esse problema. Primeiramente, uma conversa com os funcionários e, em especial, com os garçons, que lidam diretamente com o cliente, é muito importante.

Exemplificar a abordagem, o modo de tratamento, o humor e a preparação para que as informações sobre os produtos estejam sempre em mente ou acessíveis é muito importante.

Adicionalmente, investir na qualificação dos profissionais que atuam diretamente com o público também é fundamental. Para isso, o restaurante deve promover minicursos, palestras e workshops regularmente, para melhor preparar os seus colaboradores e assim ter maior aceitação perante os diferentes públicos que o frequentam.

3. Falta de higiene

Uma das experiências mais constrangedoras para um cliente é chegar a uma mesa e encontrá-la suja ou ainda, encontrar resquícios de sujeira nos utensílios como pratos, copos e talheres.

É preciso lembrar também da higiene dos garçons. São detalhes sempre percebidos pelos clientes. Portanto, é indispensável ter atenção redobrada em relação a esse aspecto. Lembrando ainda que o banheiro sujo é crucial para a perda de um cliente.

Como evitar isso na gestão de restaurante?

A checagem dos pratos deve ser feita pelos garçons. Uma inspeção da mesa, dos talheres e dos utensílios é muito importante nessa hora. Além disso, a atenção para a limpeza do ambiente caso surja algum imprevisto é de máxima importância.

A limpeza dos banheiros deve estar sempre em dia, sem odores, com disponibilidade de utensílios de uso pessoal. Esses fatores são tidos como essenciais em um restaurante.

Por fim, assim como acontece com os garçons, os funcionários responsáveis pela limpeza do ambiente também devem receber treinamento constante para que assim, consigam manter tudo sempre limpo.

4. Ambiente desconfortável

Um restaurante é frequentado para os mais diversos fins, inclusive para encontros românticos, de negócio e lazer. Tendo isso em mente, o ambiente deve estar sempre preparado para todos os públicos e para o diálogo.

Fatores como a música alta demais, iluminação desconfortável e a dificuldade para locomoção no salão são erros que podem fazer um cliente não voltar mais ao seu estabelecimento.

Como evitar isso na gestão de restaurante?

Um ambiente agradável é de responsabilidade do proprietário. Assim, a adequação do espaço deve ser estudada e usada de acordo com o conforto da clientela. Já a iluminação e o som devem estar sempre checados para que todos os públicos sejam contemplados e o seu restaurante seja uma boa referência no mercado.

Caso você esteja considerando reformar e dar uma repaginada no visual do estabelecimento, vale a pena ainda investir na contratação de um arquiteto ou designer de interiores, para que seja refeito o desenho do salão do restaurante, o deixando mais moderno e atrativo para os clientes.

Ainda sobre gestão de restaurantes

Agora que você já conhece os principais erros e como não cometê-los, confira outros que também merecem sua atenção no atendimento de um restaurante. Veja mais detalhes:

Não responder comentários nas redes sociais

Se o seu restaurante tem presença digital garantida e já está em redes sociais como o Facebook e o Instagram, é necessário que você saiba que não basta apenas postar fotos ou conteúdos voltados unicamente para a autopromoção do estabelecimento.

Sobretudo, os seus perfis nessas plataformas também devem ser vistos como canais de relacionamento entre o restaurante e seu público.

Do contrário, uma página (no Facebook, por exemplo) na qual o cliente fique insatisfeito por não encontrar a informação ou o atendimento que buscava não apenas pode representar a sua perda, como ainda pode gerar uma avaliação negativa, influenciando outros que a visitem.

Como evitar isso na sua gestão?

Por isso, é importante que todas as dúvidas, críticas ou solicitações enviadas por clientes nas mídias sociais, seja por mensagens diretas, seja em modo público, sejam respondidas de forma clara, educada e claro, sem que as pessoas tenham que esperar muito pelo retorno.

Afinal, isso também demonstra a seriedade e compromisso do restaurante em relação à comunicação estabelecida com o público.

Não ter uma equipe de profissionais engajada

Esse é um erro muito comum não apenas em restaurantes, mas em empresas de diversos segmentos. Afinal, profissionais que não estão verdadeiramente engajados com o trabalho conduzido individual e coletivamente, assim como com sucesso do negócio estão muito mais sujeitos a cometer erros como os listados ao longo do artigo.

Como evitar isso na gestão de restaurante?

Para evitar o problema, é preciso que haja motivação e força de vontade de todos, de modo que o coleguismo seja sempre respeitado. Tenha em mente que o engajamento da equipe é algo que só ocorre quando são trabalhadas ações de endomarketing, gestão de pessoas e comunicação interna no restaurante, buscando promover assim, uma nova cultura organizacional.

Nesse contexto, a hierarquia de uma empresa de sucesso deve ser horizontalizada, ou seja, permitir que todos tenham voz e sejam ouvidos. Isso reflete totalmente na qualidade do atendimento e o cliente é o primeiro a perceber se uma equipe é engajada ou não.

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