
Um restaurante de serviço completo (full service, em inglês) é aquele em que o cliente conta com um atendimento mais atencioso e personalizado do começo ao fim da experiência; em que as refeições levam mais tempo e a operação é mais estruturada.
Ele difere de um restaurante de serviço rápido (quick service), onde a ideia do atendimento é otimizar o tempo do cliente e lhe dar autonomia do pedido ao pagamento.
Entenda melhor o modelo, suas características e o que considerar antes de adotá-lo no decorrer deste artigo. Leia até o fim para saber se essa proposta “full” faz sentido para o seu negócio!
Definição de restaurante de serviço completo
Também chamado de restaurante “full service”, o restaurante com serviço completo é aquele onde o cliente recebe atenção por parte do atendimento do início ao fim da refeição.
Mesmo com o uso da automação comercial, nesse tipo de restaurante, sempre vai ter alguém para anotar o pedido, para servir os pratos e para acompanhar a experiência até o pagamento da conta.
O foco do full service é oferecer um atendimento mais cuidadoso para que haja tranquilidade na experiência do consumidor, então, geralmente, os restaurantes que o adotam são aqueles que têm serviço à mesa.
Tudo certo até aqui?
Características de um restaurante com serviço completo
Um cardápio com várias opções, pratos servidos em etapas, ambiente bem cuidado e uma equipe treinada para atender com atenção são algumas das características de um restaurante full service.
Não à toa, nesse tipo de operação, todos os processos precisam ser extremamente bem definidos, caso contrário, fica impossível garantir que a food experience seja única e diferenciada do início ao fim da refeição.
No geral, estabelecimentos que investem no serviço completo:
- Contam com sistema de reservas ou depende de controle de espera para evitar filas
- Preocupam-se com a apresentação dos pratos mais do que outros restaurantes
- Cuidam da decoração, da etiqueta dos garçons e até da trilha sonora para valorizar a experiência do consumidor
- Oferecem opções de harmonização dos pratos (com vinhos, drinques e/ou outras bebidas)
- Servem em etapas: entrada, prato principal e sobremesa, na maioria das vezes
Em oposição ao modelo “full”, aparece o quick service ou serviço rápido, característico de fast foods, locais com atendimento no balcão e similares, focado na agilidade dos pedidos, pagamentos e até do consumo.
Diferenças entre serviço completo e de fast food
O quadro a seguir aponta algumas das principais distinções entre os dois formatos:
Aspecto | Serviço completo | Fast food |
---|---|---|
Público-alvo | Busca experiências gastronômicas completas | Quer agilidade sem deixar de comer bem |
Forma de pagamento | Após a refeição | No momento do pedido |
Apresentação dos pratos | Mais elaborada | Simples e direta |
Tempo de preparo | Varia de acordo com o pedido | O mais rápido possível |
Contato com a equipe | Total e constante | Pontual |
E, afinal, vale a pena abrir um restaurante de serviço completo?
A resposta para esta pergunta vai depender dos seus objetivos como gestor(a), da proposta do negócio e até da localização do ponto comercial, bem como dos possíveis clientes que passam por ele ou que possam se dirigir até ele.
Chegou até aqui e quer dar o pontapé inicial? Dicas! Conhecendo seu público, escolha o conceito do restaurante, defina um plano realista de negócios, obtenha as licenças necessárias, crie um cardápio vendedor e contrate e treine os funcionários.
Para o melhor restaurante de serviço completo, invista em sistemas que facilitem a gestão tanto de pessoas quanto de operação, financeiro, reservas e estoque e organize direitinho o layout da cozinha.
Não se esqueça de comprar bons equipamentos, adequar-se às normas da Vigilância Sanitária e fechar bons acordos com quem vai lhe vender insumos.
P.S.: peça opinião dos clientes e use isso para melhorar. Sempre!
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